• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 37° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 32° / 17°
Céu limpo
Sex.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar"

Cultura  »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.

Neste livro, o sétimo lançado por Manuel Fernandes Vicente, que foi professor de Matemática no Entroncamento durante mais de três décadas e jornalista do Público, o autor discorre pelo fascínio com que o mar sempre tentou os Portugueses, uma ligação antiga e histórica que esteve na origem das grandes gestas entre continentes, mas também volta à actualidade com o enorme desafio da Plataforma Continental atlântica que está destinada a Portugal, e que o poderá tornar grande entre os maiores. De resto, a Economia do Mar e todas as interdisciplinaridades que está a desenvolver na forma de se manter sustentável estão já na agenda das preocupações das nações marítimas e de todos os atores que no futuro irão procurar posicionar-se em relação a ela. Mas, se é real, que estas aspirações e preocupações estão presentes em A Tentação do Mar, o autor foi calcorreando também boa parte da costa portuguesa para por aí procurar as suas pequenas e quase paroquiais histórias, reais ou semilendárias, que nem sempre serão conhecidas, apesar de merecerem quase sempre ser contadas. E isso aconteceu desde os mistérios singulares da Ínsua, na foz do Rio Minho, à Praia da Apúlia, e dos “homens de respeito” da Póvoa de Varzim às histórias inesquecíveis do navio-hospital Gil Eannes, à magia do Senhor da Pedra, às finisterras da Nazaré e de Sagres, à insubmissão de Olhão e a tantos outros episódios que tanto relatam o espírito dos lugares, como também a forma como para eles, com todas as circunstâncias ditadas por um momento, o escritor as olhou.

A Tentação do Mar, um volume que se estende por quase 600 páginas e que integra algumas dezenas de fotografias com que o mar se refrata na costa portuguesa, mostra a história e o futuro, mas também a diversidade enorme e o contraste de formas com Portugal continua a estabelecer a sua relação oceânica. Disso dá conta a forma como o autor organizou a distribuição dos temas que aglutinam os diversos textos. E assim surgem os capítulos relativos às Fainas, Finisterras, Geossítios, Heranças, Missões e outros, onde também se integram histórias de vida de pessoas, que por distintas razões, têm algo de nobre e mais ou menos pessoal para contar, algo que também os torna como mareantes da saga lusíada.

Escreve Lurdes Pires Marques, professora na Golegã, no seu prefácio à obra: “O autor observa para compreender e leva o tempo que for preciso para perceber as relações entre espaços e pessoas, para perceber a simbiose natureza – espaço/gentes e, tal como o templo integra a dimensão da salvação, também esse caminhar deste viajante, que dá estas páginas mágicas, tem também uma dimensão salvífica – é um trabalho de preservação da memória”. E pouco depois: “E este é um caso sério de escrita: elegante, rica e variada de sintaxe e vocabulário, polvilhada de recursos estilísticos, testemunhando a beleza da nossa língua. De certa maneira a escrita de Manuel Fernandes Vicente é de intervenção, uma espécie de grito contra a escrita telegráfica, pobre que, certamente diminuirá o raciocínio, o que terá custos irreparáveis no futuro”.

A obra integra ainda, para além destas temáticas, pequenos textos biográficos de personalidades do Entroncamento e da região, como são os casos do antigo árbitro de Hóquei Armelim Ferreira, do músico Gonçalo Serras, da advogada Paula Carloto, do antigo autarca José Cunha, entre muitos outros.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Festas do Almonda com Bárbara Tinoco, Marisa Liz e Sara Correia »  2024-06-23 

As  “Festas do Almonda”, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, estão de regresso aos jardins da Fontinha (e não ao “jardim das Rosas”, como erradamente se anuncia), entre 28 a 30 de junho e de 4 a 8 julho de 2024.
(ler mais...)


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)