• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 19 de Julho de 2018
Pesquisar...
Dom.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 15°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis

Cultura  »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis. Enrtetanto, às15h30, no Museu, os professores Phydellius - Duo de clarinete e vibrafone, Vítor Ferreira e Pedro Fonseca, dará um pequeno recital.

No dia 29 de junho, às 21h30, o pátio do Museu Municipal Carlos Reis recebe Xarepa: «Vitor Duarte (“Xarepa”), antigo operário em construção, ícone da música pop em expressão local, verdadeira imagem do músico popular e que perfaz, este ano, meio século de palcos, sendo por isso, em longevidade, um caso raro de amor à música, vem tocar e cantar ao Museu Municipal Carlos Reis, uma casa de memórias e heranças da comunidade», refere a nota de imprensa, que explica que «Vitor Xarepa não vai cantar ao museu por ser uma qualquer peça antiga do panorama local da música popular: é porque o seu longo e persistente trajecto musical, atravessando gerações, reconfigurando à sua maneira as camadas que compõem a aventura da música popular das últimas cinco décadas, fazem dele, nesse contexto, uma figura tutelar da nossa comunidade. E o museu, para além de palco de memórias e patrimónios, é também o ponto de encontro das expressões vivas da comunidade, naquilo que elas têm de diálogo universal. Em 1968, quando começou a cantar as músicas do mundo, Vitor Xarepa estava longe de pensar que cantaria pelo menos mais cinquenta anos, com a convicção dos primeiros dias», conclui a nota. Antes do concerto, o museu oferece um cocktail na sala Carlos Reis, pelas 21h. O programa é grátis e aberto a todos os públicos.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)


Torres Novas: Prémio Maria Lamas entregue no domingo, dia 8 de Julho »  2018-07-03 

Realiza-se no domingo, dia 8 de Julho (Dia da Cidade), a cerimónia de entrega  do Prémio Maria Lamas, relativo à edição de 2018, que terá lugar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.
(ler mais...)


Ainda a tempoEmodo, amanhã, na BOT »  2018-05-11 

Mais uma oferta cultural para amanhã, sábado, em Torres Novas: nada mais nada menos que a actuação do grupo riachense tempoEmodo, pelas dez horas da noite, na sede da Banda Operária Torrejana.

A carismática banda, formada ainda nos finais dos anos 70 do século passado, e que deixou para a posteridade um LP que é referência da progrock portuguesa, regressou aos palcos há uma dúzia de anos depois de um hiato de quase uma vida.
(ler mais...)


Riachos: bombas sobre o Irão, “Intifado” contra a ordem vigente »  2018-05-10 

Enquanto não caem bombas sobre a antiga Pérsia, as brigadas anti-militaristas atacam em Riachos no sábado, dia 12, um “intifado” da paz contra as convenções da música bem comportada e arrumadinha nos “géneros” da ordem estabelecida.
(ler mais...)


Atalaia: arte urbana de Vhils homenageia oleiros »  2018-04-23 

Está concluída a primeira intervenção artística em espaço público no âmbito do projecto ARTEJO. A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Bons Sons: radiografia de um amor de verão »  2018-04-15 

Há várias dimensões a analisar quando se trata de avaliar um festival e o BONS SONS passa com distinção em todas. O estudo realizado junto do público do festival mostra que há todo um país a convergir a Cem Soldos, em Agosto.
(ler mais...)


Jorge Fazenda lança livro de memórias dia 21 »  2018-04-06 

“Nas longas caminhadas por montes e vales que diariamente fazia nos arredores, travava conhecimento com um mundo fantástico que, aos poucos, ia substituindo aquele a que toda a vida julgara pertencer”: não se sabe onde fica a elevação em que se ergue uma antiga árvore agora confidente do autor e, mais que isso, criatura irmã de uma vida finalmente reconfigurada e atada aos fios das gerações anteriores, não só de homens e mulheres, mas também de outras plantas e árvores, bichos, cheiros, ventos, aragens e sombras.
(ler mais...)


Barquinha: boa música com Pedro Jóia e Sopa da Pedra »  2018-04-06 

A igreja matriz da Atalaia vai ser o palco para a actuação do virtuoso e multifacetado guitarrista Pedro Jóia, no próximo dia 14 Abril, pelas 22 horas.
“Observar Pedro Jóia e a sua guitarra é vislumbrar um único corpo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-07-11  O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita
»  2018-07-19  Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira