• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 13 de Novembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 20° / 10°
Períodos nublados
Qui.
 20° / 10°
Períodos nublados
Qua.
 20° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 8°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis

Cultura  »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis. Enrtetanto, às15h30, no Museu, os professores Phydellius - Duo de clarinete e vibrafone, Vítor Ferreira e Pedro Fonseca, dará um pequeno recital.

No dia 29 de junho, às 21h30, o pátio do Museu Municipal Carlos Reis recebe Xarepa: «Vitor Duarte (“Xarepa”), antigo operário em construção, ícone da música pop em expressão local, verdadeira imagem do músico popular e que perfaz, este ano, meio século de palcos, sendo por isso, em longevidade, um caso raro de amor à música, vem tocar e cantar ao Museu Municipal Carlos Reis, uma casa de memórias e heranças da comunidade», refere a nota de imprensa, que explica que «Vitor Xarepa não vai cantar ao museu por ser uma qualquer peça antiga do panorama local da música popular: é porque o seu longo e persistente trajecto musical, atravessando gerações, reconfigurando à sua maneira as camadas que compõem a aventura da música popular das últimas cinco décadas, fazem dele, nesse contexto, uma figura tutelar da nossa comunidade. E o museu, para além de palco de memórias e patrimónios, é também o ponto de encontro das expressões vivas da comunidade, naquilo que elas têm de diálogo universal. Em 1968, quando começou a cantar as músicas do mundo, Vitor Xarepa estava longe de pensar que cantaria pelo menos mais cinquenta anos, com a convicção dos primeiros dias», conclui a nota. Antes do concerto, o museu oferece um cocktail na sala Carlos Reis, pelas 21h. O programa é grátis e aberto a todos os públicos.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Município da Chamusca apoia espaço comum para colectividades »  2018-11-11 

 

A Câmara Municipal da Chamusca celebrou um protocolo com a União Desportiva da Chamusca para a requalificação e adaptação do seu edifício-sede, com a contrapartida de cedência de espaços para a instalação de associações do concelho, visando criar um projeto para albergar associações do concelho que não disponham de espaço para sede.
(ler mais...)


Exposição “Uma aventura da fotografia em Torres Novas” abre domingo »  2018-11-09 

 

A exposição “Fótica, uma aventura da fotografia em Torres Novas” surge na sequência de uma generosa doação feita ao Museu Municipal Carlos Reis por Fernando Duque Simões, empresário local, esclarece nota do município.
(ler mais...)


Nova Augusta n.º 30 lançada domingo »  2018-11-09 

No próximo dia 11, pelas 16h, será lançado, no Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, o número 30 da revista de cultura, Nova Augusta. Como sempre, vários artigos, nas áreas da história e do património locais e regionais, compõem uma revista que é já uma referência no seu campo, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


“Con-creto-aparente”, pintura no Atrás das Artes »  2018-10-27 

Deste mês de Outubro até Janeiro, está patente no Atrás das Artes (agora denomianado “Tasca Chic”) uma mostra de pintura de Alexandra Sirgado, coincidindo coma reabertura, sob nova gerência, daquele espaço de restauração e cultura.
(ler mais...)


A grande festa da música do concelho de Torres Novas »  2018-10-14 

Não é fácil encontrar palavras para dizer o que significa o encontro de bandas filarmónicas do concelho de Torres Novas, realizado este domingo, 14 de Outubro, na praça 5 de Outubro, bem no coração da cidade.
(ler mais...)


Joel Neto apresenta “Meridiano”, na biblioteca »  2018-09-26 

O escritor Joel Neto apresenta a sua obra “Meridiano 28”, na biblioteca municipal de Torres Novas, em duas sessões, uma para alunos do ensino secundário e outra, para o público em geral, às 21h30. Joel Neto, nascido em 1974, é um romancista e colunista português.
(ler mais...)


Saul Roque Gameiro expõe na Praça do Peixe e no Museu »  2018-09-17 

Terá lugar no sábado, dia 22 de setembro, pelas 15h30 horas, a inauguração da exposição “Percurso pela Paisagem”, de Saul Roque Gameiro, na Praça do Peixe, em Torres Novas, uma mostra centrada no tema da paisagem e que estará patente na Praça do Peixe e no Museu Municipal Carlos Reis, até aodia 14 de outubro.
(ler mais...)


Escritor Hugo Santos vai ser homenageado dia 22 »  2018-09-12 

No dia 22 de Setembro (sábado), pelas 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, decorrerá uma homenagem ao escritor Hugo Santos.

Hugo Santos nasceu em Campo Maior, no ano de 1939, mas radicou-se em Torres Novas há décadas.
(ler mais...)


Barquinha:inscrições abertas para ateliês de arte »  2018-09-11 

Estão abertas as inscrições para os ateliês do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Barquinha. As aulas de desenho, pintura, fotografia e vídeo recomeçam no próximo dia 1 de Outubro e prolongam-se até 31 Maio.
(ler mais...)


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-11-09  Exposição “Uma aventura da fotografia em Torres Novas” abre domingo
»  2018-11-09  Nova Augusta n.º 30 lançada domingo
»  2018-11-11  Município da Chamusca apoia espaço comum para colectividades