• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 09 Maio 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 17° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 11°
Períodos nublados com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário

Cultura  »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção. Acaba de vencer o prémio das edições Médio Tejo na categoria de romance.

 Os vencedores da 3.ª edição do prémio literário do Médio Tejo foram revelados no dia 29 de Janeiro, num evento online, devido às limitações criadas pela pandemia de covid-19. O prémio de romance foi atribuído à obra "A esquina do tempo", de Jorge Fazenda, na categoria de poesia foi distinguida "Bendita Sejas", de Sónia Vieira Pereira e na não-ficção foi premiada a obra "Liceu de Abrantes - 50 anos de uma escola para todos", de Joaquim Candeias da Silva e José Martinho Gaspar.

O prémio literário do Médio Tejo, uma iniciativa da Médio Tejo Edições realizada com o apoio do TorreShopping e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, “visa promover talentos regionais e, nesse sentido, distingue obras de autores naturais ou descendentes de famílias de um dos 13 concelhos do Médio Tejo, ou residir na região há mais de um ano”, tal como especifica o regulamento deste concurso.

Os vencedores recebem um prémio monetário de 500 euros e as suas obras são editadas pela Médio Tejo Edições/Origami Livros, com distribuição nacional e lançamento na Feira do Livro de Lisboa.

Os trabalhos a concurso têm de ser inéditos e são avaliados por um júri constituído por profissionais da área e de reconhecido mérito: António Matias-Coelho, presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância, Margarida Teodora Trindade, directora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas e Patrícia Fonseca, directora editorial da Médio Tejo Edições.

Na categoria de romance foi distinguida a obra de Jorge Fazenda, que já havia recebido uma menção honrosa na 1.ª edição do prémio literário do Médio Tejo, com outro trabalho. A propósito deste "A esquina do tempo", Margarida Teodora Trindade escreve, em nome do júri: "Assente numa escrita elegante, limpa e séria, mas com notas de um humor subtil e até um certo tom divertido que, a espaços, rompe com a gravidade da narrativa, `A Esquina do Tempo` é um romance vertido da memória e do valor da amizade, pilares desta história.
Nos cenários de um Portugal pré e pós-revolução, o autor recorre aos cambiantes estilísticos necessários para nos apresentar, em duas épocas distintas, e em narrativas paralelas - que se completam - cenários e personagens, traição, urgência e justiça. Ingredientes distintos que se demarcam da banalidade, ao mesmo tempo que conferem ao enredo uma simplicidade e uma densidade que, em simultâneo, nos desarmam e nos agarram, logo a partir da primeira página.
`A Esquina do Tempo` prende assim o leitor ao argumento.
O autor soube, nesta obra, demarcar a linha do tempo e a ação em consonância com uma estética onde a investigação tem a primazia. Sintetiza, de forma muito bem conseguida, personagens e cenários, e o narrador tem o condão de conseguir tornar-nos íntimos de cada um.
Reporta-nos para um tempo recente que não deixa de ter a atualidade necessária para nos seduzir e com ele fazermos parte de um desenlace desejado."

 

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.
(ler mais...)


Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico »  2021-02-05 

Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar. No dia 28 de janeiro, os quatro deputados - Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha - questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, uma das colectividades mais importantes de Tomar.
(ler mais...)


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)