• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 27 Outubro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 20° / 15°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 25° / 10°
Céu nublado
Qua.
 26° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  26° / 11°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário

Cultura  »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção. Acaba de vencer o prémio das edições Médio Tejo na categoria de romance.

 Os vencedores da 3.ª edição do prémio literário do Médio Tejo foram revelados no dia 29 de Janeiro, num evento online, devido às limitações criadas pela pandemia de covid-19. O prémio de romance foi atribuído à obra "A esquina do tempo", de Jorge Fazenda, na categoria de poesia foi distinguida "Bendita Sejas", de Sónia Vieira Pereira e na não-ficção foi premiada a obra "Liceu de Abrantes - 50 anos de uma escola para todos", de Joaquim Candeias da Silva e José Martinho Gaspar.

O prémio literário do Médio Tejo, uma iniciativa da Médio Tejo Edições realizada com o apoio do TorreShopping e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, “visa promover talentos regionais e, nesse sentido, distingue obras de autores naturais ou descendentes de famílias de um dos 13 concelhos do Médio Tejo, ou residir na região há mais de um ano”, tal como especifica o regulamento deste concurso.

Os vencedores recebem um prémio monetário de 500 euros e as suas obras são editadas pela Médio Tejo Edições/Origami Livros, com distribuição nacional e lançamento na Feira do Livro de Lisboa.

Os trabalhos a concurso têm de ser inéditos e são avaliados por um júri constituído por profissionais da área e de reconhecido mérito: António Matias-Coelho, presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância, Margarida Teodora Trindade, directora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas e Patrícia Fonseca, directora editorial da Médio Tejo Edições.

Na categoria de romance foi distinguida a obra de Jorge Fazenda, que já havia recebido uma menção honrosa na 1.ª edição do prémio literário do Médio Tejo, com outro trabalho. A propósito deste "A esquina do tempo", Margarida Teodora Trindade escreve, em nome do júri: "Assente numa escrita elegante, limpa e séria, mas com notas de um humor subtil e até um certo tom divertido que, a espaços, rompe com a gravidade da narrativa, `A Esquina do Tempo` é um romance vertido da memória e do valor da amizade, pilares desta história.
Nos cenários de um Portugal pré e pós-revolução, o autor recorre aos cambiantes estilísticos necessários para nos apresentar, em duas épocas distintas, e em narrativas paralelas - que se completam - cenários e personagens, traição, urgência e justiça. Ingredientes distintos que se demarcam da banalidade, ao mesmo tempo que conferem ao enredo uma simplicidade e uma densidade que, em simultâneo, nos desarmam e nos agarram, logo a partir da primeira página.
`A Esquina do Tempo` prende assim o leitor ao argumento.
O autor soube, nesta obra, demarcar a linha do tempo e a ação em consonância com uma estética onde a investigação tem a primazia. Sintetiza, de forma muito bem conseguida, personagens e cenários, e o narrador tem o condão de conseguir tornar-nos íntimos de cada um.
Reporta-nos para um tempo recente que não deixa de ter a atualidade necessária para nos seduzir e com ele fazermos parte de um desenlace desejado."

 

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Fotógrafa portuguesa abre galeria de arte em Alpiarça »  2021-09-21 

No próximo dia 16 de Outubro vai abrir em Alpiarça a GALERIA N118, concretização de um antigo projecto da premiada fotógrafa Ana Filipa Scarpa. A Galeria N118, situada na Rua José Relvas, n.º 273 (Estrada Nacional 118), em Alpiarça, pretende ser um espaço de referência regional e nacional ao nível da promoção da arte e da cultura portuguesas.
(ler mais...)


Renova: na fábrica vai nascer um bailado »  2021-08-14 

A fábrica da Renova foi no mês de Julho o palco de um bailado em formato de vídeo dança, composto de 3 coreografias com música original. A ideia nasceu em Março de 2020, durante o primeiro confinamento, conforme o JT noticiou, num momento em que marcas e instituições se uniram através da plataforma Portugal #entra em cena para apoiar o sector cultural.
(ler mais...)


Filarmónica do Pedrógão tem historial em livro »  2021-07-04 

“Sociedade Filarmónica União Pedroguense – luzes e sombras de uma filarmónica”, é o título do livro lançado no domingo, 26, em edição do município e da autoria de Maria da Conceição Geada, uma pedroguense radicada em Lisboa (trabalhou durante décadas na biblioteca da Ajuda) mas que nunca deixou de se interessar pela sua terra.
(ler mais...)


“Os Almonda” estreiam-se dia 9 ao vivo »  2021-07-04 

O novo grupo musical “Os Almonda”, agrupando um vasto conjunto de músicos da região, prepara-se para iniciar as suas actuações ao vivo e a primeira vai ser mesmo em Torres Novas. O concerto está aprazado para o dia 9 de Julho, à noite, no jardim da Fontinha junto às piscinas.
(ler mais...)


João Ribeiro “Canuto” ganha prémio de cinema experimental em festival de Singapura »  2021-06-04 

Quando, em Janeiro deste ano, o JT teve oportunidade de visionar “Fuck Haneke”, foi demasiado forte o impacto causado não só pelo filme em si, mas pelo exercício de coragem de João Ribeiro de se expor num exercício auto-biográfico duro e directo ao osso, sem filtros e sem contemplações de qualquer espécie.
(ler mais...)


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)