Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-e728064a): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade

Cultura  »  2019-06-19 

Cartaz (4 a 7 de JULHO) inclui David Fonseca, Tito Paris e Tó Trips

As Festas da Cidade (ou do Almonda, consoante os humores), que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas a cidade, realizam-se este ano entre 4 e 7 de Julho, como habitualmente no Jardim da Fontinha. Destaque para a presença de Sérgio Godinho, 25 anos após a sua primeira actuação na cidade.

No concelho, Sérgio Godinho actuou pela primeira vez em Árgea, em Abril de 1975, num célebre concerto que também trouxe a estas terras José Afonso. À cidade, veio pela primeira vez nas festas de 1994, cumprem-se agora 25 anos. Depois disso, já por aqui voltou a passar, quer pelas Festas da Cidade, quer pela Benção do Gado. Volta este ano, sendo a marca mais forte da programação musical, e o palco vai ser dele na noite de domingo.

A festa começa na quinta-feira, dia 4 de Julho, com a actuação de “Sea”, intérprete e youtuber, no palco principal, instalado no Jardim da Fontinha, junto às piscinas, fechando com Pedro Dionysio e Amigos, agrupamento bem conhecido na região.

Na sexta, dia 5, no anfiteatro fronteiro ao pequeno Jardim das Rosas, actua M-PeX, um músico, compositor e produtor que tem na guitarra portuguesa o traço distintivo da sua identidade musical, posicionando-a enquanto instrumento solista em ambientes sonoros diversificados e pouco expectáveis. As suas criações pretendem modernizar e globalizar este instrumento tradicional da cultura portuguesa, culminando numa arrojada e inovadora confluência musical. No palco principal da Fontinha actua David Fonseca, encerrando a noite com outro grupo musical da região, os Trio de Ataque.

Sábado é um dia forte. Tó Trips, dos Dead Combo, tocará no anfiteatro do Jardim das Rosas com João Doce, segue-se o grande músico cabo-verdeano Tito Paris, depois os Mezanine no palco 2 e Sérgio&Animais, grupo pop-rock de covers e originais, no palco 3.

Domingo, é dia de encerramento das festas, com o palco principal da Fontinha guardado para Sérgio Godinho, um dos maiores cantautores portugueses dos últimos 50 anos, escritor e romancista, autor de canções-hinos que já marcaram duas gerações de portugueses. Actua antes, no palco 2, Maria Emília. A artista nasceu no Brasil, muito jovem veio para o Minho, onde se iniciou no fado na Taberna do Ganso e noutros locais bem conhecidos da região. Actuou nas casas de fado mais emblemáticas de Lisboa e em diversos países como Brasil, Espanha, Suíça e Bélgica. “Maria Emília é fresca e límpida, luminosa. Canta o fado como quem respira”, dizem os críticos.

As festas incluem ainda diversas actividades recreativas e desportivas (caminhada, dança, canoas no rio Almonda, basquetebol petanca e zumba), com entradas livres para todos os concertos e iniciativas.

SG, gigante da música portuguesa

Se há nome que é unânime na música portuguesa e transversal a muitas gerações de apreciadores, é o de Sérgio Godinho.
Cantor, compositor, escritor, actor (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística de invejável longevidade que se prolonga há mais de 40 anos de modo intocável.
O insuperável acervo de canções que escreveu e gravou desde que se estreou em disco em 1971 inclui alguns dos clássicos maiores da música cantada em português dos últimos 50 anos, passadas de boca em boca e de geração em geração como raros outros músicos nacionais conseguiram assinar. “O Primeiro Dia”, “A Noite Passada”, “É Terça-Feira”, “Com um Brilhozinho nos Olhos”, “Espectáculo”, “Cuidado com as Imitações”, “Lisboa que Amanhece”, “Liberdade”, “Coro das Velhas”, “Caramba”, “Dancemos no Mundo”, “Barnabé”, para apenas citar uma dúzia, atestam o seu talento para traduzir de modo pessoal e intransmissível, numa conjugação inseparável de palavras e melodias, experiências e emoções universais.
Publicou em Janeiro de 2018 “Nação Valente”, o seu 18º trabalho discográfico de estúdio. Este seu mais recente disco traz-nos de volta ao conforto e inquietação que Sérgio Godinho nos tem proporcionado ao longo da sua carreira. Mas transporta-nos ainda para territórios poéticos e musicais de alguma forma inéditos na obra do cantautor e que ilustrarão, seguramente, os seus futuros “best of” – um conjunto de temas que pode muito bem representar aquele que tem sido o “nosso” quotidiano na presente década.
Sucessor do galardoado e muito aplaudido “Mútuo Consentimento”, “Nação Valente”, o último disco, quebrou os sete anos que Sérgio Godinho esteve sem gravar novas canções. Sete anos sem gravar, mas não de silêncio, nem sem editar. Em 2013, edita “Caríssimas Canções”; em 2014 “Liberdade”; e em 2015, com Jorge Palma, edita “Juntos Ao Vivo No Theatro Circo”, disco que recentemente recebeu o Galardão de Ouro. Entre a música, Sérgio Godinho apropria-se do sobrenome de contador de histórias e lança-se na edição, primeiro de um livro de contos, “Vida Dupla” (2014), depois o seu primeiro romance, “Coração Mais que Perfeito” (2017).

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: “Rocket”, sexta à noite na praça »  2025-07-17 

A “Vila Bairro Comercial Digital” é um projecto que visa promover a dinamização do centro histórico de Torres Novas, tornando o comércio local mais competitivo, conectado e digital” – assegura uma nota da autarquia.
(ler mais...)


“Volver” regressa à Barquinha com música e circo »  2025-07-16 

É o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, um convite à livre participação num vasto programa cultural diversificado, que decorrerá de Julho e Dezembro, em Torres Novas e em Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio »  2025-07-12 

O Município de Torres Novas vai promover, hoje e amanhã, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excepcionalmente a descoberto durante estes dias.
(ler mais...)


Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26 »  2025-07-12 

João Canuto é o curador e organizador, numa co-produção com Paralelo 39 -Associação de saberes e arte, do Festival Silenzio - Cinema Independente, que se realizará no dia 26 de Julho, no Estúdio Alfa, em Torres Novas, com entrada livre.
(ler mais...)


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-12  Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-12  Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia