• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Fevereiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 8°
Céu limpo
Dom.
 20° / 8°
Céu limpo
Sáb.
 20° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

SMUT de Lapas: fez 100 anos a mais jovem filarmónica do concelho

Cultura  »  2020-10-22 

Fundada em 18 de Outubro de 1920, rezam os anais por Joaquim Silva Nuno, Joaquim Vieira Borga Sobrinho, António Sousa Martins, Olímpio Vieira Borga, Augusto César Lince, Joaquim Ferreira Agulha, Joaquim Santos Emílio, José Martins e António Faria Laureano, e nessa altura a designação oficial indicava que se fundara a Banda Recreativa de Lapas.

O mote para a sua fundação terá sido dado pela presença, em Lapas, da banda de Ourém, regida pelo “mestre Branco”, a quem se atribui um papel de impulsionador no seu nascimento, segundo testemunhos que chegaram até nós.

A filarmónica lapense chegou a designar-se também Academia Musical União e Trabalho, assumindo o seu nome actual, Sociedade Musical União e Trabalho, depois de 1930. Nos primeiros anos manteve um grupo de teatro e um rancho folclórico, de resto como aconteceu na generalidade das filarmónicas do concelho: a filarmónica das aldeias era uma espécie de centro cultural, à sombra da qual se realizavam inúmeras actividades recreativas, culturais e até desportivas

Em meados dos anos 50, surgiu no seio da filarmónica lapense o conjunto “Flor do Almonda”, agrupamento de música ligeira destinado a abrilhantar bailes e outras festas, numa altura em que, no concelho, havia apenas um outro conjunto, esse com outros recursos, o conjunto Niger.

Serviram a banda filarmónica de Lapas maestros como Francisco Baía, Manuel Carriche (que escrevia originais para a banda), Domingos Gomes, Carlos Faria, Mário Moura, Sérgio Rocha ou Ivo Santos, entre outros.

Em 2013 foi formada a banda juvenil da SMUT e, em 2014, a filarmónica inaugurou uma nova sala de ensaio no seu edifício sede, a “Casa da Cultura Luís António Trincão”, doada por Jacinta Trincão em homenagem ao seu falecido marido, antigo dirigente e grande apaixonado pela banda filarmónica. É neste espaço que a colectividade tem realizado muitas das suas actividades e pretende fazer dele um equipamento cultural multifuncional.

Em 100 anos, a filarmónica realizou centenas de actuações e concertos, tendo passado por certames como a Feira Nacional da Agricultura ou o Festival do Inatel, mas tem estado presente, sobretudo, nos principais actos cívicos, populares e religiosos da freguesia de Lapas. Em 2008, a Câmara Municipal de Torres Novas à Sociedade Musical e Trabalho a Medalha de Mérito da Cultura.
Tendo como dirigente máximo João Borga Fernandes, a SMUT foi a última filarmónica do concelho a ser fundada, de certo modo em virtude da grande proximidade da aldeia de Lapas à vila, onde já existia a Banda Operária Torrejana, que tinha como grande campo de recrutamento a Fábrica de Fiação e Tecidos, onde havia também muitos operários de Lapas.

Depois da Banda Operária Torrejana, a mais antiga do concelho em actividade (iniciou-se nos anos 50 do século XIX, embora tenha oficialmente publicado os estatutos duas décadas depois), surgiram a filarmónica de Outeiro Grande, a da Mata, a de Carrascos (Vila do Paço, extinta), a de Pedrógão, a “velha” Riachense, a Lealdade União Ribeirense, a de Árgea (com actividade suspensa), a Euterpe Meiaviense e, finalmente, já no século XX, a Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.
(ler mais...)


Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção.
(ler mais...)


Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico »  2021-02-05 

Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar. No dia 28 de janeiro, os quatro deputados - Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha - questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, uma das colectividades mais importantes de Tomar.
(ler mais...)


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)


Virgínia: homenagem a Pedro Barroso com concerto dia 28 »  2020-11-09 

Torres Novas é uma das cidades onde se vai homenagear Pedro Barroso no dia em que o cantautor completaria 70 anos. “Viva quem canta!”, título de uma das mais conhecidas cantigas do músico de origens riachenses, é o mote do espectáculo que terá lugar no teatro Virgínia, no próximo dia 28 de Novembro.
(ler mais...)


Virgínia: Teatro Maior de Idade estreia “A Cantora Careca” »  2020-11-06 

O Teatro Maior de Idade, do projecto “Teatro em Formação” do Teatro Virgínia, estreia sábado, dia 7 de Novembro, às 21h30 o seu mais recente espectáculo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano de ensaios.
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-02-05  Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário
»  2021-02-05  Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico
»  2021-02-23  Pedro Dyonysyo lança novo single
»  2021-02-22  “Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro