• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 18 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 30° / 16°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Motocross: campeonato nacional começa na pista de Alqueidão (Torres Novas)

Desporto  »  2018-02-27 

O campeonato nacional de motocross de 2018 arranca no próximo domingo, dia 4 de Março, na pista de Alqueidão, uma infraestrututra religiosamente cuidada e mantida pela Sociedade Recreativa Alqueidoense (SRA).
Esta será a primeira de oito etapas que compõem o circuito nacional, entrando em acção nesta prova a elite do motocross nacional, havendo ainda lugar para a competição das classes MX1 e MX2, assim haverá espaço para o campeonato nacional de iniciados.

De referir que o campeonato nacional de motocross regressou no ano passado a Alqueidão depois de um interregno de 14 anos. A última prova a contar para o circuito tinha acontecido em 2003. “Nacional is back – Alqueidão 2017” acabou por ser o slogan que a organização entendeu “chapar” orgulhosamente nas t-shirts de todo o pessoal de serviço.

Na verdade, desde há muitos anos que o motocross liga com Alqueidão. A colectividade local tem canalizado os seus esforços para o desenvolvimento desta modalidade. A Sociedade Recreativa Alqueidoense começou por dispor de uma pequena parcela de terreno para proporcionar aos praticantes condições para praticarem motocross e, ao longo dos anos, foram adquirindo terrenos e o crossodromo, localizado no sopé da Serra de Aire, tem sido bastante elogiado por todos.

Nos anos 80 do século passado chegou a realizar-se em Alqueidão provas do mundial de Sidcarcross bem como três provas da Taça de Portugal de motocross, a última das quais em 1990. No ano seguinte, no dia 3 de Março de 1991, acolheu pela primeira vez uma prova do campeonato nacional de motocross. Desde então e até 2003 a pista de Alqueidão integrou sempre o circuito (excepto no ano de 1995). Paulo Gonçalves, que actualmente compete no Dakar, é o piloto que tem mais vitórias conquistadas na pista de Alqueidão. Nada mais do que seis.

Depois da etapa inicial o campeonato nacional de motocross prossegue em Freixo de Espada à Cinta (18 Março), Casais de São Quintino (1 de Abril), Marinha das Ondas (8 de Abril), Granho (29 de Abril ), Moçarria (20 de Maio), Fernão Joanes (27 de Maio), Vieira do Minho (10 de Junho) e Carrazeda de Ansiães (17 de Junho). Os motores voltam a acelarar em Alqueidão no dia 21 de Outubro, para a estapa final das Regiões 2018.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Ginástica Artística: UDRZA consegue 4.º e 5. lugares na Taça de Portugal »  2018-07-16 

A equipa de Ginástica Artística Masculina (GAM) da UDR Zona Alta, Torres Novas, alcançou o 4.º lugar e a equipa de Ginástica Artística Feminina (GAF) o 5.º lugar, na Taça de Portugal, que decorreu na Anadia, no dia 14 de Julho.
(ler mais...)


Triatlo: escola de Torres Novas ficou em 3.º no campeonato nacional jovem »  2018-07-16 

A escola de trialto do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) ficou no terceiro lugar do campeonato nacional jovem, competição que terminou em Évora no dia 15 de Julho, e que na qual competiram 42 equipas.
A quinta e última prova do circuito sagrou o Benfica como campeão nacional, totalizando 1010 pontos, seguido do Alhandra, com 990 pontos, ficando no terceiro lugar do pódio o CNTN, que somou 830 pontos.
(ler mais...)


Castelo de Bode: actividades náuticas gratuitas em até final de Setembro »  2018-07-16 

A associação de municípios do Médio Tejo (CIMT) em colaboração com a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate e a Associação de Empresários de Turismo do Castelo de Bode promovem estes Verão actividades náuticas gratuitas, emtre Julho e final de Setembro.
(ler mais...)


Ginástica: João Maia (UDRZA) é campeão nacional de cavalo com arções e saltos »  2018-07-03 

O ginasta João Maia, da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, alcançou o título de Campeão Nacional de Cavalo com Arções e Saltos, no Campeonato Nacional de Ginástica Artística da Divisão Base e Campeonato Nacional Universitário que se realizou na Anadia, no dia 30 de Junho.
(ler mais...)


Biatle: seis torrejanos, dos mais velhos aos mais novos, venceram prova de Abrantes »  2018-06-18 

Nove atletas da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) venceram a prova de biatle que decorreu no dia 17 de Junho em Abrantes, junto ao rio Tejo, naquela que foi a quarta etapa do circuito nacional e que decorreu em paralelo com o campeonato nacional.
(ler mais...)


Futebol: Nando Costa continua no CDTN »  2018-06-18 

Sem grandes novidades para contar acerca do plantel para a próxima temporada, Nando Costa, assumiu já o compromisso de se manter como treinador principal na próxima temporada, embora ainda não esteja definida a constituição da restante equipa técnica.
(ler mais...)


Motocross: Luís Outeiro garantiu campeonato nacional de juniores e classe MX2 »  2018-06-18 

Luís Outeiro, piloto de da Sociedade Recreativa de Alqueidão, garantiu o título de campeão nacional de motocross na classe MX2, ao triunfar na derradeira ronda da prova que decorreu no crossódramo de Carrazeda de Ansioães no passado domingo, dia 17 de Junho.
(ler mais...)


Andebol: JAC conquista títulos nacionais com equipa de juniores »  2018-06-14 

A equipa de juniores do Juventude Amizade e Convívio (JAC) de Alcanena sagrou-se campeã nacional no passado domingo, dia 10 de Junho, ao vencer no seu pavilhão o Maiastars por um golo de diferença (26-25), resultado que permitiu à formação de Alcanena vencer a fase final do campeonato, disputado ainda pelo Alavarium e CD Madeira.
(ler mais...)


Ginástica: Joel Catarino (UDRZA) foi segundo nas paralelas »  2018-06-12 

O ginasta da UDRZA, Joel Catarino, conseguiu a melhor performance super finais de Artística Masculina no escalão juniores elite, nas paralelas, ao conquistar o segundo lugar, ficando-se pelo 4.º lugar no solo, 4.º lugar nos saltos e 6.
(ler mais...)


Basquetebol: sub-15 da Zona Alta terminam campeonato só com vitórias »  2018-06-12 

A equipa feminina sub-15 da UDR Zona Alta terminou o campeonato distrital (10 jornadas) com o pleno de vitórias, realizando-se a última partida na passada sexta-feira, dia 8 de Junho. A equipa venceu na derradeira jornada o CD Amiense.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-07-16  Castelo de Bode: actividades náuticas gratuitas em até final de Setembro
»  2018-07-16  Ginástica Artística: UDRZA consegue 4.º e 5. lugares na Taça de Portugal
»  2018-07-16  Triatlo: escola de Torres Novas ficou em 3.º no campeonato nacional jovem