• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 37° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 32° / 17°
Céu limpo
Sex.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Distrital da 1.ª Divisão, AFS: “Amarelos” arrecadam triunfo em Ourém

Desporto  »  2023-10-21 

O Campo da Caridade, em Ourém, é tradicionalmente um palco difícil para os adversários e que o diga o CD Torres Novas que, apesar de ter um histórico que ainda vai sendo favorável, já deixou muitos pontos em Ourém nas últimas décadas.

Senão vejamos: em 17 jogos oficiais entre estas duas equipas (em Ourém) o CDTN soma 7 vitórias - uma das quais para a Taça do Ribatejo e as restantes seis para o campeonato distrital -, enquanto o CA Ouriense venceu seis e empatou quatro.

O quer dizer que, até ao passado domingo, havia seis vitórias para cada lado na história dos confrontos entre estes dois emblemas da AFS, passando agora o Torres Novas para a frente com mais uma vitória (sete contra seis).

Ora, serve este preâmbulo para sublinhar as enormes dificuldades por que passam as equipas que jogam em Ourém, e não apenas nos escalões seniores. Ourém é, por tradição, um viveiro de equipas competitivas.

Para esta mais recente conquista torrejana foram fundamentais dois homens, Cláudio Major e Isaac, os autores dos golos que permitiram à formação “amarela” elevar para 10 o número de pontos alcançados na tabela classificativa. O CDTN é agora 6.º com os mesmos pontos que Fátima e Samora Correia.

Ao fim de cinco jornadas a liderança deixou de ficar dividida e passou a ser assumida apenas pelo Ferreira do Zêzere que, apesar da vitória magra sobre o último classificado, o Forense, beneficiou da derrota do Samora Correia (2-0 em Fazendas de Almeirim) e do empate a uma bola do Abrantes e Benfica em Amiais (1-1).

O Mação conseguiu uma vitória robusta sobre o Cartaxo, por 4-1, mas continua na segunda metade da tabela, devido ao arranque intermitente na prova. O Mação marcou dois golos nos últimos minutos da primeira parte e fez os outros dois a abrir o segundo tempo, arrumando com as aspirações dos homens do Cartaxo.

O Alcanenense não conseguiu mais do que um empate no campo do Vasco da Gama, somando, até agora, apenas dois pontos em 15 possíveis. Por fim, o Moçarriense e Coruchense empataram a duas bolas e o Salvaterrense perdeu em casa com o CD Fátima por 1-2.

 Moçarriense em Torres Novas

Este domingo, dia 22 de Outubro, disputa-se a 6.ª jornada. O Torres Novas recebe o Moçarriense, equipa que está a fazer um arranque de campeonato certinho, pontuando em três das cinco jornadas. O Moçarriense tem um plantel composto por jovens jogadores, a maioria dos quais com passagem por clubes com notoriedade na área da formação (Académica de Santarém, U. Almeirim, Rio Maior, Fátima ou Fazendense) e por isso terá argumentos para vir discutir o jogo. O CDTN, por seu lado, tem estatuto e capacidade para ultrapassar este adversário, mas será sempre necessário trabalhar mais que o opositor.

Um dos jogos da jornada será o Samora Correia-Ferreira do Zêzere e o resultado final pode mexer com a liderança da tabela classificativa. O Alcanenense, ainda à procura da primeira vitória, recebe o Mação, um adversário sempre complicado. O Abrantes e Benfica-Fazendense também é de seguir com interesse. Élio Batista

 Distrital da 2.ª Divisão, AFS: “Ferroviários” arrancam com goleada

O Entroncamento Atlético Clube (EAC) iniciou o campeonato distrital da 2.ª divisão com uma goleada à antiga sobre o Vitória Mindense, por 9-0. É verdade que a formação de Minde jogou toda a segunda parte com menos um elemento devido à expulsão de Rúben Lopes e os últimos minutos da partida com apenas nove jogadores em campo, após a expulsão de Afonso Moreira com vermelho directo, mas os números são surpreendentes.

Foi por volta da meia hora de jogo, quando ainda estavam onze para onze, que o Mindense paralisou e sofreu quatro golos de uma rajada (28’, 32’, 36’ e 39’) - embora o activo tenha sido aberto logo aos 8 minutos, por Sidney Júnior, avançado brasileiro de 29 anos.

O 5-0 ao intervalo não deixava margem para dúvidas sobre qual era a melhor equipa em campo, e no segundo tempoo o resultado ganhou ainda mais expressão com mais quatro golos aos 51’ e 70’ e, foi quando o Vitória já só tinha nove unidades em campo que o EAC fez os dois últimos golos, aos 84 e 85 minutos, por Rigoleto, que fez um hat-trick, assim como Renato Raimundo. Estreia de ouro do EAC neste regresso ao escalão inferior da AFS.

Ali ao lado, no municipal da Atalaia, a equipa da casa bateu o U. Almeirim por 2-0, estreando-se também da melhor forma. Ao contrário, o Riachense, foi goleado em Alpiarça sofrendo três golos sem resposta.

O campeonto prossegue este domingo, dia 22, com o Riachense a jogar em casa com o NS Rio Maior, o conjunto do Entroncamento joga em Pernes e o Atalaiense joga em Minde.

O número de equipas da série B é ímpar e, como tal, há sempre um desgraçado que folga em cada jornada.

 Futebol Jovem: Distrital Juniores

O Riachense perdeu no regresso à 1.ª divisão distrital de juniores, na deslocação a Almeirim, por 2-0. O Entroncamento Atlético Clube (EAC) resgistou o único empate dasta ronda inaugural (3-3 com o U. Tomar) e a golegada da tarde aconteceu em Samora Correia onde a equipa da casa bateu de forma contundente o SL CArtaxo, por 6-0. Este sábado, dia 26, o Riachense recebe o Vilarense e o EAC viaja até Salvaterra de Magos.

 

 

 

 Outras notícias - Desporto


67.º aniversário do Tufeiras Futebol Clube »  2024-06-23 

Conforme o JT noticiou, no dia 8 de Junho realizou-se o almoço comemorativo do 67.º aniversário do “Tufeiras Futebol Clube”.

Cumprindo a tradição, a comemoração do 67º Aniversário do “Tufeiras Futebol Clube” iniciou-se no largo das Tufeiras, bairro que em 1957 via nascer este emblemático clube de Torres Novas.
(ler mais...)


João Queirós, campeão nacional de boccia »  2024-05-15 

João Queirós, da equipa de boccia do CRIT, sagrou-se campeão nacional da modalidade no Campeonato Nacional que decorreu em Viseu no fim-de-semana. O CRIT esteve representado por atleta João Queirós na classe BC5 e após uma fase de grupos bastante equilibrada, o atleta acabou por passar no segundo lugar do seu grupo jogando a meia-final com o primeiro classificado do outro grupo.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: eleitos novos corpos sociais »  2023-10-21 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta elegeu no dia 29 de Setembro os seus órgãos sociais para o próximo biénio (2024-2025), em assembleia realizada para o efeito com os sócios presentes. Após votação, a lista eleita apresenta-se assim constituída: Maria Matilde Bué como presidente de direcção, vice-presidente Ângelo Lobo, vice-presidente Joana Morte, tesoureiro João Inácio, tesoureiro adjunto Luís Sénica, secretária Isabel Monteiro, 2.
(ler mais...)


Volta a Portugal passa sexta-feira em Torres Novas »  2023-08-09 

A Volta a Portugal vai passar pela cidade de Torres Novas, após muitos anos de ausência. Desta vez, trata-se da segunda etapa da prova com início em Abrantes e termo em Vila Franca de Xira, no dia 11 de Agosto, sexta-feira.

Com um percurso de 177 quilómetros, a caravana fará toda a estrada entre o Entroncamento e Torres Novas, entrando na cidade cerca das 14 horas pela rotunda do centro comercial e dirigindo-se ao novo centro da cidade, as Chãs.
(ler mais...)


Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint »  2023-08-08 

O triatleta torrejano Ricardo Batista sagrou-se no dia 5 campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista, de 22 anos, impôs-se com o tempo de 20.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Super Taça »  2023-06-03 

Depois da conquista da Taça do Ribatejo, no passado domingo na final disputada no Cartaxo, o Clube Desportivo de Torres Novas averbou hoje mais um troféu, a Super Taça dr. António Alves Vieira, derrotando o campeão distrital União de Tomar por 3-2, em partida disputada no estádio que dá nome à taça.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Taça do Ribatejo »  2023-05-28 

Com uma vitória por 1-0, frente ao Atlético Alcanenense, o Clube Desportivo de Torres Novas sagrou-se hoje vencedor da Taça do Ribatejo, em jogo disputado no estádio municipal do Cartaxo.

O jogo foi equilibrado desde o início e, esperando-se um Alcanenense mais poderoso e com bons atributos, os torrejanos optaram por uma estratégia de disputa directa de bola, com marcações cerradas e jogando sempre na antecipação, surpreendendo o adversário.
(ler mais...)


Golegã recebe mais de 700 atletas no XTERRA Portugal »  2023-05-18 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude - Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.
(ler mais...)


CNTN no pódio do Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal »  2023-04-09 

O clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal que decorreu no Funchal entre 30 de Março e 2 de Abril. O evento contou com mais de 700 nadadores provenientes de 104 clubes de todo o país, pelo CNTN participaram 6 nadadores que, fruto do empenho e atitude com que competiram e dos resultados que alcançaram, elevaram o nome e prestígio do clube e da Cidade.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)