Associação de Futebol de Santarém marca Centenário com Gala e homenagens
Desporto » 2024-11-23
Realizou-se, ontem à noite, no CNEMA, Santarém, a grande Gala comemorativa do Centenário da Associação de Futebol de Santarém, fundada justamente em 19 de Novembro de 1924 por cinco clubes de futebol da capital do distrito, entre eles os históricos Os Leões e a União Operária, mais tarde fundidos para dar lugar à União de Santarém.
Perante uma plateia de cerca de 300 convidados, entre dirigentes desportivos, associativos e federativos, autarcas e autoridades civis e militares do distrito de Santarém, coube a Francisco Jerónimo, presidente da actual direcção da AFS, por duas vezes, subir ao palco para pontuar a condução da Gala. Numa das suas alocuções, o dirigente máximo da AFS fez um retrato detalhado da realidade actual da Associação, acentuando o aumento de praticantes inscritos nos clubes e traçando, como objectivos centrais, uma associação cada vez mais inclusiva, com um maior incremento a dar ao futebol feminino, aos idosos (com a nova modalidade de Walkingball), e ao cidadãos com deficiência, uma tónica igualmente repetida pelo Secretário de Estado do Desporto, também presente, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
A festa do Centenário foi também pretexto para um vasto conjunto de homenagens, entre eles velhas glórias vivas do futebol ribatejano, como Ernesto Figueiredo, antigo internacional do Sporting, de Santa Cita, Tomar, Pedro Gomes, também antigo internacional dos “leões” de Lisboa, de Parceiros, Torres Novas, e os mais recentes Vitor Manuel, de Tramagal, antigo jogador da Académica, Ribeiro (Académica, entre outros) e Jorge Cadete, antigo avançado do Sporting. Foram também galardoadas as atletas femininas Ana Valinho e Diana Silva (Ourém), Joana Marchão (Abrantes), Maria João Xavier (Santarém) e Sofia Vieira (Rio Maior).
Os treinadores internacionais agraciados foram João Henriques (Tomar), José Peseiro (Coruche), Pedro Filipe “Pepa” (Torres Novas) e Vitor Manuel (Abrantes), a que se juntou o árbitro internacional Alder Dante, de Almeirim.
Os clubes neste momento centenários também foram alvo da distinção: União de Tomar, Sport Abrantes e Benfica, Tramagal Sport União e Os Águias, de Alpiarça.
Mário Albuquerque, antigo presidente da Câmara de Ourém e o padre António Pereira, conhecido dirigente do CD Fátima, receberam os galardões “sócios de mérito”, enquanto o histórico antigo presidente da AFS, Rui Manhoso, hoje director da FPF, averbou o prémio “carreira”.
A gala do Centenário foi o ponto alto de uma série de iniciativas que a AFS tem vindo a realizar, nomeadamente a exposição itinerante do Centenário, que já percorreu quase todos os concelhos do distrito, ou o livro da história destes 100 anos da AFS, que será apresentado brevemente ao público.
© 2026 • www.jornaltorrejano.pt • jornal@jornaltorrejano.pt
Associação de Futebol de Santarém marca Centenário com Gala e homenagens
Desporto » 2024-11-23
Realizou-se, ontem à noite, no CNEMA, Santarém, a grande Gala comemorativa do Centenário da Associação de Futebol de Santarém, fundada justamente em 19 de Novembro de 1924 por cinco clubes de futebol da capital do distrito, entre eles os históricos Os Leões e a União Operária, mais tarde fundidos para dar lugar à União de Santarém.
Perante uma plateia de cerca de 300 convidados, entre dirigentes desportivos, associativos e federativos, autarcas e autoridades civis e militares do distrito de Santarém, coube a Francisco Jerónimo, presidente da actual direcção da AFS, por duas vezes, subir ao palco para pontuar a condução da Gala. Numa das suas alocuções, o dirigente máximo da AFS fez um retrato detalhado da realidade actual da Associação, acentuando o aumento de praticantes inscritos nos clubes e traçando, como objectivos centrais, uma associação cada vez mais inclusiva, com um maior incremento a dar ao futebol feminino, aos idosos (com a nova modalidade de Walkingball), e ao cidadãos com deficiência, uma tónica igualmente repetida pelo Secretário de Estado do Desporto, também presente, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
A festa do Centenário foi também pretexto para um vasto conjunto de homenagens, entre eles velhas glórias vivas do futebol ribatejano, como Ernesto Figueiredo, antigo internacional do Sporting, de Santa Cita, Tomar, Pedro Gomes, também antigo internacional dos “leões” de Lisboa, de Parceiros, Torres Novas, e os mais recentes Vitor Manuel, de Tramagal, antigo jogador da Académica, Ribeiro (Académica, entre outros) e Jorge Cadete, antigo avançado do Sporting. Foram também galardoadas as atletas femininas Ana Valinho e Diana Silva (Ourém), Joana Marchão (Abrantes), Maria João Xavier (Santarém) e Sofia Vieira (Rio Maior).
Os treinadores internacionais agraciados foram João Henriques (Tomar), José Peseiro (Coruche), Pedro Filipe “Pepa” (Torres Novas) e Vitor Manuel (Abrantes), a que se juntou o árbitro internacional Alder Dante, de Almeirim.
Os clubes neste momento centenários também foram alvo da distinção: União de Tomar, Sport Abrantes e Benfica, Tramagal Sport União e Os Águias, de Alpiarça.
Mário Albuquerque, antigo presidente da Câmara de Ourém e o padre António Pereira, conhecido dirigente do CD Fátima, receberam os galardões “sócios de mérito”, enquanto o histórico antigo presidente da AFS, Rui Manhoso, hoje director da FPF, averbou o prémio “carreira”.
A gala do Centenário foi o ponto alto de uma série de iniciativas que a AFS tem vindo a realizar, nomeadamente a exposição itinerante do Centenário, que já percorreu quase todos os concelhos do distrito, ou o livro da história destes 100 anos da AFS, que será apresentado brevemente ao público.
Abrantes comemorou 25 anos do estádio municipal
» 2026-06-09
Com a presença de campeões nacionais de Atletismo e Futebol: Rosa Mota, Paulo Guerra e Marco Caneira, o Município de Abrantes comemorou o 25.º aniversário do Estádio Municipal, numa cerimónia evocativa realizada no dia 7 de junho. |
Clube de Natação de Torres Novas venceu o Triatlo de Peniche
» 2026-06-08
O Clube de Natação de Torres Novas dominou a 41.ª edição do Triatlo de Peniche, ao vencer este sábado, 6 de Junho, tanto no sector feminino, como no masculino, a 1.ª etapa do campeonato nacional de clubes de triatlo. |
Gala do Desporto com homenagem especial a Miguel Cunha
» 2026-06-06
O Teatro Virgínia foi palco, ontem, 5 de Junho, da 10.ª edição da Gala do Desporto do Concelho de Torres Novas, iniciativa conjunta do município de Torres Novas e dos clubes e associações com vista a distinguir o mérito desportivo de cada época. |
GINÁSTICA: MIA MIELE CAMPEÃ NACIONAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
» 2026-06-01
A ginasta Mia Miele, atleta do Clube de Ginástica de Torres Novas, sagrou-se campeã nacional de Ginástica Artística Feminina da 2ª divisão. A ginasta do escalão de juvenis, competiu ao mais alto nível, no Centro de Alto rendimento da Anadia nos dias 30 e 31 de Maio. |
GINÁSTICA UDR Zona Alta nos nacionais da 2.ª divisão
» 2026-06-01
GINÁSTICA UDR Zona Alta nos nacionais da 2.ª divisão No passado domingo, 31 de Maio, a União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) deslocou-se ao Centro de Alto Rendimento da Anadia, para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Artística Feminina (GAF) da 2ª Divisão. |
TRIATLO: Ricardo Batista de bronze em etapa do mundial
» 2026-05-31
Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na 3.ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, que se realizou, este sábado, 30 de Maio, em Alghero (Itália), na ilha italiana da Sardenha. O triatleta torrejano voltou a destacar-se entre a elite mundial da modalidade ao conquistar a sua primeira medalha de bronze numa etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo (WTCS). |
GINÁSTICA: CLÓVIS DIAS CAMPEÃO NACIONAL
» 2026-05-25
O ginasta Clovis Dias, do Clube de Ginástica de Torres Novas, sagrou-se no dia 24 de Maio campeão nacional de Ginástica Artística Masculina da 1ª divisão sénior. O ginasta que representa o CGTN alcançou o título de campeão nacional em todos os aparelhos e ficou em segundo lugar no cavalo com arções. |
GINÁSTICA: CGTN COM BONS RESULTADOS NO CAMPEONATO DISTRITAL
» 2026-05-19
O CGTN foi o coorganizador do Campeonato Distrital de Ginástica Artística da Divisão Base, que se realizou nos dias 16 e 17 de Maio no Ginásio Municipal de Torres Novas. No dia 16 de Maio os ginastas Guilherme Gameiro e Paulo Borges sagraram-se campeões distritais de juvenis e juniores, respectivamente. |
Ginástica: CGTN campeão distrital de benjamins e infantis
» 2026-05-13
No dia 9 de Maio realizou-se o Encontro de Benjamins e o Campeonato Distrital de Infantis no Ginásio Municipal de Torres Novas, com a presença de cinco clubes: CGTN, UDRZA, CLAC, CG Fátima e CN Abrantes. Nesta competição, o mais importante é a participação dos ginastas e não os resultados alcançados. |
Crédito Agrícola junta-se à Federação de Triatlo de Portugal rumo aos Jogos Olímpicos
» 2026-05-12
O Crédito Agrícola é o banco oficial da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) e o patrocinador da selecção nacional de Triatlo até 2028, reforçando o apoio à modalidade ao longo de um ciclo competitivo que culminará nos Jogos Olímpicos de 2028. |