• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 26 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 16° / 6°
Períodos nublados
Ter.
 14° / 6°
Períodos nublados
Seg.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca

Cultura  »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.

A nova obra, editada pelo município de Torres Novas, será lançado no próximo sábado, dia 4 de Novembro, pelas 15h30, no auditório municipal, sito na Biblioteca, e tem por título “Os judeus em Torres Novas. A repressão inquisitorial no concelho de Torres Novas (séc. XVI-XVII).” Para além do devido enquadramento histórico do tema, a obra reúne a transcrição de muitas dezenas de processos da Inquisição relativos a cidadãos torrejanos ou residentes na vila nos séculos XVI e XVII, descrevendo com minúcia as práticas acusatórias daquela instituição repressiva, a evolução dos interrogatórios de cada processo, as sessões de tortura a que eram sujeitos homens e mulheres que, apesar de cristãos-novos, eram suspeitos de práticas ou devoções judaicas, e ainda os castigos e penas a que eram condenados, em que se incluía a morte na fogueira.

Há muitos anos que o autor vinha trabalhando sobre a inquisição e a questão dos judeus em Torres Novas, tendo publicado alguns desses estudos na revista “Nova Augusta”, revista de cultura do município de Torres Novas.

Este trabalho de António Mário Lopes dos Santos permite colocar a vila de Torres Novas no roteiro da história da presença judaica em Portugal, demonstrando inclusivamente a importância da comuna judaica torrejana no contexto nacional.

Trata-se do número 17 da colecção “Estudos e Documentos”, que vem sido editada pelo município e na qual, há cerca de dois anos, tinha saído outra obra do autor, “Anais do Município de Torres Novas, 1850-1910”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)


Cinema: estreia do filme “DASEIN”, hoje, na Biblioteca Municipal »  2023-07-28 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, hoje, 28 de Julho às 21h30, a estreia do filme “DASEIN”, da autoria de João Canuto, numa iniciativa de entrada livre direccionada a maiores de 16 anos.

Nesta longa-metragem de ficção apresenta-se a segunda parte de “uma trilogia antológica focada em ciclos autodestrutivos, tendo como temas principais os direitos humanos, a igualdade, o perigo das ideologias extremistas e a raiz ou origem da discriminação”, lê-se na sinopse.
(ler mais...)


BARQUINHA: Aurea anima Feira do Tejo 2023 »  2023-06-10 

A cantora portuguesa Aurea é uma das principais atrações da edição deste ano da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha. Durante cinco dias de festa, até 13 de junho, Vila Nova da Barquinha não vai parar, com animação para toda a família.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)