• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 18 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 30° / 16°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Futebol: UFCI Tomar venceu Mação por 2-1 e ficou com a Taça do Ribatejo

Desporto  »  2018-05-13 

Ao fim de mais de 100 anos de história e mais de 40 edições da Taça do Ribatejo, o U. Tomar conquistou a sua primeira taça, este domingo, dia 13 de Maio. Os nabantinos venceram o Mação por 2-1, no Campo do Bonito, no Entroncamento.

A final da Taça do Ribatejo é, seguramente, o jogo mais bonito de toda a época desportiva no que respeita ao futebol distrital. É o jogo em que todas as equipas querem marcar presença mas só duas têm lugar. É uma partida especial para todos: jogadores, principalmente, mas também para as suas famílias, dirigentes dos clubes, adeptos e, regra geral, para todos os que vibram com futebol.

Há os que defendem a ideia de que as finais não são para jogar mas sim para ganhar. Uma abordagem talvez fria demais para um momento tão importante, em que se depositam muitas expectativas e em que os intervenientes se procuram superar para resgatar o troféu em jogo.
Com as bancadas do campo do Bonito a rebentarem pelas costuras foram os adeptos afectos à equipa do Mação que mais razões tinham para sorrir nos primeiros minutos da partida quando, logo aos dois minutos, Filipe Pereira aproveitou o vento para fazer um cruzamento-remate que levou a bola a embater no poste da baliza do U. Tomar.

Mas foram os nabantinos que chegariam ao golo aos 10 minutos, por Luís Pedro, num lance que começou num lançamento de linha lateral. O seu pai, Luís Alves, e futuro treinador do U. Tomar, viu da bancada esse golo que o encheu de orgulho.
Filipe Pereira tentava tirar as medidas certas e voltou a tentar, num lance idêntico, surpreender Brito, mas o infortúnio mantinha-se para o avançado do Mação. Os campeões distritais não tiravam os olhos da baliza e num pontapé de canto Freitas, jogador formado no CADE e que conhece bem aquele terreno de jogo, cabeceou para boa defesa de Brito.

A terminar a primeira parte ainda houve dois lances perigosos, um em cada baliza. No ataque do Mação Freitas preparava-se para fazer o 1-1 após um cruzamento de Filipe Pereira, mas o central Filipe, do Tomar, leu bem o lance e tirou o pão da boca do jovem avançado maçaense.
Já o U. Tomar, num contra-ataque, podia ter feito o 2-0. Wermerson enrodilhou-se, perdeu tempo e o lance perdeu-se.

No início da segunda parte foram os nabatinos que entraram mais perigosos. Rondaram a baliza do Mação por duas vezes nos primeiros segundos mas depois falharam na defesa e, após uma hesitação do guarda-redes, este recorreu à falta para travar Freitas. O árbitro da partida assinalou o castigo máximo e Bruno Lemos fez o 1-1, aos 51 minutos.

O poder de recuperação dos atletas diminuía e a partida começava a ficar mais aberta e com mais espaço para jogar, e os dois conjuntos procuravam surpreender em jogadas de ataque rápido.
A cerca de 10 minutos do fim o U. Tomar, num desses lances, teve a oportunidade para resolver a final. Wemerson galgou 50 metros de terreno com a bola nos pés, apenas com a oposição do guarda-redes do Mação, que recorreu à falta para evitar o golo. Na marcação da grande penalidade o mesmo jogador rematou ao poste. O Mação ainda ganhou algumas esperanças em poder levar o jogo para as grandes penalidades, mas após a expulsão de Saul, em cima dos 90 minutos, tudo ficou mais difícil. Ainda se jogaram mais seis minutos mas nada mais de relevante aconteceu.

 

 FICHA DE JOGO:
 UFCI TOMAR, 2 – AD MAÇÃO, 1
UFCIT: Brito, Rui China, Fábio Vieira, Nuno Rodrigues, David Vieira, Wemerson, Bruno Araújo, Luís Pedro, Filipe, Cris (60` Rui Pedro), João Pedro. Golos: Luís Pedro (10`), Wemerson (80`). Amarelos: Wemerson. Treinador: Lino Freitas.
ADM: Chico Sousa, Seninho, Saul, Gonçalo Lelé, Rui Sousa, Bruno Lemos, Esteves (51` Tiago Prates), J. atista (45` Rui Bento), Filipe Pereira, Miguel Luz, João Freitas. Golo: B. Lemos (51`). Amarelos: Saul(2). Vermelho: Saul (90`), Bruno Lemos, Luz. Treinador: João Vitorino.
Complexo Desportivo do Bonito, Entroncamento (13/5). Arbitragem: Rui Soares, auxiliado por Pedro Gorjão, Filipe Lascas, Nelson Andrade e Miguel Santos.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Ginástica Artística: UDRZA consegue 4.º e 5. lugares na Taça de Portugal »  2018-07-16 

A equipa de Ginástica Artística Masculina (GAM) da UDR Zona Alta, Torres Novas, alcançou o 4.º lugar e a equipa de Ginástica Artística Feminina (GAF) o 5.º lugar, na Taça de Portugal, que decorreu na Anadia, no dia 14 de Julho.
(ler mais...)


Triatlo: escola de Torres Novas ficou em 3.º no campeonato nacional jovem »  2018-07-16 

A escola de trialto do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) ficou no terceiro lugar do campeonato nacional jovem, competição que terminou em Évora no dia 15 de Julho, e que na qual competiram 42 equipas.
A quinta e última prova do circuito sagrou o Benfica como campeão nacional, totalizando 1010 pontos, seguido do Alhandra, com 990 pontos, ficando no terceiro lugar do pódio o CNTN, que somou 830 pontos.
(ler mais...)


Castelo de Bode: actividades náuticas gratuitas em até final de Setembro »  2018-07-16 

A associação de municípios do Médio Tejo (CIMT) em colaboração com a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate e a Associação de Empresários de Turismo do Castelo de Bode promovem estes Verão actividades náuticas gratuitas, emtre Julho e final de Setembro.
(ler mais...)


Ginástica: João Maia (UDRZA) é campeão nacional de cavalo com arções e saltos »  2018-07-03 

O ginasta João Maia, da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, alcançou o título de Campeão Nacional de Cavalo com Arções e Saltos, no Campeonato Nacional de Ginástica Artística da Divisão Base e Campeonato Nacional Universitário que se realizou na Anadia, no dia 30 de Junho.
(ler mais...)


Biatle: seis torrejanos, dos mais velhos aos mais novos, venceram prova de Abrantes »  2018-06-18 

Nove atletas da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) venceram a prova de biatle que decorreu no dia 17 de Junho em Abrantes, junto ao rio Tejo, naquela que foi a quarta etapa do circuito nacional e que decorreu em paralelo com o campeonato nacional.
(ler mais...)


Futebol: Nando Costa continua no CDTN »  2018-06-18 

Sem grandes novidades para contar acerca do plantel para a próxima temporada, Nando Costa, assumiu já o compromisso de se manter como treinador principal na próxima temporada, embora ainda não esteja definida a constituição da restante equipa técnica.
(ler mais...)


Motocross: Luís Outeiro garantiu campeonato nacional de juniores e classe MX2 »  2018-06-18 

Luís Outeiro, piloto de da Sociedade Recreativa de Alqueidão, garantiu o título de campeão nacional de motocross na classe MX2, ao triunfar na derradeira ronda da prova que decorreu no crossódramo de Carrazeda de Ansioães no passado domingo, dia 17 de Junho.
(ler mais...)


Andebol: JAC conquista títulos nacionais com equipa de juniores »  2018-06-14 

A equipa de juniores do Juventude Amizade e Convívio (JAC) de Alcanena sagrou-se campeã nacional no passado domingo, dia 10 de Junho, ao vencer no seu pavilhão o Maiastars por um golo de diferença (26-25), resultado que permitiu à formação de Alcanena vencer a fase final do campeonato, disputado ainda pelo Alavarium e CD Madeira.
(ler mais...)


Ginástica: Joel Catarino (UDRZA) foi segundo nas paralelas »  2018-06-12 

O ginasta da UDRZA, Joel Catarino, conseguiu a melhor performance super finais de Artística Masculina no escalão juniores elite, nas paralelas, ao conquistar o segundo lugar, ficando-se pelo 4.º lugar no solo, 4.º lugar nos saltos e 6.
(ler mais...)


Basquetebol: sub-15 da Zona Alta terminam campeonato só com vitórias »  2018-06-12 

A equipa feminina sub-15 da UDR Zona Alta terminou o campeonato distrital (10 jornadas) com o pleno de vitórias, realizando-se a última partida na passada sexta-feira, dia 8 de Junho. A equipa venceu na derradeira jornada o CD Amiense.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-07-16  Castelo de Bode: actividades náuticas gratuitas em até final de Setembro
»  2018-07-16  Ginástica Artística: UDRZA consegue 4.º e 5. lugares na Taça de Portugal
»  2018-07-16  Triatlo: escola de Torres Novas ficou em 3.º no campeonato nacional jovem