• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Futebol: U.Tomar-Torres Novas (5-4): um grande jogo no “clássico” maior do distrital

Desporto  »  2021-11-21 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS

Estádio Municipal de Tomar, 21 de Novembro de 2021

U.Tomar: Ivo Cristo; David Vieira, Luís Caetano, Filipe Cotovio,, Guilherme, SakaBamba, Tiago Vieira, Leandro Filipe, Tiago Luzio, Wemerson, Pires; suplentes: Chico, Diogo, Anderson, Douglas, Fábio Luzio, Chris; Treinador Filipe Pinto.

CD Torres Novas: Rui; Nuno, João Alves, Dias, Cunha, Tó Zé, Daniel, Becas, Prates, Miguel Miguel, Cláudio Major; suplentes: Rodrigo, Fábio Timor, Tiago Ferreira, Zé Brites, Tomás Mira, Pedro reis; treinador: Pedro Pereira,

Arbitragem: Henrique Paulo, Diogo Pereira e Pedro Lopes

 Pelo historial e palmarés das duas equipas, o U.Tomar/CD Torres Novas continua a ser o “clássico” maior do futebol distrital e nem a diferença pontual entre as duas formações retirava, como se veio a provar, o interesse deste e de qualquer jogo que envolva torrejanos e tomarenses.

Os nabantinos começaram melhor, mais rápidos e com um futebol envolvente a empurrar o Torres Novas para trás, mas quando SakaBamba fez o 1-0, passava o minuto 19, já o Torres Novas tinha a partida equilibrada e jogava de igual para igual com os comandantes do campeonato.

Os “amarelos” desenvolviam um futebol de nível, respondendo à superior qualidade do plantel e do jogo dos homens da casa com muita determinação, mais rapidez e pressão sobre a bola e aumentando também a intensidade de trocas de bola, e foi com alguma naturalidade que chegaram ao empate, aos 23’, na conversão de uma grande penalidade, por Miguel Miguel. A partir do golo do empate, foi a melhor fase de jogo dos torrejanos, claramente superiores aos tomarenses, que ficaram algo desorientados com o empate.

À passagem da meia hora o marcador dava a volta, na sequência de uma descida pelo flanco direito do ataque torrejano, com Tiago Prates, já na pequena área, a empurrar para as redes finalizando uma série de tabelas que deixou a defesa nabantina nas curvas.

A vantagem torrejana não duraria muito: aos 37’ surge um cruzamento inofensivo do lado direito do ataque tomarense e Dias, defesa torrejano, mete o pé à bola concretizando um auto-golo que parecia um remate de um avançado contrário. A primeira parte terminava com um empate (2-2) e um golpe de azar para os visitantes.

A segunda parte começou com o golo do jogo: Miguel Miguel desce pela esquerda, confunde a defesa tomarense com uma série de deambulações até deixar para Tiago Prates, que desfere um remate e faz um golo de levantar um estádio. Foi outra fase em que o Torres Novas parecia senhor do jogo e os tomarenses rendidos a esta surpreendente capacidade de reacção de uma equipa que estava nos últimos lugares da tabela. Mas, volvido um quarto de hora, Wenderson, a concluir uma descida pela esquerda, recarga para o golo depois de uma primeira oposição do guardião torrejano.

A partir daqui o U.Tomar cresceu de novo, levou o seu jogo ao limite (no empenho, na rapidez de concretização, na organização de jogadas ofensivas) e virou o resultado a seu favor, diga-se de passagem perante alguma parcimónia da defesa amarela. A bola andou uns momentos a passear de cabeça em cabeça dentro da área torrejana, até que Leandro Filipe não se fez rogado e atirou a contar. Foi o golpe fatal para os torrejanos, que a partir daqui pareciam incapazes de reverter o sentido do jogo, com o U.Tomar agora a dar mostras de clara superioridade e de mais claro poderio futebolístico, embora o Torres Novas respondesse sempre de igual para igual, sempre a olhar olhos nos olhos a equipa da casa sem cuidar de estar a jogar contra o líder.

Os unionistas chegaram aos 5-3 outra vez por Wenderson, lançado pela esquerda por Ismail e o avançado nabantino, isolado perante Rui, não perdoou. Em cima do apito final, e num golpe de raça e de persistência, o Torres Novas fez o quarto golo, com Miguel Miguel na recarga de um livre apontado por Prates que levou a bola ao ferro.

Foi um enorme jogo de jogo de futebol, entre duas grandes equipas sobre o relvado. O Torres Novas terá feito o melhor jogo da época, quem viu os “amarelos” a jogarem como jogaram pensaria que estava a ver uma das equipas que lutam pelos lugares cimeiros. O U.Tomar demonstrou porque razão é líder, fez também um grande jogo porque teve de responder a uma equipa que surpreendeu, mas em diversos capítulos do jogo confirmou a sua superioridade. A vitória assenta bem aos tomarenses, num jogo que prestigiou o futebol dos torrejanos.

A arbitragem foi de qualidade superior, num jogo sem casos de relevo.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Distrital da 1.ª Divisão, AFS: “Amarelos” arrecadam triunfo em Ourém »  2023-10-21 

O Campo da Caridade, em Ourém, é tradicionalmente um palco difícil para os adversários e que o diga o CD Torres Novas que, apesar de ter um histórico que ainda vai sendo favorável, já deixou muitos pontos em Ourém nas últimas décadas.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: eleitos novos corpos sociais »  2023-10-21 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta elegeu no dia 29 de Setembro os seus órgãos sociais para o próximo biénio (2024-2025), em assembleia realizada para o efeito com os sócios presentes. Após votação, a lista eleita apresenta-se assim constituída: Maria Matilde Bué como presidente de direcção, vice-presidente Ângelo Lobo, vice-presidente Joana Morte, tesoureiro João Inácio, tesoureiro adjunto Luís Sénica, secretária Isabel Monteiro, 2.
(ler mais...)


Volta a Portugal passa sexta-feira em Torres Novas »  2023-08-09 

A Volta a Portugal vai passar pela cidade de Torres Novas, após muitos anos de ausência. Desta vez, trata-se da segunda etapa da prova com início em Abrantes e termo em Vila Franca de Xira, no dia 11 de Agosto, sexta-feira.

Com um percurso de 177 quilómetros, a caravana fará toda a estrada entre o Entroncamento e Torres Novas, entrando na cidade cerca das 14 horas pela rotunda do centro comercial e dirigindo-se ao novo centro da cidade, as Chãs.
(ler mais...)


Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint »  2023-08-08 

O triatleta torrejano Ricardo Batista sagrou-se no dia 5 campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista, de 22 anos, impôs-se com o tempo de 20.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Super Taça »  2023-06-03 

Depois da conquista da Taça do Ribatejo, no passado domingo na final disputada no Cartaxo, o Clube Desportivo de Torres Novas averbou hoje mais um troféu, a Super Taça dr. António Alves Vieira, derrotando o campeão distrital União de Tomar por 3-2, em partida disputada no estádio que dá nome à taça.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Taça do Ribatejo »  2023-05-28 

Com uma vitória por 1-0, frente ao Atlético Alcanenense, o Clube Desportivo de Torres Novas sagrou-se hoje vencedor da Taça do Ribatejo, em jogo disputado no estádio municipal do Cartaxo.

O jogo foi equilibrado desde o início e, esperando-se um Alcanenense mais poderoso e com bons atributos, os torrejanos optaram por uma estratégia de disputa directa de bola, com marcações cerradas e jogando sempre na antecipação, surpreendendo o adversário.
(ler mais...)


Golegã recebe mais de 700 atletas no XTERRA Portugal »  2023-05-18 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude - Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.
(ler mais...)


CNTN no pódio do Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal »  2023-04-09 

O clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal que decorreu no Funchal entre 30 de Março e 2 de Abril. O evento contou com mais de 700 nadadores provenientes de 104 clubes de todo o país, pelo CNTN participaram 6 nadadores que, fruto do empenho e atitude com que competiram e dos resultados que alcançaram, elevaram o nome e prestígio do clube e da Cidade.
(ler mais...)


Pista de Alqueidão recebe prova do campeonato do mundo de sidecarcross »  2023-03-23 

O World Sidecarcross Championship (WSC) está de volta a Portugal trinta anos depois da última passagem da competição por cá. A Federação Internacional de Motociclismo e o promotor do campeonato escolheram um dos mais conceituados crossódromos nacionais – o circuito de Alqueidão, no sopé da serra de Aire e Candeeiros, no concelho de Torres Novas, para esta que é uma das 14 etapas mundiais.
(ler mais...)


Gala do Desporto distinguiu atletas, dirigentes e clubes »  2023-03-03 

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª edição da Gala do Desporto do Município de Torres Novas, iniciativa que assinala o reconhecimento público do Município a atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no Desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)