Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fdesporto%2Fnoticia%2F%3Fn-3650b11e): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 35° / 15°
Céu limpo
Seg.
 28° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Futebol: U.Tomar-Torres Novas (5-4): um grande jogo no “clássico” maior do distrital

Desporto  »  2021-11-21 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS

Estádio Municipal de Tomar, 21 de Novembro de 2021

U.Tomar: Ivo Cristo; David Vieira, Luís Caetano, Filipe Cotovio,, Guilherme, SakaBamba, Tiago Vieira, Leandro Filipe, Tiago Luzio, Wemerson, Pires; suplentes: Chico, Diogo, Anderson, Douglas, Fábio Luzio, Chris; Treinador Filipe Pinto.

CD Torres Novas: Rui; Nuno, João Alves, Dias, Cunha, Tó Zé, Daniel, Becas, Prates, Miguel Miguel, Cláudio Major; suplentes: Rodrigo, Fábio Timor, Tiago Ferreira, Zé Brites, Tomás Mira, Pedro reis; treinador: Pedro Pereira,

Arbitragem: Henrique Paulo, Diogo Pereira e Pedro Lopes

 Pelo historial e palmarés das duas equipas, o U.Tomar/CD Torres Novas continua a ser o “clássico” maior do futebol distrital e nem a diferença pontual entre as duas formações retirava, como se veio a provar, o interesse deste e de qualquer jogo que envolva torrejanos e tomarenses.

Os nabantinos começaram melhor, mais rápidos e com um futebol envolvente a empurrar o Torres Novas para trás, mas quando SakaBamba fez o 1-0, passava o minuto 19, já o Torres Novas tinha a partida equilibrada e jogava de igual para igual com os comandantes do campeonato.

Os “amarelos” desenvolviam um futebol de nível, respondendo à superior qualidade do plantel e do jogo dos homens da casa com muita determinação, mais rapidez e pressão sobre a bola e aumentando também a intensidade de trocas de bola, e foi com alguma naturalidade que chegaram ao empate, aos 23’, na conversão de uma grande penalidade, por Miguel Miguel. A partir do golo do empate, foi a melhor fase de jogo dos torrejanos, claramente superiores aos tomarenses, que ficaram algo desorientados com o empate.

À passagem da meia hora o marcador dava a volta, na sequência de uma descida pelo flanco direito do ataque torrejano, com Tiago Prates, já na pequena área, a empurrar para as redes finalizando uma série de tabelas que deixou a defesa nabantina nas curvas.

A vantagem torrejana não duraria muito: aos 37’ surge um cruzamento inofensivo do lado direito do ataque tomarense e Dias, defesa torrejano, mete o pé à bola concretizando um auto-golo que parecia um remate de um avançado contrário. A primeira parte terminava com um empate (2-2) e um golpe de azar para os visitantes.

A segunda parte começou com o golo do jogo: Miguel Miguel desce pela esquerda, confunde a defesa tomarense com uma série de deambulações até deixar para Tiago Prates, que desfere um remate e faz um golo de levantar um estádio. Foi outra fase em que o Torres Novas parecia senhor do jogo e os tomarenses rendidos a esta surpreendente capacidade de reacção de uma equipa que estava nos últimos lugares da tabela. Mas, volvido um quarto de hora, Wenderson, a concluir uma descida pela esquerda, recarga para o golo depois de uma primeira oposição do guardião torrejano.

A partir daqui o U.Tomar cresceu de novo, levou o seu jogo ao limite (no empenho, na rapidez de concretização, na organização de jogadas ofensivas) e virou o resultado a seu favor, diga-se de passagem perante alguma parcimónia da defesa amarela. A bola andou uns momentos a passear de cabeça em cabeça dentro da área torrejana, até que Leandro Filipe não se fez rogado e atirou a contar. Foi o golpe fatal para os torrejanos, que a partir daqui pareciam incapazes de reverter o sentido do jogo, com o U.Tomar agora a dar mostras de clara superioridade e de mais claro poderio futebolístico, embora o Torres Novas respondesse sempre de igual para igual, sempre a olhar olhos nos olhos a equipa da casa sem cuidar de estar a jogar contra o líder.

Os unionistas chegaram aos 5-3 outra vez por Wenderson, lançado pela esquerda por Ismail e o avançado nabantino, isolado perante Rui, não perdoou. Em cima do apito final, e num golpe de raça e de persistência, o Torres Novas fez o quarto golo, com Miguel Miguel na recarga de um livre apontado por Prates que levou a bola ao ferro.

Foi um enorme jogo de jogo de futebol, entre duas grandes equipas sobre o relvado. O Torres Novas terá feito o melhor jogo da época, quem viu os “amarelos” a jogarem como jogaram pensaria que estava a ver uma das equipas que lutam pelos lugares cimeiros. O U.Tomar demonstrou porque razão é líder, fez também um grande jogo porque teve de responder a uma equipa que surpreendeu, mas em diversos capítulos do jogo confirmou a sua superioridade. A vitória assenta bem aos tomarenses, num jogo que prestigiou o futebol dos torrejanos.

A arbitragem foi de qualidade superior, num jogo sem casos de relevo.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Futebol: Ferreira não quer subir, imbróglio à vista »  2025-06-13 

Depois de um campeonato quase imaculado, com um record de pontos (85 em 90 possíveis) e o título de campeão distrital de futebol da AFS no bolso, o Sport Club Ferreira do Zêzere rejeitou a participação no Campeonato de Portugal.
(ler mais...)


CDTN-Patinagem queixa-se de falta de apoio da Câmara »  2025-06-07 

Em comunicado de imprensa, a secção de Patinagem Artística do CDTN assegura que, apesar dos inúmeros pedidos enviados por email e das reuniões realizadas com representantes da autarquia, vice-presidente e dirigentes do desporto, “continua a não existir qualquer resposta prática ou resolução para o problema que, há mais de cinco anos, afecta atletas, treinadores e famílias envolvidas nesta modalidade” e que “a falta de estrutura adequada compromete não só o desenvolvimento desportivo dos jovens praticantes, como também o futuro da modalidade em Torres Novas”.
(ler mais...)


CDTN goleado entregou título ao SC Ferreira do Zêzere »  2025-05-04 

O Desportivo de Torres Novas saiu hoje goleado do campo Lopo de Carvalho, em Ferreira do Zêzere, por 5-0, numa das mais pesadas derrotas dos últimos tempos.

Na primeira parte as duas equipas equivaleram-se e o resultado de 1-0 a favor dos locais não escondia esse equilíbrio.
(ler mais...)


FUTSAL: Casa do Benfica da Golegã campeã de infantis »  2025-04-15 

A equipa de Infantis da Casa do Benfica na Golegã sagrou-se, no passado fim-de-semana, campeã distrital de futsal da Associação de Futebol de Santarém.

A conquista foi alcançada após a vitória frente à equipa local de Ferreira do Zêzere, garantindo matematicamente o título a duas jornadas do fim da fase final.
(ler mais...)


Joaquim Martinho, novo presidente da AFS, toma hoje posse »  2025-03-07 

Joaquim Martinho foi eleito, no dia 28 de fevereiro, presidente da Associação de Futebol de Santarém, sucedendo a Francisco Jerónimo, que desde final de 2011 liderava a AF Santarém.

O projeto "Missão e Proximidade" (Lista A), reuniu 145 votos.
(ler mais...)


Associação de Futebol de Santarém marca Centenário com Gala e homenagens »  2024-11-23 

Realizou-se, ontem à noite, no CNEMA, Santarém, a grande Gala comemorativa do Centenário da Associação de Futebol de Santarém, fundada justamente em 19 de Novembro de 1924 por cinco clubes de futebol da capital do distrito, entre eles os históricos Os Leões e a União Operária, mais tarde fundidos para dar lugar à União de Santarém.
(ler mais...)


Taça do Ribatejo: emoção concentrada numa só parte »  2024-11-04 

O Alcanenense bateu o Atlético Riachense no campo Coronel Mário Cunha por 1-2 e segue em frente na Taça do Ribatejo. A vitória foi muito saborosa para a formação alcanenense já que teve de virar o marcador, conseguindo-o quando o jogo estava prestes a seguir para as grandes penalidades.
(ler mais...)


Futebol: Riachense apresentou equipa aos sócios e homenageou CDTN pelo centenário »  2024-09-09 

O campo de jogos Coronel Mário Cunha, em Riachos, foi palco de uma homenagem prestada pelo clube da casa ao Clube Desportivo de Torres Novas (CDTN) no ano do seu centenário - salientando-se que nem sempre o CDTN foi CDTN, começando por ser Torres Novas Futeball Club, em 1925.
(ler mais...)


Olimpíadas: Ricardo Batista foi 6.º no triatlo, excelente prestação »  2024-07-31 

Ricardo Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, acaba de concretizar uma excelente prestação nas Olimpíadas de Paris, averbando o 6.º lugar na prova de trialtlo.

Prevista para ontem, a prova acabou por realizar-se na manhã de hoje, dia 31, e competindo com os melhores atletas do mundo, o triatleta torrejano conseguiu uma das melhores classificações portuguesas atá agora nestas Olimpíadas, onde, para já, os resultados têm sido decepcionantes.
(ler mais...)


67.º aniversário do Tufeiras Futebol Clube »  2024-06-23 

Conforme o JT noticiou, no dia 8 de Junho realizou-se o almoço comemorativo do 67.º aniversário do “Tufeiras Futebol Clube”.

Cumprindo a tradição, a comemoração do 67º Aniversário do “Tufeiras Futebol Clube” iniciou-se no largo das Tufeiras, bairro que em 1957 via nascer este emblemático clube de Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)
»  2025-06-13  Futebol: Ferreira não quer subir, imbróglio à vista