• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Paços atropela Riachense na Taça de Portugal

Desporto  »  2014-11-28 

FC PAÇOS FERREIRA, 9 - CA RIACHENSE, 0

FC PAÇOS DE FERREIRA: António Filipe, Jaílson (45’ Rodrigo Galo), Rafael Amorin (45’ R. Ferreira), Ricardo, Hélder Lopes, Vasco Rocha, Seri, Minhoca, Urreta, Cícero, Bruno Moreira (69’ Jota). Golos: Bruno Moreira (2), Minhoca (2), Cícero (3), Diogo Jota, Hélder Lopes. Amarel Jaílson (35’), R. Ferreira (57’). Treinador: Paulo Fonseca.

CA RIACHENSE: Telmo, Saul, P. Galrinho, J. Rodrigues, João Alves, Sandro Gomes (74’ Fred), Bruno Lemos, Jota (70’ Carioca), Mauro, Bernardo Jorge (69’ B. Marques), Natalino. Amarelos: Saul (67’), P. Galrinho 85’ e 91’). Vermelh P. Galrinho (91’).

Estádio Capital do Móvel, Paços de Ferreira (23/11). Arbitragem: Rui Rodrigues (AF Lisboa) auxiliado por Pedro Felisberto.

 

O Paços de Ferreira de Paulo Fonseca bateu com facilidade o Riachense com nove golos sem resposta em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputado no Estádio Capital do Móvel, um resultado espelha bem o diferencial de valor entre os dois conjuntos: de um lado um Paços cuja equipa tem um orçamento de 3 milhões de euros e dou outro um Riachense com um modesto orçamento de cerca de 70 mil euros. E por aqui estaria tudo dito. Mas, e para o bem para o mal, os orçamentos por si só não ganham jogos mas evidenciam a existência de duas realidades completamente distintas.

Apoiado por cerca de uma centena de adeptos o Riachense não evitou o primeiro golo logo aos 3 minutos, na sequência de um livre em jeito de canto. Telmo ainda defendeu com espectacularidade o cabeceamento de Vasco Rocha, mas na recarga Bruno Moreira, o avançado português com mais golos na primeira liga, fez o 1-0. A estratégia do Riachense em adiar o máximo possível o golo do Paços ruiu nos instantes iniciais do encontro, visionado por um público ainda assim bastante numeroso.

O mesmo jogador esteve perto de bisar aos 6’ mas Telmo, com mais uma espectacular intervenção, negou o 2-0 que surgiria no minuto seguinte, novamente numa bola parada. Urreta bateu um pontapé de canto para o segundo poste onde apareceu o gigante Cícero (autor de um hat-trick) a cabecear para o fundo das redes.

O Paços de Ferreira de Paulo Fonseca jogava a uma velocidade estonteante e aos 18 minutos, numa jogada de ataque rápido, Seri centrou para o interior da área onde apareceu Minhoca a mergulhar para a bola e a cabecear para novo golo. Era o 3-0. Aos 36’ Bruno Moreira aumentou para 4-0 e à entrada para o intervalo Jota colocou à prova o guarda-redes (único jogar habitualmente suplente que foi chamado ao onze, assim como o centro campista Vasco Rocha). No último lance da primeira parte, num canto a favor do CAR, todos os jogadores do Paços desceram em missão defensiva, procurando evitar qualquer surpresa.

Veio a segunda parte e a formação do concelho de Torres Novas fez um bom quarto-de-hora, mostrando-se mais solto, mas findo este período os golos continuaram a surgir em catadupa. Antes disso, e num livre frontal, Bruno Lemos atirou com a bola a tirar tinta ao poste da baliza contrária. Aos 58’, numa jogada individual, Seri passa por uma série de jogadores e remata com a bola ainda a ressaltar em Telmo e nisto, apareceu Cícero a fazer o 5-0.

O golo de honra dos alvi-negros esteve muito perto de acontecer quando Jota, isolado e com tudo para marcar, errou o alvo e o golo seguinte surgiu aos 68’, por Minhoca. A jovem promessa do Paços, acabada de entrar no jogo, fez o 7-0. Diogo Jota, jogador de 17 anos (e já profissional de futebol) arrancou muitos aplausos dos adeptos da equipa pacense.

Nos últimos cinco minutos Pedro Galrinho viu dois cartões amarelos e respectivo vermelho, tendo a falta e a indicação para a amostragem do segundo cartão amarelo sido identificadas pelo árbitro auxiliar Nuno Vicente que, curiosamente, é de Riachos, embora esteja filiado na AF Lisboa. Na cobrança do livre surgiu o 9-0, assinado por Cícero. O Paços de Ferreira conseguiu o seu resultado mais volumoso de sempre na Taça de Portugal - a maior goleada tinha sido aplicada ao Lourinhanense (6-0).

A campanha do CAR na Taça de Portugal fica por aqui. Para a história ficaram as vitórias sobre o São João de Vêr (4-3), o Praiense (3-2, após prolongamento) e, na última eliminatória, o Benfica e Castelo Branco (2-1).

 

Palavra dos treinadores

Paulo Fonseca, treinador Paços: ”O mais importante foi termos passado a eliminatória. A Taça de Portugal é uma longa escadaria e nós ultrapassamos mais alguns degraus. Fizemos um jogo simples perante um Riachense que foi atrevido e fez um jogo sério, limpo e honesto. Que conhecimento tínhamos do Riachense? Fizemos algumas observações e conhecíamos bem a equipa”.

Paulo Costa, treinador CAR: ”O golo aos 3 minutos influenciou todo o jogo. Pretendíamos adiar o máximo tempo possível a entrada do Paços no jogo. O nosso sentimento é o de dever cumprido, pois jogamos contra uma equipa que à terça-feira de manhã tem as mesmas unidades de treino que nós numa semana. Se o jogo tivesse sido em Riachos? Acredito que o Paços conseguiria o seu objectivo mas o resultado seria diferente”.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Distrital da 1.ª Divisão, AFS: “Amarelos” arrecadam triunfo em Ourém »  2023-10-21 

O Campo da Caridade, em Ourém, é tradicionalmente um palco difícil para os adversários e que o diga o CD Torres Novas que, apesar de ter um histórico que ainda vai sendo favorável, já deixou muitos pontos em Ourém nas últimas décadas.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: eleitos novos corpos sociais »  2023-10-21 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta elegeu no dia 29 de Setembro os seus órgãos sociais para o próximo biénio (2024-2025), em assembleia realizada para o efeito com os sócios presentes. Após votação, a lista eleita apresenta-se assim constituída: Maria Matilde Bué como presidente de direcção, vice-presidente Ângelo Lobo, vice-presidente Joana Morte, tesoureiro João Inácio, tesoureiro adjunto Luís Sénica, secretária Isabel Monteiro, 2.
(ler mais...)


Volta a Portugal passa sexta-feira em Torres Novas »  2023-08-09 

A Volta a Portugal vai passar pela cidade de Torres Novas, após muitos anos de ausência. Desta vez, trata-se da segunda etapa da prova com início em Abrantes e termo em Vila Franca de Xira, no dia 11 de Agosto, sexta-feira.

Com um percurso de 177 quilómetros, a caravana fará toda a estrada entre o Entroncamento e Torres Novas, entrando na cidade cerca das 14 horas pela rotunda do centro comercial e dirigindo-se ao novo centro da cidade, as Chãs.
(ler mais...)


Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint »  2023-08-08 

O triatleta torrejano Ricardo Batista sagrou-se no dia 5 campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista, de 22 anos, impôs-se com o tempo de 20.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Super Taça »  2023-06-03 

Depois da conquista da Taça do Ribatejo, no passado domingo na final disputada no Cartaxo, o Clube Desportivo de Torres Novas averbou hoje mais um troféu, a Super Taça dr. António Alves Vieira, derrotando o campeão distrital União de Tomar por 3-2, em partida disputada no estádio que dá nome à taça.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Taça do Ribatejo »  2023-05-28 

Com uma vitória por 1-0, frente ao Atlético Alcanenense, o Clube Desportivo de Torres Novas sagrou-se hoje vencedor da Taça do Ribatejo, em jogo disputado no estádio municipal do Cartaxo.

O jogo foi equilibrado desde o início e, esperando-se um Alcanenense mais poderoso e com bons atributos, os torrejanos optaram por uma estratégia de disputa directa de bola, com marcações cerradas e jogando sempre na antecipação, surpreendendo o adversário.
(ler mais...)


Golegã recebe mais de 700 atletas no XTERRA Portugal »  2023-05-18 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude - Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.
(ler mais...)


CNTN no pódio do Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal »  2023-04-09 

O clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal que decorreu no Funchal entre 30 de Março e 2 de Abril. O evento contou com mais de 700 nadadores provenientes de 104 clubes de todo o país, pelo CNTN participaram 6 nadadores que, fruto do empenho e atitude com que competiram e dos resultados que alcançaram, elevaram o nome e prestígio do clube e da Cidade.
(ler mais...)


Pista de Alqueidão recebe prova do campeonato do mundo de sidecarcross »  2023-03-23 

O World Sidecarcross Championship (WSC) está de volta a Portugal trinta anos depois da última passagem da competição por cá. A Federação Internacional de Motociclismo e o promotor do campeonato escolheram um dos mais conceituados crossódromos nacionais – o circuito de Alqueidão, no sopé da serra de Aire e Candeeiros, no concelho de Torres Novas, para esta que é uma das 14 etapas mundiais.
(ler mais...)


Gala do Desporto distinguiu atletas, dirigentes e clubes »  2023-03-03 

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª edição da Gala do Desporto do Município de Torres Novas, iniciativa que assinala o reconhecimento público do Município a atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no Desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)