• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 23 de Agosto de 2017
Pesquisar...
Sáb.
 32° / 18°
Céu nublado
Sex.
 33° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Basquetebol feminino: CDTN termina projecto e atletas migram para Zona Alta

Desporto  »  2017-08-02 

O fim da secção de basquetebol feminino do Clube Desportivo de Torres Novas vai fazer com que apenas um clube na cidade, a UDR Zona Alta, volte a deter o monopólio desta modalidade, no género feminino. Dirigentes dos dois clubes e pais de atletas entenderam-se, as atletas do CDTN vão passar a defender as cores da UDRZA e todos acreditam que estão reunidas as condições para que a modalidade cresça em quantidade e qualidade.

Terminou a existência, em Torres Novas, de dois clubes que concorriam entre si no basquetebol feminino e o próximo mês de Setembro marcará o início de um novo projecto de basquetebol feminino que tem na formação a sua génese.

Com o fim do basquetebol feminino do CDTN, as atletas serão integradas na UDRZA “o que vai contribuir para uma maior concentração de esforços” defendem os dirigentes que acreditam na expansão da modalidade bem como na criação de condições para a emergência de atletas. Objectivos que, a acontecerem, permitirão um aumento da visibilidade da modalidade no concelho.

Recentemente, cerca de 40 pais de atletas da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta e do Clube Desportivo de Torres Novas participaram numa reunião a quem lhes foi apresentado o novo projecto de basquetebol feminino de Torres Novas, que terá como coordenador técnico Gonçalo André, uma pessoa ligada ao basquetebol há mais de 30 anos.

O próprio terá admitido nessa reunião que sempre lhe fizera confusão a existência de dois clubes de basquetebol feminino em Torres Novas. Na sua opinião a comunhão entre dois clubes com os mesmos escalões etários e a disputar as mesmas competições eram factor de divisão da cidade e fazia com que amigas e colegas da escola fossem adversárias aos fins-de-semana.

“Ninguém ganha com estas divisões. Perdemos todos. Torres Novas tem um enorme potencial desportivo e se juntarmos forças, todos juntos, seremos mais fortes. Queremos que mais jovens pratiquem basquetebol, com mais qualidade e que as equipas sejam mais competitivas”, disse aos pais e atletas presentes.

Os objectivos do novo projecto de basquetebol feminino para os próximos quatro anos passam pelo aumento do número de praticantes em 50 por cento, reduzir a taxa de abandono, ter campeãs distritais em todos os escalões, estar presente nas segundas fases dos campeonatos nacionais e ter atletas dos escalões sub- 14 e sub-16 nas seleções distritais.

“Depois destes quatros anos haverá uma grande base. Queremos acima de tudo formar pessoas e que todos se envolvam. Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida dos vossos filhos”, adiantou Gonçalo André.

Marco Cardoso será o seccionista deste grande projecto, estando incumbido de operacionalizar as questões logísticas e representar os pais. De referir que cada equipa de cada escalão terá dois seccionistas, um da UDRZA e outro do ex-CDTN, para que a integração e colaboração seja o melhor possível.

“O basquetebol feminino em Torres Novas será assim um projecto aliciante, mais competitivo desde os treinos até aos jogos, com os torrejanos unidos e não separados”.

Entretanto, os interessados em integrar o basquetebol feminino de Torres Novas, na próxima época poderão fazer a inscrição no formulário on-line disponibilizado na página de facebook da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta ou na página de facebook da Zona Alta Basquetebol.

Entretanto realizou-se na passada segunda-feira (31 de Julho) o sorteio do calendário da Liga Feminina 2017/18. A não inscrição do CD Torres Novas fez com que o Académico FC ocupasse a vaga em aberto. Depois de vários anos consecutivos, o CDTN deixa de ter representação no principal campeonato de basquetebol feminino.

UDRZA faz balanço positivo da época
Desportivamente a temporada 2016/17 não foi muito produtiva em termos de troféus para o basquetebol da UDRZA mas houve estabilidade no corpo técnico, houve capacidade para competir nos distritais desde as sub-12 às sub-19 e registaram-se várias participações em concentrações de mini-basquetebol.

“O basquetebol feminino da UDRZA, ao longo dos anos, tem tido momentos altos, mas recentemente abanou um pouco por falta de captação de novos atletas. Em Setembro de 2016 iniciou-se a época com 37 atletas, poucas para as diversas competições distritais, mas conseguiu-se participar em todas”, refere João António, dirigente do clube.

O responsável admitiu que nas competições promovidas pela Associação de Basquetebol de Santarém os resultados “foram medianos”, lembrando que apenas se conseguiu que a equipa sub-16 participasse na fase nacional consequente às provas distritais. “As restantes equipas mantiveram-se em provas regionais de menor valia competitiva”.

“O maior desafio da época foi participar em todo o calendário competitivo”, sublinha, referindo ainda que a temporada, ainda assim, terminou com 50 atletas inscritas e mais 4 praticantes sub-8 não inscritas. Ou seja, com mais atletas do que quando começou a época.

“O basquetebol da Zona Alta orgulha-se de ter realizado uma época estável com os seus técnicos, que se mantiveram desde o primeiro momento. E por inúmeras vezes  desdobraram-se para cumprir todos os compromissos competitivos. Três treinadores para cinco faixas etárias competitivas foi um desafio”.

Foto: facebook UDR Zona Alta

 

 

 Outras notícias - Desporto


Motocross: Luís Outeiro caiu para o terceiro lugar no campeonato da Europa da Honda »  2017-08-20 

Luís Outeiro, o jovem piloto de motocross da Alqueidão X-team, da Sociedade Recreativa Alqueidoense, caiu para a terceira posição do Campeonato da Europa Honda 150cc, depois da prova na Suécia, que decorreu este fim-de-semana, 19 e 20 de Agosto.
(ler mais...)


“Leões” triunfaram na jornada inaugural diante do estreante Alcanenense »  2017-08-18 

A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal (SCP) iniciou o Campeonato Nacional da 1.ª divisão com uma vitória diante do Alcanenense, em jogo antecipado da primeira jornada - decorreu nesta sexta-feira, dia 18 de Agosto. O resultado final foi de 0-2, surgindo os dois tentos na segunda metade da partida.
(ler mais...)


Triatlo: torrejanos representam amanhã selecção nacional de juniores »  2017-08-18 

A selecção nacional de juniores de triatlo participa amanhã, dia 9 de Agosto, em mais uma competição, naTaça da Europa, que se realiza em Lausanne, Suíça dia 19 de Agosto. A comitiva integra dos atletas torrejanos, Ricardo Batista e José Pedro Gomes, e o treinador Paulo Antunes.
(ler mais...)


CDTN: treinos de escalões de formação começam este mês »  2017-08-09 

Os treinos de captação e preparação de diversos escalões de formação do Clube Desportivo de Torres Novas com vista à nova temporada começam já este mês de Agosto. Os iniciados são os primeiros a entrar em campo, no dia 22 de Agosto, às 19 horas.
(ler mais...)


Yoga é é aposta nova aposta da UDR Zona Alta »  2017-08-07 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA), que já alargou a sua actividade às aulas de yoga, vai manter a acividade a partir de Setembro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 20 horas, no palácio dos desportos, com a instrutora Fátima Passos.
(ler mais...)


Volta a Portugal em bicicleta começou no Ribatejo »  2017-08-07 

Largas centenas de pessoas assistiram, em Santarém, à passagem da Volta a Portugal em Bicicleta, que começou no dia 5 de Agosto, na região do Ribatejo - a cidade capital e distrito assistiu ao Prémio Montanha (4ª Categoria), entre a rotunda do CNEMA e o Jardim dos Cravos, junto à estátua de Salgueiro Maia.
(ler mais...)


Triatlo: José Vieira (CNTN) tem estatuto de Alto Rendimento »  2017-08-07 

José Pedro Vieira, tritaleta da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), alcançou o estatuto de praticante de alto rendimento, “diploma” que confere a este jovem atleta de 16 anos de idade a possibilidade de usufruir de um melhor acompanhamento escolar, existindo também facilidades para estágios e provas oficias, entre outras vantagens.
(ler mais...)


Andebol: JAC está de regresso à primeira divisão feminina »  2017-08-07 

O Juventude, Amizade e Convívio (JAC) de Alcanena está de regresso ao principal campeonato nacional de andebol feminino. Depois de várias participações naquele campeoanto em que o clube de Alcanena foi a jogo com uma geração de atletas fantásticas, formadas localmente na maioria dos casos (o JAC chegou inclusivamente a participar em competições europeias), o clube decidiu desistir de participar na 1.
(ler mais...)


Futebol Jovem: torrejanos ingressam na Académica de Coimbra »  2017-08-07 

José Faria e Tiago Amado, jovens futebolistas torrejanos, vão defender as cores da “Briosa” na próxima temporada, integrando o plantel da equipa de juvenis, que vai disputar o campeonato nacional da 1.ª divisão.
(ler mais...)


Sardoal: trail de Setembro com incrições abertas »  2017-08-07 

A quarta edição do trail “Terras do Sardão” decorrerá em Sardoal no dia 17 de Setembro e já está a decorrer o período de inscrições, até 10 de Setembro. A prova será composta por dois trajetos de diferentes distâncias: trail longo (35 km); trail curto (17 km), havendo ainda com uma caminhada de setequilómetros.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2017-08-18  “Leões” triunfaram na jornada inaugural diante do estreante Alcanenense
»  2017-08-18  Triatlo: torrejanos representam amanhã selecção nacional de juniores
»  2017-08-20  Motocross: Luís Outeiro caiu para o terceiro lugar no campeonato da Europa da Honda