• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Dom.
 13° / 3°
Claro
Sáb.
 14° / 5°
Claro
Sex.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Basquetebol feminino: CDTN termina projecto e atletas migram para Zona Alta

Desporto  »  2017-08-02 

O fim da secção de basquetebol feminino do Clube Desportivo de Torres Novas vai fazer com que apenas um clube na cidade, a UDR Zona Alta, volte a deter o monopólio desta modalidade, no género feminino. Dirigentes dos dois clubes e pais de atletas entenderam-se, as atletas do CDTN vão passar a defender as cores da UDRZA e todos acreditam que estão reunidas as condições para que a modalidade cresça em quantidade e qualidade.

Terminou a existência, em Torres Novas, de dois clubes que concorriam entre si no basquetebol feminino e o próximo mês de Setembro marcará o início de um novo projecto de basquetebol feminino que tem na formação a sua génese.

Com o fim do basquetebol feminino do CDTN, as atletas serão integradas na UDRZA “o que vai contribuir para uma maior concentração de esforços” defendem os dirigentes que acreditam na expansão da modalidade bem como na criação de condições para a emergência de atletas. Objectivos que, a acontecerem, permitirão um aumento da visibilidade da modalidade no concelho.

Recentemente, cerca de 40 pais de atletas da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta e do Clube Desportivo de Torres Novas participaram numa reunião a quem lhes foi apresentado o novo projecto de basquetebol feminino de Torres Novas, que terá como coordenador técnico Gonçalo André, uma pessoa ligada ao basquetebol há mais de 30 anos.

O próprio terá admitido nessa reunião que sempre lhe fizera confusão a existência de dois clubes de basquetebol feminino em Torres Novas. Na sua opinião a comunhão entre dois clubes com os mesmos escalões etários e a disputar as mesmas competições eram factor de divisão da cidade e fazia com que amigas e colegas da escola fossem adversárias aos fins-de-semana.

“Ninguém ganha com estas divisões. Perdemos todos. Torres Novas tem um enorme potencial desportivo e se juntarmos forças, todos juntos, seremos mais fortes. Queremos que mais jovens pratiquem basquetebol, com mais qualidade e que as equipas sejam mais competitivas”, disse aos pais e atletas presentes.

Os objectivos do novo projecto de basquetebol feminino para os próximos quatro anos passam pelo aumento do número de praticantes em 50 por cento, reduzir a taxa de abandono, ter campeãs distritais em todos os escalões, estar presente nas segundas fases dos campeonatos nacionais e ter atletas dos escalões sub- 14 e sub-16 nas seleções distritais.

“Depois destes quatros anos haverá uma grande base. Queremos acima de tudo formar pessoas e que todos se envolvam. Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida dos vossos filhos”, adiantou Gonçalo André.

Marco Cardoso será o seccionista deste grande projecto, estando incumbido de operacionalizar as questões logísticas e representar os pais. De referir que cada equipa de cada escalão terá dois seccionistas, um da UDRZA e outro do ex-CDTN, para que a integração e colaboração seja o melhor possível.

“O basquetebol feminino em Torres Novas será assim um projecto aliciante, mais competitivo desde os treinos até aos jogos, com os torrejanos unidos e não separados”.

Entretanto, os interessados em integrar o basquetebol feminino de Torres Novas, na próxima época poderão fazer a inscrição no formulário on-line disponibilizado na página de facebook da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta ou na página de facebook da Zona Alta Basquetebol.

Entretanto realizou-se na passada segunda-feira (31 de Julho) o sorteio do calendário da Liga Feminina 2017/18. A não inscrição do CD Torres Novas fez com que o Académico FC ocupasse a vaga em aberto. Depois de vários anos consecutivos, o CDTN deixa de ter representação no principal campeonato de basquetebol feminino.

UDRZA faz balanço positivo da época
Desportivamente a temporada 2016/17 não foi muito produtiva em termos de troféus para o basquetebol da UDRZA mas houve estabilidade no corpo técnico, houve capacidade para competir nos distritais desde as sub-12 às sub-19 e registaram-se várias participações em concentrações de mini-basquetebol.

“O basquetebol feminino da UDRZA, ao longo dos anos, tem tido momentos altos, mas recentemente abanou um pouco por falta de captação de novos atletas. Em Setembro de 2016 iniciou-se a época com 37 atletas, poucas para as diversas competições distritais, mas conseguiu-se participar em todas”, refere João António, dirigente do clube.

O responsável admitiu que nas competições promovidas pela Associação de Basquetebol de Santarém os resultados “foram medianos”, lembrando que apenas se conseguiu que a equipa sub-16 participasse na fase nacional consequente às provas distritais. “As restantes equipas mantiveram-se em provas regionais de menor valia competitiva”.

“O maior desafio da época foi participar em todo o calendário competitivo”, sublinha, referindo ainda que a temporada, ainda assim, terminou com 50 atletas inscritas e mais 4 praticantes sub-8 não inscritas. Ou seja, com mais atletas do que quando começou a época.

“O basquetebol da Zona Alta orgulha-se de ter realizado uma época estável com os seus técnicos, que se mantiveram desde o primeiro momento. E por inúmeras vezes  desdobraram-se para cumprir todos os compromissos competitivos. Três treinadores para cinco faixas etárias competitivas foi um desafio”.

Foto: facebook UDR Zona Alta

 

 

 Outras notícias - Desporto


“São Silvestres” estão à porta »  2017-12-11 

As tradicionais corridas de atletismo São Silvestre, na distância de 10 quilómetros, realizam-se em diversos pontos do país na última semana do ano, entre os quais Torres Novas e Golegã, duas provas vizinhas separadas por apenas um dia: a da Golegã acontece no dia 29 de Dezembro, sexta-feira, e a de Torres Novas no dia 30, sábado.
(ler mais...)


Selecção distrital falhou apuramento para fase final da Taça das Regiões »  2017-12-11 

A selecção distrital de Santarém falhou o apuramento para a fase final do torneio UEFA Regions`s CUP, terminando a sua prestação no terceiro lugar do grupo, totalizando uma vitória e duas derrotas. Os ribatejanos começaram bem, a vencer a selecção de Leiria, por 2-0, marcando para formação de Santarém Tiago Martins e Filipe Pereira.
(ler mais...)


Futebol: União derrotou o CDTN (3-0) no grande clássico do futebol distrital »  2017-12-03 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS
Tomar, estádio municipal, 3 de Dezembro de 2017
UFCIT: Fábio Silva; Rui China, Fábio, Rodrigues, David, Araújo, Filipe, Luís Pedro (Vitor felix), Wemerson (Telmo), Miguel Arcanjo (Espadinha) Cristian Pedroso (Rui Pedro).
(ler mais...)


Futebol: Riachense conquistou primeira vitória e Torres Novas perdulário deixou Mação vencer »  2017-11-26 

CD TORRES NOVAS, 0 - AD MAÇÃO ,1

CDTN: Rui Galrinho (43` Quaresma), Sudesh, Paz Miguel, F. Timor, Dani, Micael, Ivan Alves (87` Chiquinho), Iuri Alves, Soma (51` R. Major), Joel, André Vieira. NU: M. Carvalho, Dias, André Pedro.
(ler mais...)


Boccia: CRIT no regional de Castelo Branco »  2017-11-23 

Marco Branco e António Perdigão foram os atletas que representaram o CRIT no campeonato regional de Boccia, que decorreu em Castelo Branco, nos dias 18 e 19 de Novembro.
Na classe BC1, Marco Branco ficou numa série de quatro atletas não conseguindo qualificar-se para a fase seguinte.
(ler mais...)


Trail “Viver o Almonda”: todos saíram satisfeitos »  2017-11-21 

A associação “Viver Almonda” organizou no passado domingo, 19 de Novembro, mais um cross trail de 20 quilómetros, a que se juntou uma caminhada, o que proporcionou, ma vez mais, uma manhã e princípio de tarde animados na Ribeira Ruiva e Ribeira Branca, concelho de Torres Novas.
(ler mais...)


Triatlo: Gonçalo Neves venceu nos Açores e prepara-se para prova mais exigente na Argentina »  2017-11-21 

Gonçalo Neves, do triatlo de Torres Novas, teve uma boa participação no Triatlo Longo dos Açores, no passado dia 5 de Novembro, vencendo no escalão de veteranos II. A prova, de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida, serviu de preparação para o “Ironman”que terá lugar na Argentina, no dia 3 de Dezembro.
(ler mais...)


Natação: Carolina Neves (CNTN) conquistou quatro títulos no distrital de absolutos »  2017-11-21 

As piscinas de Tomar foram palco do Campeonato Distrital de Absolutos, destinado aos escalões juvenis, juniores e seniores e, em paralelo, decorreu uma jornada de apuramento para os infantis.

No distrital o Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) participou com 29 nadadores, destacando-se a prestação de Carolina Neves ao vencer quatro provas individuais, conquistando ainda a obtenção de um recorde distrital júnior e absoluto nos 400 livres.
(ler mais...)


Basquetebol: fase final dos sub-14 é no próximo fim-de-semana, em Torres Novas »  2017-11-21 

A “final four” do campeonato distrital de basquetebol sub-14 disputa-se em Torres Novas no próximo fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de Novembro, uma vez que foi a formação torrejana a primeira classificada da fase regular da prova.
(ler mais...)


Futebol: Riachense perdeu afunda-se na classificação »  2017-11-12 

O Riachense e a UD Abrantina, os dois últimos classificados do campeonato distrital da 1.ª divisão, jogaram entre si na 7.ª jornada da prova e mostraram poucos argumentos para poderem fugir dos lugares de despromoção.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2017-12-11  Selecção distrital falhou apuramento para fase final da Taça das Regiões
»  2017-12-11  “São Silvestres” estão à porta