• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 15 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 30° / 18°
Períodos nublados
Seg.
 30° / 19°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 28° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Um campeonato com equipas de primeira

Desporto  »  2018-09-14 

Domingo rola a bola do 95.º “distrital”

O CD Torres Novas, com cerca de 10% dos campeonatos ganhos, segue na frente de um conjunto de clubes de grande tradição e palmarés. Antevê-se um campeonato disputado como poucos nos últimos anos.

Começa, já no domingo, mais um campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, o 95.º desde que a prova se iniciou em 1924/25. E tudo se conjuga para que tenhamos um campeonato com todos os ingredientes para entusiasmar os adeptos do futebol que se pratica longe do mercenarismo e da ganância e mais perto das emoções dos que nos são próximos.

Por um lado, reúne-se neste campeonato, o que nem sempre acontece, um conjunto vasto de emblemas históricos do futebol distrital, a fazer lembrar os grandes campeonatos dos finais dos anos 50 e década seguinte do século passado.
Dos clubes em presença, apenas dois nunca estiveram em campeonatos nacionais: o SC Ferreira do Zêzere e o SCD Glória do Ribatejo, sendo este, contudo, uma agremiação bastante antiga e com alguma tradição no futebol distrital.
De resto, são da nata do futebol distrital os que ajudam a compôr a prova deste ano: o prestigiado e histórico UFCI Tomar, o mais antigo clube do distrito em actividade, o seu maior rival em palmarés CD Torres Novas, o Atlético Alcanenense acabado de cumprir uma das suas melhores fases de sempre nos nacionais, o SL Cartaxo e o UFC Almeirim, mais dois emblemas de grande tradição e palmarés no futebol ribatejano, a União Desportiva de Santarém, fiel descendente, nos anos 60, dos históricos “Os Leões” e SG União Operária, da capital, o CD Amiense e o GD Samora Correia, mais dois clubes de nomeada, o SC O Coruchense, que regressou ao distrital depois de uma fugaz passagem pelos nacionais (onde já andou pela segunda divisão há muitas décadas), e o GD Marinhais, representando o concelho de Salvaterra.

Pode dizer-se que, atendendo à história do futebol distrital, e para que essa representatividade ficasse mais completa, faltam na prova o GD Ferroviários do Entroncamento, velho e prestigiado emblema da bola da região, uma equipa de Rio Maior que lembrasse os feitos da UDRM, o Tramagal SU de boa memória, o GD Benavente e depois, numa linha de presenças mais recentes, o Atlético Riachense (sabendo-se que estão nos nacionais outro já histórico, o CD Fátima, e o estreante CD Mação).

De salientar que, destes clubes, dois acabaram de constituir-se como SAD, União de Santarém e SL Cartaxo, o que não deixa de ser surpreendente nesta fase de refluxo do futebol no interior, e sabendo-se que nenhum destes clubes do distrito gera receitas para pagar ordenados ou na maior parte dos casos para custear as despesas de água e luz, quanto mais para gerar receitas que interessem aos accionistas de uma sociedade anónima desportiva. Ver-se-á, com o tempo, como acabam estas experiências de um aparente pouco futuro, atendendo aos inúmeros casos conhecidos do futebol português.

Títulos distritais: a geografia dos campeões
O CD Torres Novas, com 10 títulos de campeão distrital da AFS, é o emblema que segue na frente deste troféu, seguindo-se o extinto Sport Grupo União Operária de Santarém, com 8, o Tramagal SU com 7, a Académica de Santarém com 6 títulos, “Os Leões” de Santarém, extinto, com outros 6. Depois, o GD Ferroviários, CA Alcanenense e GD Samora Correia todos com 5 campeonatos conquistados, e com 4 títulos de campeão distrital da 1.ª divisão temos o UFCI Tomar, UFC Almeirim, UD Rio Maior e Clube Atlético Riachense. Por concelhos, Santarém (SGS Os Leões, SGU Operária, Académica, CD Amiense) com mais de 20 títulos está na frente, seguem depois Torres Novas com 14 (10 do CDTN e 4 do CA Riachense) e Abrantes com 13 (UD Rossiense, Tramagal SU, CDR Alferrarede e Abrantes FC), muito à frente dos outros concelhos.

Um dado interessante reside no facto de só na época de 1968/69, quase 50 anos depois do início do distrital, ter vencido uma equipa fora do conjunto Santarém, Torres Novas, Tomar, Abrantes e Entroncamento. Nessa época, o AC Alcanenense foi campeão distrital, alargando para seis o número de concelhos com clubes campeões distritais.

Palmarés nos “nacionais”
O CD Torres Novas continua a ser o emblema com mais participações nos campeonatos nacionais, num total de 52 presenças (II e III divisão), seguido do UFCI Tomar, com 41 (6 das quais na I divisão, feito único no distrito). Contando com esta época, o CD Fátima acaba de ultrapassar a UD Santarém, segiundo-se depois o CA Alcanenense (31) e o UFC Almeirim (30). SL Cartaxo, GD Ferroviários, UD Rio Maior e Coruchense completam os 10 primeiros em presenças nos campeonatos nacionais de futebol (ver quadro).

João Carlos Lopes

 

 

 Outras notícias - Desporto


Sobre a geografia da extinção do futebol português, por João Carlos Lopes »  2020-05-08 

Portugal tem um PIB inferior ao da Catalunha, 212 mil M de euros para 228 mil M de euros. A Catalunha tem normalmente dois clubes na primeira liga espanhola de futebol.

Decorre que Portugal, com um quinto da população de Espanha, um sexto da de Itália e França, um oitavo da alemã e uma economia que acentua ainda mais a distância demográfica, não pode querer ter uma liga de futebol à dimensão, mesmo quantitativa, das desses países.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: 41 anos e um horizonte cheio de futuro »  2020-03-07 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta assinalou 41 anos como associação que tem por objectivo levar o desporto a todos, nas mais diversas modalidades.

Para assinalar a data, teve lugar na Praça do Peixe, no dia 29 de Fevereiro, um jantar que reuniu sócios, atletas, entidades e amigos, num encontro onde reinou a boa disposição e o convívio entre quase 150 pessoas.
(ler mais...)


Basquetebol feminino: final-four da Taça de Portugal, em Torres Novas, este fim de semana »  2020-03-05 

A Taça de Portugal de basquetebol feminino terá a sua final four desta época em Torres Novas, este fim de semana (7 e 8 de Março), no Palácio dos Desportos. O sorteio ditou as partidas das meias-finais entre a União Sportiva e a Ovarense e Olivais Coimbra contra a Quinta dos Lombos.
(ler mais...)


Ana Guita (CLAC) sagra-se campeã nacional de Inverno em desporto adaptado »  2020-01-21 

Ana Guita, jovem atleta do CLAC (Clube de Lazer, Aventura e Competição, do Entroncamento), mais uma vez mostrou do que é capaz de fazer, subindo ao lugar mais alto do pódio para receber medalha de campeã nacional no salto em comprimento, com um excelente recorde pessoal de 2,41 metros, para sua grande satisfação, assim como da sua treinadora Ana Abegão.
(ler mais...)


Futebol feminino: Centro de Treinos abriu na Chamusca »  2019-12-18 

A bandeira da UEFA, hasteada desde ontem, dia 17, no estádio municipal da Chamusca, assinala a abertura do Centro de Treinos de Futebol feminino, numa parceria que envolve o clube local, a UD da Chamusca, a Associação de Futebol de Santarém e a autarquia da “vila Branca”

Mónica Jorge, representante da Federação Portuguesa de Futebol, esteve presente na assinatura do protocolo, firmado por Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém, Fernando Santos, presidente da União Desportiva da Chamusca e Paulo Queimado, autarca da Chamusca.
(ler mais...)


Mérito McDonald’s: entregues os prémios de “melhor aluno/atleta” de 2019 »  2019-12-18 

Num ambiente repleto de boa disposição, foram entregues ontem, terça-feira, os prémios de mérito “Melhor aluno/atleta de 2019”, na presença de Maria Emília Santos, proprietária do restaurante McDonald’s de Santarém, Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém, João Teixeira Leite, presidente do conselho de administração da empresa municipal “Viver Santarém”, Hugo Santarém, vereador da Câmara Municipal de Alcanena, representantes dos clubes, os três atletas premiados e respectivas famílias.
(ler mais...)


DOSSIER - 50 anos do estádio municipal: as histórias de uma obra que marcou o século XX »  2019-12-18 

 Quando, a meio da década de 60, ganhou forma a possibilidade da construção de um estádio municipal, um sonho que durava há mais de trinta anos, os protagonistas estavam longe de pensar que esse mesmo estádio seria, na década de 90, aquilo que mais longe e com mais intensidade colocaria Torres Novas no “mapa mediático”.
(ler mais...)


CDTN: castigos continuam, jogo de Almeirim fica em 3-0 e multa de 250 euros »  2019-12-14 

A somar às punições e castigos já aqui noticiados, o Clube Desportivo de Torres Novas foi mais uma vez alvo da mão disciplinar da AFS, desta vez em relação a um inquérito disciplinar ainda pendente e referente ao jogo como União de Almeirim, disputado a 13 de Outubro, e a que já tínhamos feito referência há dias.
(ler mais...)


Afonso Alves: suspensão agravada em sete meses, passa a nove »  2019-12-09 

A situação disciplinar do treinador do CDTN, Afonso Alves, agravou-se de sobremaneira depois da notícia que aqui demos, em devido tempo, da pena de suspensão que lhe fora aplicada, de dois meses e ainda multa de 200 euros, na sequências de alegadas ofensas verbais ao árbitro, na partida que opôs os “amarelos” ao Sport Lisboa e Cartaxo (9 de Novembro) e na qual o seu filho e atleta, Iuri Alves, também foi castigado, no caso com 4 jogos de suspensão.
(ler mais...)


Futebol: CD Torres Novas 2, Atlético Riachense, 1 »  2019-12-01 

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AFS

Estádio Dr. António Alves Vieira, 1 de Dezembro de 2019

 CD Torres Novas, 2 Clube Atlético Riachense, 1

 CDTN: Nabais: Cerqueira, Gomes, Dias, João Alves, Luís Leal, Cláudio Major, Ivan, Miguel Miguel, Lista, João António; jogaram ainda João Magalhães, Ricardo Major, André Pedro e Dani.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)