• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 20 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 37° / 22°
Períodos nublados
Qui.
 38° / 22°
Céu limpo
Qua.
 37° / 18°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 14°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Um campeonato com equipas de primeira

Desporto  »  2018-09-14 

Domingo rola a bola do 95.º “distrital”

O CD Torres Novas, com cerca de 10% dos campeonatos ganhos, segue na frente de um conjunto de clubes de grande tradição e palmarés. Antevê-se um campeonato disputado como poucos nos últimos anos.

Começa, já no domingo, mais um campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, o 95.º desde que a prova se iniciou em 1924/25. E tudo se conjuga para que tenhamos um campeonato com todos os ingredientes para entusiasmar os adeptos do futebol que se pratica longe do mercenarismo e da ganância e mais perto das emoções dos que nos são próximos.

Por um lado, reúne-se neste campeonato, o que nem sempre acontece, um conjunto vasto de emblemas históricos do futebol distrital, a fazer lembrar os grandes campeonatos dos finais dos anos 50 e década seguinte do século passado.
Dos clubes em presença, apenas dois nunca estiveram em campeonatos nacionais: o SC Ferreira do Zêzere e o SCD Glória do Ribatejo, sendo este, contudo, uma agremiação bastante antiga e com alguma tradição no futebol distrital.
De resto, são da nata do futebol distrital os que ajudam a compôr a prova deste ano: o prestigiado e histórico UFCI Tomar, o mais antigo clube do distrito em actividade, o seu maior rival em palmarés CD Torres Novas, o Atlético Alcanenense acabado de cumprir uma das suas melhores fases de sempre nos nacionais, o SL Cartaxo e o UFC Almeirim, mais dois emblemas de grande tradição e palmarés no futebol ribatejano, a União Desportiva de Santarém, fiel descendente, nos anos 60, dos históricos “Os Leões” e SG União Operária, da capital, o CD Amiense e o GD Samora Correia, mais dois clubes de nomeada, o SC O Coruchense, que regressou ao distrital depois de uma fugaz passagem pelos nacionais (onde já andou pela segunda divisão há muitas décadas), e o GD Marinhais, representando o concelho de Salvaterra.

Pode dizer-se que, atendendo à história do futebol distrital, e para que essa representatividade ficasse mais completa, faltam na prova o GD Ferroviários do Entroncamento, velho e prestigiado emblema da bola da região, uma equipa de Rio Maior que lembrasse os feitos da UDRM, o Tramagal SU de boa memória, o GD Benavente e depois, numa linha de presenças mais recentes, o Atlético Riachense (sabendo-se que estão nos nacionais outro já histórico, o CD Fátima, e o estreante CD Mação).

De salientar que, destes clubes, dois acabaram de constituir-se como SAD, União de Santarém e SL Cartaxo, o que não deixa de ser surpreendente nesta fase de refluxo do futebol no interior, e sabendo-se que nenhum destes clubes do distrito gera receitas para pagar ordenados ou na maior parte dos casos para custear as despesas de água e luz, quanto mais para gerar receitas que interessem aos accionistas de uma sociedade anónima desportiva. Ver-se-á, com o tempo, como acabam estas experiências de um aparente pouco futuro, atendendo aos inúmeros casos conhecidos do futebol português.

Títulos distritais: a geografia dos campeões
O CD Torres Novas, com 10 títulos de campeão distrital da AFS, é o emblema que segue na frente deste troféu, seguindo-se o extinto Sport Grupo União Operária de Santarém, com 8, o Tramagal SU com 7, a Académica de Santarém com 6 títulos, “Os Leões” de Santarém, extinto, com outros 6. Depois, o GD Ferroviários, CA Alcanenense e GD Samora Correia todos com 5 campeonatos conquistados, e com 4 títulos de campeão distrital da 1.ª divisão temos o UFCI Tomar, UFC Almeirim, UD Rio Maior e Clube Atlético Riachense. Por concelhos, Santarém (SGS Os Leões, SGU Operária, Académica, CD Amiense) com mais de 20 títulos está na frente, seguem depois Torres Novas com 14 (10 do CDTN e 4 do CA Riachense) e Abrantes com 13 (UD Rossiense, Tramagal SU, CDR Alferrarede e Abrantes FC), muito à frente dos outros concelhos.

Um dado interessante reside no facto de só na época de 1968/69, quase 50 anos depois do início do distrital, ter vencido uma equipa fora do conjunto Santarém, Torres Novas, Tomar, Abrantes e Entroncamento. Nessa época, o AC Alcanenense foi campeão distrital, alargando para seis o número de concelhos com clubes campeões distritais.

Palmarés nos “nacionais”
O CD Torres Novas continua a ser o emblema com mais participações nos campeonatos nacionais, num total de 52 presenças (II e III divisão), seguido do UFCI Tomar, com 41 (6 das quais na I divisão, feito único no distrito). Contando com esta época, o CD Fátima acaba de ultrapassar a UD Santarém, segiundo-se depois o CA Alcanenense (31) e o UFC Almeirim (30). SL Cartaxo, GD Ferroviários, UD Rio Maior e Coruchense completam os 10 primeiros em presenças nos campeonatos nacionais de futebol (ver quadro).

João Carlos Lopes

 

 

 Outras notícias - Desporto


Clube Desportivo de Torres Novas: lista A venceu por 108 contra 34 votos »  2019-06-15 

A lista A, encabeçada por Céu Ramos, venceu as eleições para os corpos sociais do Clube Desportivo de Torres Novas, realizadas ontem, sexta-feira, conseguindo o voto de 104 sócios. Já a lista B, que tinha Mickael Ferreira na frente, contabilizou 34 votos a seu favor.
(ler mais...)


CDTN: confirmadas duas listas para as eleições de sexta-feira »  2019-06-12 

Está confirmada a participação de duas listas nas eleições para os corpos sociais do CDTN, que se realizam sexta-feira à noite na Praça do Peixe: ontem, terça-feira, era o prazo limite para a entrega das listas concorrentes e, na ausência de uma comissão eleitoral para receber as listas e coordenar o processo eleitoral, estavam dois elementos de uma das listas concorrentes a receber as candidaturas.
(ler mais...)


CD Torres Novas: já há candidatos para as eleições de dia 14 de Junho »  2019-06-06 

Uma lista liderada por Mickael Ferreira apresenta-se às eleições para o CD Torres Novas, segundo nota à imprensa. Mickael Ferreira, jovem empresário torrejano, lidera uma lista candidata às eleições para os corpos sociais do Clube Desportivo de Torres Novas, marcadas para o próximo dia 14 de Junho, depois de cerca de uma década sem que qualquer lista se apresentasse a eleições.
(ler mais...)


Futebol: União Santarém é campeão distrital »  2019-05-05 

O União de Santarém é o novo campeão distrital. A formação da capital de distrito venceu este domingo, dia 5 de Maio, o CD Torres Novas por 3-0 e passou para a liderança, ultrapassando o Coruchense que perdeu em Almeirim por 1-0.
(ler mais...)


Natação: Paulo Vakulyuk venceu 100 Mariposa e foi terceiro nos 200 estilos »  2019-05-05 

Paulo Vakulyuk demonstrou, uma vez mais, os seus bons atributos na natação desta vez ao serviço da selecção nacional pré-júnior. O nadador do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) foi um dos oito atletas lusos que representou a equipa das Quinas no Latvian Junior and Youth Swimming Championships, que decorreu nos dias 3 e 4 de Maio em Riga, Letónia.
(ler mais...)


Futebol: Atlético Riachense surpreendido pelo Pego (0-2) »  2019-03-31 

Ainda não foi à terceira tentativa que o Riachense conseguiu levar de vencido a Casa do Povo do Pego esta temporada. Depois das duas derrotas na fase regular do campeonato distrital da 2.ª divisão, por 1-2 e por 3-1, o Atlético voltou a receber a formação pegacha no seu campo, na primeira jornada da fase de apuramento de campeão, e não evitou uma derrota por duas bolas a zero, com ambos os golos a serem marcados na segunda parte, aos 65 e 75 minutos.
(ler mais...)


Torres Novas: PSD organiza debate sobre autarquias e desporto »  2019-03-22 

O papel das autarquias no desenvolvimento desportivo é o tema do debate promovido pela Comissão Política de Torres Novas do PSD, que terá lugar na quinta-feira, 28 de Março, no auditório do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas (21 horas).
(ler mais...)


Futebol: borrão estragou a pintura no último minuto »  2019-03-17 

CD AMIENSE 1 - CD TORRES NOVAS 0
O Torres Novas esteve muito perto de conseguir a divisão de pontos no Campo da Azenha, em Amiais de Baixo, mas um erro de Quaresma no último dos seis minutos de descontos dados pelo árbitro da partida redundou numa grande penalidade que Miguel Mateus não desperdiçou, fazendo o único tento da partida.
(ler mais...)


Leões de Tomar travaram águia e recebem Sporting de Alvalade »  2019-02-05 

A equipa se hóqui em patins do Sporting Clube de Tomar (SCT) empatou a um golo com o SL Benfica, no passado sábado, em jogo a contar para a 15.ª jornada do campeonato nacional da 1.ª divisão. A atravessar uma série de maus resultados, este encontro marcou o regresso de Nuno Lopes ao comando da equipa nabantina, que tem como adjunto Vítor Barreto.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas averba primeira vitória no campeonato »  2019-01-20 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS
Estádio Joaquim Maria Batista, Alcanena, 20 de Janeiro de 2019

ACA: João; Ronaldinho, Miranda, Vinicius, Thamé, Piqué, Juninho, Igor, Koendge (Guilherme), Vidal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)