Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-065e0133): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A Agência Médio Tejo 21 e a eficiência energética das piscinas

Sociedade  »  2021-02-05 

 

DIREITO DE RESPOSTA

 Exma. Senhora Diretora Jornal Torrejano

Ao abrigo do “Direito de Resposta”, que as regras de conduta do bom jornalismo aconselham e até obrigam, numa tentativa de repor a verdade, solicitamos a divulgação do seguinte: A MédioTejo21, Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, tem por missão contribuir para a sustentabilidade e inovação na sua região de influência. Na prossecução desta sua missão a Agência MédioTejo21 conta os seguintes associados municipais: Câmara Municipal de Abrantes Câmara Municipal de Alcanena Câmara Municipal de Constância Câmara Municipal de Entroncamento Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere Câmara Municipal de Mação Câmara Municipal de Oleiros Câmara Municipal de Ourém Câmara Municipal de Proença-a-Nova Câmara Municipal de Sardoal Câmara Municipal de Sertã Câmara Municipal de Tomar Câmara Municipal de Torres Novas Câmara Municipal de Vila de Rei Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

A sustentabilidade energética e climática é o desígnio estratégico que orienta a ação da Agência MédioTejo21 e na prossecução dessa sua missão apoia os Municípios seus associados. Como será do seu conhecimento foi publicado no órgão de Comunicação social Jornal Torrejano um artigo com o título, “Eficiência energética das piscinas: Pedro Ferreira diz-se disponível para recurso à Judiciária”. Atendendo a que lamentavelmente e sem razão evidente, não é identificada no supracitado artigo a pessoa que o escreve, dirigimo-nos a V. Exª como responsável do Jornal Torrejano.

Assim, cumpre-nos assinalar os seguintes factos:

1) O artigo em questão assinala e citamos “Decorre neste momento um concurso com vista à empreitada de eficiência energética das piscinas municipais de Torres Novas e uma das empresas enviou uma carta à Câmara a insinuar alegadas práticas de corrupção no âmbito do processo, por parte de outros.”

Facto nº 1- A MédioTejo21 não participa nem como adjudicatária nem como entidade adjudicante no mencionado concurso;

2) O artigo em questão assinala e citamos “Helena Pinto, vereadora do Bloco, questionou o presidente sobre o que pretendia fazer em função de uma carta enviada por um dos concorrentes, alegando práticas de corrupção associadas a empresas que são projetistas e que, indiretamente, fornecem os produtos indicados pelos projetos que elaboram.”

Facto nº 2- A MédioTejo21 não é uma empresa- é uma associação sem fins lucrativos; Facto nº 3- A MédioTejo21 não desenvolve atividade como projetista;  Facto nº 4- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de produtos;

 

3) O artigo em questão assinala e citamos “Na referida carta um concorrente faz acusações muito graves sobre o projetista, que segundo a referida carta tem interesse direto na venda de materiais que o projeto indica. Podemos estar perante uma situação de corrupção com implicações várias.”

Facto nº 3- A MédioTejo21 não desenvolve atividade como projetista; Facto nº 4- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de produtos; Facto nº 5- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de materiais; Observação - A MédioTejo21 desconhece qualquer tipo de situação de corrupção, associada a este ou outro processo concursal, a decorrer em qualquer um dos seus Municípios associados;

 4) O artigo em questão assinala e citamos “O assunto tem outras ligações, nomeadamente à Agência MédioTejo21, uma empresa formada por municípios da região, e que também intervém nos processos relativos aos projetos de eficiência energética, antes de serem lançados os concursos. Facto nº 2- A MédioTejo21 não é uma empresa- é uma associação sem fins lucrativos; Observação – A indicação de que o assunto tem “outras ligações” sem que estas sejam explicitadas configura claramente uma situação de difamação na medida em que se induz um juízo ofensivo da integridade profissional desta agência, dos profissionais que nela trabalhem e em última análise dos órgãos que a dirigem. A MédioTejo21 não pode tolerar que sobre ela recaiam semelhantes atos difamatórios nomeadamente: i) por não serem apresentados quaisquer factos que fundamentem o que é escrito no artigo ii) não ter sido em qualquer momento contactada por qualquer elemento do Jornal Torrejano com pedido de entrevista, pedido de informação ou contraditório, como as boas praticas do jornalismo aconselham.

 Manifestamos assim o nosso profundo descontentamento face à forma como o artigo supracitado refere a MédioTejo21, repudiando veementemente as insinuações que nele se lançam, completamente despojadas quer de fundamentação quer de prova. São proferidas palavras difamatórias que entendemos trazerem prejuízos graves – e quantificáveis – à reputação da MédioTejo21 enquanto entidade de referência nos seus domínios de atuação – a saber, a sustentabilidade energética e climática da Região.

Abrantes, 29 de janeiro de 2021

Jacinto Manuel Lopes Cristas Flores,Presidente do Conselho de Administração MédioTejo21

 N.D. Há aqui um ligeiro equívoco: o assunto objecto deste “direito de resposta” foi um dos pontos da ordem de trabalhos de uma reunião pública da Câmara de Torres Novas. Os esclarecimentos aqui prestados pela Agência Médio Tejo 21 dizem respeito a considerações constantes da intervenção da vereadora do Bloco de Esquerda, que são devidamente assinaladas, quer citadas directamente quer pelo contexto, e que o jornal se limitou a relatar, como é sua obrigação, sendo o artigo exclusivamente a descrição do que foi dito. A breve referência à Agência, no final, referindo as suas ligações ao processo, deve-se a isso mesmo: a uma peça do processo, que é um documento da Agência que, ele próprio, faz uma interpretação de alguns aspectos do contencioso, mas referência essa, aliás, sem mais qualquer comentário, atendendo à falta de espaço da edição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos
»  2025-06-06  BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa