• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A Agência Médio Tejo 21 e a eficiência energética das piscinas

Sociedade  »  2021-02-05 

 

DIREITO DE RESPOSTA

 Exma. Senhora Diretora Jornal Torrejano

Ao abrigo do “Direito de Resposta”, que as regras de conduta do bom jornalismo aconselham e até obrigam, numa tentativa de repor a verdade, solicitamos a divulgação do seguinte: A MédioTejo21, Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, tem por missão contribuir para a sustentabilidade e inovação na sua região de influência. Na prossecução desta sua missão a Agência MédioTejo21 conta os seguintes associados municipais: Câmara Municipal de Abrantes Câmara Municipal de Alcanena Câmara Municipal de Constância Câmara Municipal de Entroncamento Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere Câmara Municipal de Mação Câmara Municipal de Oleiros Câmara Municipal de Ourém Câmara Municipal de Proença-a-Nova Câmara Municipal de Sardoal Câmara Municipal de Sertã Câmara Municipal de Tomar Câmara Municipal de Torres Novas Câmara Municipal de Vila de Rei Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

A sustentabilidade energética e climática é o desígnio estratégico que orienta a ação da Agência MédioTejo21 e na prossecução dessa sua missão apoia os Municípios seus associados. Como será do seu conhecimento foi publicado no órgão de Comunicação social Jornal Torrejano um artigo com o título, “Eficiência energética das piscinas: Pedro Ferreira diz-se disponível para recurso à Judiciária”. Atendendo a que lamentavelmente e sem razão evidente, não é identificada no supracitado artigo a pessoa que o escreve, dirigimo-nos a V. Exª como responsável do Jornal Torrejano.

Assim, cumpre-nos assinalar os seguintes factos:

1) O artigo em questão assinala e citamos “Decorre neste momento um concurso com vista à empreitada de eficiência energética das piscinas municipais de Torres Novas e uma das empresas enviou uma carta à Câmara a insinuar alegadas práticas de corrupção no âmbito do processo, por parte de outros.”

Facto nº 1- A MédioTejo21 não participa nem como adjudicatária nem como entidade adjudicante no mencionado concurso;

2) O artigo em questão assinala e citamos “Helena Pinto, vereadora do Bloco, questionou o presidente sobre o que pretendia fazer em função de uma carta enviada por um dos concorrentes, alegando práticas de corrupção associadas a empresas que são projetistas e que, indiretamente, fornecem os produtos indicados pelos projetos que elaboram.”

Facto nº 2- A MédioTejo21 não é uma empresa- é uma associação sem fins lucrativos; Facto nº 3- A MédioTejo21 não desenvolve atividade como projetista;  Facto nº 4- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de produtos;

 

3) O artigo em questão assinala e citamos “Na referida carta um concorrente faz acusações muito graves sobre o projetista, que segundo a referida carta tem interesse direto na venda de materiais que o projeto indica. Podemos estar perante uma situação de corrupção com implicações várias.”

Facto nº 3- A MédioTejo21 não desenvolve atividade como projetista; Facto nº 4- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de produtos; Facto nº 5- A MédioTejo21 não comercializa qualquer tipo de materiais; Observação - A MédioTejo21 desconhece qualquer tipo de situação de corrupção, associada a este ou outro processo concursal, a decorrer em qualquer um dos seus Municípios associados;

 4) O artigo em questão assinala e citamos “O assunto tem outras ligações, nomeadamente à Agência MédioTejo21, uma empresa formada por municípios da região, e que também intervém nos processos relativos aos projetos de eficiência energética, antes de serem lançados os concursos. Facto nº 2- A MédioTejo21 não é uma empresa- é uma associação sem fins lucrativos; Observação – A indicação de que o assunto tem “outras ligações” sem que estas sejam explicitadas configura claramente uma situação de difamação na medida em que se induz um juízo ofensivo da integridade profissional desta agência, dos profissionais que nela trabalhem e em última análise dos órgãos que a dirigem. A MédioTejo21 não pode tolerar que sobre ela recaiam semelhantes atos difamatórios nomeadamente: i) por não serem apresentados quaisquer factos que fundamentem o que é escrito no artigo ii) não ter sido em qualquer momento contactada por qualquer elemento do Jornal Torrejano com pedido de entrevista, pedido de informação ou contraditório, como as boas praticas do jornalismo aconselham.

 Manifestamos assim o nosso profundo descontentamento face à forma como o artigo supracitado refere a MédioTejo21, repudiando veementemente as insinuações que nele se lançam, completamente despojadas quer de fundamentação quer de prova. São proferidas palavras difamatórias que entendemos trazerem prejuízos graves – e quantificáveis – à reputação da MédioTejo21 enquanto entidade de referência nos seus domínios de atuação – a saber, a sustentabilidade energética e climática da Região.

Abrantes, 29 de janeiro de 2021

Jacinto Manuel Lopes Cristas Flores,Presidente do Conselho de Administração MédioTejo21

 N.D. Há aqui um ligeiro equívoco: o assunto objecto deste “direito de resposta” foi um dos pontos da ordem de trabalhos de uma reunião pública da Câmara de Torres Novas. Os esclarecimentos aqui prestados pela Agência Médio Tejo 21 dizem respeito a considerações constantes da intervenção da vereadora do Bloco de Esquerda, que são devidamente assinaladas, quer citadas directamente quer pelo contexto, e que o jornal se limitou a relatar, como é sua obrigação, sendo o artigo exclusivamente a descrição do que foi dito. A breve referência à Agência, no final, referindo as suas ligações ao processo, deve-se a isso mesmo: a uma peça do processo, que é um documento da Agência que, ele próprio, faz uma interpretação de alguns aspectos do contencioso, mas referência essa, aliás, sem mais qualquer comentário, atendendo à falta de espaço da edição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos