• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 37° / 19°
Céu limpo
Qua.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PS acaba com farmácia de Alcorochel

Sociedade  »  2019-10-15 

Parecer positivo dá luz verde a deslocalização

Com parecer positivo ao pedido de deslocalização da farmácia de Alcorochel para a cidade de Torres Novas, onde já existem sete farmácias, a maioria socialista põe fim a uma das mais antigas farmácias do concelho. A oposição BE e PSD votou contra.

Era um dos assuntos polémicos da reunião pública do executivo municipal torrejano do dia 15 de Outubro: o proprietário da farmácia de Alcorochel pedia à câmara um parecer (que teria carácter vinculativo) com o fim de deslocalizar o estabelecimento para a cidade de Torres Novas, para o edifício Beira Rio.

O tema mobilizou mesmo os proprietários de farmácias estabelecidos na cidade, já que a vinda de mais um estabelecimento iria causar algum desconforto dado que o sector, depois da liberalização e da abertura das parafarmácias em grandes superfícies comerciais, se encontra saturado.

Mas mobilizou-os porque todos eles tinham pedido, há alguns meses, uma reunião a Pedro Ferreira, presidente da câmara, em que o autarca assegurou que não viabilizaria mais nenhuma farmácia na cidade.

Este quadro não demoveu a maioria socialista, nem o facto de a população de Alcorochel e terras vizinhas vir a ficar sem uma farmácia com décadas de existência, isto depois do encerramento de outras farmácias nas zonas “rurais”, como a da Lamarosa e da deslocalização da farmácia da Meia Via também para a cidade de Torres Novas.

A portaria que rege a instalação ou transferência de farmácias exige que entre duas farmácias exista a distância mínima de 350 metros, contados em linha recta, ficando esta nova farmácia a escassos 500 metros da farmácia Palmeira, situada no edifício perto do Intermarché e a 580 da farmácia Higiene, no largo da Botica.

Mas este processo é polémico por outra razão: uma das farmácias instaladas na cidade, a farmácia Central, tinha um pedido de deslocalização para aquele local próximo do beira Rio há mais tempo que o pedido apresentado pela farmácia de Alcorochel. Este foi resolvido rapidamente, enquanto que o pedido da farmácia Central ficou pendurado já que o seu proprietário, que alegadamente tinha o negócio de um  espaço também próximo do Beira Rio apalavrado, foi confrontado com a aquisição  pela farmácia de Alcorochel, do espaço que vai ocupar, inviabilizando assim a instalação da sua farmácia naquele local.

Mas, na verdade, a situação mais surpreendente para os proprietários presentes na reunião de ontem, terça-feira, foi o facto de Pedro Ferreira ter faltado ao que se havia comprometido na referida reunião pedida pelos farmacêuticos já instalados.

O assunto mereceu aceso debate, com a oposição, pela voz de Helena Pinto, a defender que a instalação de estabelecimentos deste tipo deve ter em conta o bom senso e uma ideia de planeamento do território, enquanto os socialistas defendiam que iriam aprovar um parecer positivo porque não era ilegal. João Quaresma, do PSD, alinhou pela oposição nos argumentos contra a deslocalização da farmácia, mas de nada valeu. Cinco votos a favor, dos socialistas, aprovaram o parecer, com dois contra do BE e do PSD.

No concelho de Torres Novas, que tem o maior rácio farmácias/população da região, existem neste momento 11 farmácias: 7 na cidade, uma em Riachos, uma em Soudos, outra em Casais da Igreja (freguesia de Assentis) e a que, em princípio, vai sair de Alcorochel.
Para compôr o ramalhete, resta saber, agora, onde vai ser instalada a nova Unidade de Saúde Familiar prevista para a cidade de Torres Novas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-10  Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais
»  2020-07-08  Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS
»  2020-07-11  “Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT