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Ribatejo foi outra vez fintado

Sociedade  »  2019-01-30 

Lobby de Abrantes impõe ponte, Chamusca e A13 ficam para trás

A auto-estrada A13, que visa ligar a Marateca a Coimbra e também unir o Ribatejo pelo seu interior, está há anos parada às portas de Almeirim enquanto não há a nova ponte junto à Chamusca para ligar a via ao nó da Atalaia. No entanto, o Plano Nacional de Investimentos não se esqueceu de uma nova ponte perto de Abrantes para ligação do IC 9.

 O Plano Nacional de Investimentos (PNI) anunciado pelo Governo com pompa e circunstância e que inclui um enorme pacote de obras públicas estruturantes para o país, centra-se sobretudo nas duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e são poucos os casos de equipamentos significativos previsto para o interior.

No capítulo da rede viária fundamental, há muito que o Ribatejo espera pela conclusão do troço da A13 entra Almeirim e o nó da Atalaia, dependente da construção de uma nova ponte sobre o Tejo na zona da Chamusca ou mais adiante. Se, por um lado, a referida obra iria acabar com o isolamento das vilas de Chamusca e Alpiarça, por outro acabaria por libertá-las do infernal trânsito que diariamente atravessa os seus núcleos urbanos

 A nova ponte sobre o Tejo, que iria permitir solucionar também, em parte, o estrangulamento da velha ponte da Chamusca, parece ser, por conseguinte, uma necessidade estrutural da região do Ribatejo e do país, como elemento necessário à concretização da A13, uma via interior absolutamente fundamental.

 Com é costume, as prioridades para obras a integrar o PNI foram “consertadas” pelas capelinhas das comunidades urbanas (conforme o JT noticiou), onde os lobbys e os espertos, borrifando-se para o interesse das regiões e do país, puxam a brasa à sua sardinha.

 A nova ponte sobre o Tejo e a conclusão da A13 podem continuar esperar, já que foi considerado mais urgente a construção de uma ponte perto de Abrantes para ligar o troço da A23 ao IC 9, medida que, como já veio dizer a presidente da câmara de Abrantes, vai contribuir para a “competitividade territorial” daquilo que chamam o “Médio Tejo”.

 

 

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