• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Hospitais do CHMT reforçam actividade assistencial

Sociedade  »  2022-09-11 

 


Os profissionais de saúde do CHMT responderam a 99.306 episódios de urgência no acumulado dos oito primeiros meses do ano, um marco histórico que se traduz num crescimento de 35% (ou mais 25.501 episódios, em valor absoluto) face ao período homólogo de 2021, e revela um aumento de um por cento acima do valor registado em 2019, ano de referência assistencial do Serviço Nacional de Saúde, diz nota de imprensa do cento hospitalar.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) – composto pelas Unidades de Torres Novas, Abrantes e Tomar – reforçou de forma muito expressiva a sua atividade assistencial à população no acumulado dos oito primeiros meses do ano.

Os três hospitais do CHMT registaram resultados recorde na resposta prestada aos utentes à dos 14 concelhos da sua área de influência – acima dos valores registados em 2019, ano de referência do Serviço Nacional de Saúde em contexto pré-pandemia – no número de episódios de urgência atendidos, no número de cirurgias urgentes praticadas, e nos meios complementares de diagnóstico que foram efetuados nos oito primeiros meses do ano na instituição.

Até 31 de agosto, os profissionais de saúde responderam a 99.306 episódios de urgência – um aumento de 35% face ao período homólogo de 2021, e um por cento acima dos níveis recorde registados em 2019.

A recuperação da atividade cirúrgica foi uma das prioridades assumidas pelo CHMT em 2022, depois de dois anos de combate à pandemia que comprometeram esta resposta. Até 31 de agosto de 2022, foram realizadas no CHMT mais 1385 cirurgias do que no período homólogo de 2021, num total de 5.993 atos cirúrgicos, expressando um crescimento de 30% face ao mesmo período do ano passado. Deste total de cirurgias, há a destacar 982 cirurgias urgentes executadas no CHMT – um resultado que representa um aumento de 13% face ao período homólogo de 2021 e 3% acima das cirurgias realizadas em 2019, ano de referência assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Foi dada uma resposta sem precedentes no que diz respeito à realização de meios complementares de diagnóstico – foram realizados 1.764.530 exames, mais 234.683 do que no igual período do ano passado. Neste domínio há, também, um aumento expressivo de 14% face ao período pré-pandemia de 2019.

Na valência da Consulta Externa, até 31 de agosto foram realizadas um total de 117.717 consultas, um número que revela um aumento de sete por cento face ao mesmo período de 2021. O crescimento da atividade assistencial é mais expressivo nas primeiras consultas: foram realizadas 45.338 primeiras consultas, um crescimento de 15% face ao período homólogo de 2021. Já as consultas domiciliárias cresceram 11% homólogos, e realizaram-se 21.419 sessões de “Hospital de Dia” nas três unidades do CHMT – mais 16% do que nos primeiros oito meses de 2021.

A COVID-19 manteve-se muito presente nas três unidades hospitalares do CHMT. No acumulado dos oito meses do ano, passaram pelo internamento dedicado à COVID do CHMT 1142 utentes, dos quais 6,5% precisaram de cuidados de saúde altamente diferenciados prestados na Unidade de Cuidados Intensivos da instituição. O tempo médio de internamento em enfermaria foi 17,7 dias e há a lamentar o falecimento de 254 doentes, dois terços dos quais nas faixas etárias entre os 80 e os 99 anos.

Assinalou-se uma redução acentuada de doentes internados com COVID-19 entre 22 de agosto e 3 de setembro, com apenas cinco utentes a receberem cuidados de saúde. Esta semana, o valor já duplicou, para uma média de dez utentes internados. Estes valores comparam com o pico de internamentos COVID-19 de 2022, que ocorreu nas primeiras duas semanas de junho, com uma média semanal de 54 doentes internados.

“O CHMT enfrenta a reta final de 2022, um ano muito desafiante para o Serviço Nacional de Saúde, com um balanço assistencial à população do Médio Tejo que deve orgulhar todos – os utentes, que receberam mais cuidados de saúde, e os profissionais de saúde, de todas as categorias profissionais, que responderam à chamada da saúde pública, apesar do cansaço acumulado da pandemia”, considera Casimiro Ramos, presidente do conselho de administração do CHMT. O responsável acrescenta: “Sabemos que o Inverno não vai aliviar a pressão do Serviço Nacional de Saúde, e que a pandemia dificilmente nos dará tréguas, mas estamos preparados e temos que lembrar que nunca o CHMT fechou o seu serviço de urgência básica, cirúrgica ou pediátrica à população, fruto da dedicação e empenho dos nossos profissionais.”


 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA