• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 10 Julho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 40° / 22°
Céu limpo
Dom.
 37° / 19°
Períodos nublados
Sáb.
 39° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  34° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Riachos: As Aventuras de Tartan

Sociedade  »  2018-06-23 

O que a princípio pareceu um roubo, afinal, não passou de um mal-entendido. No primeiro fim-de-semana de Junho, as pistas de tartan que estavam instaladas junto ao pavilhão gimnodesportivo, em Riachos, foram carregadas para Torres Novas por pessoas alegadamente ligadas à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta. Alguém registou aquele momento em fotografias e apressou-se a publicá-las nas redes sociais, o que gerou, como é evidente, acesa discussão. Quem seriam os carapaus de corrida, era caso para dizer, que estariam a gamar as pistas?

João António, presidente da colectividade torrejana, reconhece que o processo não foi conduzido da melhor forma, uma vez que o nem o Clube Atlético Riachense, a quem a pista foi doada há cerca de 15 anos pela Associação de Atletismo de Santarém (AAS), nem a junta de freguesia, foram previamente informados, mas garante que não houve má fé. Ter-se-á tratado, por conseguinte, de um simples problema de agenda da AAS e dos clubes.
A verdade verdadinha é que alegados dirigentes da AAS terão pedido à UDR Zona Alta que fizesse o favor de levantar a pista e a transportasse para o estádio municipal de Torres Novas, uma vez que o equipamento não tem tido uso desde que o CA Riachense ficou sem atletismo.

De acordo com o mesmo dirigente torrejano, houve antes uma conversa informal com a vereadora Elvira Sequeira (hélas!) e com o responsável técnico do desporto da autarquia, André Sousa (hélas!), “que disponibilizaram as instalações do estádio para receber as pistas de tartan” onde estão, ainda, enroladas. Os donos do estádio disseram que sim e as pistas lá foram trasladadas, apesar de algo atarantadas com os safanões. “A única falha foi não termos avisado o clube nem a junta de freguesia, mas já nos reunimos todos e está tudo sanado”, afirmou. Nada como a amizade e o diálogo são para sanar problemas com pistas desavindas.

A mini-pista de tartan, que são afinal dois corredores com cerca de 60 metros de comprimento, serão em princípio colocadas no estádio municipal dr. António Alves Vieira, e destinam-se aos clubes da terra, UDR Zona Alta, NS Torres Novas e triatlo do clube de natação. A decisão está nas mãos da câmara municipal, embora informalmente tivesse sido tudo tratado na melhor conveniência e sã convivência.

A pista de tartan, recorde-se, foi cedida pela AAS ao Clube Atlético Riachense numa altura em que houve um investimento a nível nacional por parte da Federação de Atletismo de Portugal. Os pedaços que foram sobrando em cada instalação acabaram por ter como destino associações distritais que, por sua vez, cederam a clubes seus filiados.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)


Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor »  2020-07-02 

“Chegou ao conhecimento do BE que, na rua de São José, em Riachos, está a decorrer uma obra que aparentemente não tem licença de construção. Desloquei-me ao local e verifiquei que, por um lado, a obra está em adiantado estado de execução e por outro, que o aviso camarário está em estado avançado de degradação, impossibilitando o acesso às informações nele constantes, como se pode comprovar pelas fotografias.
(ler mais...)


Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande »  2020-06-28 

Morreu na madrugada de hoje, domingo, na sua casa de Lapas, Manuel Piranga Faria, uma das personalidades marcantes da comunidade torrejana das últimas décadas.

Nascido em Lapas em 29 de Julho de 1932, desde muito jovem enveredou pela participação cívica, integrando a acção social e cultural católica junto da juventude trabalhadora por via da militância na JOC e na LOC (Liga Operária Católica).
(ler mais...)


Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa »  2020-06-25 

O Tribunal Central Administrativo do Sul, sediado em Évora, deu provimento, por sentença de 18 de Junho, ao recurso do IAPMEI sobre a providência cautelar apresentada pela Fabrióleo no Tribunal Administrativo de Leiria, o que, na prática, mantém a ordem de encerramento da empresa.
(ler mais...)


Caldeirão: obra está no início mas já tem 45 mil de custos a mais »  2020-06-24 

A denúncia é do vereador João Quaresma, do PSD, e foi feita após a reunião do executivo municipal torrejano de ontem, dia 23. Os factos: a obra de requalificação da antiga central do Caldeirão está praticamente no seu início e já se descobriram 45 mil euros de trabalhos a mais a pagar pelo erário público.
(ler mais...)


Maioria socialista decidiu alterar quadro e criar vários cargos de chefia »  2020-06-23 

“Justifica-se que a acompanhar a proposta, viesse um documentos subscrito pelo presidente da câmara e vereadores com pelouros atribuídos, o que não aconteceu” – disse o vereador do PSD, João Quaresma, na reunião do executivo municipal do passado dia 2 de Junho, perante uma proposta da maioria socialista de alteração do organograma dos serviços municipais e de alteração do quadro do pessoal.
(ler mais...)


Assembleia Municipal: Manuel Carvalho "passa-se" com Luís Silva »  2020-06-23 

Um dos melhores bocados da Assembleia Municipal de Torres Novas, realizada no sábado, estava guardado para o fim, e envolveu Manuel Carvalho Júnior, presidente da Junta das freguesias de Brogueira, Alcorochel e Parceiros da Igreja, e Luís Silva, vice-presidente da câmara e chefe dos socialistas locais.
(ler mais...)


Encontro da ADPTN salienta importância da protecção da natureza no Paul do Boquilobo »  2020-06-23 

Os 40 anos da Reserva Natural do Paul do Boquilobo foram o mote para o encontro de solstício de verão da Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN), realizado no passado dia 21, no Largo do Paço.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-02  Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor
»  2020-06-23  Assembleia Municipal: Manuel Carvalho "passa-se" com Luís Silva
»  2020-06-28  Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande
»  2020-07-03  António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!”
»  2020-06-25  Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa