• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 19 de Julho de 2018
Pesquisar...
Dom.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 15°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Riachos: As Aventuras de Tartan

Sociedade  »  2018-06-23 

O que a princípio pareceu um roubo, afinal, não passou de um mal-entendido. No primeiro fim-de-semana de Junho, as pistas de tartan que estavam instaladas junto ao pavilhão gimnodesportivo, em Riachos, foram carregadas para Torres Novas por pessoas alegadamente ligadas à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta. Alguém registou aquele momento em fotografias e apressou-se a publicá-las nas redes sociais, o que gerou, como é evidente, acesa discussão. Quem seriam os carapaus de corrida, era caso para dizer, que estariam a gamar as pistas?

João António, presidente da colectividade torrejana, reconhece que o processo não foi conduzido da melhor forma, uma vez que o nem o Clube Atlético Riachense, a quem a pista foi doada há cerca de 15 anos pela Associação de Atletismo de Santarém (AAS), nem a junta de freguesia, foram previamente informados, mas garante que não houve má fé. Ter-se-á tratado, por conseguinte, de um simples problema de agenda da AAS e dos clubes.
A verdade verdadinha é que alegados dirigentes da AAS terão pedido à UDR Zona Alta que fizesse o favor de levantar a pista e a transportasse para o estádio municipal de Torres Novas, uma vez que o equipamento não tem tido uso desde que o CA Riachense ficou sem atletismo.

De acordo com o mesmo dirigente torrejano, houve antes uma conversa informal com a vereadora Elvira Sequeira (hélas!) e com o responsável técnico do desporto da autarquia, André Sousa (hélas!), “que disponibilizaram as instalações do estádio para receber as pistas de tartan” onde estão, ainda, enroladas. Os donos do estádio disseram que sim e as pistas lá foram trasladadas, apesar de algo atarantadas com os safanões. “A única falha foi não termos avisado o clube nem a junta de freguesia, mas já nos reunimos todos e está tudo sanado”, afirmou. Nada como a amizade e o diálogo são para sanar problemas com pistas desavindas.

A mini-pista de tartan, que são afinal dois corredores com cerca de 60 metros de comprimento, serão em princípio colocadas no estádio municipal dr. António Alves Vieira, e destinam-se aos clubes da terra, UDR Zona Alta, NS Torres Novas e triatlo do clube de natação. A decisão está nas mãos da câmara municipal, embora informalmente tivesse sido tudo tratado na melhor conveniência e sã convivência.

A pista de tartan, recorde-se, foi cedida pela AAS ao Clube Atlético Riachense numa altura em que houve um investimento a nível nacional por parte da Federação de Atletismo de Portugal. Os pedaços que foram sobrando em cada instalação acabaram por ter como destino associações distritais que, por sua vez, cederam a clubes seus filiados.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: reparação da estrada de Minde vai custar mais de 270 mil euros »  2018-07-19 

As obras de requalificação da Estrada de Minde - Serra de Santo António já foram entregues a uma empresa e vão custar ao município 266 mil euros mais o IVA, informa a autarquia em comunicado.

A empreitada da estrada que liga Minde e a Serra de Santo António contempla a reparação de abatimentos e a repavimentação betuminosa de toda a extensão da estrada.
(ler mais...)


Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas »  2018-07-19 

A Comissão Política Concelhia de Torres Novas do PSD lançou uma campanha em que alerta para o mau estado de conservação de algumas estradas do concelho, e colocou quatro outdoors na rua a assinalar isso mesmo.
“Esta campanha pretende evidenciar a falta de capacidade que o executivo (de maioria) socialista da câmara municipal de Torres Novas apresenta, para com os meios próprios municipais e com o orçamento corrente, resolver problemas básicos do concelho”, lê-se numa nota de imprensa.
(ler mais...)


Concelho tem mais uma »  2018-07-17 

Desde hoje, dia 18 de Julho, Torres Novas tem mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: trata-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)


A23: valor das portagens pode baixar mas apenas para camiões e veículos de mercadorias »  2018-07-03 

O valor das portagens na A23 pode vir a ser reduzido mas apenas para veículos pesados e de mercadorias, anunciou recentemente João Paulo Catarino, Presidente da Unidade de Missão de Valorização do Interior, um dos intervenientes do debate sobre "Os desafios da interioridade", que decorreu em Abrantes durante uma feira empresarial.
(ler mais...)


Triatlo: Ricardo Batista, “bronze” na Holanda »  2018-07-02 

Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO realizada na cidade de Holten, na Holanda, no sábado, 30 de Junho, ao serviço da selecção nacional de Triatlo em juniores. “Mais um resultado brilhante para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e também para o triatlo português”, regista o clube em nota de imprensa.
(ler mais...)


Fausto: o génio vem sábado ao Virgínia »  2018-06-26 

Fausto Bordalo Dias, um dos mais geniais músicos e compositores da música portuguesa das últimas décadas, vem ao Teatro Virgínia no dia 30 de Junho, sábado, para apresentar “Trilogia”, uma espécie de síntese dos três grandes discos que o cantautor produziu sob a temática das viagens marítimas portuguesas e da expansão.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-07-17  Concelho tem mais uma
»  2018-07-14  Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão
»  2018-07-19  Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas