• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 20 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 25° / 16°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  25° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Hospital: regressam rumores sobre a saída da Pediatria para Abrantes

Sociedade  »  2020-06-14 

A gradual desqualificação do Hospital Rainha Santa Isabel (HRSI), de Torres Novas, volta a estar na ordem do dia e agora com um assunto que será determinante para a sua continuidade enquanto unidade hospitalar do CHMT a par das unidades de Abrantes e Tomar: a saída da urgência da Pediatria, a jóia da coroa do HRSI, de Torres Novas para Abrantes.

O assunto já roda nas chamadas redes sociais e o “diz que diz” é muitas vezes inimigo da realidade, mas quando o histórico e prestigiado antigo director da Pediatria de Torres Novas lança publicamente o aviso, é sinal de que alguma coisa se está a mover: “A Pediatria em Torres Novas só sobreviverá se tiver apoio de especialidades importantes como a anestesiologia e a ginecologia/ obstetrícia. É altura, como tem acontecido em Tomar e Abrantes, de os torrejanos serem mais bairristas no bom sentido da palavra. A única forma de valorizar esta unidade é criar o pólo materno-infantil com uma importante zona de influência. Não tenhamos dúvidas”. Foi desta forma que Aníbal Teixeira, pessoa algo reservada e que não fala por falar, se referiu à possibilidade da saída da Pediatria do CHMT de Torres Novas para o hospital de Abrantes.

É uma verdade que, a continuarem as coisas como estão, a maternidade em Abrantes não tem futuro. Os alarmes soaram com os dados demográficos e estatísticos conhecidos ultimamente, que ditam um acentuado decréscimo da população no concelho de Abrantes e limítrofes, e números de natalidade que ficam aquém dos de Torres Novas/Entroncamento/Alcanena. Em Torres Novas nascem mais bebés, e verificou-se que, com a estadia temporária da maternidade em Torres Novas, o número de partos da maternidade terá sido superior aos verificados quando ela se encontra em Abrantes. É um dado público que no mês de Abril realizaram-se em Torres Novas cerca de 70 partos a mais do que em Abrantes no mês homólogo do anopassado. Algumas mulheres que optariam por Leiria ou mesmo Coimbra, como acontece vulgarmente, neste contexto parecem ter escolhido ter os filhos em Torres Novas, enquanto aqui esteve a unidade de partos.

Neste cenário, e tendo em conta travar a crescente irrelevância da unidade de partos em Abrantes (a partir de um certo número de partos não pode funcionar), a estratégia será densificar os sectores médicos de apoio à maternidade, mantendo ou aumentando as especialidades associadas. A mudança da urgência pediátrica, de Torres Novas para Abrantes, seria uma manobra indispensável. Nesse sentido, terá sido pedido, por um director de serviços do CHMT, de Abrantes, um parecer à Ordem dos Médicos no sentido de esta agremiação se pronunciar sobre se existem condições para a manutenção da Pediatria no Hospital de Torres Novas. Ora, um parecer desta natureza e neste contexto, não é pedido só para passar o tempo.

HRSI: o parente pobre do CHMT

A verdade é que o Hospital Rainha Santa Isabel, de Torres Novas, parece arredado das decisões estratégicas que visam reforçar as unidades de Abrantes e Tomar. Em Torres Novas, nem para a tinta há dinheiro, mas isso seria irrelevante ao pé de outros sinais. Ainda há poucos meses o hospital de Tomar foi presenteado com um aparelho de TAC. Assim, só o hospital de Torres Novas não possui essa tecnologia, o que motivou uma posição política do PCP.  Os comunistas, através da Comissão Concelhia de Torres Novas do Partido Comunista Português, dirigiram há dias uma carta ao conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo reivindicando a aquisição e instalação de um equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Torres Novas, sublinhando os ganhos em comodidade e saúde para os utentes que tal representaria e recordando “que dos três hospitais do CHMT, apenas o de Torres Novas não dispõe daquela valência”.

Também há poucos dias, teve significado político a visita oficial da presidente da câmara de Tomar à unidade da cidade do Nabão, ouvindo por parte da administração do CHMT a vontade inequívoca de melhorar as valências daquele hospital. “O Serviço de Patologia Clínica [em Tomar], do Centro Hospitalar do Médio Tejo, é um dos mais capacitados do país”, referiu na oportunidade o presidente do conselho de administração do CHMT, falando da importância estratégica daquel serviço sedeado no Hospital de Nossa Senhora da Graça, em Tomar.

De resto, o CHMT foi agraciado há dias com a medalha de mérito municipal pelo Município de Abrantes, no dia da cidade, uma distinção justificada por Jorge Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, como “reconhecimento, orgulho e agradecimento para com o Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital de Abrantes, e para com todos os seus profissionais, nas mais diversas actividades.”

O JT contactou a assessoria de imprensa do CHMT para que confirmasse o pedido de parecer sobre a manutenção da Pediatria em Torres Novas, mas ainda não obteve resposta.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada