• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 20 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 25° / 16°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  25° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caldeirão: obra está no início mas já tem 45 mil de custos a mais

Sociedade  »  2020-06-24 

É o vereador do PSD que denuncia o escândalo

A denúncia é do vereador João Quaresma, do PSD, e foi feita após a reunião do executivo municipal torrejano de ontem, dia 23. Os factos: a obra de requalificação da antiga central do Caldeirão está praticamente no seu início e já se descobriram 45 mil euros de trabalhos a mais a pagar pelo erário público. Constatação: é inexplicável.

O vereador social-democrata recorda que está “em causa uma das obras mais emblemáticas do actual executivo PS, cujo início de execução é muito recente e que pouco depois do seu inicio dá logo azo a que se perceba a existência de erros e omissões na elaboração do processo de execução no que concerne ao reforço estrutural na cobertura e nas fundações de paredes e muros e do mapa de quantidades”.

“Ainda agora se iniciaram os trabalhos e já se descobriram trabalhos complementares que importam para o Município um acréscimo de custos de €45.851,32, acrescido de IVA.”, denuncia o vereador. João Quaresma diz que a informação dos serviços, a estrutura do Torres Novas+, “é pouco fundamentada, nem sequer explica se os erros e omissões resultam de uma qualquer negligência na elaboração do projecto, se resultado da verificação das reais condições em obra”. Quer dizer Quaresma que aparecem para já 45 mil euros a mais e não há qualquer explicação ou justificação clara para o facto.

O mais grave, para o vereador do PSD, é que não há, por parte da maioria socialista que gere a câmara, qualquer vontade de esclarecer a situação. “Para mais, nenhuma referência quanto ao apuramento de responsabilidades. Fica-se assim sem saber ou perceber se os erros resultam da deficiente elaboração do projecto de execução, se da equipa técnica dos serviços que não deu com tais erros ou omissões, se do empreiteiro que na fase do concurso público não os detectou. O que é certo é que os custos inerentes a tais erros recaem sobre o erário público”, conclui João Quaresma.

O assunto já tinha sido levantado anteriormente por Helena Pinto, em sede de apresentação do projecto: a vereadora bloquista tinha chamado a atenção para várias incongruências e aspectos mal explicados. João Quaresma junta-se agora à vereadora do Bloco de Esquerda na denúncia de mais um caso que fica por explicar dos vários no ãmbito das obras integrantes do PEDU.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada