• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 17 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 25° / 13°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rio Almonda: acesso público à nascente foi delimitado

Sociedade  »  2023-04-30 

O acesso público ao rio Almonda, próximo da nascente e da represa fabril ali construída em 1940, foi delimitado há dias após marcação de propriedade de António Correia e Natércia Torrinha, contígua ao rio.

Recorde-se que o acesso à nascente do rio Almonda faz-se através da estrada pública da povoação de Moinho da Fonte, na freguesia de Pedrógão, até ao largo onde se situa a antiga casa de José Torrinha. A partir daí, segue-se por uma serventia situada entre construções, de um lado algumas casas em ruínas pertencentes à empresa Renova, do outro a propriedade de Natércia Torrinha e António Correia.

A delimitação de propriedade de António Correia, com a implantação de marcos nos locais condizentes com os limites fixados nos serviços cadastrais, veio confirmar que a serventia que hoje continua a dar acesso à zona da nascente e sobretudo à margem do rio logo abaixo da represa, se encontra toda na sua propriedade. No entanto, António Correia garantiu ao JT que vai dar direito de serventia a toda a gente que queira aceder à margem do rio contígua à sua propriedade, como acontece há séculos com os anteriores proprietários e como decorre do direito consuetudinário.

Curiosamente, a empresa Renova está neste momento também a realizar trabalhos de implantação de um passadiço privado, no interior da fábrica, que parece vir a possibilitar que os visitantes da fábrica, seguindo esse passadiço, possam ver a nascente do rio Almonda (ou melhor, a represa, já que a nascente está inundada pela represa) a partir do interior da fábrica.

Recorde-se ainda que em Julho passado a assembleia municipal de Torres Novas aprovou, por unanimidade, uma recomendação à Câmara Municipal de Torres Novas, no sentido de autarquia repavimentar o piso da estrada pública de Moinho da Fonte até ao largo, que está em muito mau estado, e que tratasse com a Renova forma de retirar a rede metálica que envolve a represa, substituindo essa rede por uma estrutura menos intrusiva e ostensiva, mantendo os avisos de proibição de banhos, possíveis na zona do rio abaixo da represa onde existe até uma pequena piscina.

Até ao momento, a Câmara não cumpriu nenhuma das recomendações da Câmara Municipal, isto mesmo depois de a APA ter vindo esclarecer a Assembleia Municipal de Torres Novas que a rede de metálica colocada junto à represa não tem qualquer autorização daquela entidade governamental.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA