• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Impotência institucional - carlos paiva

Sociedade  »  2021-05-10 

Segundo noticia a TSF, a Agência Portuguesa do Ambiente multou a Fabrióleo em 400 mil euros e ordenou a demolição de várias edificações ilegais, incluindo uma ETAR, presentes naquela unidade industrial. A TSF procura quem por excelência deveria saber tudo sobre o tema e encontra Pedal Frenético. Este acontecimento operou milagres na sinusite do executivo camarário que, no final de contas, conhece bem o cheiro pestilento desde há muitos anos. P.F. aproveita a oportunidade para clamar por ajuda do governo central para a resolução da situação. Nada é dito sobre a organização de defesa do ambiente que tem lutado sem descanso contra esta passividade abjecta perante um crime grave e perfeitamente conhecedora da realidade no terreno. Ficou esquecida.
Aconselho vivamente a ler/ouvir, é daqueles momentos raríssimos em que P.F. admite saber de alguma coisa. Tem tanto de histórico como de estranho. Como os tree huggers do BASTA não andam atrás de uma reeleição, não andam em campanha, não gozam das conexões que o partido proporciona, não estão alinhados com o governo central, só querem saber do ambiente, da natureza, da saúde e bem-estar das pessoas, são irrelevantes portanto.
SEIS ANOS depois de P.F. entender que demolir as edificações ilegais na Fabrióleo seria uma ação “demasiado radical” e declinar(!) o dever de o fazer, enaltece agora essa mesma decisão da APA. Não cumpriu com o seu dever, perdeu a oportunidade de ser assertivo e poupar SEIS ANOS de poluição altamente nefasta. Ficou SEIS ANOS sem mexer uma palha. SEIS ANOS depois, tenta facturar todo este processo só para si, enquanto deposita a responsabilidade do desenrolar da ação, que ele devia ter executado há SEIS ANOS atrás, no governo. Elliot Ness tinha nas construções ilegais a sua evasão fiscal. E declinou. Chamam-lhe política.
Mas depende muito da época e da geografia. No antigo Egipto, chamavam-lhes eunucos. Na Itália renascentista, castrati. Na Europa do século XXI, políticos. Mantem-se a característica: cantam bem, correm a escala toda para cima e para baixo com trinados lindíssimos. Quais vedetas da impotência institucional.
A mecânica da política pode ser fascinante. Senão vejamos: sem grande choque, mas com alguma urticária, instalou-se no senso comum a noção de que, quando necessárias determinadas competências, estas sejam requisitadas dentro das fileiras do partido. Cargos por nomeação política é o novo normal, sem nada de novo. Depois, há todo um processo de construção de currículo que deve ser adequado à posição (“posição” porque “função” implica fazer algo) de modo a imprimir um ar de credibilidade à coisa e não ser assim tudo à cara podre. Para este efeito, dá jeito ter uma série de instituições “em carteira”, dependentes financeiramente do município, obedientes, por onde vão circulando estes nomeados, sempre a somar itens curriculares.
Derivado à questiúncula entre ex-sócios acerca de um endereço de correio eletrónico, ficámos a saber disto (não é que fosse segredo) e também que, determinado elemento da assembleia municipal, só o é porque o município tinha um problema informático e o nomeado, supostamente, as competências para o resolver. Ouro sobre azul, efectivou-se o casório. Fez o circuito de enriquecimento de currículo e brotou um governante. A partir deste paradigma, deduzo duas coisas: não há nenhum elemento nas fileiras do PS com competências em guardar cabras. E, houve algures no tempo, uma altura em que a câmara municipal precisou de um exorcismo. Fascinante, não?

“Este acontecimento operou milagres na sinusite do executivo camarário que, no final de contas, conhece bem o cheiro pestilento desde há muitos anos.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA