• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 12 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias

Sociedade  »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”. Na prática, nada foi feito para travar a continuidade dos aterros.

A organização ambientalista diz que, também no território de Ourém, a junta de freguesia local se apropriou de terrenos baldios como se fossem seus, favorecendo os despejos de pedreiras da região, e regista a deposição de materiais perigosos como amianto.

Tudo isto em área de Reserva Ecológica Nacional, “em zona estratégica para recarga do aquífero, destruindo olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente”.

Nas entrelinhas do comunicado da QUERCUS há uma forte e justificada acusação de inércia a todas as autarquias envolvidas, quer de Ourém quer de Torres Novas, perante um tão grave atentado ecológico e total desrespeito pela legalidade.

Transcreve-se, na íntegra, o comunicado da QERCUS:

“Tem sido construído um grande aterro no prolongamento da pista de aviação do Pias Longas, no baldio do Sobral, numa área integrada em REN – Reserva Ecológica Nacional, fora do equipamento previsto no PDM de Ourém. Esta obra constitui um atentado ambiental muito grave devido à deposição de milhares de toneladas de resíduos de exploração de pedreiras do Casal Farto.

O aterro tem sido efetuado para além da área autorizada, tendo entrado centenas de metros em área da REN, em área estratégica para recarga do aquífero, destruído olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente.

Uma das pedreiras que tem despejado resíduos da exploração no prolongamento da pista do Pias Longas é a Farligthstone, com origem na pedreira “Valinho nº 2” junto do Casal Farto.

Entretanto após denúncias da Quercus ao SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR e outras entidades, o Município de Ourém embargou temporariamente as obras, contudo, as mesmas continuaram após o embargo. Também tem existido deposição ilegal de resíduos de construção e demolição, com placas de fibrocimento que contêm amianto, um resíduo perigoso para o ambiente e saúde pública, sem que a associação Pias Longas ou o dono da obra, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias tenha impedido o acesso para descarga dos resíduos.

O SEPNA da GNR confirmou a ilegalidade do aterro e remeteu auto de notícia por contraordenação para a CCDR-LVT, por se tratar de uma área integrada na REN e estar a expandir-se para o limite do concelho de Ourém com Torres Novas, onde está a provocar um a destruição da floresta mediterrânica com um enorme impacte paisagístico.  

O sítio de Pias Longas, junto da localidade do Sobral, em Ourém, onde foi construída uma pista de aviação está integrado no baldio que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias gere e alegadamente pretende apropriar como vazadouro de entulhos e resíduos da exploração de pedreiras do Casal Farto, favorecendo o interesse privado destes, assim como do Aero Club Pias Longas.

A Quercus exige o apuramento de responsabilidades sobre quem permitiu a continuação deste enorme aterro ilegal, nomeadamente da autarquia gestora do baldio e espera que não seja solicitado, nem autorizado nenhum novo pedido de exclusão da REN pela CCDR-LVT.

Ourém, 23 de julho de 2019

A Direção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – ANCN”

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT
»  2020-07-27  Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada
»  2020-07-27  Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva
»  2020-07-27  Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão