• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 26 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 16° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  15° / 5°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias

Sociedade  »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”. Na prática, nada foi feito para travar a continuidade dos aterros.

A organização ambientalista diz que, também no território de Ourém, a junta de freguesia local se apropriou de terrenos baldios como se fossem seus, favorecendo os despejos de pedreiras da região, e regista a deposição de materiais perigosos como amianto.

Tudo isto em área de Reserva Ecológica Nacional, “em zona estratégica para recarga do aquífero, destruindo olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente”.

Nas entrelinhas do comunicado da QUERCUS há uma forte e justificada acusação de inércia a todas as autarquias envolvidas, quer de Ourém quer de Torres Novas, perante um tão grave atentado ecológico e total desrespeito pela legalidade.

Transcreve-se, na íntegra, o comunicado da QERCUS:

“Tem sido construído um grande aterro no prolongamento da pista de aviação do Pias Longas, no baldio do Sobral, numa área integrada em REN – Reserva Ecológica Nacional, fora do equipamento previsto no PDM de Ourém. Esta obra constitui um atentado ambiental muito grave devido à deposição de milhares de toneladas de resíduos de exploração de pedreiras do Casal Farto.

O aterro tem sido efetuado para além da área autorizada, tendo entrado centenas de metros em área da REN, em área estratégica para recarga do aquífero, destruído olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente.

Uma das pedreiras que tem despejado resíduos da exploração no prolongamento da pista do Pias Longas é a Farligthstone, com origem na pedreira “Valinho nº 2” junto do Casal Farto.

Entretanto após denúncias da Quercus ao SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR e outras entidades, o Município de Ourém embargou temporariamente as obras, contudo, as mesmas continuaram após o embargo. Também tem existido deposição ilegal de resíduos de construção e demolição, com placas de fibrocimento que contêm amianto, um resíduo perigoso para o ambiente e saúde pública, sem que a associação Pias Longas ou o dono da obra, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias tenha impedido o acesso para descarga dos resíduos.

O SEPNA da GNR confirmou a ilegalidade do aterro e remeteu auto de notícia por contraordenação para a CCDR-LVT, por se tratar de uma área integrada na REN e estar a expandir-se para o limite do concelho de Ourém com Torres Novas, onde está a provocar um a destruição da floresta mediterrânica com um enorme impacte paisagístico.  

O sítio de Pias Longas, junto da localidade do Sobral, em Ourém, onde foi construída uma pista de aviação está integrado no baldio que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias gere e alegadamente pretende apropriar como vazadouro de entulhos e resíduos da exploração de pedreiras do Casal Farto, favorecendo o interesse privado destes, assim como do Aero Club Pias Longas.

A Quercus exige o apuramento de responsabilidades sobre quem permitiu a continuação deste enorme aterro ilegal, nomeadamente da autarquia gestora do baldio e espera que não seja solicitado, nem autorizado nenhum novo pedido de exclusão da REN pela CCDR-LVT.

Ourém, 23 de julho de 2019

A Direção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – ANCN”

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


António Alves: demolição praticamente concluída »  2020-01-23 

As antigas instalações da empresa António Alves, conhecida popularmente por “Alves das lãs”, situadas na várzea grande dos Mesiões, foram nestes dias demolidas depois de terem permanecido em ruínas durante décadas.
(ler mais...)


LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado »  2020-01-23 

Sábado, dia 25 de Janeiro, os trabalhadores do LIDL vão realizar “uma acção de denúncia e protesto pela postura da empresa e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição)” que, no dizer do sindicato, arrastam a negociação do contrato colectivo de trabalho desde 2016.
(ler mais...)


A sério: foi você que pediu um PDM? »  2020-01-19 

Na reunião de 10 de Dezembro do ano que findou, a maioria socialista na Câmara de Torres Novas aprovou a suspensão parcial do PDM num terreno às Ferrarias, fronteiro à rotunda de saída de Torres Novas, suspensão que permitirá a eventual instalação, no local, de um pavilhão da Decathlon, para comércio de roupas e material de desporto.
(ler mais...)


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua »  2020-01-13 

A pretexto de implantar um troço de ciclovia, a maioria socialista quer destruir completamente o arranjo da rua 25 de Abril e enterrar mais de 700 mil euros em 160 metros de via. O resto do concelho assiste.

A ideia de uma ciclovia para Torres Novas vinha de vez em quando à cabeça de alguns, apesar de a cidade não ter tradições alguma no uso da bicicleta (raramente se vê uma) e de a sua topografia não aconselhar tal tipo de recurso.
(ler mais...)


Vale da Serra: moradores preocupados com funcionamento da ETAR »  2020-01-09 

Os moradores de Vale da Serra, Pedrógão, estão preocupados com as águas que estão a ser bombeadas da ETAR para terrenos públicos e privados confinantes com a estação de tratamento de águas residuais.
(ler mais...)


Bombeiros: dificuldades na adesão ao voluntariado, problemas no socorro »  2020-01-09 

A primeira conclusão que se retira da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, realizada mesmo a fechar o ano, é que os torrejanos em geral e os associados da própria agremiação estão completamente alheados do seu presente e sobretudo do seu futuro: num universo de muitas centenas de sócios activos, não se compreende que numa reunião magna de prestação de contas não estejam presentes, ao menos, uma dúzia de associados que não sejam os membros dos corpos sociais, alguns elementos do comando ou bombeiros e um ou dois sócios de fora deste contexto.
(ler mais...)


Torres Novas: centro de saúde abrangido pelo plano de contingência »  2020-01-07 

O centro de saúde de Torres Novas está abrangido pelo Plano de Contingência Inverno, estando aquela unidade de saúde aberta até às 22 horas, apenas nos dias úteis, informa o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
(ler mais...)


(ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas »  2020-01-06 

Sobre o caso da devolução da percentagem do IVA cobrado, a que abaixo se faz referência, o  JT tentou esclarecer a questão junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que disse não ter acesso aos dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que demonstrem e justifiquem, não somente o cálculo do valor global em causa, mas também a própria distribuição por Município.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-01-23  António Alves: demolição praticamente concluída
»  2020-01-06  (ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas
»  2020-01-19  A sério: foi você que pediu um PDM?
»  2020-01-13  PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua
»  2020-01-02  Directora do JT, amanhã na RTP1