• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 02 Julho 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 16°
Céu limpo
Seg.
 33° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 16°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  34° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Assembleia aprova recomendação do Bloco para TUT gratuitos

Sociedade  »  2022-06-18 

A Assembleia Municipal do dia 13 de Junho aprovou, por unanimidade, uma recomendação à Câmara Municipal, proposta pelo Bloco de Esquerda, no sentido de tornar gratuitos os TUT, já a partir do próximo ano.

“Mobilidade e descarbonização, este é o grande desafio que está hoje colocado às sociedades modernas e Torres Novas não pode fugir a essa realidade. É necessário tudo fazer para desenvolver alternativas ao automóvel particular, alternativas credíveis e que, a médio prazo, retirem um considerável número de veículos particulares das nossas estradas, da cidade, da vila e das aldeias e desse modo contribuir para a descarbonização do planeta e para maior conforto das nossas comunidades urbanas”, começa por dizer a proposta do Bloco, para defender que é necessário garantir transportes públicos colectivos atractivos, confortáveis e com oferta alargada para todos: para os mais novos e para os mais velhos, para quem tem mobilidade reduzida, para quem não tem automóvel e, em última análise, para todos aqueles que, nas suas deslocações, prefiram deixar o carro em casa.

De acordo com o Relatório de Gestão Municipal para 2021, os TUT tiveram custos de 252 mil euros euros e rendimentos de cerca de 172mil euros, repartidos por 114 mil euros de bilheteira e 57 mil euros de apoios aos transportes públicos, o que significa que o Município suportou uma verba de cerca de 80 mil euros para os transportes públicos torrejanos.

O propósito da recomendação à Câmara Municipal tem por objectivo tratar, desde já, a questão da gratuitidade de modo a que ela seja contemplada no Orçamento Municipal do próximo ano, o que, tendo em consideração os custos referentes a 2021, se poderá estimar num custo orçamental de aproximadamente 200 mil euros, ou seja cerca de 120 mil euros superior ao que foi custeado pelo município em 2021, verba essa que está, perfeitamente, ao alcance das capacidades orçamentais do Município, defendem os bloquistas.

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu António Canelas, histórico dirigente comunista »  2022-06-28 

António Rodrigues Canelas, natural de São Pedro, Torres Novas, onde nasceu em 29 de Janeiro de 1931, filho de António Gonçalves e Maria Juriciana Canelas, morreu esta madrugada aos 91 anos.

Começou desde jovem a frequentar os círculos torrejanos da oposição ao regime de Salazar e foi preso logo em 1952, tinha apenas 21 anos e era torneiro mecânico nas oficinas da empresa Claras.
(ler mais...)


Entroncamento: novo colégio tem nome de Andrade Corvo »  2022-06-21 

Vai abrir no Entroncamento, quer ser “a referência de ensino da região do Entroncamento e Torres Novas, a nível da educação, bem-estar e cidadania” e tem capacidade para albergar até 280 alunos, distribuídos pelas valências de creche, ensino pré-escolar, 1.
(ler mais...)


PS, PSD, PNT e presidentes das juntas isentam RENOVA de taxas no valor de mais de 280 mil euros »  2022-06-19 

“Este ponto da agenda é feito à medida da isenção da TMU para a operação urbanística da Fábrica da Renova. Ou seja, pede-se a esta Assembleia para aprovar casuisticamente o ’Relevante interesse público Social ou Económico à operação Urbanística da Fábrica de Papel do Almonda SA.
(ler mais...)


CDU diz que a Renova despede trabalhadores de forma pouco clara »  2022-06-17 

“O interesse público não se acautela com a inexistência de contratação de trabalhadores pela própria Renova”, disse a CDU, na assembleia municipal de segunda-feira, a respeito da discussão sobre a isenção do pagamento, pela empresa, de taxas no valor de mais de 280 mil euros.
(ler mais...)


Quase mil assinaturas contra a vedação da nascente do rio Almonda »  2022-06-14 

Um grupo de jovens ligados às causas ambientais entregou na segunda-feira, na assembleia municipal de Torres Novas, um abaixo assinado que recolheu cerca de 900 assinaturas em defesa do rio Almonda e em concreto contra a vedação da nascente do rio, colocada pela empresa Renova há uns anos.
(ler mais...)


FÁTIMA: alunos da Escola de Hotelaria estagiam no estrangeiro »  2022-06-14 

 

 A formação pedagógica e profissional dos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima e da Escola profissional de Ourém, contém a duração máxima de estágios permitida, sendo por isso uma escola com integração em centenas de empresas da região, do país e do estrangeiro.
(ler mais...)


Na Rota do Almonda: uma vergonha para o concelho, uma vergonha para o país »  2022-06-04 

Por todo o interior deste país, as autarquias têm feito um esforço notável no aproveitamento paisagístico das suas linhas de água, transformando-as em zonas de lazer ou de passeio. Praias fluviais, áreas de lazer, passadiços, parques ribeirinhos, caminhos pedestres, uma variedade de soluções que têm como objectivo o aproveitamento do que, muitas vezes, não passa de pequenas ribeiras, mas em que a imaginação e o bom gosto conseguem fazer milagres.
(ler mais...)


Comunicado da CDU: médico em Alcorochel e Parceiros era propaganda enganosa de Pedro Ferreira »  2022-06-03 

“A CDU - Coligação Democrática Unitária lamenta a falta de cuidados médicos em Alcorochel e Parceiros da Igreja que deixam 600 utentes sem acesso a médico de famiília”, começa por dizer o comunicado de imprensa da CDU de Torres Novas, para recordar que, no passado dia 17 de Maio, foi feito o anúncio, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Torres Novas, citando: “Pedro Ferreira entrou de imediato em contacto com o profissional de saúde que se mostrou disponível a assumir funções de imediato.
(ler mais...)


Barquinha: The Gift no regresso da Feira do Tejo »  2022-06-01 

Os portugueses The Gift são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira do Tejo. O maior acontecimento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha está de volta, após dois anos de pausa, em virtude do cenário pandémico.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-06-21  Entroncamento: novo colégio tem nome de Andrade Corvo
»  2022-06-04  Na Rota do Almonda: uma vergonha para o concelho, uma vergonha para o país
»  2022-06-03  Comunicado da CDU: médico em Alcorochel e Parceiros era propaganda enganosa de Pedro Ferreira
»  2022-06-19  PS, PSD, PNT e presidentes das juntas isentam RENOVA de taxas no valor de mais de 280 mil euros
»  2022-06-17  CDU diz que a Renova despede trabalhadores de forma pouco clara