• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica

Sociedade  »  2020-11-22 

Morreu no domingo, dia 23, num hospital de Lisboa, Fernando Duque Simões, uma personalidade marcante da comunidade torrejana dos últimos 50 anos. Tinha 89 anos.

De família oriunda da Mata, freguesia de Chancelaria, nasceu em Torres Novas em 1931. Os pais tinham chegado à vila uns anos antes e foram morar para a rua da Levada, no prédio onde abriu depois o café Portugal. Foi o pai, funcionário do tribunal, que o obrigou a seguir os estudos no antigo Colégio Andrade Corvo, na avenida, depois de ter feito a instrução primária nas escolas então instaladas na Casa Mogo.

Acabado o antigo 5.º ano, Fernando Duque Simões foi empregado da papelaria Nuno Álvares e ajudante de escritório num armazém de vinhos, ao Lamego.

Pouco depois, com o irmão José Duque Simões, abria uma primeira loja de fotografia na rua Nuno Álvares, a “Duq”, para passados três anos, em 1951, fundar a Fótica, sempre com o irmão. À fotografia, a empresa desde sempre sediada na rua da Levada aliou a óptica, inovando nesse sector com o que mais avançado existia à época e só nas grandes cidades, expandindo a influência do negócio não só a Torres Novas mas aos concelhos em redor, onde a Fótica teve uma grande implantação como loja de referência.

Na fotografia, a Fótica foi também uma empresa inovadora, tendo sido Fernando Duque Simões o grande impulsionador da fotografia de reportagem em Torres Novas. Entre 1951 e meados da década de 80, os fotógrafos da Fótica colheram imagens de todos os acontecimentos sociais, políticos, religiosos, culturais e desportivos que se realizaram na vila.

Entretanto, Fernando Duque Simões foi surgindo ligado a outras iniciativas empresariais, entre elas a ARTA, empresa de publicidade e reclamos luminosos que chegou a ser uma das mais importantes da “província” no seu sector.

Em todos os seus empreendimentos, Fernando Duque Simões punha profissionalismo e inovação, contratando técnicos credenciados, apostando de forma arrojada no marketing quando ainda disso não se falava. A sua loja da “Fótica” foi sempre um espelho da elevada exigência estética que colocava no design de montras ou frontarias, como nos anos 50 e 60 rompia com o imobilismo geral, afixando na montra fotografias dos jogos do Torres Novas mal as partidas acabavam.

Homem dotado de um humor muito peculiar e interessado pelas coisas da cultura, foi um grande leitor e cinéfilo, tendo sido sócio do Cine-Clube nos primeiros anos de afirmação da colectividade. Nos finais dos anos 50 esteve ligado à criação do núcleo campista Raiar da Aurora, tendo sido responsável do grupo em 1958, e mais tarde continuado a sua participação associativa no Clube Campismo Torrejano.

Depois do desaparecimento do seu grande amigo de infância e juventude João José Lopes “Espanhol”, Fernando Duque Simões era o comerciante mais antigo de Torres Novas. Homem presente até ao fim, ainda no início da semana passada tinha estado na loja, como habitualmente, embora o seu estado de saúde já fosse muito débil.

Entre Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019, esteve patente no Museu Municipal de Torres Novas uma exposição cujo tema era a sua empresa, a “Fótica”, e que tinha por título “Uma aventura da fotografia em Torres Novas”, na sequência de uma importante doação que fez ao museu.  Recebera também do município a medalha de mérito municipal da economia, atribuída à “Fótica” pela sua contribuição para o desenvolvimento comercial da cidade.

Leitor interessado e amigo do JORNAL TORREJANO desde a primeira hora, Fernando Duque Simões deixa-nos uma enorme saudade.

À família, o JT envia sentida condolências.

(na foto é o segundo, com o seu amigo João Espanhol, numa imagem de juventude)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena