• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 26 Janeiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 17° / 10°
Céu nublado
Qua.
 19° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica

Sociedade  »  2020-11-22 

Morreu no domingo, dia 23, num hospital de Lisboa, Fernando Duque Simões, uma personalidade marcante da comunidade torrejana dos últimos 50 anos. Tinha 89 anos.

De família oriunda da Mata, freguesia de Chancelaria, nasceu em Torres Novas em 1931. Os pais tinham chegado à vila uns anos antes e foram morar para a rua da Levada, no prédio onde abriu depois o café Portugal. Foi o pai, funcionário do tribunal, que o obrigou a seguir os estudos no antigo Colégio Andrade Corvo, na avenida, depois de ter feito a instrução primária nas escolas então instaladas na Casa Mogo.

Acabado o antigo 5.º ano, Fernando Duque Simões foi empregado da papelaria Nuno Álvares e ajudante de escritório num armazém de vinhos, ao Lamego.

Pouco depois, com o irmão José Duque Simões, abria uma primeira loja de fotografia na rua Nuno Álvares, a “Duq”, para passados três anos, em 1951, fundar a Fótica, sempre com o irmão. À fotografia, a empresa desde sempre sediada na rua da Levada aliou a óptica, inovando nesse sector com o que mais avançado existia à época e só nas grandes cidades, expandindo a influência do negócio não só a Torres Novas mas aos concelhos em redor, onde a Fótica teve uma grande implantação como loja de referência.

Na fotografia, a Fótica foi também uma empresa inovadora, tendo sido Fernando Duque Simões o grande impulsionador da fotografia de reportagem em Torres Novas. Entre 1951 e meados da década de 80, os fotógrafos da Fótica colheram imagens de todos os acontecimentos sociais, políticos, religiosos, culturais e desportivos que se realizaram na vila.

Entretanto, Fernando Duque Simões foi surgindo ligado a outras iniciativas empresariais, entre elas a ARTA, empresa de publicidade e reclamos luminosos que chegou a ser uma das mais importantes da “província” no seu sector.

Em todos os seus empreendimentos, Fernando Duque Simões punha profissionalismo e inovação, contratando técnicos credenciados, apostando de forma arrojada no marketing quando ainda disso não se falava. A sua loja da “Fótica” foi sempre um espelho da elevada exigência estética que colocava no design de montras ou frontarias, como nos anos 50 e 60 rompia com o imobilismo geral, afixando na montra fotografias dos jogos do Torres Novas mal as partidas acabavam.

Homem dotado de um humor muito peculiar e interessado pelas coisas da cultura, foi um grande leitor e cinéfilo, tendo sido sócio do Cine-Clube nos primeiros anos de afirmação da colectividade. Nos finais dos anos 50 esteve ligado à criação do núcleo campista Raiar da Aurora, tendo sido responsável do grupo em 1958, e mais tarde continuado a sua participação associativa no Clube Campismo Torrejano.

Depois do desaparecimento do seu grande amigo de infância e juventude João José Lopes “Espanhol”, Fernando Duque Simões era o comerciante mais antigo de Torres Novas. Homem presente até ao fim, ainda no início da semana passada tinha estado na loja, como habitualmente, embora o seu estado de saúde já fosse muito débil.

Entre Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019, esteve patente no Museu Municipal de Torres Novas uma exposição cujo tema era a sua empresa, a “Fótica”, e que tinha por título “Uma aventura da fotografia em Torres Novas”, na sequência de uma importante doação que fez ao museu.  Recebera também do município a medalha de mérito municipal da economia, atribuída à “Fótica” pela sua contribuição para o desenvolvimento comercial da cidade.

Leitor interessado e amigo do JORNAL TORREJANO desde a primeira hora, Fernando Duque Simões deixa-nos uma enorme saudade.

À família, o JT envia sentida condolências.

(na foto é o segundo, com o seu amigo João Espanhol, numa imagem de juventude)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PSD quer regresso de consultas de de incapacidades a 14 concelhos do distrito »  2021-01-23 

O PSD questionou o Ministério da Segurança Social sobre o encerramento de núcleos do Serviço de Verificação de Incapacidade Permanente em 14 concelhos de Santarém, que serão concentrados na capital de distrito, dificultando a deslocação de utentes com incapacidades.
(ler mais...)


COVID-19: Município de Alcanena testa todos os trabalhadores e autarcas »  2021-01-19 

O Município de Alcanena vai efectuar, durante esta semana, testes de rastreio à COVID-19 a todos os trabalhadores, incluindo os funcionários das escolas, sapadores bombeiros municipais de Alcanena e também a todos os membros das mesas de voto para as eleições presidenciais, delegados e presidentes das juntas de freguesia ou seus representantes.
(ler mais...)


Bombeiros Torrejanos: assembleia-geral adiada »  2021-01-11 

A assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, convocada para o próximo dia 19 de Janeiro, foi adiada, esperando-se agora uma nova convocatória. A reunião magna dos bombeiros torrejanos tinha como ordem de trabalhos a eleição de novos corpos sociais da associação, mas como até ao prazo estipulado pelos estatutos não deu entrada nenhuma lista candidata, o presidente da mesa da assembleia não teve outro remédio que não adiar a reunião.
(ler mais...)


Olhos de Água: estacionamento vai custar meio milhão »  2021-01-10 

 

A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 21 de dezembro, o projeto de execução do parque de estacionamento da praia fluvial dos Olhos de Água, adjudicado à firma EcoSalix – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, Lda.
(ler mais...)


Entroncamento: deputados do PS querem obras na estação »  2021-01-10 

Depois de todos os partidos da oposição terem levantado o assunto aquando do orçamento de Estado, chegou a vez de os deputados do PS eleitos por Santarém defenderem agora uma “intervenção profunda” na Estação Ferroviária do Entroncamento para tornar esta infraestrutura “moderna e segura”.
(ler mais...)


Montepio agradece a colaboradores »  2021-01-10 

“Chegados ao fim do ano, ano em que muitos de nós, de uma ou outra forma, vimos a nossa vida suspensa, o Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas regozija-se por chegar ao fim de todos estes meses, sem ter tido necessidade de encerrar as suas portas, de virar costas aos seus utentes”, assinala a colectividade em nota de imprensa.
(ler mais...)


Rotary Club do Entroncamento apoia famílias carenciadas »  2021-01-10 

Apesar de um ano 2020 imensamente atípico, com implicações devastadoras na sociedade em múltiplos domínios, entres os quais a sustentabilidade de diversas famílias, o Rotary Club do Entroncamento levou à prática alguns dos seus projectos, nomeadamente o apoio a famílias necessitadas.
(ler mais...)


Fátima: escola de hotelaria ganha prémio nacional »  2021-01-10 

A Escola de Hotelaria de Fátima foi galardoada com um prémio nacional numa edição dos Hospitality Education Awards, os prémios da formação turística em Portugal. A edição é promovida pela Forum Turismo e pretende distinguir projectos, instituições e pessoas, que se destacam no sector da Hotelaria e Turismo.
(ler mais...)


Alcanena - Município cede imóvel para lar do CRIT »  2020-12-19 

Foi assinada, no dia 27 de Novembro de 2020, a escritura da cedência do direito de superfície a favor do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano – CRIT, do edifício propriedade do Município de Alcanena, sito na Avenida Marquês de Pombal, em Alcanena, no qual será criado um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, não existindo, no concelho, uma resposta social para casos que requeiram internamento em estruturas deste tipo.
(ler mais...)


História de Natal: Beatriz nasceu na ambulância dos voluntários torrejanos »  2020-12-11 

Nuno Gorjão e Pedro Matos, do corpo de Bombeiros Voluntários Torrejanos, vão ter uma história para contar: por volta da meia-noite do dia 4 de Dezembro, estes homens dos  "voluntários torrejanos" receberam uma chamada telefónica de uma mulher grávida e as circunstâncias levaram a que tivessem realizar o parto na ambulância, a caminho do hospital.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-01-11  Bombeiros Torrejanos: assembleia-geral adiada
»  2021-01-10  Olhos de Água: estacionamento vai custar meio milhão
»  2021-01-10  Entroncamento: deputados do PS querem obras na estação
»  2021-01-19  COVID-19: Município de Alcanena testa todos os trabalhadores e autarcas
»  2021-01-10  Fátima: escola de hotelaria ganha prémio nacional