• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 05 Março 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 15° / 6°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 8°
Períodos nublados
Sáb.
 20° / 6°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  16° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caso Carlos Ramos: socialistas dizem que “foram violados princípios”

Sociedade  »  2021-02-16 

Presidente da Câmara subscreve o comunicado na qualidade de autarca

Reunida ontem, e confrontada com a tomada da vacina para a Covid-19, de forma voluntária, por parte do vereador com o pelouro da Proteção Civil, vacina essa “sobrante numa instituição onde todas as pessoas foram vacinadas”, a concelhia socialista considera que a vacina “deveria ter sido aplicada noutra pessoa de maior risco de saúde e dentro das prioridades oficiais”.

Em comunicado, a Comissão Política do Partido Socialista de Torres Novas “manifesta a sua total discordância com esta atitude do vereador com o pelouro da Proteção Civil” e entende que a mesma “violou princípios, apesar da ausência de normas oficiais para as vacinas sobrantes à data da tomada da mesma”.

A Comissão Política refere que o vereador em causa, sem nunca dizer o seu nome apesar de o mesmo integrar a própria concelhia, “reconheceu o erro de avaliação da circunstância e voluntariamente entregou o seu pelouro da Proteção Civil ao presidente da Câmara”. O insólito do comunicado da concelhia reside no facto de o mesmo ser subscrito pelo presidente da comissão política, que é Luís Silva, e pelo "presidente da câmara municipal de Torres", que não se sabe a que título assina ele o comunicado,

A concelhia recorda que juridicamente a manutenção do mandato autárquico de cada vereador não depende do presidente da Câmara, nem de qualquer outro órgão autárquico, mas apenas do respectivo titular eleito. Na prática, quer dizer que mesmo que seja retirada confiança política ao vereador Carlos Ramos, como parece ter sido o caso da concelhia, ele só se demite do cargo de vereador se quiser. E mesmo que lhe sejam retirados todos os pelouros e o estatuto de vereador a tempo inteiro, ele pode permanecer no executivo como independente. Isto é, de uma maneira ou de outra, só sai pelo seu próprio pé.

Mas o presidente da câmara aceitou a renúncia de Carlos Ramos ao pelouro da protecção civil, mantendo todos os outros e o estatuto de vereador a tempo inteiro.

Já em Lisboa, hoje, o vereador da Protecção Civil da Câmara de Lisboa Carlos Manuel Castro, apresentou o seu pedido de renúncia ao cargo de vereador, que foi “de imediato” aceite pelo presidente do município, Fernando Medina. Carlos Castro também foi vacinado com sobras das vacinas destinadas aos lares de Lisboa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, quinta, 4 de Março: 12 novos doentes, Torres Novas continua sem casos »  2021-03-04 

 Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quinta-feira,  12  casos de contágio pela covid-19 (ontem foram 18)  com o concelho de Torres Novas mais uma vez sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas .
(ler mais...)


PCP assinala 100 anos sábado, na praça dos Claras »  2021-03-04 

O PCP vai realizar uma sessão, sábado, pelas 15h00, na praça dos Claras, para assinalar localmente o centenário do partido. Fundado exactamente em 6 de Março de 1921, o mais antigo partido português vai realizar neste âmbito 100 iniciativas por todo o país, para além de editar uma obra de grande fôlego documental que assinala o centenário, entre outras acções culturais e artísticas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, quarta-feira, 3 de Março: contágios voltam a subir (18), sem casos em Torres Novas »  2021-03-03 

 Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quarta-feira,  18  casos de contágio pela covid-19,  com o concelho de Torres Novas de novo sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas .
(ler mais...)


Autárquicas: Tiago Ferreira é o primeiro candidato oficial à Câmara de Torres Novas »  2021-03-03 

O líder do PSD, Rui Rio, cumpriu o que tinha dito e apresentou, a seis meses das eleições autárquicas, quase oito dezenas de candidatos do PSD a outros tantos municípios, e entre eles está Tiago Ferreira, que vai ser cabeça de lista social-democrata em Torres Novas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, terça-feira, 2 de Março: 4 novos contágios na sub-região, Torres Novas sem registos »  2021-03-02 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, terça-feira,  apenas 4  casos de contágio pela covid-19,  com o concelho de Torres Novas sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas .
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, segunda-feira, 1 de Março: 1 caso em Torres Novas, seis na sub-região »  2021-03-01 

Os dados da situação pandémica na região continuam a acompanhar a grande descida que se faz sentir no país, mas num caso e noutro não se conhecem os números relacionados com testes, pelo que os novos contágios que vão surgindo são de doentes declarados e não reflectem totalmente a realidade.
(ler mais...)


Morreu Joaquim Santana, a alma dos “Camponeses de Riachos” »  2021-03-01 

Joaquim Santana nasceu em Riachos, em 1934, e dedicou quase toda a sua vida ao rancho folclórico “Os Camponeses”. Foi trabalhador do campo, depois funcionário autárquico na câmara de Torres Novas, onde chegou a responsável da área das águas e saneamento, mas toda a sua vida foi vivida em prol de uma paixão: “Os Camponeses”, que fundou de quem foi dirigente máximo durante décadas.
(ler mais...)


Cascatas da Beselga vedadas com cerca metálica »  2021-02-28 

Foi com um misto de estupefacção e alguma revolta que moradores de Beselga e Assentis se confrontaram, nos últimos dias, com trabalhos de vedação da propriedade perto das pitorescas cascatas da ribeira da Beselga, na estrada entre esta povoação e Fungalvaz.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, sábado, 27 de Fevereiro: 15 casos, Torres Novas sem registos »  2021-02-27 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, sábado,  15  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, sexta, 26 de Fevereiro: 2 casos em Torres Novas »  2021-02-26 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, sexta-feira,  10  casos de contágio pela covid-19 (ontem tinham sido 7), com o concelho de Torres Novas a registar mais 2 novos casos nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-02-10  COVID-19: Bloco diz que vereador Carlos Ramos não tem condições para continuar no cargo
»  2021-03-03  Autárquicas: Tiago Ferreira é o primeiro candidato oficial à Câmara de Torres Novas
»  2021-02-28  Cascatas da Beselga vedadas com cerca metálica
»  2021-02-18  João Farinha Cordeiro morreu ontem aos 73 anos
»  2021-02-16  Caso Carlos Ramos: socialistas dizem que “foram violados princípios”