• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 30 Novembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 14° / 4°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 5°
Períodos nublados
Sex.
 14° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pontão do Lamego vai ser substituído

Sociedade  »  2023-02-04 

A velha “ponte” do Lamego, uma das 11 pontes que atravessam o rio Almonda no seu troço urbano, vai ser substituída décadas depois de o actual pontão de cimento ali ter sido implantado, estrutura que não se coaduna esteticamente com a paisagem urbana.

Foi aprovada por maioria, com o voto contra do MPNT e a abstenção do PPD/PSD CDS/PP, a proposta de intervenção relativa à Ponte do Lamego que corresponde à demolição da ponte existente e à construção de uma nova ponte metálica suspensa, rodoviária e com acesso pedonal, cujo valor estimado é de 296 mil euros, informa o comunicado de imprensa do município.

Recorde-se que, face a um ligeiro desvio da prumada de um dos pilares da Ponte do Lamego, junto à margem direita do Almonda, no ano de 2017, foi realizado um procedimento de sondagens geotécnicas para caracterizar os terrenos de fundação dos pilares da ponte, e que, no ano de 2019, marcado por um inverno anormalmente pluvioso, agravado pelo episódio climático excecional, designado de «Tempestade Elsa» que promoveu uma cheia considerável no Rio Almonda, voltou novamente a ser afectada a prumada do pilar.

Há quem defenda que a quota a que está o tabuleiro é um obstáculo à livre circulação das águas do rio em casos de cheia, o que é em parte verdade e se aplica também a outras pontes, caso da Ponte do Raro, Ponte da Cova, por exemplo, e a outras construções: o futuro Intermarché, como se viu recentemente, vai constituir uma imensa barragem das águas em caso de cheia, alagando grande parte dos terrenos da várzea grande dos Mesiões, como de resto acontecia com a a antiga fábrica António Alves.

Em relação à Ponte do Lamego, por questões de segurança foi decidido de encerramento total do tabuleiro a 27 de Novembro de 2019, medida completamente exagerada, pois a ponte não apresenta qualquer perigo de queda mesmo com a passagem de veículos, como aliás se provou nos anos em que a ponte esteve aberta com um dos pilares em falso. O pontão foi construído para suportar o peso dos enormes camiões da destilaria e dos que carregavam materiais pesados na oficina de Joaquim Vieira e utilizavam o largo para virar, pelo que a estrutura, mesmo sem um pilar ou dois, aguenta sempre a passagem de veículos ligeiros. De qualquer modo, é inequívoco que o actual pontão industrial não tem dignidade mínima como construção urbana e que a ponte, naquele local, é uma necessidade premente para o fluxo de pessoas que se dirigem à zona do mercado, vindas da rua das Freiras e dos bairros de Valverde, Carreiro da Fonte e Babalhau e encurtam o caminho pelo Largo do Lamego. Antes do actual pontão industrial, a ponte do Lamego era constituída por um tabuleiro de vigas de madeira assente em duas barras de ferro, dando passagem a pessoas e carroças.

Entretanto, considerando a unanimidade de recomendações dos relatórios, na questão da demolição da Ponte do Lamego, decorrentes de uma peritagem independente para análise das condições de segurança estrutural e da contratualização de uma vistoria à obra por parte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, diz a Câmara, optou-se agora por avançar com o procedimento para o projecto de uma nova ponte com circulação pedonal e rodoviária, sendo necessária a demolição do pontão existente.

Actualmente, atravessam o rio no troço urbano as pontes de Entre-Águas, junto à antiga Fiação, a ponte do Raro, parcialmente tapada, a ponte contígua à ponte do Raro, a ponte junto à Biblioteca, a ponte junto às piscinas que dá para a Fontinha, a ponte da Levada, a ponte dos Duques, a Ponte da Bácora (recentemente substituída), a ponte do Nogueiral, na rua do Centro Republicano, a “ponte” do Lamego, a ponte 8 de Julho, e a ponte da Cova. Mais adiante, mas já fora da urbe, a antiquísssima ponte dos Mesiões.

São 12 pontes, e exceptuando a ponte da Levada, bonita na sua singeleza, nenhuma das restantes pontes deve alguma coisa à beleza. A ponte/tabuleiro contígua à ponte do Raro, a ponte do Nogueiral e a ponte 8 de Julho, sobretudo, não têm qualquer dignidade como obras de arte nem presença, desvalorizando a paisagem urbana e o próprio rio.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24 »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.
(ler mais...)


Grande noite de festa na Gala do CRIT »  2023-11-28 

Mais uma festa a marcar a vida da instituição, que teve lugar no passado sábado, dia 25 de Novembro, no teatro Virgínia, em Torres Novas. Uma gala que este ano tinha como tema a ÁRVORE DA VIDA, “evento marcado pela missão da inclusão, do amor, da esperança e do sorriso”, assinala o CRIT em nota de imprensa.
(ler mais...)


Grande Gala do CRIT é já sábado »  2023-11-21 

Está tudo preparado para que o Teatro Virgínia acolha, no próximo sábado, dia 25 de Novembro, a grande Gala do CRIT, uma noite de espectáculo, solidariedade e reconhecimento da comunidade torrejana pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
(ler mais...)


"Torres Novas - Natal Local" de regresso »  2023-11-21 

O Município de Torres Novas volta a promover, entre 1 de Dezembro e 5 de Janeiro, a campanha "Torres Novas - Natal Local", que visa “contribuir para a dinamização da procura ao nível local, bem como, apoiar a população em geral que, depois da pandemia de Covid-19 e mais recentemente da guerra na Ucrânia, tem vindo a sentir de forma muito prejudicial os efeitos do aumento significativo da inflação e do consequente aumento das taxas de juro”, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


Remodelação de Piscinas: Câmara abriu concurso »  2023-11-21 

Na reunião camarária de 8 de Novembro foi aprovada abertura de concurso público da empreitada de remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha, com um orçamento previsto de 1,6 milhões de euros, obra fortemente contestada por toda a oposição.
(ler mais...)


pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária »  2023-11-14 

CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS

Assembleia Geral Extraordinária

 Convocatória

João Manuel Pereira, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca a Assembleia Geral do Clube de Ténis de Torres Novas, para reunir em Sessão Extraordinária, nos termos previstos no Artigo 173.
(ler mais...)


Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME »  2023-11-08 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal do Entroncamento vão a organizar uma festa de homenagem em honra do Dr. Fausto Lima Pereira. A homenagem vai realizar-se no sábado, dia 18 de novembro, no Cineteatro São João – Auditório Municipal do Entroncamento, a partir das 10h30 e é aberto a todos quantos quiserem estar presentes – profissionais de saúde, utentes, amigos e família.
(ler mais...)


PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre »  2023-11-08 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

 Centro de Dia de S. Silvestre - Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral
 

Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º. 25º e 26º dos Estatutos para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 26 de novembro de 2023, Domingo pelas 14.
(ler mais...)


Alcorriol recebeu os primeiros olivoturistas »  2023-10-28 

A ACRA - Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol deu a conhecer a última actividade agrícola a que toda a aldeia ainda se dedica. Este ano, mais cedo do que o normal, quem sabe sinal das alterações climáticas, o povo do Alcorriol, tem andado numa azáfama na apanha da azeitona sob um impiedoso sol que nada combina com tão outonal tarefa!

Pela primeira vez, a Associação Cultural e Recreativa da aldeia quis envolver pessoas de fora naquela que, porventura, será a última actividade agrícola a que toda a aldeia se dedica, recebendo assim os seus primeiros “olivoturistas” no dia 7 de Outubro.
(ler mais...)


Minde: PS quer “vila albergue” »  2023-10-28 

Conta a tradição que “vários foram os povos que em Minde encontravam acolhimento e uma forte base de conforto para retomar energia e assim seguir para outros novos caminhos”. Hoje em dia é reflexo desta realidade os vários peregrinos e visitantes de Minde oriundos de diversos locais via caminhos de Santiago de Compostela ou via caminhos de Fátima, que encosta da serra abaixo chegam a Minde e procuram um local para pernoitar, uma refeição e um espaço para retemperar energias.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-11-08  PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre
»  2023-11-21  Grande Gala do CRIT é já sábado
»  2023-11-08  Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME
»  2023-11-14  pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária
»  2023-11-21  "Torres Novas - Natal Local" de regresso