Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-2eb067ea): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 21 Junho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 29° / 17°
Períodos nublados
Seg.
 32° / 16°
Céu nublado
Dom.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pontão do Lamego vai ser substituído

Sociedade  »  2023-02-04 

A velha “ponte” do Lamego, uma das 11 pontes que atravessam o rio Almonda no seu troço urbano, vai ser substituída décadas depois de o actual pontão de cimento ali ter sido implantado, estrutura que não se coaduna esteticamente com a paisagem urbana.

Foi aprovada por maioria, com o voto contra do MPNT e a abstenção do PPD/PSD CDS/PP, a proposta de intervenção relativa à Ponte do Lamego que corresponde à demolição da ponte existente e à construção de uma nova ponte metálica suspensa, rodoviária e com acesso pedonal, cujo valor estimado é de 296 mil euros, informa o comunicado de imprensa do município.

Recorde-se que, face a um ligeiro desvio da prumada de um dos pilares da Ponte do Lamego, junto à margem direita do Almonda, no ano de 2017, foi realizado um procedimento de sondagens geotécnicas para caracterizar os terrenos de fundação dos pilares da ponte, e que, no ano de 2019, marcado por um inverno anormalmente pluvioso, agravado pelo episódio climático excecional, designado de «Tempestade Elsa» que promoveu uma cheia considerável no Rio Almonda, voltou novamente a ser afectada a prumada do pilar.

Há quem defenda que a quota a que está o tabuleiro é um obstáculo à livre circulação das águas do rio em casos de cheia, o que é em parte verdade e se aplica também a outras pontes, caso da Ponte do Raro, Ponte da Cova, por exemplo, e a outras construções: o futuro Intermarché, como se viu recentemente, vai constituir uma imensa barragem das águas em caso de cheia, alagando grande parte dos terrenos da várzea grande dos Mesiões, como de resto acontecia com a a antiga fábrica António Alves.

Em relação à Ponte do Lamego, por questões de segurança foi decidido de encerramento total do tabuleiro a 27 de Novembro de 2019, medida completamente exagerada, pois a ponte não apresenta qualquer perigo de queda mesmo com a passagem de veículos, como aliás se provou nos anos em que a ponte esteve aberta com um dos pilares em falso. O pontão foi construído para suportar o peso dos enormes camiões da destilaria e dos que carregavam materiais pesados na oficina de Joaquim Vieira e utilizavam o largo para virar, pelo que a estrutura, mesmo sem um pilar ou dois, aguenta sempre a passagem de veículos ligeiros. De qualquer modo, é inequívoco que o actual pontão industrial não tem dignidade mínima como construção urbana e que a ponte, naquele local, é uma necessidade premente para o fluxo de pessoas que se dirigem à zona do mercado, vindas da rua das Freiras e dos bairros de Valverde, Carreiro da Fonte e Babalhau e encurtam o caminho pelo Largo do Lamego. Antes do actual pontão industrial, a ponte do Lamego era constituída por um tabuleiro de vigas de madeira assente em duas barras de ferro, dando passagem a pessoas e carroças.

Entretanto, considerando a unanimidade de recomendações dos relatórios, na questão da demolição da Ponte do Lamego, decorrentes de uma peritagem independente para análise das condições de segurança estrutural e da contratualização de uma vistoria à obra por parte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, diz a Câmara, optou-se agora por avançar com o procedimento para o projecto de uma nova ponte com circulação pedonal e rodoviária, sendo necessária a demolição do pontão existente.

Actualmente, atravessam o rio no troço urbano as pontes de Entre-Águas, junto à antiga Fiação, a ponte do Raro, parcialmente tapada, a ponte contígua à ponte do Raro, a ponte junto à Biblioteca, a ponte junto às piscinas que dá para a Fontinha, a ponte da Levada, a ponte dos Duques, a Ponte da Bácora (recentemente substituída), a ponte do Nogueiral, na rua do Centro Republicano, a “ponte” do Lamego, a ponte 8 de Julho, e a ponte da Cova. Mais adiante, mas já fora da urbe, a antiquísssima ponte dos Mesiões.

São 12 pontes, e exceptuando a ponte da Levada, bonita na sua singeleza, nenhuma das restantes pontes deve alguma coisa à beleza. A ponte/tabuleiro contígua à ponte do Raro, a ponte do Nogueiral e a ponte 8 de Julho, sobretudo, não têm qualquer dignidade como obras de arte nem presença, desvalorizando a paisagem urbana e o próprio rio.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)


Torres Novas: abre amanhã nova loja do Intermarché »  2025-05-28 

Foi com alguma pompa e circunstância que ontem, terça-feira, foi apresentada a nova loja do Intermarché de Torres Novas, na presença de autarcas e representantes das principais entidades económicas e sociais do concelho.
(ler mais...)


NERSANT e Instituto Politécnico de Tomar lançam novo curso de em Contabilidade e Fiscalidade em Torres Novas »  2025-05-26 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), vai apresentar publicamente o novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Contabilidade e Fiscalidade.
(ler mais...)


ALCANENA : praia fluvial dos Olhos de Água conquista primeira Bandeira Azul »  2025-05-17 

 

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação anunciou, no dia 30 de Abril, em conferência de imprensa realizada no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, as 404 praias galardoadas com a distinção de Bandeira Azul em 2025.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-05-28  Torres Novas: abre amanhã nova loja do Intermarché
»  2025-05-26  NERSANT e Instituto Politécnico de Tomar lançam novo curso de em Contabilidade e Fiscalidade em Torres Novas
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-02  Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)