• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Cedência do antigo edifício da CGD: os enredos de uma história fabulosa (ACTUALIZADA)

Sociedade  »  2023-02-01 

A maioria socialista quer ceder gratuitamente o antigo edifício da CGD à MKA, empresa ligada a outra que, no ano passado, não concretizou um projecto “ímpar a nível nacional” que lhe tinha sido adjudicado por Pedro Ferreira. Para essa adjudicação, concorreram as três empresas que são as sócias da MKA, uma delas repetindo sedes e sócios gerentes. Uma teia. Câmara, em resposta ao JT culpa ACES pelo fiasco do projecto.

Tudo começou na reunião do executivo municipal de 18 de Maio de 2021. O presidente da Câmara, Pedro Ferreira, informa a restante vereação que tem intenções de implementar um projecto seu, muito pessoal, designado EVA, “equipa vida activa”, um programa para “catalogação de dados sobre doenças no concelho” e que implicava “dar as mãos” ao ACES, Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo. Mais informou que o projecto, que orçaria em 80 mil euros, teria um período experimental de seis meses, tendo como parceiros a ACES e a ARS-LVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), com quem se faria um protocolo de acordo. A equipa do projecto, mais informou Pedro Ferreira, seria formada por pessoal de enfermagem, médico e farmacêutico, cujo objectivo final seria elaborar um plano de saúde para o concelho. No terreno, o projecto assentava em visitas domiciliárias da equipa EVA. Pedro Ferreira mais acrescentou que se tratava de um “projecto ímpar a nível nacional”. Toda agente embatucou perante a excelência e maravilha do projecto, que seria uma luz para o país em termos de planos de saúde, exactamente pelo seu carácter “ímpar”.

O “boneco” da praxe

Pedro Ferreira foi rápido a definir, organizar e promover acordos e parcerias para o “projecto ímpar a nível nacional” já que, passados poucos dias, a 31 de Maio, o projecto EVA era apresentado com pompa e circunstância. Os protagonistas posaram para a fotografia da praxe, diante de uma viatura afecta ao projecto e rezava o comunicado publicado pela autarquia: “Foi apresentado esta manhã, pelo presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, o EVA - Equipa para uma Vida Ativa, projeto-piloto do Município de Torres Novas, em parceria com a ARS-LVT, para um diagnóstico na área da saúde junto da população mais idosa do concelho. Estiveram presentes na sessão o presidente do Conselho Diretivo da ARS-LVT, Luís Pisco, a diretora executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria e Carlos Gil em representação do CHMT. O projeto EVA visa o acompanhamento de cidadãos de maior risco na área cardiovascular para controlo e melhor gestão da doença através da deslocação pelo concelho de uma equipa composta por pessoal médico bem como da área da enfermagem e farmacêutica”.

O comunicado acrescentava que o projecto se destinava à população mais idosa, com mais de 70 anos, “mais vulnerável ao nível social, com maior incidência de doença, em especial a das freguesias com acesso mais limitado a um médico de família” e que o projeto previa abranger cerca de 7000 munícipes. “Este projeto-piloto será implementado de 1 de julho a 31 de dezembro de 2021 e representa um investimento do Município de cerca de 80 000 euros”, rematava o anúncio.

Na ocasião, foi assinado o protocolo de colaboração entre a ARS-LVT e o Município, competindo à ARS-LVT autorizar a colaboração do ACES Médio Tejo com a equipa contratada pelo Município para o Projeto EVA, supervisionando, do ponto de vista técnico, a intervenção, autorizar o ACES a definir os critérios de inclusão dos utentes e de comunicação dos resultados, autorizar o ACES a definir os critérios de comunicação dos resultados da ação da equipa contratada pelo Município para o Projeto EVA. Ao Município caberia contratar a equipa e implementar o Projeto EVA, garantir a colaboração da equipa do Projeto EVA com o ACES e Centro Hospitalar Médio Tejo, comunicar e informar o ACES e o Centro Hospitalar Médio Tejo dos resultados do Projeto EVA e disponibilizar e garantir os meios operacionais (de carácter não clínico) à equipa EVA”. Tudo parecia caminhar sobre rodas, especialmente a viatura, prova provada de que o projecto iria mesmo para a estrada.

A contratação da equipa

Em 4 de Agosto de 2021, tinham passado apenas dois meses, Pedro Ferreira já tinha despachado o concurso por consulta prévia para a implementação do projecto, com um custo de 63775 euros, de modo a não ultrapassar o limite permitido neste tipo de contratação. Nesse dia, 4 de Agosto, era publicado o resultado da consulta e da adjudicação. Pedro Ferreira, aparentemente conhecedor dos meandros das entidades a operar nos negócios médicos, todas localizadas longe, fez convites a três empresas: a “Plenitude do Saber”, com sede em Coimbra, formada pelos sócios Pedro Filipe Lopes da Silva Monteiro e Marisa do Rosário Lopes da Silva Monteiro; a segunda empresa convidada foi a “Signaled Forever”, com sede em Braga, formada pelos sócios Raul Alexandre Marques Pereira e Joaquim Rodrigues Pereira; finalmente, Pedro Ferreira convidou a “Original Criterium”, empresa que tinha apenas um ano, criada em 16 de Junho de 2020, com sede em Braga, titulada por Joana Pinto Ribeiro e tendo como sócio gerente José Luís Antunes Ribeiro, residente em São Domingos de Rana. Em 17 de Junho de 2021, um mês antes de ser convidada por Pedro Ferreira para a consulta prévia, a empresa fez uma alteração ao contrato de sociedade, “projectos de marketing farmacêutico”, para poder concorrer, adicionando ao seu objecto “a prestação de cuidados de saúde”.

O projecto EVA no terreno

Não em Julho, como se previa, mas em Novembro de 2021, e com duração prevista de seis meses, começaria a desenvolver-se no terreno o projecto EVA, “ímpar a nível nacional”, mas a face visível deste extraordinário programa traduziu-se em visitas domiciliárias por uma enfermeira contratada pela empresa, membro do executivo PS da União das Freguesias de Brogueira, Parceiros e Alcorochel, que nas folgas da sua actividade profissional começou a visitar os idosos pelas aldeias do concelho. Aparentemente, nunca ninguém viu mais qualquer pessoa no terreno a não ser a enfermeira, que também acabaria por não se demorar muito nesta missão. Passados poucos meses, e gastos cerca de 10 mil euros nestas andanças, o contrato era cancelado “por incumprimento”, informação comunicada à BaseGov apenas em Setembro de 2022. Não houve notícia de qualquer comunicado, informação ou explicação, quer da Câmara, quer das entidades oficiais envolvidas, ACES, ARS-LVT e CHMT, sobre o sucedido. Pedro Ferreira não informou o executivo do fim abrupto do seu projecto pessoal, nem das razões que o levaram a um fim tão depressivo, depois de ter sido anunciado como uma inovação para o país. O “diagnóstico” para ajudar a definir um “plano de saúde para o concelho”, um simples relatório, tudo seria remetido ao mundo da ficção.

Entra em cena a MKA

Subitamente, nos primeiros dias de Janeiro deste ano, com o antigo edifício da CGD apontado para sediar a StartUp de Torres Novas, intenção inscrita no plano do Município para 2023, com dotação orçamental para o efeito, uma borboleta bate as asas em São Domingos de Rana com efeitos co-laterais em Braga, provocando um tornado em Torres Novas: a StartUp desaparece do mapa das prioridades assumidas e surge, caído da tempestade, um protocolo de cedência gratuita do antigo edifício da CGD à MKA, empresa ligada ao ramo médico, que promete um cenário de encantar, que vai desde a investigação médica no ramo da dor (para que te queremos, Champalimaud e Gulbenkian?), estudos de mercado, etc. Quem é a MKA? Medical Knowledge Academy em estrangeiro?

Nem mais nem menos: é uma empresa formada em Julho de 2020 pelas três empresas que haviam concorrido à prestação de serviços para o “ímpar a nível nacional” projecto EVA: “Signaled Forever”, “Plenitude do Saber” e “Original Criterium”, a que ganhara o concurso. A MKA tem sede em Braga, na avenida da Liberdade, 615, 1.º, e tem como gerentes José Luís Antunes Ribeiro, Pedro Filipe Lopes da Silva Monteiro e Raul Alexandre Pereira. O primeiro, gerente da “Original Criterium”, a que provou a maçã no projecto EVA, o segundo da “Plenitude do Saber”, o terceiro da “Signaled Forever”, as tais três que tinham concorrido à adjudicação.

Tal como a filha MKA, a “Original Criterium”, uma das empresas-mãe, também tem sede na avenida da Liberdade, 615, 1º em Braga, repetindo com esta, como se viu, o sócio gerente José Luís Antunes Ribeiro, um dos subscritores presenciais do protocolo de cedência do edifício, em cerimónia realizada no gabinete de Pedro Ferreira.

Na última reunião camarária em que o assunto veio à baila - os vereadores da oposição levantaram dúvidas depois de terem votado a favor do protocolo, admitindo ambos uma certa ligeireza no seu voto -, o vice-presidente Luís Silva, também ele admitindo implicitamente algumas reservas quando se limitou a comentar, com um triste “vamos lá a ver o que isto vai dar”, ao mesmo tempo que denotou já nem saber o que era o projecto EVA, cujo tinha decorrido até há menos de um ano, tem agora muito mais informação para saber, efectivamente, no que “isto vai dar”. Falta-lhe é saber para quem sobram os estilhaços.

O JT questionou Pedro Ferreira, presidente da Câmara, para se pronunciar sobre as razões do incumprimento do contrato pela empresa a quem foi adjudicado o projecto EVA e se conhece as competências técnicas e empresariais do titular da empresa e o seu trajecto profissional, mas até ao momento não nos chegou qualquer esclarecimento. Também Diana Leiria, directora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) não respondeu ao mail do JT, questionada sobre o desfecho do projecto EVA, de que era parceira, e sobre se reconhecia credibilidade à empresa envolvida. Rosa M. Oliveira

O chefe de gabinete do autarca esclareceu que a empresa ORIGINAL CRITERION a quem foi adjudicado a prestação de serviços para o Projeto EVA, desenvolve a sua atividade principal na prestação de cuidados de saúde por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde e a promoção de saúde" e que "o  projeto foi inclusive apresentado à CIMT, tendo ficado a hipótese de adesão de outros municípios", o que não se verificou.. O chefe de gabinete garante que  o projecto iniciou-se em Maio de 2021, "com visitas a doentes constantes em listas oficialmente cedidas pelo ACES MÉDIO TEJO, inicialmente ficando perspetivada a visita domiciliária a cerca de 7.000 pessoas, número este que serviu de base para a estruturação do Projeto EVA", mas que na realidade  "foram disponibilizados pelos serviços de saúde 1.250 casos", tendo sido visitadas, no total, apenas 300 pessoas. A Câmara culpa a "burocracia oficial da indicação de nomes"  por ter comprometido o prazo contratual com a empresa. Entretanto, a pandemia foi diminuindo e atendendo a que fora um dos principais motivos para o desenvolvimento do projeto, "deixou de se revelar como de prioridade assistencial em termos de saúde física e mental para casos isolados pelo COVID-19 e dar-se-ia por fechado o contrato em junho de 2022, face à dificuldade de implementação no terreno do referido projeto". Nada foi esclarecido sobre se o município reconhecia competências técnicas à empresa em causa e sobre o trajecto no ramo do seu gestor José Luís Antunes Ribeiro.

Diana Leiria, directora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), entidade visada pelas críticas da Câmara, não respondeu ao mail do JT, questionada sobre o desfecho do projecto EVA, de que era parceira, e sobre se reconhecia credibilidade à empresa envolvida. Rosa M. Oliveira

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena