• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 18 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 37° / 19°
Céu limpo
Ter.
 33° / 14°
Céu limpo
Seg.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vitória pífia do PS nas Europeias de ontem: do poucochinho de Seguro ao poucochito de Costa

Sociedade  »  2019-05-27 

Ao contrário do que os comentadores se apressaram a dizer na noite de ontem, a vitória do PS/Costa nas Europeias deste ano foi uma vitória pífia: os socialistas tiveram um aumento de votos menor que do que o da direita que formou a coligação de há cinco anos acabou por averbar. Dos 1 033 064 votos de 2014, o PS passou para 1 105 948, um aumento de cerca de 72 mil votos. Já os partidos da direita que agora concorreram separados (PSD, 726 mil votos; CDS, 204 mil votos e Aliança, 61 mil votos), totalizaram um score de 990 mil votos, mais 82 mil votos que a coligação em 2014. Em 2014 o PS tinha averbado escassos 124 mil votos a mais que a coligação da direita, este ano conseguiu somar apenas mais 114 mil votos. Quer dizer que a direita, a quem foi atribuída uma estrondosa derrota, progrediu mais eleitoralmente que o Partido Socialista e, em condições difíceis, diminuiu a distância em votos para o PS. Dizem os números: o PS/Costa foi pior que o PS/Seguro.

 Na região, o PS venceu em todos os concelhos do distrito, à excepção de Ourém e, na área limítrofe de Torres Novas, a vitória maior dos socialistas foi, como se esperava, em Vila Nova da Barquinha, com 41,7% dos votos, logo seguida de Constância com cerca de 40%. Torres Novas e Golegã deram vitórias ao PS em redor dos 36% dos votos, enquanto em Alcanena (onde o PSD venceu algumas freguesias) e no Entroncamento, as vitórias socialistas foram mais modestas, em redor do 32%.

 No concelho de Torres Novas, a meia novidade foi a consolidação do Bloco de Esquerda como terceira força política, acompanhando o resultado nacional, mas ainda mais surpreendente foi o facto de os bloquistas se terem alcandorado a segunda força em importantes freguesias como São Pedro/Lapas/Ribeira, Riachos, Olaia/Paço e Meia Via.

 Ao nível do concelho, o PSD ficou a escassos 3% acima do Bloco, embora nas autárquicas de 2017 os bloquistas tivessem ficado ainda mais próximos dos social-democratas. O BE tinha trocado com a CDU o lugar de terceira força política do concelho mas legislativas de 2015 e nas autárquicas de 2017, passando eleitoralmente o PCP agora também nas europeias.

 A vitória socialista foi natural e em toda a linha no concelho de Torres Novas, com as vitórias mais expressivas na Brogueira (44%), Pedrógão (40%). O PSD teve votações mais fortes em Assentis e Chancelaria, outrora eleitorados fieis aos social-democratas. O PAN teve em Torres Novas abaixo dos números nacionais, enquanto o CDS obteve um resultado francamente mau, atendendo à distância que, ainda assim, ficou do PCP, para não falar do Bloco.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário »  2019-08-15 

O executivo municipal aprovou por unanimidade o alargamento da distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do escalão A e B do 3.º CEB (ciclo do ensino básico) e ensino secundário.

“No âmbito das competências de acção social da câmara, já são comparticipados os cadernos de actividades aos alunos até ao 6.
(ler mais...)


Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente »  2019-08-09 

No Ribatejo, aquele Ribatejo marialva de antigamente, já nada é o que era. Quatro dos cinco partidos com representação parlamentar no distrito, PS, PSD, CDS e Bloco apresentam mulheres como cabeças de lista às legislativas de Outubro.
(ler mais...)


Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”.
(ler mais...)


Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas »  2019-07-22 

 

Os aterros, constituídos por toneladas de pedras e terra, que pretendem alongar a pista do aeródromo de Pias Longas, na fronteira entre os concelho de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, apesar do alegado embargo decretado pela câmara de Ourém e da alegada comunicação da câmara de Torres Novas junto do município vizinho.
(ler mais...)


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-07-26  Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias
»  2019-07-22  Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas
»  2019-08-09  Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente
»  2019-08-15  Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário