• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 37° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 32° / 17°
Céu limpo
Sex.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia

Sociedade  »  2024-06-11 

A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.

 As categorias estruturantes da investigação foram: o interesse dos jovens pelo fenómeno político; o sentimento de estar representado nas instituições políticas; fontes de formação política dos jovens; percepção da qualidade da democracia portuguesa; percepção da relação da democracia portuguesa com os jovens; percepção do melhor regime político.

 Relativamente à intensidade do interesse pelo fenómeno político, esta verificou-se mediana. Os alunos apresentam um grau de interesse bastante positivo em votar caso tivessem idade. Em contraste, o interesse em participar na vida política e em discutir política com amigos e colegas é diminuto. O sentimento de estar representado é, também, mediano. Os jovens sentem-se mais representados por movimentos sociais e, por outro lado, não se sentem, em geral, representados pelos órgãos políticos do país.

 Constatou-se que a procura de informação/formação política pelos alunos é baixa. As principais fontes usadas pelos alunos são a família e as redes sociais. Os estudantes raramente procuram informação/formação política através da escola ou da leitura de livros e artigos. Os alunos avaliam a democracia portuguesa negativamente, assim como a sua relação com a mesma. Os inquiridos consideram o combate à corrupção o tópico mais negativo, contrastando com a defesa dos direitos, liberdades e garantias, que apresenta avaliação positiva.

 Quanto à percepção dos alunos relativamente ao melhor regime político, os regimes com maior aceitação são as democracias liberal e directa, respectivamente. Por outro lado, os regimes mais rejeitados foram a epistocracia (regime de especialistas), ditadura militar e ditadura civil. Ambas as ditaduras apresentam uma taxa de aceitação reduzida, mas ainda assim com algum significado. O relatório final está disponível no link: https://cutt.ly/PeuW6LOF. Madalena Ribeiro e Afonso Ferreira

Eurodeputada Vânia Neto visitou a escola

 No passado dia 22 de Maio, a eurodeputada Vânia Neto, animou uma sessão na Escola Secundária Maria Lamas dirigida a alunos do 12.º ano. A sua intervenção inseriu-se na campanha “Eleições Europeias – uma voz jovem na Europa”. Foi explicada a importância da União Europeia, como ela tem impacto na vida das novas gerações. Foi sublinhada a importância da participação política, a defesa dos direitos, liberdades e garantias, bem como a necessidade de quem tem idade para votar o fazer nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

 Após a intervenção de Vânia Neto, os alunos presentes levantaram questões e pediram esclarecimentos. Foi um momento para tornar clara a importância de se viver em democracia e da necessidade de estar desperto para a defesa dos direitos e liberdades. Foi dada especial atenção aos direitos das mulheres, os quais são demasiado recentes e, por isso, alvo fácil daqueles que se opõem a uma sociedade livre e democrática.

 A intervenção da eurodeputada foi antecedida pela apresentação, pelos alunos de Ciência Política da ES Maria Lamas, do estudo, por si efectuado, A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-25  Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal