Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia
Sociedade » 2024-06-11
A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.
As categorias estruturantes da investigação foram: o interesse dos jovens pelo fenómeno político; o sentimento de estar representado nas instituições políticas; fontes de formação política dos jovens; percepção da qualidade da democracia portuguesa; percepção da relação da democracia portuguesa com os jovens; percepção do melhor regime político.
Relativamente à intensidade do interesse pelo fenómeno político, esta verificou-se mediana. Os alunos apresentam um grau de interesse bastante positivo em votar caso tivessem idade. Em contraste, o interesse em participar na vida política e em discutir política com amigos e colegas é diminuto. O sentimento de estar representado é, também, mediano. Os jovens sentem-se mais representados por movimentos sociais e, por outro lado, não se sentem, em geral, representados pelos órgãos políticos do país.
Constatou-se que a procura de informação/formação política pelos alunos é baixa. As principais fontes usadas pelos alunos são a família e as redes sociais. Os estudantes raramente procuram informação/formação política através da escola ou da leitura de livros e artigos. Os alunos avaliam a democracia portuguesa negativamente, assim como a sua relação com a mesma. Os inquiridos consideram o combate à corrupção o tópico mais negativo, contrastando com a defesa dos direitos, liberdades e garantias, que apresenta avaliação positiva.
Quanto à percepção dos alunos relativamente ao melhor regime político, os regimes com maior aceitação são as democracias liberal e directa, respectivamente. Por outro lado, os regimes mais rejeitados foram a epistocracia (regime de especialistas), ditadura militar e ditadura civil. Ambas as ditaduras apresentam uma taxa de aceitação reduzida, mas ainda assim com algum significado. O relatório final está disponível no link: https://cutt.ly/PeuW6LOF. Madalena Ribeiro e Afonso Ferreira
Eurodeputada Vânia Neto visitou a escola
No passado dia 22 de Maio, a eurodeputada Vânia Neto, animou uma sessão na Escola Secundária Maria Lamas dirigida a alunos do 12.º ano. A sua intervenção inseriu-se na campanha “Eleições Europeias – uma voz jovem na Europa”. Foi explicada a importância da União Europeia, como ela tem impacto na vida das novas gerações. Foi sublinhada a importância da participação política, a defesa dos direitos, liberdades e garantias, bem como a necessidade de quem tem idade para votar o fazer nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.
Após a intervenção de Vânia Neto, os alunos presentes levantaram questões e pediram esclarecimentos. Foi um momento para tornar clara a importância de se viver em democracia e da necessidade de estar desperto para a defesa dos direitos e liberdades. Foi dada especial atenção aos direitos das mulheres, os quais são demasiado recentes e, por isso, alvo fácil daqueles que se opõem a uma sociedade livre e democrática.
A intervenção da eurodeputada foi antecedida pela apresentação, pelos alunos de Ciência Política da ES Maria Lamas, do estudo, por si efectuado, A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal.
Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia
Sociedade » 2024-06-11A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.
As categorias estruturantes da investigação foram: o interesse dos jovens pelo fenómeno político; o sentimento de estar representado nas instituições políticas; fontes de formação política dos jovens; percepção da qualidade da democracia portuguesa; percepção da relação da democracia portuguesa com os jovens; percepção do melhor regime político.
Relativamente à intensidade do interesse pelo fenómeno político, esta verificou-se mediana. Os alunos apresentam um grau de interesse bastante positivo em votar caso tivessem idade. Em contraste, o interesse em participar na vida política e em discutir política com amigos e colegas é diminuto. O sentimento de estar representado é, também, mediano. Os jovens sentem-se mais representados por movimentos sociais e, por outro lado, não se sentem, em geral, representados pelos órgãos políticos do país.
Constatou-se que a procura de informação/formação política pelos alunos é baixa. As principais fontes usadas pelos alunos são a família e as redes sociais. Os estudantes raramente procuram informação/formação política através da escola ou da leitura de livros e artigos. Os alunos avaliam a democracia portuguesa negativamente, assim como a sua relação com a mesma. Os inquiridos consideram o combate à corrupção o tópico mais negativo, contrastando com a defesa dos direitos, liberdades e garantias, que apresenta avaliação positiva.
Quanto à percepção dos alunos relativamente ao melhor regime político, os regimes com maior aceitação são as democracias liberal e directa, respectivamente. Por outro lado, os regimes mais rejeitados foram a epistocracia (regime de especialistas), ditadura militar e ditadura civil. Ambas as ditaduras apresentam uma taxa de aceitação reduzida, mas ainda assim com algum significado. O relatório final está disponível no link: https://cutt.ly/PeuW6LOF. Madalena Ribeiro e Afonso Ferreira
Eurodeputada Vânia Neto visitou a escola
No passado dia 22 de Maio, a eurodeputada Vânia Neto, animou uma sessão na Escola Secundária Maria Lamas dirigida a alunos do 12.º ano. A sua intervenção inseriu-se na campanha “Eleições Europeias – uma voz jovem na Europa”. Foi explicada a importância da União Europeia, como ela tem impacto na vida das novas gerações. Foi sublinhada a importância da participação política, a defesa dos direitos, liberdades e garantias, bem como a necessidade de quem tem idade para votar o fazer nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.
Após a intervenção de Vânia Neto, os alunos presentes levantaram questões e pediram esclarecimentos. Foi um momento para tornar clara a importância de se viver em democracia e da necessidade de estar desperto para a defesa dos direitos e liberdades. Foi dada especial atenção aos direitos das mulheres, os quais são demasiado recentes e, por isso, alvo fácil daqueles que se opõem a uma sociedade livre e democrática.
A intervenção da eurodeputada foi antecedida pela apresentação, pelos alunos de Ciência Política da ES Maria Lamas, do estudo, por si efectuado, A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal.
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