• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 27 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 11°
Céu muito nublado com chuva fraca
Qua.
 16° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: Veiga Maltez vai como independente, apoiado pelo Partido Socialista

Sociedade  »  2017-05-05 

José Veiga Maltez vai mesmo ser candidato às eleições autárquicas de 1 de Outubro pelo Partido Socialista declinando assim o convite para encabeçar uma lista liderada pelo PSD. Maltez tinha já assumido publicamente que era, novamente, candidato à câmara municipal mas estava indeciso qual a cor que iria representar, decidindo-se pelo PS, depois de há quatro anos ter sido o principal mentor de uma lista de independentes com o objectido de impedir que o candidato do PS, Rui Medinas, ganhasse a câmara – o que se veio a verificar.

Maltez, que encabeçou a lista independente à assembleia municipal acabaria por vencer nas urnas e, neste mandato, aconteceram vários episódios que geraram mal-estar entre o executivo e Veiga Maltez.

A confirmação foi dada ontem pelo presidente da distrital de Santarém do PS, António Gameiro, depois de ter sido fechada a negociação, num jantar que decorreu no Café Central, na Golegã.

Gameiro afirmou que o atual presidente, Rui Medinas, não é candidato (como determinaria a decisão dos órgãos nacionais de recondução dos presidentes em funções que ainda não cumpriram o limite de três mandatos) por vontade do próprio, que alegou razões pessoais.

"Este é o corolário de um processo normal. Perante a comunicação dessa vontade, informalmente em outubro e formalmente em dezembro último, havia que fazer um convite a outra personalidade e foi à que dava mais garantias de que a Golegã voltaria a ter uma gestão socialista de qualidade", afirmou.
Veiga Maltez, que volta a candidatar-se como independente nas listas do PS, disse à Lusa que o regresso após um hiato de quatro anos.

"Candidato-me porque considero que ainda tenho capacidade para trabalhar em prol de um município pelo qual nutro amor, ternura e paixão", afirmou à Lusa Veiga Maltez, sublinhando que cumpre "um dever de cidadania" e responde às muitas solicitações recebidas.

"Foram muitas as pessoas que me empurraram", disse, declarando que o trabalho que iniciou não está acabado porque "há sempre trabalho a fazer num mundo em mudança" e na procura de responder às "exigências de qualidade" feitas pelos munícipes do concelho.

Veiga Maltez afirmou que a candidatura, na qual se faz acompanhar pelo atual presidente da junta de freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, que encabeça a lista para a Assembleia Municipal, resulta de uma "união em prol do concelho", depois de conversações entre o PS e o GAP.

No almoço realizado quarta-feira na Golegã participaram, além de Veiga Maltez e Vítor Guia, o presidente da distrital e a responsável nacional do partido para as autárquicas, Maria da Luz Rosinha, e ainda elementos que há quatro anos integraram a lista do GAP, disse fonte do PS.
Pires Cardoso,q ue já foi vereador de Maltez e concorreu há quatro anos como idependente, deverá ser o segundo da lista, seguido por Carlos Godinho, Ana Caixinha e Borges da Costa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


António Alves: demolição praticamente concluída »  2020-01-23 

As antigas instalações da empresa António Alves, conhecida popularmente por “Alves das lãs”, situadas na várzea grande dos Mesiões, foram nestes dias demolidas depois de terem permanecido em ruínas durante décadas.
(ler mais...)


LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado »  2020-01-23 

Sábado, dia 25 de Janeiro, os trabalhadores do LIDL vão realizar “uma acção de denúncia e protesto pela postura da empresa e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição)” que, no dizer do sindicato, arrastam a negociação do contrato colectivo de trabalho desde 2016.
(ler mais...)


A sério: foi você que pediu um PDM? »  2020-01-19 

Na reunião de 10 de Dezembro do ano que findou, a maioria socialista na Câmara de Torres Novas aprovou a suspensão parcial do PDM num terreno às Ferrarias, fronteiro à rotunda de saída de Torres Novas, suspensão que permitirá a eventual instalação, no local, de um pavilhão da Decathlon, para comércio de roupas e material de desporto.
(ler mais...)


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua »  2020-01-13 

A pretexto de implantar um troço de ciclovia, a maioria socialista quer destruir completamente o arranjo da rua 25 de Abril e enterrar mais de 700 mil euros em 160 metros de via. O resto do concelho assiste.

A ideia de uma ciclovia para Torres Novas vinha de vez em quando à cabeça de alguns, apesar de a cidade não ter tradições alguma no uso da bicicleta (raramente se vê uma) e de a sua topografia não aconselhar tal tipo de recurso.
(ler mais...)


Vale da Serra: moradores preocupados com funcionamento da ETAR »  2020-01-09 

Os moradores de Vale da Serra, Pedrógão, estão preocupados com as águas que estão a ser bombeadas da ETAR para terrenos públicos e privados confinantes com a estação de tratamento de águas residuais.
(ler mais...)


Bombeiros: dificuldades na adesão ao voluntariado, problemas no socorro »  2020-01-09 

A primeira conclusão que se retira da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, realizada mesmo a fechar o ano, é que os torrejanos em geral e os associados da própria agremiação estão completamente alheados do seu presente e sobretudo do seu futuro: num universo de muitas centenas de sócios activos, não se compreende que numa reunião magna de prestação de contas não estejam presentes, ao menos, uma dúzia de associados que não sejam os membros dos corpos sociais, alguns elementos do comando ou bombeiros e um ou dois sócios de fora deste contexto.
(ler mais...)


Torres Novas: centro de saúde abrangido pelo plano de contingência »  2020-01-07 

O centro de saúde de Torres Novas está abrangido pelo Plano de Contingência Inverno, estando aquela unidade de saúde aberta até às 22 horas, apenas nos dias úteis, informa o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
(ler mais...)


(ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas »  2020-01-06 

Sobre o caso da devolução da percentagem do IVA cobrado, a que abaixo se faz referência, o  JT tentou esclarecer a questão junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que disse não ter acesso aos dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que demonstrem e justifiquem, não somente o cálculo do valor global em causa, mas também a própria distribuição por Município.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-01-23  António Alves: demolição praticamente concluída
»  2020-01-06  (ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas
»  2020-01-19  A sério: foi você que pediu um PDM?
»  2020-01-13  PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua
»  2020-01-02  Directora do JT, amanhã na RTP1