Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-44501c56): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: Veiga Maltez vai como independente, apoiado pelo Partido Socialista

Sociedade  »  2017-05-05 

José Veiga Maltez vai mesmo ser candidato às eleições autárquicas de 1 de Outubro pelo Partido Socialista declinando assim o convite para encabeçar uma lista liderada pelo PSD. Maltez tinha já assumido publicamente que era, novamente, candidato à câmara municipal mas estava indeciso qual a cor que iria representar, decidindo-se pelo PS, depois de há quatro anos ter sido o principal mentor de uma lista de independentes com o objectido de impedir que o candidato do PS, Rui Medinas, ganhasse a câmara – o que se veio a verificar.

Maltez, que encabeçou a lista independente à assembleia municipal acabaria por vencer nas urnas e, neste mandato, aconteceram vários episódios que geraram mal-estar entre o executivo e Veiga Maltez.

A confirmação foi dada ontem pelo presidente da distrital de Santarém do PS, António Gameiro, depois de ter sido fechada a negociação, num jantar que decorreu no Café Central, na Golegã.

Gameiro afirmou que o atual presidente, Rui Medinas, não é candidato (como determinaria a decisão dos órgãos nacionais de recondução dos presidentes em funções que ainda não cumpriram o limite de três mandatos) por vontade do próprio, que alegou razões pessoais.

"Este é o corolário de um processo normal. Perante a comunicação dessa vontade, informalmente em outubro e formalmente em dezembro último, havia que fazer um convite a outra personalidade e foi à que dava mais garantias de que a Golegã voltaria a ter uma gestão socialista de qualidade", afirmou.
Veiga Maltez, que volta a candidatar-se como independente nas listas do PS, disse à Lusa que o regresso após um hiato de quatro anos.

"Candidato-me porque considero que ainda tenho capacidade para trabalhar em prol de um município pelo qual nutro amor, ternura e paixão", afirmou à Lusa Veiga Maltez, sublinhando que cumpre "um dever de cidadania" e responde às muitas solicitações recebidas.

"Foram muitas as pessoas que me empurraram", disse, declarando que o trabalho que iniciou não está acabado porque "há sempre trabalho a fazer num mundo em mudança" e na procura de responder às "exigências de qualidade" feitas pelos munícipes do concelho.

Veiga Maltez afirmou que a candidatura, na qual se faz acompanhar pelo atual presidente da junta de freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, que encabeça a lista para a Assembleia Municipal, resulta de uma "união em prol do concelho", depois de conversações entre o PS e o GAP.

No almoço realizado quarta-feira na Golegã participaram, além de Veiga Maltez e Vítor Guia, o presidente da distrital e a responsável nacional do partido para as autárquicas, Maria da Luz Rosinha, e ainda elementos que há quatro anos integraram a lista do GAP, disse fonte do PS.
Pires Cardoso,q ue já foi vereador de Maltez e concorreu há quatro anos como idependente, deverá ser o segundo da lista, seguido por Carlos Godinho, Ana Caixinha e Borges da Costa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”