• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 18 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 37° / 19°
Céu limpo
Ter.
 33° / 14°
Céu limpo
Seg.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: Veiga Maltez vai como independente, apoiado pelo Partido Socialista

Sociedade  »  2017-05-05 

José Veiga Maltez vai mesmo ser candidato às eleições autárquicas de 1 de Outubro pelo Partido Socialista declinando assim o convite para encabeçar uma lista liderada pelo PSD. Maltez tinha já assumido publicamente que era, novamente, candidato à câmara municipal mas estava indeciso qual a cor que iria representar, decidindo-se pelo PS, depois de há quatro anos ter sido o principal mentor de uma lista de independentes com o objectido de impedir que o candidato do PS, Rui Medinas, ganhasse a câmara – o que se veio a verificar.

Maltez, que encabeçou a lista independente à assembleia municipal acabaria por vencer nas urnas e, neste mandato, aconteceram vários episódios que geraram mal-estar entre o executivo e Veiga Maltez.

A confirmação foi dada ontem pelo presidente da distrital de Santarém do PS, António Gameiro, depois de ter sido fechada a negociação, num jantar que decorreu no Café Central, na Golegã.

Gameiro afirmou que o atual presidente, Rui Medinas, não é candidato (como determinaria a decisão dos órgãos nacionais de recondução dos presidentes em funções que ainda não cumpriram o limite de três mandatos) por vontade do próprio, que alegou razões pessoais.

"Este é o corolário de um processo normal. Perante a comunicação dessa vontade, informalmente em outubro e formalmente em dezembro último, havia que fazer um convite a outra personalidade e foi à que dava mais garantias de que a Golegã voltaria a ter uma gestão socialista de qualidade", afirmou.
Veiga Maltez, que volta a candidatar-se como independente nas listas do PS, disse à Lusa que o regresso após um hiato de quatro anos.

"Candidato-me porque considero que ainda tenho capacidade para trabalhar em prol de um município pelo qual nutro amor, ternura e paixão", afirmou à Lusa Veiga Maltez, sublinhando que cumpre "um dever de cidadania" e responde às muitas solicitações recebidas.

"Foram muitas as pessoas que me empurraram", disse, declarando que o trabalho que iniciou não está acabado porque "há sempre trabalho a fazer num mundo em mudança" e na procura de responder às "exigências de qualidade" feitas pelos munícipes do concelho.

Veiga Maltez afirmou que a candidatura, na qual se faz acompanhar pelo atual presidente da junta de freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, que encabeça a lista para a Assembleia Municipal, resulta de uma "união em prol do concelho", depois de conversações entre o PS e o GAP.

No almoço realizado quarta-feira na Golegã participaram, além de Veiga Maltez e Vítor Guia, o presidente da distrital e a responsável nacional do partido para as autárquicas, Maria da Luz Rosinha, e ainda elementos que há quatro anos integraram a lista do GAP, disse fonte do PS.
Pires Cardoso,q ue já foi vereador de Maltez e concorreu há quatro anos como idependente, deverá ser o segundo da lista, seguido por Carlos Godinho, Ana Caixinha e Borges da Costa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário »  2019-08-15 

O executivo municipal aprovou por unanimidade o alargamento da distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do escalão A e B do 3.º CEB (ciclo do ensino básico) e ensino secundário.

“No âmbito das competências de acção social da câmara, já são comparticipados os cadernos de actividades aos alunos até ao 6.
(ler mais...)


Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente »  2019-08-09 

No Ribatejo, aquele Ribatejo marialva de antigamente, já nada é o que era. Quatro dos cinco partidos com representação parlamentar no distrito, PS, PSD, CDS e Bloco apresentam mulheres como cabeças de lista às legislativas de Outubro.
(ler mais...)


Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”.
(ler mais...)


Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas »  2019-07-22 

 

Os aterros, constituídos por toneladas de pedras e terra, que pretendem alongar a pista do aeródromo de Pias Longas, na fronteira entre os concelho de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, apesar do alegado embargo decretado pela câmara de Ourém e da alegada comunicação da câmara de Torres Novas junto do município vizinho.
(ler mais...)


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-07-26  Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias
»  2019-07-22  Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas
»  2019-08-09  Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente
»  2019-08-15  Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário