• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 26 Maio 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 33° / 19°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 20°
Céu limpo
Ter.
 33° / 18°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Hospital de Santarém realizou implante de terapia inovadora para insuficiência cardíaca

Sociedade  »  2014-08-02 

O Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém realizou a primeira cirurgia para colocação de um dispositivo de ressincronização cardíaca com desfibrilhador (CRTD), terapia utilizada no tratamento de doentes com insuficiência cardíaca, uma das principais causas de internamento hospitalar.

De acordo com o médico Vítor Martins, cardiologista desta unidade hospitalar, “o implante deste dispositivo vem marcar uma nova era para os doentes de Santarém que podem agora usufruir da tecnologia mais avançada para o tratamento da insuficiência cardíaca, sem necessidade de serem transferidos para hospitais mais distantes”. “Outra das preocupações foi a de disponibilizar aos nossos doentes as terapias mais inovadoras nesta área”, acrescenta o especialista.

Este dispositivo médico permite, por um lado, o tratamento da insuficiência cardíaca através da terapia de ressincronização e, por outro, graças à sua capacidade de desfibrilhação (administração de choques), evita eventuais paragens cardio-respiratórias ou episódios de morte súbita, relacionados com arritmias malignas. Irá melhorar a função de bomba do coração, melhorando os sintomas da doença, e podendo mesmo provocar a regressão da dilatação das cavidades cardíacas, que podem passar a ficar de dimensões normais.

A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva que afecta doentes cujo coração, dilata e perde a força, não conseguindo bombear sangue suficiente para responder às necessidades do organismo. Os principais sintomas desta doença são a falta de ar, cansaço inexplicado e edemas dos membros inferiores.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Maioria quer arrasar o “caminho das cobras” com alcatrão »  2020-05-25 

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.
(ler mais...)


Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza” »  2020-05-25 

“Sem querer colocar em causa o mérito das pessoas/técnicos que coordenaram o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por tempo indeterminado de técnico superior de educação, o mérito dos candidatos, e salvaguardando não ter conhecimento das provas efectuadas e do critério respeitante à avaliação das mesmas e dos candidatos, cumpre-me manifestar estranheza por aquilo que se começa a entender ser falta de transparência resultante dos resultados de alguns concursos para admissão de pessoal na Câmara Municipal”, assim se refere o vereador João Quaresma a um recente concurso em que a pessoa admitida é autarca eleita pelo PS numa freguesia.
(ler mais...)


Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.
(ler mais...)


Torres Novas e concelhos vizinhos em indicadores PORDATA: menos gente, mais velhos, menos empregos, menos estudantes »  2020-04-20 

É um cenário pouco animador: Torres Novas e os concelhos vizinhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento, em indicadores comparados de 2010 e 2018, têm menos população, cada vez menos nascimentos e mais idosos, o número de empregos diminuiu em quase todos
os municípios, tal como o número de estudantes.
(ler mais...)


EDITORAL: para que conste »  2020-04-16 

Ano após ano, nunca aqui fizemos referência à brutal disparidade da inserção de publicidade institucional paga, pela Câmara Municipal de Torres Novas, nos três jornais do concelho, sempre em favor de um deles.
(ler mais...)


Torres Novas: fósforo a mais nas águas exige investimento de 245 mil euros da Águas do Ribatejo »  2020-04-08 

As ETAR e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas, requalificados pela ÁGUAS DO RIBATEJO em Junho de 2015, num investimento de 8 milhões de euros, estão a ser alvo de obras no valor de 245 mil euros, diz a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo: 500 mil em medidas de apoio a particulares e empresas »  2020-03-30 

A situação que vivemos actualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os presidentes das sete câmaras municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça.
(ler mais...)


COVID: atendimento mais próximo é no Entroncamento »  2020-03-26 

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região.
(ler mais...)


Mundo suspenso, cidade suspensa, vidas suspensas »  2020-03-18 

Os factos: durante os 50 dias em que a ditadura chinesa escondeu o surto do novo vírus (independentemente da sua origem ou da sua génese), empresários e milhares de turistas chineses visitaram a Itália, para onde aportavam, ao mesmo tempo, hordas de turistas e viajantes de outros países da Europa.
(ler mais...)


Última hora: Câmara cancela eventos e fecha equipamentos municipais »  2020-03-11 

À semelhança do que outras autarquias da região já tinham feito, a Câmara de Torres Novas activou um plano de contingência de modo a fazer face à situação que se vive. Eventos como a feira de Março ou ou o TorresRodas foram cancelados, as piscinas estão encerradas, alguns serviços e equipamentos municipais alvo de restrições.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-05-08  Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho
»  2020-05-25  Maioria quer arrasar o “caminho das cobras” com alcatrão
»  2020-05-25  Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza”