• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 12 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Parceiros de Igreja: pais e câmara já se entenderam e alunos já estão em aulas

Sociedade  »  2014-09-19 

A câmara municipal de Torres Novas e os encarregados de educação dos alunos da escola primária de Parceiros de Igreja já se entenderem e as crianças começaram finalmente a ir às aulas ontem, quinta-feira. Recorde-se que a escola de Parceiros foi encerrada pelo ministério da Educação e a solução encontrada pela da autarquia para os 15 alunos foi Liteiros, a escola mais perto, mas os pais não estavam na disposição de deixar os seus filhos irem para essa escola devido à falta de condições, nomeadamente do refeitório, que funciona num pré-fabricado antigo, a inexistência de um telheiro que permita às crianças irem à rua em dias de chuva e outros relacionados com o piso gasto das salas de aula.

Os encarregados de educação pediram à câmara uma solução intermédia, que passava pela transferência de todos os alunos de Liteiros para Parceiros enquanto não fossem corrigidas essas deficiências mas a autarquia, através seu presidente, informou os pais que o ministério não autorizava a reabertura da escola de Parceiros, comprometendo-se, no entanto, a corrigir as deficiências detectadas. Dentro de duas semanas, o mais tardar, o pavilhão onde funciona o refeitório será substituído por um outro, em melhores condições, o chão das salas será melhorado e será construído um telheiro. Com base nestas promessas anunciadas numa reunião com os pais, na quarta-feira desta semana, os pais entenderam que estavam reunidas as condições para colocar os seus filhos na escola de Liteiros, o que aconteceu esta quinta-feira, dia 18.

 

Pais irritados por terem sido informados do enceramento dois dias antes do início do ano escolar

O descontentamento dos pais e encarregados de educação manifestou-se a meio da semana passada quando foram informados, através de uma carta distribuída em mão pelo presidente da união de freguesias de Brogueira, Parceiros da Igreja e Alcorochel, que a escola de Parceiros iria encerrar.

Refira-se que na lista das escolas a fechar para o ano lectivo 2014/15, divulgada pelo ministério da Educação em Junho passado, constava a EB1 de Parceiros, mas a câmara de Torres Novas não terá dado o encerramento como um facto consumado e foi isso que o vice-presidente tentou explicar aos pais, numa reunião que se realizou na quinta e sexta-feira da semana passada, praticamente na véspera do arranque do ano lectivo. A poucas semanas do início das aulas, o próprio site do Agrupamento de escolas Artur Gonçalves divulgava na sua lista de turmas a formação de uma turma na EB1 de Parceiros da Igreja.

Confrontada com o encerramento da escola, a dois dias do início do novo ano lectivo, a maioria dos encarregados de educação optou por fazer finca-pé e recusou levar os filhos para fora da aldeia, e ainda para mais para uma escola em piores condições que a que tinham na sua terra.

Os pais dos alunos não gostaram da forma como a câmara de Torres Novas geriu o processo, deixando passar todo o Verão sem dar uma explicação sobre o que se iria passar, informando aquela comunidade escolar sobre o fecho da escola praticamente em cima do arranque novo ano lectivo.

No dia e na hora em que era suposto o recomeço das aulas, na segunda-feira, não compareceram responsáveis autárquicos em Parceiros da Igreja. Apenas Esmeralda Moita, eleita pela CDU na união de freguesias da Brogueira, Parceiros e Alcorochel, que considerou que houve falta de respeito pela população por esta ter sido avisada do encerramento da escola a dois dias do arranque do ano escolar e, lamentou, aquela união de freguesias não tenha sequer uma escola aberta.

 

Presidente da junta sentiu-se enganado

Manuel Júnior, presidente da união de freguesias (PS), manifestou-se muito desiludido e enganado pela câmara de Torres Novas, na passada sexta-feira, durante a segunda reunião entre representantes da câmara de Torres Novas e os encarregados de educação dos alunos de Parceiros da Igreja, que decorreu na escola de Liteiros. Júnior disse-se surpreendido com as condições que encontrou naquela escola que nada tinham que ver com o que lhe fora transmitido, concordando com os pais das crianças, que apontaram vários defeitos àquele estabelecimento de ensino, a começar pelo refeitório, que funciona num pavilhão pré-fabricado.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT
»  2020-07-27  Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada
»  2020-07-27  Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva
»  2020-07-27  Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão