• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 21 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 18°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 25° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 25° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  28° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

20 ANOS JT: os verdes anos

Sociedade  »  2014-09-25 

Antes do início da publicação do JORNAL TORREJANO, as Festas da Cidade desse ano de 1994 foram pretexto para a edição de um número zero de promoção e apresentação do novo jornal. A manchete ”Brevemente nas bancas” era ilustrada com uma fotografia de Sérgio Godinho, um dos nomes fortes das festas desse verão. A praça 5 de Outubro era ainda e seria por bons anos o palco das festas.

A primeira edição do jornal coincidiu com a realização da Fersant, e nela foi montado um stand próprio de divulgação do novo jornal. O primeiro-ministro Cavaco Silva, de visita à feira, deteve-se por uns momentos no stand do jornal e disse-se surpreendido por estar a criar-se um jornal ”em tempos tão difíceis”. Cavaco antevia o fim do seu longo reinado e no ano seguinte António Guterres seria o primeiro-ministro do novo governo do Partido Socialista.

Nesse número 1 do JORNAL TORREJANO, com data de 22 de Setembro de 1994, com Joaquim da Silva Lopes como director e João Carlos Lopes, como director-adjunto, podiam ler-se crónicas de opinião de Paulo Renato, Hugo Santos, António Ventura, António Mário Santos, Paula Faustino, Luís Maurício e Luís Filipe Santos. A redacção integrava nomes como os de Carlos Tomé, António Mário Santos, Jorge Cordeiro Simões, Hugo Santos, Luís Filipe Cavaco (fotografia), José Simões, Helena Santos (fotografia); o desporto incluía as colaborações de João Carreira, Carlos Pinhão, José Augusto Mourão e Luís Filipe Santos, Hélder Duque (fotografia). Colaboravam ainda José Simões e Leonel Pereira e, em Janeiro de 1995, juntava-se à redacção Luís Miguel Fanha.

A paginação e revisão estavam a cargo de Pedro Silva e Vítor Maurício, proprietários da DIGITAL TEXTO, que cedera um pequeno espaço para funcionamento do jornal nas suas instalações do Largo José Lopes dos Santos, antiga Casa de Saúde. A empresa de artes gráficas era responsável pela paginação e impressão do jornal, esta sub-contratada à gráfica Almondina e nos primeiros números executada com um papel reciclado especial comprado à RENOVA, mas os dois profissionais, também eles cooperantes do jornal, colaboravam oferecendo o seu trabalho de revisão de textos e pré-paginação e na execução de outras tarefas necessárias ao funcionamento do jornal, que não tinha um único profissional e cujo trabalho era exclusivamente voluntário e gratuito por parte de todos os que o garantiam. Apenas Conceição Godinho trabalhava como profissional na área da publicidade e, como cooperante do jornal, privilegiava a inserção do que angariava nas páginas do JORNAL TORREJANO, recebendo à percentagem.

Em 4 abril 1996, João Carlos Lopes passa a director do JORNAL TORREJANO devido a impedimento, por motivos profissionais, de Joaquim da Silva Lopes, que voltaria ao cargo de director poucos anos depois. Mas naquele mês de Abril de 1996 o jornal contrata a primeira jornalista, Margarida Trincão, natural de Lapas e, na altura, de regresso de Lisboa, onde tinha trabalhado no ”Se7e”. Também por essa altura o JT deixa as instalações da Digital Texto para ficar sediado numa dependência da rua de Entre-Muros com frente para a rua da Levada, frente à central do Caldeirão. Contrata o seu actual gráfico, Cristiano Abegão, assegurando a autonomia do jornal no que diz respeito à paginação e pré-impressão.

7 de Maio 1998 o ”Jornal Torrejano” dá o passo decisivo e necessári passa a semanário e passa a marcar a agenda da actualidade do concelho, com largo espaço também para o que se passava na região.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada