• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 19 Fevereiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 7°
Períodos nublados
Sex.
 21° / 7°
Céu limpo
Qui.
 19° / 5°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 5°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

20 ANOS JT: os verdes anos

Sociedade  »  2014-09-25 

Antes do início da publicação do JORNAL TORREJANO, as Festas da Cidade desse ano de 1994 foram pretexto para a edição de um número zero de promoção e apresentação do novo jornal. A manchete ”Brevemente nas bancas” era ilustrada com uma fotografia de Sérgio Godinho, um dos nomes fortes das festas desse verão. A praça 5 de Outubro era ainda e seria por bons anos o palco das festas.

A primeira edição do jornal coincidiu com a realização da Fersant, e nela foi montado um stand próprio de divulgação do novo jornal. O primeiro-ministro Cavaco Silva, de visita à feira, deteve-se por uns momentos no stand do jornal e disse-se surpreendido por estar a criar-se um jornal ”em tempos tão difíceis”. Cavaco antevia o fim do seu longo reinado e no ano seguinte António Guterres seria o primeiro-ministro do novo governo do Partido Socialista.

Nesse número 1 do JORNAL TORREJANO, com data de 22 de Setembro de 1994, com Joaquim da Silva Lopes como director e João Carlos Lopes, como director-adjunto, podiam ler-se crónicas de opinião de Paulo Renato, Hugo Santos, António Ventura, António Mário Santos, Paula Faustino, Luís Maurício e Luís Filipe Santos. A redacção integrava nomes como os de Carlos Tomé, António Mário Santos, Jorge Cordeiro Simões, Hugo Santos, Luís Filipe Cavaco (fotografia), José Simões, Helena Santos (fotografia); o desporto incluía as colaborações de João Carreira, Carlos Pinhão, José Augusto Mourão e Luís Filipe Santos, Hélder Duque (fotografia). Colaboravam ainda José Simões e Leonel Pereira e, em Janeiro de 1995, juntava-se à redacção Luís Miguel Fanha.

A paginação e revisão estavam a cargo de Pedro Silva e Vítor Maurício, proprietários da DIGITAL TEXTO, que cedera um pequeno espaço para funcionamento do jornal nas suas instalações do Largo José Lopes dos Santos, antiga Casa de Saúde. A empresa de artes gráficas era responsável pela paginação e impressão do jornal, esta sub-contratada à gráfica Almondina e nos primeiros números executada com um papel reciclado especial comprado à RENOVA, mas os dois profissionais, também eles cooperantes do jornal, colaboravam oferecendo o seu trabalho de revisão de textos e pré-paginação e na execução de outras tarefas necessárias ao funcionamento do jornal, que não tinha um único profissional e cujo trabalho era exclusivamente voluntário e gratuito por parte de todos os que o garantiam. Apenas Conceição Godinho trabalhava como profissional na área da publicidade e, como cooperante do jornal, privilegiava a inserção do que angariava nas páginas do JORNAL TORREJANO, recebendo à percentagem.

Em 4 abril 1996, João Carlos Lopes passa a director do JORNAL TORREJANO devido a impedimento, por motivos profissionais, de Joaquim da Silva Lopes, que voltaria ao cargo de director poucos anos depois. Mas naquele mês de Abril de 1996 o jornal contrata a primeira jornalista, Margarida Trincão, natural de Lapas e, na altura, de regresso de Lisboa, onde tinha trabalhado no ”Se7e”. Também por essa altura o JT deixa as instalações da Digital Texto para ficar sediado numa dependência da rua de Entre-Muros com frente para a rua da Levada, frente à central do Caldeirão. Contrata o seu actual gráfico, Cristiano Abegão, assegurando a autonomia do jornal no que diz respeito à paginação e pré-impressão.

7 de Maio 1998 o ”Jornal Torrejano” dá o passo decisivo e necessári passa a semanário e passa a marcar a agenda da actualidade do concelho, com largo espaço também para o que se passava na região.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Cruz Vermelha adquire ambulância »  2020-02-11 

Em nota enviada à imprensa, a delegação de Torres Novas da Cruz Vermelha Portuguesa anuncia a aquisição de uma primeira ambulância de transporte de doentes não urgentes, uma carrinha Volkswagen Caddy, de 7 lugares sentados, um investimento de cerca de 19 mil euros.
(ler mais...)


PSD: congresso levou ribatejanos a cargos nacionais »  2020-02-10 

O 38.º congresso nacional do PSD, que decorreu este fim de semana em Viana do Castelo, levou alguns dirigentes locais e regionais a cargos de maior relevo na estrutura partidária nacional.

Isaura Morais, a conhecida ex-autarca de Rio Maior e actual deputada por Santarém, foi protagonista da mais surpreendente ascensão na hierarquia social-democrata, ao ser eleita para a Comissão Política Nacional do partido, e logo como uma dos vice-presidentes, a convite do secretário-geral.
(ler mais...)


Abate de árvores junto à N-349 está a chocar a população »  2020-02-08 

Aquilo que parece, em alguns casos, um abate de árvores sem critério, está a deixar chocados muitos habitantes e proprietários dos terrenos contíguos à estrada nacional 349, no troço que atravessa aldeias da freguesia de Assentis.
(ler mais...)


Fabrióleo desistiu de processo contra Pedro Triguinho »  2020-02-04 

Hoje, no campus de justiça do Parque das Nações, em Lisboa, estava marcada a sentença para um processo judicial de queixa por difamação, da Fabrióleo contra o dirigente ambientalista torrejano Pedro Triguinho.
(ler mais...)


Matilde Bué, presidente da UDR Zona Alta: “Uma associação já não pode ser gerida apenas com o coração” »  2020-01-30 

Ser mulher nunca travou os movimentos a Matilde Bué. Acredita que essa é uma questão do passado. Contabilista de profissão e presidente da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta desde Setembro, Bué contou ao JT como chegou até aqui e falou dos desafios que se colocam à colectividade, que nasceu na zona alta da cidade há mais de 40 anos.
(ler mais...)


António Alves: demolição praticamente concluída »  2020-01-23 

As antigas instalações da empresa António Alves, conhecida popularmente por “Alves das lãs”, situadas na várzea grande dos Mesiões, foram nestes dias demolidas depois de terem permanecido em ruínas durante décadas.
(ler mais...)


LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado »  2020-01-23 

Sábado, dia 25 de Janeiro, os trabalhadores do LIDL vão realizar “uma acção de denúncia e protesto pela postura da empresa e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição)” que, no dizer do sindicato, arrastam a negociação do contrato colectivo de trabalho desde 2016.
(ler mais...)


A sério: foi você que pediu um PDM? »  2020-01-19 

Na reunião de 10 de Dezembro do ano que findou, a maioria socialista na Câmara de Torres Novas aprovou a suspensão parcial do PDM num terreno às Ferrarias, fronteiro à rotunda de saída de Torres Novas, suspensão que permitirá a eventual instalação, no local, de um pavilhão da Decathlon, para comércio de roupas e material de desporto.
(ler mais...)


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-01-23  António Alves: demolição praticamente concluída
»  2020-01-23  LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado
»  2020-02-04  Fabrióleo desistiu de processo contra Pedro Triguinho
»  2020-01-30  Matilde Bué, presidente da UDR Zona Alta: “Uma associação já não pode ser gerida apenas com o coração”
»  2020-02-08  Abate de árvores junto à N-349 está a chocar a população