Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-4986ade1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: movimento de independentes "Força GAP" reage a notícia do JT

Sociedade  »  2014-12-12 

O movimento de independentes Força Golegã, Azinhaga e Pombalinho (GAP) reagiu ao texto publicado na última edição do JT, intitulado ”Golegã: assembleia chumbou pedido de empréstimo para obras no Pombalinho” por considerar que a notícia não reflecte, com rigor, a decisão tomada pela assembleia municipal no dia 28 de Novembro.

Num esclarecimento enviado ao JT, Carlos Santos, líder da bancada Força GAP, esclarece que o empréstimo se destinava a custear dois projectos sujeitos a apoios comunitários - Golegã Identidade e Inovação e Centro de Alto Rendimento da Golegã – Desporto Equestre –, e portanto, a assembleia efectivamente não chumbou um pedido de empréstimo para as obras no Pombalinho, referenciadas na peça publicada no JT n.º 949.

”No decorrer da realização dos projectos em causa os empréstimos não foram realizados em tempo útil de forma a fazer face aos compromissos (…) e para que fossem concluídos (os projectos) e as comparticipações ao QREN fossem solicitadas, os mesmos tiveram que ser liquidados em detrimento do pagamento a fornecedores de conta corrente, cuja dívida em 20 de Novembro ascendia a 1 milhão e 341 mil euros, registando um aumento de 87 por cento relativamente a Setembro de 2013”, cuja dívida se situava nos 716.650 mil euros, refere.

O responsável acrescenta que, em certa medida, os projetos a que se destinavam os empréstimos foram financiados pelos fornecedores da autarquia, ou seja, ”pequenos empresários e micro e pequenas empresas, pois foram estes os mais penalizados, não recebendo os valores das suas facturas, e encontrando-se algumas destas empresas com enormes dificuldades de tesouraria”.

 

Nota de direcção

Em bom rigor, e como refere o movimento Força GAP, a assembleia não chumbou o pedido de empréstimo para as obras no Pombalinho uma vez que, na ordem de trabalhos, os eleitos naquele órgão foram chamados a pronunciarem-se sobre um pedido de empréstimo ao BEI – Banco Europeu de Investimento, para os projectos’ Golegã Identidade e Inovação’ e ‘Centro de Alto Rendimento da Golegã’. Esse é um dado objectivo. Contudo, e uma vez que a percentagem financeira que cabia ao município para estes dois investimentos estava regularizada (independentemente da forma como a verba foi afectada), a proposta final da câmara era canalizar essa verba para as obras no Pombalinho e, em última instância, a oposição na assembleia municipal inviabilizou um pedido de empréstimo cuja verba seria para aplicar na reabilitação da rua de Santo António e na abertura de um furo de captação de água para reforçar o abastecimento de água à Golegã.

Tal como noticiámos, foi entendimento de toda a oposição ao Partido Socialista que a verba, a ser pedida ao banco, deveria ser canalizada para regularizar dívidas a fornecedores. A oposição, nomeadamente a Força GAP, disponibilizou-se ainda para aprovar os empréstimos necessários para fazer face às obras no Pombalinho ”uma vez que o município da Golegã tem capacidade de endividamento que ronda um milhão de euros de acordo com o relatório do terceiro trimestre 2014 do DGAL”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”