Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-4986ade1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 01 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 34° / 18°
Céu limpo
Qui.
 39° / 18°
Céu limpo
Qua.
 36° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  35° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: movimento de independentes "Força GAP" reage a notícia do JT

Sociedade  »  2014-12-12 

O movimento de independentes Força Golegã, Azinhaga e Pombalinho (GAP) reagiu ao texto publicado na última edição do JT, intitulado ”Golegã: assembleia chumbou pedido de empréstimo para obras no Pombalinho” por considerar que a notícia não reflecte, com rigor, a decisão tomada pela assembleia municipal no dia 28 de Novembro.

Num esclarecimento enviado ao JT, Carlos Santos, líder da bancada Força GAP, esclarece que o empréstimo se destinava a custear dois projectos sujeitos a apoios comunitários - Golegã Identidade e Inovação e Centro de Alto Rendimento da Golegã – Desporto Equestre –, e portanto, a assembleia efectivamente não chumbou um pedido de empréstimo para as obras no Pombalinho, referenciadas na peça publicada no JT n.º 949.

”No decorrer da realização dos projectos em causa os empréstimos não foram realizados em tempo útil de forma a fazer face aos compromissos (…) e para que fossem concluídos (os projectos) e as comparticipações ao QREN fossem solicitadas, os mesmos tiveram que ser liquidados em detrimento do pagamento a fornecedores de conta corrente, cuja dívida em 20 de Novembro ascendia a 1 milhão e 341 mil euros, registando um aumento de 87 por cento relativamente a Setembro de 2013”, cuja dívida se situava nos 716.650 mil euros, refere.

O responsável acrescenta que, em certa medida, os projetos a que se destinavam os empréstimos foram financiados pelos fornecedores da autarquia, ou seja, ”pequenos empresários e micro e pequenas empresas, pois foram estes os mais penalizados, não recebendo os valores das suas facturas, e encontrando-se algumas destas empresas com enormes dificuldades de tesouraria”.

 

Nota de direcção

Em bom rigor, e como refere o movimento Força GAP, a assembleia não chumbou o pedido de empréstimo para as obras no Pombalinho uma vez que, na ordem de trabalhos, os eleitos naquele órgão foram chamados a pronunciarem-se sobre um pedido de empréstimo ao BEI – Banco Europeu de Investimento, para os projectos’ Golegã Identidade e Inovação’ e ‘Centro de Alto Rendimento da Golegã’. Esse é um dado objectivo. Contudo, e uma vez que a percentagem financeira que cabia ao município para estes dois investimentos estava regularizada (independentemente da forma como a verba foi afectada), a proposta final da câmara era canalizar essa verba para as obras no Pombalinho e, em última instância, a oposição na assembleia municipal inviabilizou um pedido de empréstimo cuja verba seria para aplicar na reabilitação da rua de Santo António e na abertura de um furo de captação de água para reforçar o abastecimento de água à Golegã.

Tal como noticiámos, foi entendimento de toda a oposição ao Partido Socialista que a verba, a ser pedida ao banco, deveria ser canalizada para regularizar dívidas a fornecedores. A oposição, nomeadamente a Força GAP, disponibilizou-se ainda para aprovar os empréstimos necessários para fazer face às obras no Pombalinho ”uma vez que o município da Golegã tem capacidade de endividamento que ronda um milhão de euros de acordo com o relatório do terceiro trimestre 2014 do DGAL”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)


Torres Novas: abre amanhã nova loja do Intermarché »  2025-05-28 

Foi com alguma pompa e circunstância que ontem, terça-feira, foi apresentada a nova loja do Intermarché de Torres Novas, na presença de autarcas e representantes das principais entidades económicas e sociais do concelho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-02  Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos