• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 31 Janeiro 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 3°
Céu limpo
Qui.
 16° / 3°
Céu limpo
Qua.
 15° / 1°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  15° / 1°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Agricultores do Vale do Tejo estão a investir nas novas tecnologias

Sociedade  »  2015-01-09 

Na região do Vale do Tejo são cada vez mais os agricultores que investem nas novas tecnologias ou nas energias alternativas. As estações meteorológicas, os painéis solares e a utilização de drones, aviões não tripulados, são alguns exemplos. O objetivo é melhorar a gestão das explorações agrícolas e optimizar as colheitas.

Cerca de 40 por cento dos agricultores da região do Vale do Tejo já se deixaram convencer e aderiram às novas tecnologias e às energias alternativas para melhorarem as performances das suas explorações agrícolas.

Quem o diz é Mário Antunes, vice-presidente da Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, que refere que as sondas foram a tecnologia que teve adesão maior adesão, em declarações à Antena 1.

Já de acordo com Jorge Neves, da Agromais, nos campos agrícolas da região existem cerca de uma centena de sondas de rega instaladas, número que atesta a importância destes equipamentos para a otimização dos processos de rega das explorações. Colocam-se várias amostras nos campos, permitindo saber qual o comportamento da água no solo, informação que torna mais eficaz a rega nas explorações agrícolas.

”Há culturas extremamente sensíveis à questão da rega, como é a cebola, e nós tentamos que em praticamente todas as parcelas haja uma sonda. No caso do milho, um sonda numa determinada zona da parcela pode ser representativa para mostrar o que está a acontecer à volta”.

A melhoria de processos é ainda conseguida através da utilização das estações meteorológicas, dispositivos que fazem a análise do clima e vão dizendo quais são as necessidades das plantas.

Mediante a informação disponibilizada, relativa ao excesso ou falta de água, o agricultor age em conformidade.

Para evitar desperdício ou a destruição de plantas, o GPS tem também sido ”apropriado” pelos agricultores que adaptam máquinas a sistemas de teleguiamento e, com um investimento razoavelmente baixo, é possível pôr uma máquina a guiar de forma automática sem intervenção do operador, aumentando a eficácia do serviço.

Além destes dispositivos há quem utilize os drones, aviões não tripulados, úteis para recolher dados sobre condições de drenagem, das terras ou doenças das plantações.

Estes aparelhos permitem fotografar ou registar em vídeo e denunciar os locais onde há problemas técnicos, por exemplo num sistema de rega, informação que apenas seria possível de obter no final da cultura.

Um pouco por toda a região é também possível observar, cada vez mais, a existência de painéis solares nos campos agrícolas, equipamentos que permitem a redução dos custos de produção, nomeadamente na área energética.

Produzir mais e gastar menos parece ser uma tendência cada vez mais em afirmação na agricultura da região do Vale do Tej sondas, estações meteorológicas, drones, máquinas com sistema de teleguiamento e até mesmo batata com chip, são equipamentos ao serviço da agricultura e da sua maior competitividade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Amanhã não há água durante a amanhã em zonas da Bica e Silvã »  2023-01-29 

A empresa AR-ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Torres Novas para substituição de ramal, será necessário suspender o abastecimento no dia 30 de janeiro de 2023, segunda-feira, entre as 09h30 e as 11h30, nos seguintes locais: Rua José D´Abreu Lopes, Rua Dr.
(ler mais...)


Comer bom borrego é no Casal da Pena »  2023-01-28 

 É já no dia 5 de Fevereiro que se realiza a III edição do Festival Gastronómico do Borrego, evento que terá lugar a aprtir das 13 horas no pavilhão/salão de festas das aldeias da Pena e Casal da Pena, freguesia da Chancelaria, Torres Novas.
(ler mais...)


Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.
(ler mais...)


Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação” »  2023-01-20 

“Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de mobilidade urbana sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões, na Silvã, na cidade de Torres Novas”, diz o BE em comunicado, adiantando que de imediato dirigiu uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas, mas infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua, sublinham os bloquistas.
(ler mais...)


Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados »  2023-01-17 

A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu, em 2020, o antigo edifício da CGD por 200.000 euros com o objectivo de aí instalar a StartUp de Torres Novas, dando vida ao centro histórico da cidade e assumindo-se como espaço privilegiado de criação de modelos de negócios, de licenciamento e criação de empresas.
(ler mais...)


Sexta d´Ideias debate sexualidades »  2023-01-11 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas regressa aos debates Sexta d´Ideias. O ano abre com o tema "Sexualidades e Identidades", sexta, nos antigos paços do concelho, às 21 horas. Gonçalo Cavalheiro, Jessica Vassalo e Júlia Pereira, com moderação de Ana Alves.
(ler mais...)


PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO »  2023-01-09 

CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO

ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCATÓRIA

De acordo com os estatutos em vigor, convocam-se todos os associados do Clube de Campismo Torrejano para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 19 de Janeiro de 2023, pelas 19.
(ler mais...)


Associação do Património debate património industrial »  2023-01-05 

 “Debates e Práticas sobre Património Industrial” é o tema do próximo Encontro do Solstício, o espaço de reflexão e discussão que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove duas vezes por ano, e que se realiza no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 21H30, na sua sede do Largo do Paço.
(ler mais...)


Natal alegre na rua da Levada »  2022-12-23 

Tem sido uma semana de animação e alegria, aquela que é proporcionada por alguns comerciantes da rua da Levada no sentido chamar quem passa a dar atenção ao comércio tradicional.

Um Pai Natal e alguns músicos assentaram por estes dias frente à loja da Fótica, dando um pequeno toque de alegria à rua e encantando miúdos e graúdos.
(ler mais...)


Um pão nosso todos os dias »  2022-12-16 

Anuncia que diariamente tem ao dispor dos clientes pão de trigo, pão de rama (centeio, cevada, trigo), chapatas pequenas, bolinhas de passas, focaccia, pão com chouriço, pão com chouriço vegetariano, barras de sésamo, rolos de canela.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-01-17  Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados
»  2023-01-21  Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira
»  2023-01-05  Associação do Património debate património industrial
»  2023-01-28  Comer bom borrego é no Casal da Pena
»  2023-01-09  PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO