• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 03 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 32° / 16°
Períodos nublados
Qua.
 32° / 16°
Céu limpo
Ter.
 32° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 14°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: Centro Recreativo do Casal do Grilo vai hoje a eleições

Sociedade  »  2015-01-09 

}O Centro Recreativo do Casal do Grilo (CRCG), no Entroncamento, realiza esta sexta-feira, dia 10, uma assembleia-geral eleitoral, acto que deverá marcar o fim do mandato de Carlos Catarino, que há de um ano está à frente da direcção daquela colectividade.

O dirigente manifestou-se disponível para continuar na direcção, mas num outro lugar e, adiantou ao JT, caso não apareça uma lista, terá de ser marcada uma nova reunião para dar andamento ao processo de eleição dos corpos sociais.

A CR do Casal do Grilo é uma colectividade que foi estatutariamente funda em Abril de 1976, dois anos depois da revolução de Abril, embora os primeiros passos com vista à constituição desta associação tivessem sido iniciados ainda durante a vigência do Estado Novo. E, para trás, ficaram as memórias da existência de um rancho folclórico, de uma equipa de futebol que competiu nos campeonatos distritais do Inatel (os equipamentos, bolas e alguns troféus estão religiosamente guardados numa sala) e, mais recentemente, formou-se uma equipa de pesca desportiva, que entretanto acabou, assim como as danças de salão. Actualmente, a actividade desportiva mais visível é o Kempo Chinês (arte marcial), que é praticada nas instalações da colectividade.

Neste momento o CRCG dispõe de um património muito valioso, nomeadamente um pavilhão com um campo desportivo com condições excepcionais para a prática de desportos de pavilhão, como futsal ou andebol (embora o campo não tenha medidas oficiais), tem ainda um palco, várias salas, balneários e casas de banho, uma cozinha equipada e um bar, exclusivamente aberto para os sócios, todos os dias da semana, entre as 20 e 23 horas.

A actual direcção, em fim de mandato, procurou ao longo do ano que passou ”provocar” as pessoas a fruírem das instalações, quer para fins desportivos quer para fins sociais (como festas de baptizado, entre outras), disponibilizando-as a preços muito simbólicos. Algumas das actividades mais relevantes aconteceram já no final do ano, com um torneio de Boccia promovido pelo CRIT, em que o CDR do Casal do Grilo cedeu as suas instalações e, na noite de ano novo, a direcção promoveu uma festa que juntou cerca de meia centena de pessoas. Ao longo do ano realizaram-se ainda outras iniciativas, como workshops de costura, noite de fados, comemorações dos 38 anos do CRCG, torneio de snooker e participação nas festas da cidade.

No Verão, realizaram-se trabalhos de pintura no interior e exterior do pavilhão e procedeu-se à remodelação do bar convívio e, em Novembro, teve lugar um magusto com oferta de castanhas e água pé para os sócios.

Apesar de a população ter crescido no Casal do Grilo nos últimos anos, o centro recreativo tem tido alguma dificuldade em captar o interesse de novos associados, apesar dos esforços. Assim, têm sido os moradores mais velhos daquela zona da cidade do Entroncamento os principais frequentadores e beneficiários dos espaços, sobretudo do bar.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Fábrica Grande: CDU fala de amiguismos e rejeita clínica privada naquele espaço »  2022-09-23 

A CDU de Torres Novas entendemos que a Câmara fez bem em adquirir as antigas instalações da fábrica de Fiação e Tecidos, mas a sua ocupação, com a instalação dos projectos anunciados, levanta muitas preocupações aos comunistas.
(ler mais...)


CDU defende refeições feitas pelas escolas »  2022-09-21 

A Câmara decidiu atribuir mais uma vez, a confecção das refeições escolares a uma empresa privada para o ano lectivo de 2022/23 e, no entender da CDU, “continua a privilegiar o interesse privado em detrimento do interesse público”.
(ler mais...)


Associação com seis meses vai receber, para já, 45 mil do município »  2022-09-14 

Inédito: uma associação que acaba de fazer seis meses de existência e não mostrou qualquer trabalho, vai receber já 15 mil euros e mais 30 mil euros por ano do município, para além de instalações, para “desenvolver os produtos de Torres Novas”.
(ler mais...)


Hospitais do CHMT reforçam actividade assistencial »  2022-09-11 

 


Os profissionais de saúde do CHMT responderam a 99.306 episódios de urgência no acumulado dos oito primeiros meses do ano, um marco histórico que se traduz num crescimento de 35% (ou mais 25.501 episódios, em valor absoluto) face ao período homólogo de 2021, e revela um aumento de um por cento acima do valor registado em 2019, ano de referência assistencial do Serviço Nacional de Saúde, diz nota de imprensa do cento hospitalar.
(ler mais...)


Ulme recebe o festival “Já Te Dou o Arroz” »  2022-09-11 

Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Azeitonas e Ruizinho do Acordeão são os cabeça de cartaz

 Entre 9 e 11 de setembro, a vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe a segunda edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme.
(ler mais...)


Câmara já mudou para o edifício do antigo hospital »  2022-09-09 

Em nota de imprensa de ontem, dia 9 de Setembro, a câmara municipal de Torres Novas informa o público e os torrejanos que os novos Paços do Concelho já estão instalados no edifício do antigo hospital da Misericórdia.
(ler mais...)


Antigas instalações da Fiação poderão ser do Município: Fábrica Grande, um projecto para a próxima década e para muitos milhões de euros »  2022-08-28 

A confirmar-se a compra das antigas instalações da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos, uma área de 30 mil metros quadrados em local privilegiado da cidade atravessado pelo rio Almonda, abre-se um mundo de possibilidades para dar corpo a um parque urbano que integre património e negócios, serviços e lazer.
(ler mais...)


Torres Novas: cinco mil euros para apoiar esterilização de cães e gatos »  2022-08-16 

 Termina no dia 15 de Setembro o prazo para entrega das candidaturas ao programa de apoio financeiro para esterilização de animais de companhia, no caso cães e gatos, machos e fêmeas. O município reservou para 2022 uma verba de cinco mil euros destinados ao reembolso financeiro que são de 87,50 euros para esterilização de cadelas, 75 euros para esterilização de cães, 50 euros para esterilização de gatas e 25 euros para esterilização de gatos.
(ler mais...)


Alcanena: Museu do Curtume conserva materiais »  2022-08-16 

Tiveram início, no dia 2 de Agosto, os trabalhos de conservação, higienização e desinfestação do espólio em madeira do Museu do Curtume. O edifício do museu alberga um espólio que conta a história e a própria evolução do saber-fazer e da indústria dos curtumes no concelho de Alcanena e que constitui um dos mais importantes testemunhos para a constituição do futuro núcleo museológico do “Projecto Couros”.
(ler mais...)


Fundação dá prémio ao melhor aluno admitido medicina »  2022-08-16 

A Fundação Maria Isabel e Renato Gameiro atribui, a partir de 2022 e com carácter anual, o prémio “Dr. Renato Gameiro”, no valor pecuniário de 1.500 euros, ao aluno que seja admitido no curso de medicina com a melhor classificação.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-09-14  Associação com seis meses vai receber, para já, 45 mil do município
»  2022-09-09  Câmara já mudou para o edifício do antigo hospital
»  2022-09-11  Hospitais do CHMT reforçam actividade assistencial
»  2022-09-11  Ulme recebe o festival “Já Te Dou o Arroz”
»  2022-09-21  CDU defende refeições feitas pelas escolas