• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Qui.
 27° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 27° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ambulâncias estiveram retidas horas nos hospitais de Abrantes e Santarém

Sociedade  »  2015-01-16 

A situação não é única na região de Santarém, mas verificou-se com particular força no domingo e segunda-feira, dia 11 e 12 de Janeiro. Diversas ambulâncias da corporação de bombeiros de Torres Novas estiveram retidas no hospital de Abrantes durante mais de quatro horas, devido à falta de camas, assegurou fonte dos bombeiros torrejanos. Estes episódios registou-se, em parte, devido ao pico de afluência de utentes ao serviços de urgências do hospital de Abrantes, mas muitos asseguram que é a falta de camas e a incapacidade de internamento das unidades hospitalares que provocaram esta situação.

No hospital de Santarém o cenário foi o mesmo nestes dois dias, situação que levou o presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) a pedir que se resolva rapidamente as situações que têm levado à retenção de ambulâncias, chegando a estar paradas 23 ambulâncias

Pedro Ribeiro disse à agência Lusa que esta situação coloca em causa a prestação de socorro às populações, pois os meios já são limitados.

”Um leigo diz que o Hospital, se não tem macas, tem que as comprar. Se o problema é capacidade de internamento, então tem que a criar”, disse o também presidente da Câmara Municipal de Almeirim, alertando para o risco de ocorrer um acidente grave na região com várias vítimas num momento em que as ambulâncias estejam retidas.

O presidente da Federação Distrital de Bombeiros, Carlos Gonçalves, disse à Lusa que a situação na segunda-feira à tarde foi ”muito complicada”, com algumas viaturas a ficarem retidas mais de duas horas, tanto no Hospital de Santarém como no de Abrantes (onde terão estado retidas 12 ambulâncias).

Carlos Gonçalves, que atribuiu a situação ao surto gripal e à afluência anormal de doentes às urgências dos dois hospitais, lamentou que a retenção de ambulâncias comece ”a tornar-se habitual”, condicionando a capacidade de resposta dos bombeiros.

O também comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha acredita que na origem do problema está a pouca capacidade de internamento por parte dos hospitais, o que leva a que as macas das ambulâncias ”vão ficando retidas”.

Apesar dos contactos com os hospitais, as corporações ”não notam diferenças nem vêem soluções”, lamentou.

No passado dia 5, também segunda-feira, o segundo comandante operacional distrital disse à Lusa que estiveram retidas no Hospital de Santarém 17 ambulâncias, algumas das quais durante mais de sete horas.

 

Bloco questiona governo

Os deputados Helena Pinto e João Semedo questionaram esta terça-feira, dia 13, o ministério da Saúde acerca do ”caos” verificado nas urgências do hospital de Abrantes na segunda-feira, dia 12, em que às 17h45 estavam paradas 12 ambulâncias de várias corporações de bombeiros uma vez que as macas em que os doentes tinham sido transportados, não eram libertadas, situação que causou ”uma autêntica fila de espera de ambulâncias e das respectivas tripulações e os impediu de acudir a outras situações”, referem os deputados que acrescentam:

”Dentro das urgências o ambiente caracterizava-se pelo desespero dos profissionais de saúde que tentavam resolver as situações, mas muitas vezes sem sucesso, devido ao excessivo número de pessoas que esperavam para ser atendidas. Não é a primeira vez que esta situação acontece naquelas urgências fruto das sucessivas reorganizações” do Centro Hospitalar do Médio Tejo”, afirmando que a degradação das condições da prestação de cuidados de saúde no Médio Tejo ”agrava-se dia para dia”. O BE quer saber que medidas estão a ser tomadas para que as urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo funcionem com normalidade e consigam responder às necessidades da população.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA