“Queremos levar ao mundo o nosso ADN através do calçado ‘Our Soul’”
Sociedade » 2015-01-30Mafalda Fernandes, de 42 anos, é uma empresária corajosa que decidiu apostar numa área de negócio extremamente competitiva, depois de ter trabalhado ao serviço de outras empresas de calçado durante quase 20 anos, na área do mercado externo. Em 2013, resolveu criar a sua própria marca e escolheu instalar o escritório da empresa no centro de Torres Novas.
Em 2013, decidiu criar a sua própria empresa, um sonho antigo mas que vinha sendo adiado. A ‘Your Concept’, que detém a marca ‘Our Soul’, surgiu numa altura em que Mafalda Fernandes se sentia profissionalmente desmotivada com o projecto que tinha em mãos e, para a ajudar a arrancar com a sua própria empresa, surgiu Carla Lima (também natural do concelho de Alcanena), uma markteer, cuja especialidade é a implementação de marcas - embora sem experiência na área do calçado. A dupla Mafalda e Carla, a que se juntou Sofia Bonaparte, a estilista responsável pelo desenho de todo o calçado ‘Our Soul’, empenhou-se no projecto com toda a convicção, concorreu a fundos financeiros de apoio à internacionalização (que conseguiram junto do QREN) e prosseguiu as boas práticas que devem ser asseguradas quando se lança um produto, fazendo um trabalho de retaguarda extremamente profissional, dando passos iniciais que muitas empresas ignoram, como por exemplo a criação de uma imagem da marca, de um vídeo institucional e um site na Internet.
”Efectivamente, trabalhámos a comunicação antes de termos produto para criar apetite no consumidor e quando o produto apareceu as pessoas já tinham ouvido falar. Mesmo sem dinheiro, fizemos um esforço para ter algumas ferramentas de trabalho como vídeos, e catálogos, que mandámos imediatamente para as feiras, e criámos um site na Internet” conta Mafalda, que falou ainda da personalização da marca.
”Muitas vezes as empresas inventam muito e não sabem explicar o que está por trás da marca. Uma das coisas que a Carla fez foi personalizar a marca inspirando-se nas pessoas que fazem parte da equipa da ‘Your Concept’. Normalmente as marcas são muito impessoais”, defende.
Na candidatura feita ao QREN, a empresária conseguiu um importante apoio financeiro que a ajudou a focar o projecto, orientando-o para diversos mercados externos, tendo ainda contado com a ajuda da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal -, entidade que forneceu importantes informações acerca dos mercados nos quais a ‘Your Concept’ estava interessada em entrar. ”Têm-nos ajudado imenso”, refere Mafalda, que sublinhou ainda o apoio local de duas entidades bancárias que ”acreditaram no projecto” e concederam também financiamento.
A ‘Your Concept’ tem neste momento uma equipa de sete pessoas e, apesar de já ter dois exercícios fechados, está ainda no patamar de uma ‘start up’, estatuto que Mafalda estima que se mantenha pelo menos por mais um ano.
Aposta forte é no mercado externo
O posicionamento do calçado da marca ‘Our Soul’ no mercado está praticamente todo orientado para fora de Portugal. De acordo com Mafalda Fernandes, a empresa tem vários parceiros no mercado externo. Para melhor se perceber, o projecto, quando foi elaborado, definiu que 98 por cento da produção seria para exportar, ao passo que apenas 2 por cento se destinaria ao mercado português.
”Não estamos a apostar no mercado nacional. Se surgir o interesse, é óbvio que venderemos, mas para nós o mercado nacional, neste momento, não é fulcral. Nem vamos despender energias para trabalhar com o mercado português”, afirma taxativamente Carla Lima, que justifica esta aposta com a necessidade de se minimizarem riscos.
O mercado francês, que não era tido como estratégico, acabou por se tornar o mais relevante devido a parcerias que entretanto se criaram. Bem como o angolano, que também não estava nos horizontes: ”Angola foi um mercado que veio até nós”, refere Carla Lima, acrescentando que o mercado filipino também surgiu inesperadamente. O Canadá é outro dos mercados no qual a ‘Your Concept’ está presente, bem como o suíço e o britânico.
A estratégia de internacionalização está a passar pela substituição dos intermediários (embora ainda os haja) pela celebração de contratos com associações comerciais, como já aconteceu com a francesa e com a associação comercial de retalhistas alemães. Desta forma a ‘Your Concept’ dirige-se directamente aos mercados através destas associações que são dinâmicas, refere Mafalda: ”A nossa estratégia passa por deixar de trabalhar com os agentes e abordar os mercados directamente. Através das associações conseguimos fazer feiras praticamente a custo zero. Estas têm os nossos catálogos e apresentam os nossos produtos aos seus associados, os retalhistas. É a melhor estratégia”, defende.
O lançamento oficial do calçado ‘Our Soul’ foi feito em meados de 2014, numa feira em Londres, e entretanto já se seguiram outros eventos. Paralelamente colocaram-se outros produtos na página da Internet, acção que permitiu à ‘Your Concept’ chegar ao cliente final directamente, em Portugal. Inclusivamente, esses produtos (calçado de Inverno) foram apresentados num evento que decorreu na Feira da Golegã, em Novembro passado, naquele que foi o lançamento oficial da marca em Portugal.
Entretanto, nesta altura, a venda directa online está suspensa, uma vez que a aposta está centrada no showroomprive, um dos sites de venda online que mais tem crescido no mundo.
Marca incorpora tradição lusa
A marca ‘Our Soul’ (nossa alma) incorpora uma série de elementos identificadores da tradição portuguesa e é essa a principal característica do calçado. ”O nome tem a ver com a nossa alma. O que queremos levar ao mundo é o nosso ADN, através de uma marca de calçado”, salienta a empresária que considera que o espírito lusitano está representado nos diversos detalhes: desde o desenho que imita a azulejaria portuguesa, a cerâmica, a calçada portuguesa. ”Temos uma história para contar aos clientes”, conta Mafalda, que acredita que são os pormenores que fazem do calçado ‘Our Soul’ um produto diferenciado no mercado. Já para não falar na qualidade: ”O conforto é outra característica intrínseca ao produto. Mesmo o sapato de salto alto é extremamente confortável. É muito maleável e a mulher pode andar com ele o dia todo”.
Empresa divide-se entre Torres Novas e Felgueiras
A empresa, pode dizer-se, divide-se entre Torres Novas, onde estão os escritórios e onde também é feito algum trabalho criativo, e Felgueiras, onde estão sediadas as fábricas que produzem o calçado ‘Our Soul’. É lá que está o showroom da empresa, bem como é no norte que está instalado o departamento técnico.
A manutenção do escritório em Torres Novas (junto à livraria Gil Paes) é para manter, até porque é na zona que tanto Mafalda como Carla têm as suas vidas. Reconhecem que a presença da empresa ainda passa despercebida a nível local, algo que tencionam mudar. ”Pretendemos dinamizar a nossa presença aqui e queremos envolver a autarquia em acções de divulgação que temos previstas. Quando o produto chegar às lojas daqui a uns meses, queremos associar o nome de Torres Novas, porque achamos que a presença de uma empresa de calçado aqui é uma inovação. Por outro lado, também contribuímos para dinamização da economia local: cerca de 17 clientes nossos, estrangeiros, já ficaram hospedados nos hotéis da cidade. Têm gostado de Torres Novas, por ser uma cidade pacata, e gostam de poder vir a pé ao nosso escritório”.
Carla Lima assegura também que a vinda dos clientes estrangeiros a Torres Novas não é apenas bom para a hotelaria, mas também para o comércio já que também efectuam algumas compras e, com isso, concorrem também para a dinamização da economia local, considera a responsável pelo marketing da ‘Your Concept’.
Private Label é também uma vertente do negócio da ‘Your Concept’
A ‘Your Concept’, além de deter uma marca própria de calçado, tem ainda uma segunda vertente de negóci a private label. Uma área de negócio em expansão em Portugal, no sector têxtil e de vestuário. Trata-se de uma forma de trabalho em regime de subcontratação, mas numa lógica de prestação de serviço. Designa-se actualmente de private label pois, além da confecção, incorpora as matérias-primas, a transformação, a embalagem e, em muitos casos, inclui ainda o próprio desenvolvimento prévio do produto.
Não é especificamente o caso da ‘Your Concept’, que se dedica a angariar marcas internacionais para produzirem nas fábricas em Portugal, funcionando como agente de marcas. Estas têm os seus próprios designers, que projectam o produto e a equipa técnica da ‘Your Concept’ acompanha o processo de fabrico até à amostra final. ”Temos controladores de qualidade que estão permanentemente na fábrica a olhar pela produção dos clientes, o que, para eles, é uma mais-valia”, refere Carla Lima. Nesta área de negócio, a empresa de Torres Novas trabalha com importantes marcas de calçado, como a ‘Fila’ ou ‘Le coq sportif’.
Neste primeiro ano e três meses de existência, a empresa facturou 800 mil euros e, para os primeiros seis meses de 2015, já estão vendidos 3,5 milhões em produtos, que serão para entregar até Junho, sensivelmente.
“Queremos levar ao mundo o nosso ADN através do calçado ‘Our Soul’”
Sociedade » 2015-01-30Mafalda Fernandes, de 42 anos, é uma empresária corajosa que decidiu apostar numa área de negócio extremamente competitiva, depois de ter trabalhado ao serviço de outras empresas de calçado durante quase 20 anos, na área do mercado externo. Em 2013, resolveu criar a sua própria marca e escolheu instalar o escritório da empresa no centro de Torres Novas.
Em 2013, decidiu criar a sua própria empresa, um sonho antigo mas que vinha sendo adiado. A ‘Your Concept’, que detém a marca ‘Our Soul’, surgiu numa altura em que Mafalda Fernandes se sentia profissionalmente desmotivada com o projecto que tinha em mãos e, para a ajudar a arrancar com a sua própria empresa, surgiu Carla Lima (também natural do concelho de Alcanena), uma markteer, cuja especialidade é a implementação de marcas - embora sem experiência na área do calçado. A dupla Mafalda e Carla, a que se juntou Sofia Bonaparte, a estilista responsável pelo desenho de todo o calçado ‘Our Soul’, empenhou-se no projecto com toda a convicção, concorreu a fundos financeiros de apoio à internacionalização (que conseguiram junto do QREN) e prosseguiu as boas práticas que devem ser asseguradas quando se lança um produto, fazendo um trabalho de retaguarda extremamente profissional, dando passos iniciais que muitas empresas ignoram, como por exemplo a criação de uma imagem da marca, de um vídeo institucional e um site na Internet.
”Efectivamente, trabalhámos a comunicação antes de termos produto para criar apetite no consumidor e quando o produto apareceu as pessoas já tinham ouvido falar. Mesmo sem dinheiro, fizemos um esforço para ter algumas ferramentas de trabalho como vídeos, e catálogos, que mandámos imediatamente para as feiras, e criámos um site na Internet” conta Mafalda, que falou ainda da personalização da marca.
”Muitas vezes as empresas inventam muito e não sabem explicar o que está por trás da marca. Uma das coisas que a Carla fez foi personalizar a marca inspirando-se nas pessoas que fazem parte da equipa da ‘Your Concept’. Normalmente as marcas são muito impessoais”, defende.
Na candidatura feita ao QREN, a empresária conseguiu um importante apoio financeiro que a ajudou a focar o projecto, orientando-o para diversos mercados externos, tendo ainda contado com a ajuda da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal -, entidade que forneceu importantes informações acerca dos mercados nos quais a ‘Your Concept’ estava interessada em entrar. ”Têm-nos ajudado imenso”, refere Mafalda, que sublinhou ainda o apoio local de duas entidades bancárias que ”acreditaram no projecto” e concederam também financiamento.
A ‘Your Concept’ tem neste momento uma equipa de sete pessoas e, apesar de já ter dois exercícios fechados, está ainda no patamar de uma ‘start up’, estatuto que Mafalda estima que se mantenha pelo menos por mais um ano.
Aposta forte é no mercado externo
O posicionamento do calçado da marca ‘Our Soul’ no mercado está praticamente todo orientado para fora de Portugal. De acordo com Mafalda Fernandes, a empresa tem vários parceiros no mercado externo. Para melhor se perceber, o projecto, quando foi elaborado, definiu que 98 por cento da produção seria para exportar, ao passo que apenas 2 por cento se destinaria ao mercado português.
”Não estamos a apostar no mercado nacional. Se surgir o interesse, é óbvio que venderemos, mas para nós o mercado nacional, neste momento, não é fulcral. Nem vamos despender energias para trabalhar com o mercado português”, afirma taxativamente Carla Lima, que justifica esta aposta com a necessidade de se minimizarem riscos.
O mercado francês, que não era tido como estratégico, acabou por se tornar o mais relevante devido a parcerias que entretanto se criaram. Bem como o angolano, que também não estava nos horizontes: ”Angola foi um mercado que veio até nós”, refere Carla Lima, acrescentando que o mercado filipino também surgiu inesperadamente. O Canadá é outro dos mercados no qual a ‘Your Concept’ está presente, bem como o suíço e o britânico.
A estratégia de internacionalização está a passar pela substituição dos intermediários (embora ainda os haja) pela celebração de contratos com associações comerciais, como já aconteceu com a francesa e com a associação comercial de retalhistas alemães. Desta forma a ‘Your Concept’ dirige-se directamente aos mercados através destas associações que são dinâmicas, refere Mafalda: ”A nossa estratégia passa por deixar de trabalhar com os agentes e abordar os mercados directamente. Através das associações conseguimos fazer feiras praticamente a custo zero. Estas têm os nossos catálogos e apresentam os nossos produtos aos seus associados, os retalhistas. É a melhor estratégia”, defende.
O lançamento oficial do calçado ‘Our Soul’ foi feito em meados de 2014, numa feira em Londres, e entretanto já se seguiram outros eventos. Paralelamente colocaram-se outros produtos na página da Internet, acção que permitiu à ‘Your Concept’ chegar ao cliente final directamente, em Portugal. Inclusivamente, esses produtos (calçado de Inverno) foram apresentados num evento que decorreu na Feira da Golegã, em Novembro passado, naquele que foi o lançamento oficial da marca em Portugal.
Entretanto, nesta altura, a venda directa online está suspensa, uma vez que a aposta está centrada no showroomprive, um dos sites de venda online que mais tem crescido no mundo.
Marca incorpora tradição lusa
A marca ‘Our Soul’ (nossa alma) incorpora uma série de elementos identificadores da tradição portuguesa e é essa a principal característica do calçado. ”O nome tem a ver com a nossa alma. O que queremos levar ao mundo é o nosso ADN, através de uma marca de calçado”, salienta a empresária que considera que o espírito lusitano está representado nos diversos detalhes: desde o desenho que imita a azulejaria portuguesa, a cerâmica, a calçada portuguesa. ”Temos uma história para contar aos clientes”, conta Mafalda, que acredita que são os pormenores que fazem do calçado ‘Our Soul’ um produto diferenciado no mercado. Já para não falar na qualidade: ”O conforto é outra característica intrínseca ao produto. Mesmo o sapato de salto alto é extremamente confortável. É muito maleável e a mulher pode andar com ele o dia todo”.
Empresa divide-se entre Torres Novas e Felgueiras
A empresa, pode dizer-se, divide-se entre Torres Novas, onde estão os escritórios e onde também é feito algum trabalho criativo, e Felgueiras, onde estão sediadas as fábricas que produzem o calçado ‘Our Soul’. É lá que está o showroom da empresa, bem como é no norte que está instalado o departamento técnico.
A manutenção do escritório em Torres Novas (junto à livraria Gil Paes) é para manter, até porque é na zona que tanto Mafalda como Carla têm as suas vidas. Reconhecem que a presença da empresa ainda passa despercebida a nível local, algo que tencionam mudar. ”Pretendemos dinamizar a nossa presença aqui e queremos envolver a autarquia em acções de divulgação que temos previstas. Quando o produto chegar às lojas daqui a uns meses, queremos associar o nome de Torres Novas, porque achamos que a presença de uma empresa de calçado aqui é uma inovação. Por outro lado, também contribuímos para dinamização da economia local: cerca de 17 clientes nossos, estrangeiros, já ficaram hospedados nos hotéis da cidade. Têm gostado de Torres Novas, por ser uma cidade pacata, e gostam de poder vir a pé ao nosso escritório”.
Carla Lima assegura também que a vinda dos clientes estrangeiros a Torres Novas não é apenas bom para a hotelaria, mas também para o comércio já que também efectuam algumas compras e, com isso, concorrem também para a dinamização da economia local, considera a responsável pelo marketing da ‘Your Concept’.
Private Label é também uma vertente do negócio da ‘Your Concept’
A ‘Your Concept’, além de deter uma marca própria de calçado, tem ainda uma segunda vertente de negóci a private label. Uma área de negócio em expansão em Portugal, no sector têxtil e de vestuário. Trata-se de uma forma de trabalho em regime de subcontratação, mas numa lógica de prestação de serviço. Designa-se actualmente de private label pois, além da confecção, incorpora as matérias-primas, a transformação, a embalagem e, em muitos casos, inclui ainda o próprio desenvolvimento prévio do produto.
Não é especificamente o caso da ‘Your Concept’, que se dedica a angariar marcas internacionais para produzirem nas fábricas em Portugal, funcionando como agente de marcas. Estas têm os seus próprios designers, que projectam o produto e a equipa técnica da ‘Your Concept’ acompanha o processo de fabrico até à amostra final. ”Temos controladores de qualidade que estão permanentemente na fábrica a olhar pela produção dos clientes, o que, para eles, é uma mais-valia”, refere Carla Lima. Nesta área de negócio, a empresa de Torres Novas trabalha com importantes marcas de calçado, como a ‘Fila’ ou ‘Le coq sportif’.
Neste primeiro ano e três meses de existência, a empresa facturou 800 mil euros e, para os primeiros seis meses de 2015, já estão vendidos 3,5 milhões em produtos, que serão para entregar até Junho, sensivelmente.
![]() A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível. |
![]() Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um. |
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Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados. |
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Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento. |
![]() Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança. |
![]() As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal. |
![]() O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas. |
![]() A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor. |
![]() A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício. |
![]() A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista. |