• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Deputados reuniram com administrações hospitalares para detectarem problemas

Sociedade  »  2015-01-30 

O tema saúde e a prestação dos cuidados de saúde hospitalares e primários voltou a estar na ordem do dia esta semana. Deputados socialistas e social-democratas reuniram com o conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, na segunda-feira e, no mesmo dia, em Torres Novas, elementos do Bloco de Esquerda quiseram perceber, junto dos bombeiros, quais as dificuldades sentidas nos corredores dos hospitais.

Os bombeiros são, porventura, quem tem a maior percepção sobre o que se passa nas urgências hospitalares, e foi com o intuito de recolher esse testemunho que Helena Pinto, deputada à Assembleia da República e vereadora da câmara municipal de Torres Novas, entendeu reunir com o comando operacional dos bombeiros voluntários torrejanos.

”Foi uma reunião muito produtiva, já que ouvimos de viva voz as dificuldades que sentem muitas vezes os bombeiros em responder às situações das próprias pessoas que transportam”, começou por frisar Helena Pinto, no final da reunião que decorreu na segunda-feira, dia 26.

A corporação torrejana, continuou Helena Pinto, chegou a ter sete ambulâncias paradas por diversas horas num só dia. ”Não é preciso pensar muito para se perceber o impacto que isto tem na organização de uma estrutura como a dos bombeiros” e, lamentou ainda, em virtude da reorganização do serviço de urgências, os bombeiros têm hoje de transportar os doentes urgentes directamente para o serviço de Abrantes, devido ao ”esvaziamento completo” dos serviços das unidades de Torres Novas e de Tomar, situação que contribui para o caos das urgências de Abrantes em ”quase todos os dias”.

Em relação ao plano nacional de contingência contra a gripe, implementado também no Médio Tejo, Helena Pinto lamentou que apenas se tenha reflectido no alargamento do horário de funcionamento dos centros de Saúde de Torres Novas, Tomar e Abrantes e apenas por duas horas (até às 22 horas) e só nos dias de semana. ”E os fins-de-semana?”, questionou, dizendo que as pessoas ficam desprotegidas e obrigadas a ir para o hospital de Abrantes. ”Este plano é tardio e não resolve os problemas, além de que discrimina a população desta região. E a população de Ourém?”, questionou.

Antes de ter reunido com os bombeiros torrejanos, Helena Pinto tinha estado reunida com a administração do hospital de Santarém onde, à saída, declarou que o problema do funcionamento das urgências, embora possa ser ”mais cruel” nestes picos de afluência, não é um problema sazonal sendo, na sua opinião, a parte visível do desinvestimento de que é responsável o ministro Paulo Macedo”.

   

Socialistas falam em desinvestimento na saúde, social-democratas falam na salvação do SNS

Deputados socialistas afirmaram no início desta semana, no hospital de Abrantes, que os problemas registados nas urgências se devem ao desinvestimento no SNS, enquanto o PSD preferiu sublinhar, numa visita semelhante, a contratação de médicos reformados para os hospitais. Duas comitivas de deputados eleitos por Santarém, do PS e do PSD, estiveram na segunda-feira naquela unidade do CHMT, em momentos distintos, para se inteirarem dos problemas, tendo sido recebidos pelo conselho de administração do CHMT.

Em declarações à agência Lusa, a deputada socialista Idália Serrão declarou que o ”desinvestimento e a desqualificação” do Governo no SNS está na origem dos problemas que se verificam nas urgências hospitalares, situação que, afirmou, ”tem o intuito de beneficiar os privados”.

Já Nuno Serra, do PSD, destacou à agência Lusa ”o reforço da capacidade técnica no serviço de oncologia, com a contratação de uma médica”, e o reforço de 31 camas no apoio às urgências em Abrantes.

O deputado afirmou que ”foi este Governo quem salvou o SNS, que estava falido e devia dinheiro a todos os seus fornecedores” e recordou ”os 85 milhões de euros de investimento desde 2012 no CHMT, de onde se destaca o reforço de capital de 17 milhões de euros que ocorreu no final de 2014”.

Não obstante, noticiou esta semana o jornal Público, as medidas do Governo de contenção da despesa no sector da saúde fizeram com que Portugal acabasse por cortar o dobro do que era exigido no memorando de entendimento com a troika. Esta notícia foi divulgada com base num relatório da OCDE.

Entretanto, a administração do CHMT emitiu um comunicado após as reuniões com os deputados socialistas e social-democratas a confirmar a existência de ”um reforço de recursos” desde Dezembro de 2014 ”destacando-se a contratação de 27 enfermeiros e 15 auxiliares desde o início de Dezembro”. Na mesma informação, esclarece ainda o CHMT, entre 2012 e 2014 o investimento nesta organização foi de mais de 85 milhões de euros no âmbito do plano de regularização de dívidas e aumentos de capital, sendo que a última tranche foi de 17,3 milhões, transferida em final de Dezembro.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA