Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-49898441): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 06 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 36° / 17°
Céu limpo
Seg.
 35° / 17°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 20°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Deputados reuniram com administrações hospitalares para detectarem problemas

Sociedade  »  2015-01-30 

O tema saúde e a prestação dos cuidados de saúde hospitalares e primários voltou a estar na ordem do dia esta semana. Deputados socialistas e social-democratas reuniram com o conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, na segunda-feira e, no mesmo dia, em Torres Novas, elementos do Bloco de Esquerda quiseram perceber, junto dos bombeiros, quais as dificuldades sentidas nos corredores dos hospitais.

Os bombeiros são, porventura, quem tem a maior percepção sobre o que se passa nas urgências hospitalares, e foi com o intuito de recolher esse testemunho que Helena Pinto, deputada à Assembleia da República e vereadora da câmara municipal de Torres Novas, entendeu reunir com o comando operacional dos bombeiros voluntários torrejanos.

”Foi uma reunião muito produtiva, já que ouvimos de viva voz as dificuldades que sentem muitas vezes os bombeiros em responder às situações das próprias pessoas que transportam”, começou por frisar Helena Pinto, no final da reunião que decorreu na segunda-feira, dia 26.

A corporação torrejana, continuou Helena Pinto, chegou a ter sete ambulâncias paradas por diversas horas num só dia. ”Não é preciso pensar muito para se perceber o impacto que isto tem na organização de uma estrutura como a dos bombeiros” e, lamentou ainda, em virtude da reorganização do serviço de urgências, os bombeiros têm hoje de transportar os doentes urgentes directamente para o serviço de Abrantes, devido ao ”esvaziamento completo” dos serviços das unidades de Torres Novas e de Tomar, situação que contribui para o caos das urgências de Abrantes em ”quase todos os dias”.

Em relação ao plano nacional de contingência contra a gripe, implementado também no Médio Tejo, Helena Pinto lamentou que apenas se tenha reflectido no alargamento do horário de funcionamento dos centros de Saúde de Torres Novas, Tomar e Abrantes e apenas por duas horas (até às 22 horas) e só nos dias de semana. ”E os fins-de-semana?”, questionou, dizendo que as pessoas ficam desprotegidas e obrigadas a ir para o hospital de Abrantes. ”Este plano é tardio e não resolve os problemas, além de que discrimina a população desta região. E a população de Ourém?”, questionou.

Antes de ter reunido com os bombeiros torrejanos, Helena Pinto tinha estado reunida com a administração do hospital de Santarém onde, à saída, declarou que o problema do funcionamento das urgências, embora possa ser ”mais cruel” nestes picos de afluência, não é um problema sazonal sendo, na sua opinião, a parte visível do desinvestimento de que é responsável o ministro Paulo Macedo”.

   

Socialistas falam em desinvestimento na saúde, social-democratas falam na salvação do SNS

Deputados socialistas afirmaram no início desta semana, no hospital de Abrantes, que os problemas registados nas urgências se devem ao desinvestimento no SNS, enquanto o PSD preferiu sublinhar, numa visita semelhante, a contratação de médicos reformados para os hospitais. Duas comitivas de deputados eleitos por Santarém, do PS e do PSD, estiveram na segunda-feira naquela unidade do CHMT, em momentos distintos, para se inteirarem dos problemas, tendo sido recebidos pelo conselho de administração do CHMT.

Em declarações à agência Lusa, a deputada socialista Idália Serrão declarou que o ”desinvestimento e a desqualificação” do Governo no SNS está na origem dos problemas que se verificam nas urgências hospitalares, situação que, afirmou, ”tem o intuito de beneficiar os privados”.

Já Nuno Serra, do PSD, destacou à agência Lusa ”o reforço da capacidade técnica no serviço de oncologia, com a contratação de uma médica”, e o reforço de 31 camas no apoio às urgências em Abrantes.

O deputado afirmou que ”foi este Governo quem salvou o SNS, que estava falido e devia dinheiro a todos os seus fornecedores” e recordou ”os 85 milhões de euros de investimento desde 2012 no CHMT, de onde se destaca o reforço de capital de 17 milhões de euros que ocorreu no final de 2014”.

Não obstante, noticiou esta semana o jornal Público, as medidas do Governo de contenção da despesa no sector da saúde fizeram com que Portugal acabasse por cortar o dobro do que era exigido no memorando de entendimento com a troika. Esta notícia foi divulgada com base num relatório da OCDE.

Entretanto, a administração do CHMT emitiu um comunicado após as reuniões com os deputados socialistas e social-democratas a confirmar a existência de ”um reforço de recursos” desde Dezembro de 2014 ”destacando-se a contratação de 27 enfermeiros e 15 auxiliares desde o início de Dezembro”. Na mesma informação, esclarece ainda o CHMT, entre 2012 e 2014 o investimento nesta organização foi de mais de 85 milhões de euros no âmbito do plano de regularização de dívidas e aumentos de capital, sendo que a última tranche foi de 17,3 milhões, transferida em final de Dezembro.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos
»  2025-06-06  BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas