• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

"Crise do BES e caso Sócrates prejudicaram captação de investimento estrangeiro", diz José Eduardo Carvalho

Sociedade  »  2015-01-30 

"Crescer para expandir" foi o tema do seminário que decorreu no dia 22, no auditório da Nersant, em Torres Novas, e que pretendeu dar a conhecer aos cerca de 200 empresários presentes oportunidades de negócio e de financiamento à inovação e internacionalização nos mercados de Angola, Brasil e Cabo Verde. Mas, neste seminário empresarial também se falou de outras questões.

Mira Amaral, presidente e fundador do Banco BIC, participou neste evento para fazer uma abordagem à abrangência do BIC em Angola, Brasil e Cabo Verde, mas acabou por ser desafiado a responder a algumas questões levantadas pelos dirigentes associativos que falaram em primeiro lugar.

José Eduardo Carvalho, presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), deixou no ar diversas interrogações e incertezas acerca do nível de competitividade do país e considerou mesmo que a crise no BES e a detenção de José Sócrates devido à suspeita de crimes de corrupção e branqueamento de capitais, prejudicaram a confiança que o país tinha vindo a conquistar e contribuíram para o afastamento do interesse de investidores no país. Uma machadada para a economia portuguesa, considerou o ex-presidente da Nersant, que defende que a retoma da economia portuguesa está dependente do nível de investimento estrangeiro no país.

Mira Amaral discordou desta análise: ”Não acho que o caso BES seja factor de inibição do investimento directo em Portugal. A burocracia do Estado português tem muito mais consequências e é com estas questões que nos devemos preocupar”, rematou.

José Eduardo Carvalho também se mostrou preocupado com a crise e com a falta de soluções. ”Com 30 mil empresas a fechar por ano, com uma taxa de desemprego de 16 por cento e com uma dívida pública que ultrapassa os 120 por cento do PIB, não sei como vamos sair da crise. Só uma revolução na atitude das empresas e uma nova ordem nos livra do segundo resgate. Gosto de ser positivo, mas neste momento não tenho indicações para o ser” concluiu.

Também Domingos Chambel, vice-presidente da Nersant, traçou um cenário negativo, mostrando-se preocupado com a diminuição da concessão de crédito à economia bem como com a introdução, pelo Governo, de medidas burocráticas para as empresas que vieram complicar o seu funcionamento e produtividade.

”Todos os dias sai nova legislação que obriga a uma constante alteração à forma de gestão das empresas e isso é insuportável. Todos os ministérios querem brilhar e mostrar ao primeiro-ministro que essas medidas valem a pena, mas ele (o primeiro-ministro) nem tem tempo para conhecer o impactos das medidas na economia”, retorquiu.

A realização deste seminário inseriu-se na dinamização dos seminários empresariais ”Crescer para expandir”, iniciativa da AIP com a parceria do Banco BIC e da SPI. A Nersant foi parceira da iniciativa na dinamização da sessão no Ribatejo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena