• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 26 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 9°
Céu nublado
Qua.
 17° / 7°
Céu nublado
Ter.
 14° / 6°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcanena: autarquia resolve empréstimo contraindo novo empréstimo

Sociedade  »  2015-02-19 

Trata-se de uma pura medida de gestão que permite à câmara municipal de Alcanena poupar cerca de 700 mil euros até 2023. O executivo municipal deliberou, na passada segunda-feira, dia 16, contrair um empréstimo de 4 milhões de euros para regularizar dois empréstimos realizados no âmbito do plano de saneamento financeiro - um de 3,5 milhões à Caixa Geral de Depósitos e outro de 1,5 milhões aos Montepio, contraídos em 2011 -, com uma taxa de spread mais vantajosa, de 1,9 por cento.

Fernanda Asseiceira, presidente da autarquia, justificou que a possibilidade da contração de empréstimos para liquidação antecipada de outros está devidamente enquadrada no Orçamento de Estado de 2015, e sublinhou a rápida acção dos serviços em procurar uma solução mais vantajosa para o município. Neste processo, adiantou, os serviços consultaram nove instituições bancárias mas apenas duas responderam. O que melhores condições ofereceu, disse ainda, foi o Santander.

Entretanto, o relatório semestral sobre a execução do plano de saneamento financeiro (de 31 de Dezembro de 2014) não mereceu contestação ou comentários no seio do executivo, garantindo a presidente que os parâmetros estão a ser cumpridos. O endividamento líquido do município baixou de 8 milhões e 200 mil euros para 5 milhões e 700 mil euros, as dívidas de médio e longo prazo, assim como as de curto prazo, também se reduziram, o número de trabalhadores também (três, por via da reforma), e a taxa de execução orçamental é satisfatória, de 87 por cento ,”o que prova que a previsão está muito próxima do que realmente se verificou”, notou Asseiceira. ”A maximização das receitas e a minimização das despesas é uma preocupação diária”, asseverou.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Publicidade Institucional - Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira: CONVOCATÓRIA »  2024-02-23 

 Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral Extraordinária

CONVOCATÓRIA

 Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º 25.º e 26.
(ler mais...)


Bombeiros: eleições marcadas para 16 de Março »  2024-02-23 

As eleições para os corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos estão marcadas para 16 de Março, podendo as eventuais listas candidatas apresentar-se até dia 1.
(ler mais...)


Júlio Clérigo, presidente da União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira: “Se a cidade tem direito a esgotos e estradas, porque é que os outros munícipes não têm?” »  2024-02-22 

Júlio Clérigo é a cara da União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira há dez anos. Acredita que a união das freguesias foi vantajosa para todos, especialmente para as aldeias do concelho.
(ler mais...)


Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável »  2024-02-19 

Morreu hoje segunda-feira, ao fim da tarde, José Ribeiro Sineiro, uma das figuras marcantes da segunda metade do século XX torrejano. Foi um lutador contra a ditadura salazarista, animador cultural nas áreas do cine-clubismo e do património, teve um papel determinante nalgumas realizações culturais na cidade.
(ler mais...)


UDR Zona Alta organiza festival de Patinagem »  2024-02-16 

É já no dia 24 de Fevereiro, sábado, pelas 20 horas, que União Desportiva e recreativa da Zona Alta organiza o seu 2.º Festival de Patinagem Artística.

O evento vai ter como palco o Palácio dos Desportos, em Torres Novas, e conta com a presença dos irmãos Walgode, campeões do mundo de patinagem artística.
(ler mais...)


Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.
(ler mais...)


Borrego é na Chancelaria »  2024-02-10 

É já domingo, dia 18 de Fevereiro, o “Festival do Borrego” da freguesia da Chancelaria, Torres Novas, naquela que é a quarta edição do evento. A iguaria pode ser apreciada a partir das 13 horas, decorrendo o certame no salão da União Recreativa da Chancelaria, com aquisição de bilhetes nas associações da freguesia.
(ler mais...)


BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO »  2024-02-07 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos reuniu na segunda-feira da semana passada com autarcas, a seu pedido, com vista a explicar a actual situação vivida nos BVT e a sua perspectiva face à contenda com a anterior direcção e o comandante José Carlos Sénica.
(ler mais...)


Centro de Línguas Britannia House entrega diplomas »  2024-02-07 

É já no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, pelas 15 horas, que o Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas realiza a tradicional cerimónia de entrega dos diplomas da Universidade de Cambridge e Quadro de Honra 2022/2023.
(ler mais...)


Escola Profissional: competências em debate »  2024-02-07 

"Competências" profissionais são o tema de um encontro que se realiza amanhã, no auditório da Nersant, reunindo um painel de autarcas e especialistas no "passaporte para o futuro".

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-02-19  Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável
»  2024-02-01  BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO
»  2024-02-10  Borrego é na Chancelaria
»  2024-02-12  Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco
»  2024-02-07  BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO