• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 29 Março 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 11°
Períodos nublados
Sex.
 22° / 13°
Céu nublado
Qui.
 23° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  28° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: “As nossas festas são de afectos, de sentimentos e de uma grande riqueza interior”

Sociedade  »  2015-03-12 

Entre os dias 4 e 6 de Abril, todos os caminhos vão dar a Constância. É lá que se realizam, porventura, as mais emblemáticas festas da região. A representação da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem tem-se afirmado todos os anos, e essa é a grande marca das festividades.

As festas de Constância representam, para a entidade organizadora, um esforço financeiro grande. Mas, acredita Júlia Amorim, presidente da autarquia (CDU), o investimento tem um retorno inquantificável na autoestima da população. E, a nível económico, representam um ”balão de oxigénio” para os restaurantes, assim como para as associações do concelho que, com as suas tasquinhas, complementam a oferta gastronómica e conseguem, também elas, um retorno financeiro muito positivo.

É desta forma que a autarquia entende a importância das festas Nossa Senhora da Boa Viagem/Festas do Concelho, um momento de ”afectos e de sentimentos”, sobretudo para as gentes naturais de Constância, quer vivam ou não no concelho.

”Somos um concelho pequeno mas muito grande no que tem para dar”, afirma a autarca, que considera que as festas são um momento de afirmação do concelho ao nível do turismo. ”Temos alguma dificuldade em nos afirmar numa região tão dispersa, que vai desde o Oeste a Viseu (Turismo do Centro) e temos, por isso, um trabalho acrescido. As festas ajudam-nos na nossa afirmação e reforçam a nossa identidade cultural”, disse ainda a presidente da autarquia, que acrescentou: ”Se um dia as festas perderem o encanto, a região e o país ficam mais pobres. Não podemos deixar que a nossa estrela deixe de brilhar e deixar de nos impor”, frisou, adiantando que o custo das festividades ronda os 100 mil euros.

 

Marítimos pediam protecção divina para as viagens fluviais

As festas de Nossa Senhora da Boa Viagem têm, pelo menos, 300 anos, e surgiram na altura em que Constância ainda não era Constância. O documento mais antigo existente acerca das festas remonta ao século XVIII, 1788, no tempo em que Constância ainda era Punhete, localidade que detinha um dos mais importantes portos fluviais do país.

Depois da Páscoa, os marítimos agradeciam a Nossa Senhora da Boa Viagem as graças recebidas durante esse ano e, ao mesmo tempo, pediam protecção para o resto do ano, até à Páscoa seguinte. Um ritual que fazia parar Punhete, ano após ano.

Foi já no século XX, em 1986, que às festas de Nossa Senhora da Boa Viagem se juntaram as festas do concelho, figurino que se mantém há 30 anos e, em 1992, foi introduzido o cortejo fluvial, entre Tancos e Constância, bem como a procissão, momentos que visam perpetuar uma das tradições religiosas mais antigas da região.

”Festas há muitas, mas não há nenhuma como esta”, considera António Matias, um forte entusiasta e estudioso desta tradição, que defende acerrimamente que Constância e as suas festas deviam ter um lugar de destaque no contexto do turismo religioso na região. 

”Estas festas não são apenas foguetes e música. Têm história, significado e uma raiz que se confunde com a história desta terra”, acrescentou Matias na apresentação deste evento, que decorreu na semana passada, numa esplanada na margem do rio Zêzere.

”Os rios, o casario que se orientou em função dos rios e as festas, são o que resta destes séculos de vida na vila”, concluiu António Matias.

No dia 6, no cortejo fluvial, vão estar cerca de meia centena de embarcações, tal como no ano passado, em que participou o maior número de barcos de sempre. Praticamente todos os municípios ribeirinhos, de Abrantes até Lisboa, estarão representados, assim como diversas associações e instituições. Todo o centro histórico de Constância estará ornamentado com flores, uma das marcas da festa, num total de 20 ruas. No ano passado somente seis estiverem enfeitadas.

 

Animação

Como habitualmente, há dois palcos – o ”palco do pelourinho”, que anima a zona das esplanadas e o palco principal, o ”palco Camões”, por onde passarão Sam The Kid, D.A.M.A. e Tiago Bettencourt. Vai haver ainda animação de rua, destinada sobretudo às crianças, assim como se mantêm as mostras de doçaria, artesanato e de saberes e sabores.

 

500 euros de prémio para quem bater o recorde do Grande Prémio de Atletismo

Integrada no programa das festas, realiza-se no sábado, dia 5 de Abril (11h15), mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, pretendendo a organização completar, este ano, as 750 inscrições (número limite).

A melhor marca da prova, na distância de 10 quilómetros, foi alcançada em 2004, por Delfim Conceição, que fez o tempo de ‘29:37 minutos. Se este tempo for superado, o autor da proeza leva consigo um prémio de 500 euros. Em femininos, o melhor tempo pertence a Marina Bastos (‘33:42).

As inscrições dos atletas devem ser feitas no site da xistraca (www.xistarca.pt) e custam cinco euros. Para moradores, a participação é gratuita. Há ainda uma caminhada de 10 quilómetros, e também, em termos desportivos, no âmbito do programa das festas, destaque ainda para uma aula de zumba, no sábado, às 16 horas. No domingo realiza-se um evento ‘strongest man’.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados »  2023-03-26 

Depois dos comunicados da Polícia Judiciária e do despacho judicial proferido após a audição dos detidos, uma arquitecta e um fiscal da Câmara Municipal de Torres Novas e um empresário ligado à área de projectos, há uma maior solidez dos dados em presença e dos factos que estiveram na origem da detenção destes três implicados.
(ler mais...)


Crédito Agrícola reuniu-se em Évora, Ribatejo Norte premiada »  2023-03-26 

Foi na emblemática cidade de Évora que os trabalhadores e dirigentes do Crédito Agrícola se reuniram para celebrar mais um ano de resultados comerciais, estando presentes neste VIII Encontro Comercial do Crédito Agrícola os trabalhadores com funções comerciais que ganharam a participação no âmbito do Sistema de Incentivos 2022.
(ler mais...)


Bloco toma posição sobre a situação no urbanismo em Torres Novas e defende auditoria e reorganização dos serviços »  2023-03-24 

Depois da coligação PPD/CDS, é a vez de a concelhia local do Bloco de Esquerda vir a público pronunciar-se sobre a crise por que passa a divisão de urbanismo da Câmara de Torres Novas. Eis o comunicado do BE:

«A ida da Polícia Judiciária à Câmara Municipal, concretamente à Divisão de Urbanismo, criou uma situação à qual ninguém pode ficar alheio.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Clube Desportivo de Torres Novas - assembleia geral - CONVOCATÓRIA »  2023-03-21 

Assembleia-Geral Ordinária

CONVOCATÓRIA

 Nos termos e para os efeitos do disposto no Artigo 39° e seguintes do Regulamento Interno do Clube Desportivo de Torres Novas, convocam-se todos os associados para reunir, em Assembleia-Geral Ordinária, no próximo dia 30 de Março de 2023 pelas 20h30, no Estádio Municipal Dr.
(ler mais...)


Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte »  2023-03-18 

Não tendo estado presente na reunião do executivo de quarta-feira passada, Tiago Ferreira, veredor do PSD/CDS diz em comunicado não poder “deixar passar em claro as afirmações em reunião de câmara, do Presidente, sobre as buscas efectuadas pela Polícia Judiciária no departamento de urbanismo: "Não tem nada a ver com a câmara.
(ler mais...)


Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo »  2023-03-16 

Depois de o vereador Luís Silva, responsável do urbanismo, ter feito ontem uma comunicação no Facebook, a título pessoal, quando o assunto é de caráter institucional, a Câmara de Torres Novas reage aos acontecimentos de quarta-feira mais de 48 horas depois da entrada da PJ nas instalações do urbanismo.
(ler mais...)


Bloco vai debater corrupção dia 31 »  2023-03-15 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas vai realizar mais uma edição da SEXTA D` IDEIAS, no dia 31 de Março, pelas 21 horas, na antiga sala das sessões dos Paços do Concelho. Desta vez o tema é corrupção e os convidados são José Manuel Pureza, professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, investigador, deputado à Assembleia da República, membro da 1.
(ler mais...)


Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário »  2023-03-14 

Não é uma notícia inesperada: a Polícia Judiciária deteve ontem, terça-feira, uma arquitecta e um fiscal, ambos funcionários municipais e do sector do urbanismo da Câmara de Torres Novas.

A detenção ocorreu sem grande aparato, já que visou apenas deter os dois funcionários e recolher alguma documentação, uma vez que a Polícia estava na posse, há muito, de elementos de prova de alegadas práticas ilegais por parte da arquitecta e do fiscal.
(ler mais...)


Renova dá as boas-vindas à Primavera »  2023-03-14 

Para celebrar a chegada de uma nova estação, a Renova dá a conhecer a sua colecção de produtos de Primavera, uma linha inspirada pelo despertar da cor, vida e alegria, perfeita para dar um toque único à temporada mais florida do ano, anuncia nota de imprensa da empresa.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira, Assembleia Geral - Convocatória »  2023-03-10 

ASSEMBLEIA GERAL - CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os sócios do Centro de Dia São Silvestre, de Carvalhal da Aroeira, nos termos do art.º 25.º e 26.º dos Estatutos, para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 19 de março de 2023, Domingo pelas 14h30, com a seguinte ordem de trabalhos:

 1.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-03-14  Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário
»  2023-03-26  Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados
»  2023-03-18  Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte
»  2023-03-16  Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo
»  2023-03-04  Rio Almonda: água é pública!