Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-498bd9e6): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: “As nossas festas são de afectos, de sentimentos e de uma grande riqueza interior”

Sociedade  »  2015-03-12 

Entre os dias 4 e 6 de Abril, todos os caminhos vão dar a Constância. É lá que se realizam, porventura, as mais emblemáticas festas da região. A representação da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem tem-se afirmado todos os anos, e essa é a grande marca das festividades.

As festas de Constância representam, para a entidade organizadora, um esforço financeiro grande. Mas, acredita Júlia Amorim, presidente da autarquia (CDU), o investimento tem um retorno inquantificável na autoestima da população. E, a nível económico, representam um ”balão de oxigénio” para os restaurantes, assim como para as associações do concelho que, com as suas tasquinhas, complementam a oferta gastronómica e conseguem, também elas, um retorno financeiro muito positivo.

É desta forma que a autarquia entende a importância das festas Nossa Senhora da Boa Viagem/Festas do Concelho, um momento de ”afectos e de sentimentos”, sobretudo para as gentes naturais de Constância, quer vivam ou não no concelho.

”Somos um concelho pequeno mas muito grande no que tem para dar”, afirma a autarca, que considera que as festas são um momento de afirmação do concelho ao nível do turismo. ”Temos alguma dificuldade em nos afirmar numa região tão dispersa, que vai desde o Oeste a Viseu (Turismo do Centro) e temos, por isso, um trabalho acrescido. As festas ajudam-nos na nossa afirmação e reforçam a nossa identidade cultural”, disse ainda a presidente da autarquia, que acrescentou: ”Se um dia as festas perderem o encanto, a região e o país ficam mais pobres. Não podemos deixar que a nossa estrela deixe de brilhar e deixar de nos impor”, frisou, adiantando que o custo das festividades ronda os 100 mil euros.

 

Marítimos pediam protecção divina para as viagens fluviais

As festas de Nossa Senhora da Boa Viagem têm, pelo menos, 300 anos, e surgiram na altura em que Constância ainda não era Constância. O documento mais antigo existente acerca das festas remonta ao século XVIII, 1788, no tempo em que Constância ainda era Punhete, localidade que detinha um dos mais importantes portos fluviais do país.

Depois da Páscoa, os marítimos agradeciam a Nossa Senhora da Boa Viagem as graças recebidas durante esse ano e, ao mesmo tempo, pediam protecção para o resto do ano, até à Páscoa seguinte. Um ritual que fazia parar Punhete, ano após ano.

Foi já no século XX, em 1986, que às festas de Nossa Senhora da Boa Viagem se juntaram as festas do concelho, figurino que se mantém há 30 anos e, em 1992, foi introduzido o cortejo fluvial, entre Tancos e Constância, bem como a procissão, momentos que visam perpetuar uma das tradições religiosas mais antigas da região.

”Festas há muitas, mas não há nenhuma como esta”, considera António Matias, um forte entusiasta e estudioso desta tradição, que defende acerrimamente que Constância e as suas festas deviam ter um lugar de destaque no contexto do turismo religioso na região. 

”Estas festas não são apenas foguetes e música. Têm história, significado e uma raiz que se confunde com a história desta terra”, acrescentou Matias na apresentação deste evento, que decorreu na semana passada, numa esplanada na margem do rio Zêzere.

”Os rios, o casario que se orientou em função dos rios e as festas, são o que resta destes séculos de vida na vila”, concluiu António Matias.

No dia 6, no cortejo fluvial, vão estar cerca de meia centena de embarcações, tal como no ano passado, em que participou o maior número de barcos de sempre. Praticamente todos os municípios ribeirinhos, de Abrantes até Lisboa, estarão representados, assim como diversas associações e instituições. Todo o centro histórico de Constância estará ornamentado com flores, uma das marcas da festa, num total de 20 ruas. No ano passado somente seis estiverem enfeitadas.

 

Animação

Como habitualmente, há dois palcos – o ”palco do pelourinho”, que anima a zona das esplanadas e o palco principal, o ”palco Camões”, por onde passarão Sam The Kid, D.A.M.A. e Tiago Bettencourt. Vai haver ainda animação de rua, destinada sobretudo às crianças, assim como se mantêm as mostras de doçaria, artesanato e de saberes e sabores.

 

500 euros de prémio para quem bater o recorde do Grande Prémio de Atletismo

Integrada no programa das festas, realiza-se no sábado, dia 5 de Abril (11h15), mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, pretendendo a organização completar, este ano, as 750 inscrições (número limite).

A melhor marca da prova, na distância de 10 quilómetros, foi alcançada em 2004, por Delfim Conceição, que fez o tempo de ‘29:37 minutos. Se este tempo for superado, o autor da proeza leva consigo um prémio de 500 euros. Em femininos, o melhor tempo pertence a Marina Bastos (‘33:42).

As inscrições dos atletas devem ser feitas no site da xistraca (www.xistarca.pt) e custam cinco euros. Para moradores, a participação é gratuita. Há ainda uma caminhada de 10 quilómetros, e também, em termos desportivos, no âmbito do programa das festas, destaque ainda para uma aula de zumba, no sábado, às 16 horas. No domingo realiza-se um evento ‘strongest man’.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”