• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: “As nossas festas são de afectos, de sentimentos e de uma grande riqueza interior”

Sociedade  »  2015-03-12 

Entre os dias 4 e 6 de Abril, todos os caminhos vão dar a Constância. É lá que se realizam, porventura, as mais emblemáticas festas da região. A representação da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem tem-se afirmado todos os anos, e essa é a grande marca das festividades.

As festas de Constância representam, para a entidade organizadora, um esforço financeiro grande. Mas, acredita Júlia Amorim, presidente da autarquia (CDU), o investimento tem um retorno inquantificável na autoestima da população. E, a nível económico, representam um ”balão de oxigénio” para os restaurantes, assim como para as associações do concelho que, com as suas tasquinhas, complementam a oferta gastronómica e conseguem, também elas, um retorno financeiro muito positivo.

É desta forma que a autarquia entende a importância das festas Nossa Senhora da Boa Viagem/Festas do Concelho, um momento de ”afectos e de sentimentos”, sobretudo para as gentes naturais de Constância, quer vivam ou não no concelho.

”Somos um concelho pequeno mas muito grande no que tem para dar”, afirma a autarca, que considera que as festas são um momento de afirmação do concelho ao nível do turismo. ”Temos alguma dificuldade em nos afirmar numa região tão dispersa, que vai desde o Oeste a Viseu (Turismo do Centro) e temos, por isso, um trabalho acrescido. As festas ajudam-nos na nossa afirmação e reforçam a nossa identidade cultural”, disse ainda a presidente da autarquia, que acrescentou: ”Se um dia as festas perderem o encanto, a região e o país ficam mais pobres. Não podemos deixar que a nossa estrela deixe de brilhar e deixar de nos impor”, frisou, adiantando que o custo das festividades ronda os 100 mil euros.

 

Marítimos pediam protecção divina para as viagens fluviais

As festas de Nossa Senhora da Boa Viagem têm, pelo menos, 300 anos, e surgiram na altura em que Constância ainda não era Constância. O documento mais antigo existente acerca das festas remonta ao século XVIII, 1788, no tempo em que Constância ainda era Punhete, localidade que detinha um dos mais importantes portos fluviais do país.

Depois da Páscoa, os marítimos agradeciam a Nossa Senhora da Boa Viagem as graças recebidas durante esse ano e, ao mesmo tempo, pediam protecção para o resto do ano, até à Páscoa seguinte. Um ritual que fazia parar Punhete, ano após ano.

Foi já no século XX, em 1986, que às festas de Nossa Senhora da Boa Viagem se juntaram as festas do concelho, figurino que se mantém há 30 anos e, em 1992, foi introduzido o cortejo fluvial, entre Tancos e Constância, bem como a procissão, momentos que visam perpetuar uma das tradições religiosas mais antigas da região.

”Festas há muitas, mas não há nenhuma como esta”, considera António Matias, um forte entusiasta e estudioso desta tradição, que defende acerrimamente que Constância e as suas festas deviam ter um lugar de destaque no contexto do turismo religioso na região. 

”Estas festas não são apenas foguetes e música. Têm história, significado e uma raiz que se confunde com a história desta terra”, acrescentou Matias na apresentação deste evento, que decorreu na semana passada, numa esplanada na margem do rio Zêzere.

”Os rios, o casario que se orientou em função dos rios e as festas, são o que resta destes séculos de vida na vila”, concluiu António Matias.

No dia 6, no cortejo fluvial, vão estar cerca de meia centena de embarcações, tal como no ano passado, em que participou o maior número de barcos de sempre. Praticamente todos os municípios ribeirinhos, de Abrantes até Lisboa, estarão representados, assim como diversas associações e instituições. Todo o centro histórico de Constância estará ornamentado com flores, uma das marcas da festa, num total de 20 ruas. No ano passado somente seis estiverem enfeitadas.

 

Animação

Como habitualmente, há dois palcos – o ”palco do pelourinho”, que anima a zona das esplanadas e o palco principal, o ”palco Camões”, por onde passarão Sam The Kid, D.A.M.A. e Tiago Bettencourt. Vai haver ainda animação de rua, destinada sobretudo às crianças, assim como se mantêm as mostras de doçaria, artesanato e de saberes e sabores.

 

500 euros de prémio para quem bater o recorde do Grande Prémio de Atletismo

Integrada no programa das festas, realiza-se no sábado, dia 5 de Abril (11h15), mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, pretendendo a organização completar, este ano, as 750 inscrições (número limite).

A melhor marca da prova, na distância de 10 quilómetros, foi alcançada em 2004, por Delfim Conceição, que fez o tempo de ‘29:37 minutos. Se este tempo for superado, o autor da proeza leva consigo um prémio de 500 euros. Em femininos, o melhor tempo pertence a Marina Bastos (‘33:42).

As inscrições dos atletas devem ser feitas no site da xistraca (www.xistarca.pt) e custam cinco euros. Para moradores, a participação é gratuita. Há ainda uma caminhada de 10 quilómetros, e também, em termos desportivos, no âmbito do programa das festas, destaque ainda para uma aula de zumba, no sábado, às 16 horas. No domingo realiza-se um evento ‘strongest man’.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos