Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-498bdead): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 11 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 29° / 16°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados
Sáb.
 27° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PSD divulgou em vídeo os impactos negativos da gestão socialista

Sociedade  »  2015-03-12 

O PSD de Torres Novas procedeu à recolha de diversas imagens da cidade e compilou-as num breve filme que apresentou aos jornalistas, na semana passada. O trabalho mostra o pior que há no centro histórico, um "centro histórico decadente". Em breve apresentará um outro filme com os problemas existentes fora das fronteiras da cidade, ou seja, nas freguesias.

Em cerca de três minutos e meio de filme (ver no facebook do Jornal Torrejano), os social-democratas de Torres Novas mostram o que há de mau na cidade e no centro histórico em particular, que é o foco principal deste mini-documentário realizado no âmbito da acção política daquele que é o segundo partido sucessivamente mais votado nas autárquicas dos últimos 20 anos.

O vídeo, cujas imagens são acompanhadas pela narração, em voz feminina, refere, entre outros assuntos, que o concelho de Torres Novas é um território de ”contrastes”, que a cidade evidencia ”um centro histórico decadente” e que viu a parte mais nova da urbe sobrepor-se ao centro. Os social-democratas falam ainda de uma cidade que está ”de costas virada para o rio e para as pessoas” e sublinham a existência de projectos de ”difícil entendimento arquitetónico”.

”Torres Novas necessita de um novo impulso”, acabou por defender João Quaresma, presidente da concelhia de Torres Novas do PSD, que considera que o projecto de regeneração urbana não é, em si, um instrumento suficiente para resolver os problemas existentes. ”É mais uma ideia avulsa, sem força, porque a câmara municipal não tem capacidade para forçar os proprietários a reabilitar os imóveis”, disse Quaresma, que lamentou que os serviços municipais nunca tenham feito uso dos meios legais para o fazer.

”A câmara nunca tomou posse administrativa de edifícios em ruínas, que colocam em perigo a segurança das pessoas”, acrescentou Elisa da Bernarda, eleita na assembleia municipal. Na sua opinião, com a prata da casa (serviços de urbanismo) a autarquia podia ter feito muito mais ao longo dos últimos anos, período em que se acentuou o mau estado de conservação do centro histórico. ”É uma questão de gestão e de organização”, afirmou.

Henrique Reis, vereador do PSD na autarquia, notou que este trabalho em vídeo mostra apenas a realidade física, mas não mostra a realidade financeira nem a forma como foram conduzidos os processos que levaram a situações como a suspensão das obras do Convento do Carmo, da reconversão da Garagem dos Claras ou o mais recente caso do Parque Almonda. ”O concelho está a ser altamente penalizado com as graves situações que estão por resolver. O futuro avizinha-se sombrio e incerto”, observou o vereador.

João Quaresma começou por fazer um enquadramento inicial desta iniciativa para explicar que, apesar de os social-democratas não ”aparecerem” tantas vezes nos jornais quanto ”os que vão para a beira do rio tirar fotografias e reclamar contra o estado do ambiente ou os que vão para a frente do hospital empunhar cartazes”, não quer dizer que não tenham as mesmas preocupações. ”Não gosto de folclore político e não contém comigo para andar na rua com cartazes para mostrar que estamos preocupados. Nós optamos por fazer um trabalho mais pacato e penso que primamos pela diferença”, asseverou.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas