• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 29 Março 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 20° / 10°
Céu nublado
Sex.
 22° / 13°
Céu nublado
Qui.
 23° / 13°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PSD divulgou em vídeo os impactos negativos da gestão socialista

Sociedade  »  2015-03-12 

O PSD de Torres Novas procedeu à recolha de diversas imagens da cidade e compilou-as num breve filme que apresentou aos jornalistas, na semana passada. O trabalho mostra o pior que há no centro histórico, um "centro histórico decadente". Em breve apresentará um outro filme com os problemas existentes fora das fronteiras da cidade, ou seja, nas freguesias.

Em cerca de três minutos e meio de filme (ver no facebook do Jornal Torrejano), os social-democratas de Torres Novas mostram o que há de mau na cidade e no centro histórico em particular, que é o foco principal deste mini-documentário realizado no âmbito da acção política daquele que é o segundo partido sucessivamente mais votado nas autárquicas dos últimos 20 anos.

O vídeo, cujas imagens são acompanhadas pela narração, em voz feminina, refere, entre outros assuntos, que o concelho de Torres Novas é um território de ”contrastes”, que a cidade evidencia ”um centro histórico decadente” e que viu a parte mais nova da urbe sobrepor-se ao centro. Os social-democratas falam ainda de uma cidade que está ”de costas virada para o rio e para as pessoas” e sublinham a existência de projectos de ”difícil entendimento arquitetónico”.

”Torres Novas necessita de um novo impulso”, acabou por defender João Quaresma, presidente da concelhia de Torres Novas do PSD, que considera que o projecto de regeneração urbana não é, em si, um instrumento suficiente para resolver os problemas existentes. ”É mais uma ideia avulsa, sem força, porque a câmara municipal não tem capacidade para forçar os proprietários a reabilitar os imóveis”, disse Quaresma, que lamentou que os serviços municipais nunca tenham feito uso dos meios legais para o fazer.

”A câmara nunca tomou posse administrativa de edifícios em ruínas, que colocam em perigo a segurança das pessoas”, acrescentou Elisa da Bernarda, eleita na assembleia municipal. Na sua opinião, com a prata da casa (serviços de urbanismo) a autarquia podia ter feito muito mais ao longo dos últimos anos, período em que se acentuou o mau estado de conservação do centro histórico. ”É uma questão de gestão e de organização”, afirmou.

Henrique Reis, vereador do PSD na autarquia, notou que este trabalho em vídeo mostra apenas a realidade física, mas não mostra a realidade financeira nem a forma como foram conduzidos os processos que levaram a situações como a suspensão das obras do Convento do Carmo, da reconversão da Garagem dos Claras ou o mais recente caso do Parque Almonda. ”O concelho está a ser altamente penalizado com as graves situações que estão por resolver. O futuro avizinha-se sombrio e incerto”, observou o vereador.

João Quaresma começou por fazer um enquadramento inicial desta iniciativa para explicar que, apesar de os social-democratas não ”aparecerem” tantas vezes nos jornais quanto ”os que vão para a beira do rio tirar fotografias e reclamar contra o estado do ambiente ou os que vão para a frente do hospital empunhar cartazes”, não quer dizer que não tenham as mesmas preocupações. ”Não gosto de folclore político e não contém comigo para andar na rua com cartazes para mostrar que estamos preocupados. Nós optamos por fazer um trabalho mais pacato e penso que primamos pela diferença”, asseverou.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados »  2023-03-26 

Depois dos comunicados da Polícia Judiciária e do despacho judicial proferido após a audição dos detidos, uma arquitecta e um fiscal da Câmara Municipal de Torres Novas e um empresário ligado à área de projectos, há uma maior solidez dos dados em presença e dos factos que estiveram na origem da detenção destes três implicados.
(ler mais...)


Crédito Agrícola reuniu-se em Évora, Ribatejo Norte premiada »  2023-03-26 

Foi na emblemática cidade de Évora que os trabalhadores e dirigentes do Crédito Agrícola se reuniram para celebrar mais um ano de resultados comerciais, estando presentes neste VIII Encontro Comercial do Crédito Agrícola os trabalhadores com funções comerciais que ganharam a participação no âmbito do Sistema de Incentivos 2022.
(ler mais...)


Bloco toma posição sobre a situação no urbanismo em Torres Novas e defende auditoria e reorganização dos serviços »  2023-03-24 

Depois da coligação PPD/CDS, é a vez de a concelhia local do Bloco de Esquerda vir a público pronunciar-se sobre a crise por que passa a divisão de urbanismo da Câmara de Torres Novas. Eis o comunicado do BE:

«A ida da Polícia Judiciária à Câmara Municipal, concretamente à Divisão de Urbanismo, criou uma situação à qual ninguém pode ficar alheio.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Clube Desportivo de Torres Novas - assembleia geral - CONVOCATÓRIA »  2023-03-21 

Assembleia-Geral Ordinária

CONVOCATÓRIA

 Nos termos e para os efeitos do disposto no Artigo 39° e seguintes do Regulamento Interno do Clube Desportivo de Torres Novas, convocam-se todos os associados para reunir, em Assembleia-Geral Ordinária, no próximo dia 30 de Março de 2023 pelas 20h30, no Estádio Municipal Dr.
(ler mais...)


Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte »  2023-03-18 

Não tendo estado presente na reunião do executivo de quarta-feira passada, Tiago Ferreira, veredor do PSD/CDS diz em comunicado não poder “deixar passar em claro as afirmações em reunião de câmara, do Presidente, sobre as buscas efectuadas pela Polícia Judiciária no departamento de urbanismo: "Não tem nada a ver com a câmara.
(ler mais...)


Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo »  2023-03-16 

Depois de o vereador Luís Silva, responsável do urbanismo, ter feito ontem uma comunicação no Facebook, a título pessoal, quando o assunto é de caráter institucional, a Câmara de Torres Novas reage aos acontecimentos de quarta-feira mais de 48 horas depois da entrada da PJ nas instalações do urbanismo.
(ler mais...)


Bloco vai debater corrupção dia 31 »  2023-03-15 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas vai realizar mais uma edição da SEXTA D` IDEIAS, no dia 31 de Março, pelas 21 horas, na antiga sala das sessões dos Paços do Concelho. Desta vez o tema é corrupção e os convidados são José Manuel Pureza, professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, investigador, deputado à Assembleia da República, membro da 1.
(ler mais...)


Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário »  2023-03-14 

Não é uma notícia inesperada: a Polícia Judiciária deteve ontem, terça-feira, uma arquitecta e um fiscal, ambos funcionários municipais e do sector do urbanismo da Câmara de Torres Novas.

A detenção ocorreu sem grande aparato, já que visou apenas deter os dois funcionários e recolher alguma documentação, uma vez que a Polícia estava na posse, há muito, de elementos de prova de alegadas práticas ilegais por parte da arquitecta e do fiscal.
(ler mais...)


Renova dá as boas-vindas à Primavera »  2023-03-14 

Para celebrar a chegada de uma nova estação, a Renova dá a conhecer a sua colecção de produtos de Primavera, uma linha inspirada pelo despertar da cor, vida e alegria, perfeita para dar um toque único à temporada mais florida do ano, anuncia nota de imprensa da empresa.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira, Assembleia Geral - Convocatória »  2023-03-10 

ASSEMBLEIA GERAL - CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os sócios do Centro de Dia São Silvestre, de Carvalhal da Aroeira, nos termos do art.º 25.º e 26.º dos Estatutos, para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 19 de março de 2023, Domingo pelas 14h30, com a seguinte ordem de trabalhos:

 1.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-03-14  Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário
»  2023-03-26  Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados
»  2023-03-18  Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte
»  2023-03-16  Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo
»  2023-03-04  Rio Almonda: água é pública!