• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 21 Setembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 29° / 13°
Céu limpo
Sáb.
 26° / 13°
Céu limpo
Sex.
 23° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 15°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

AHBVT: Arnaldo Santos homenageou corpo de bombeiros, Nuno Cruz tomou posse

Sociedade  »  2023-05-03 

Dia 1 de Maio, no quartel dos BVT, o presidente da direcção, Arnaldo Santos, após um breve discurso, ofereceu e descerrou uma placa de homenagem a todos os Bombeiros Voluntários e gratidão aos colaboradores, sócios e beneméritos. Arnaldo Santos, que foi comandante dos BVT de 14 de janeiro de 2003 a 15 de junho de 2008, assinalou, assim, o fim de um dos seus ciclos como presidente da direção da Associação Humanitária dos BVT (desde 13 de janeiro de 2001 a 2 de maio de 2023).

O ex-dirigente disse: “Entendi prestar esta homenagem e agradecimento ao Corpo de Bombeiros, que são a razão da Associação, aos funcionários administrativas essenciais à gestão, aos sócios que são o sustentáculo da Associação e aos beneméritos cujos contributos têm sido indispensáveis para a sustentabilidade. E a estes entreguei o meu testemunho e o meu sentir”.

Na sua tomada de posse no dia seguinte, o novo presidente da direcção da AHBVT, Nuno Cruz (segunda foto), começou por agradecer o trabalho aos associados que terminaram os seus mandatos, com “duas referências de profunda gratidão para com dois elementos da anterior direcção, naturalmente sem qualquer demérito para os demais, pelo papel que ambos desenharam no passado”: major-general Abel Lemos Caldas (anterior presidente da mesa da assembleia-geral da AHBVT) e Arnaldo Santos (anterior presidente de direção). Arnaldo Santos, referiu Nuno Cruz, que “ao longo de mais de 22 anos deu tudo o que tinha ao serviço da causa, atravessando tormentas e calmarias, sempre colocando os Bombeiros e a sua missão em primeiro lugar. Foram anos difíceis, atravessados por períodos de grandes dificuldades, mas que, com a sua experiência, bom senso e abnegação à causa, sempre soube ultrapassar, salvaguardando sempre a capacidade operacional da Associação, para que esta cumprisse a sua missão, assegurando em permanência a capacidade de socorro à população." Foi, ainda, proposto pelo novo presidente um voto de louvor a Arnaldo Santos.

No seu discurso, Nuno Cruz apelou também ao apoio da autarquia, responsável pela Proteção Civil ao nível municipal, referindo que é esperado que o executivo municipal demonstre a mesma disponibilidade que os bombeiros demonstram diariamente na prontidão do socorro à população e que as 3 prioridades só serão conseguidas se for encontrado um caminho em conjunto.

Durante a cerimónia, o presidente da mesa da assembleia-geral, agora Arnaldo Santos, proferiu algumas palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos, destacando a dedicação e qualidades pessoais do major-general Abel Lemos Caldas, o qual, no seu discurso de encerramento, também dirigiu o seu agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a sua formação enquanto cidadão e pessoa e a todos aqueles com quem trabalhou nos últimos 22 anos, em prol da AHBVT.

Perante associados, representantes de associações locais, entidades civis, forças de segurança, membros do comando e corpo de bombeiros, funcionários, representantes de Juntas de Freguesia do Concelho de Torres Novas e do Serviço de Proteção Civil Municipal de Torres Novas, tomaram posse os novos membros dos corpos sociais de associação: mesa da assembleia-Geral: presidente, Arnaldo Santos, vice-presidente, Ana Marta Mendes, 1.º secretário, Helena Pinto, 2º secretário, Ana Rita Jorge. Conselho Fiscal: presidente, Carlos Pereira de Sousa, secretário, Carlos Joaquim Martinho, relator, Catarina Fontinha, suplente, Luís Carlos Dias. Direção: presidente, Nuno Cruz, vice-presidente, Gabriel Neves, Tesoureiro, Ana Cristina Pinho, 1º secretário, Nuno Lopes, 2º secretário, João Filipe Santos, vogal, Paulo Ferreira, vogal, Rui Alexandre. Suplentes: Antero Guerra Inácio, Leonel Santos, Sílvia Santos Pombo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nascidos em 1994 para entrevista »  2023-09-14 

Para uma série de pequenas entrevistas, procuramos pessoas nascidas em 1994.

O pretexto é assinalarmos a entrada no 30.º ano de publicação.

Quem quiser colaborar com o jornal, por favor informe da sua disponibilidade para o mail

jornal@jornaltorrejano.
(ler mais...)


Passatempo: bilhete duplo para hoje, no Virgínia »  2023-09-08 

Hoje vai realizar-se um "concerto solidário" no Teatro Virgínia.

Quem é o cantor popular que vai actuar? O primeiro mail com a resposta certa tem direito a um bilhete duplo para o concerto desta noite.

jornal@jornaltorrejano.
(ler mais...)


Rio Almonda a morrer pelo caminho »  2023-09-04 

Não é inédito, já no ano passado aconteceu, e nos últimos anos o fenómeno tem sido mais frequente do que há duas ou três décadas: o leito do rio Almonda seca cada vez mais para juzante e as águas já não cumprem o seu destino, que é chegarem à Azinhaga e alimentarem o Tejo.
(ler mais...)


Continuam as descargas poluentes no rio Almonda »  2023-08-25 

As notícias de descargas poluentes no troço inicial do rio Almonda são recorrentes durante todo o ano, mas nas últimas semanas têm-se intensificado. Genericamente, as águas do rio aparecem coloridas e verifica-se, em certas situações, a morte de peixes.
(ler mais...)


Morreu Hélder Duque »  2023-08-23 

Personalidade de referência da comunidade lapense e bastante conhecido na cidade e concelho, faleceu esta madrugada Hélder Duque Alves, natural de Lapas, onde nasceu em 5 de Janeiro de 1942.

Ainda muito novo, logo a pós a instrução primária, foi trabalhar para a fábrica de papel de Abílio Alexandre Inácio, aos Pimentéis, mas passado pouco tempo ingressou na Metalúrgica Nery, onde fez grande parte do seu percurso profissional, tendo frequentado depois a Escola Industrial de Torres Novas.
(ler mais...)


Torres Novas: Águas do Ribatejo instala-se na Loja do Cidadão »  2023-08-15 

A AR- Águas do Ribatejo abriu a sua unidade de atendimento comercial na Loja do Cidadão de Torres Novas, no dia 14 de Agosto. A mudança resulta de uma parceria com o Município de Torres Novas e com a Agência para a Modernização Administrativa,  (AMA) que gere as Lojas do Cidadão em todo o país.
(ler mais...)


«Riachos, a freguesia no seu centenário» apresentado a 24 de Agosto »  2023-08-12 

Inserida na programação das comemorações dos cem anos da freguesia de Riachos, realiza-se no próximo dia 24 de Agosto, quinta-feira, a partir das 21h30, a apresentação do livro «Riachos, a freguesia no seu centenário», uma edição do Município de Torres Novas.
(ler mais...)


Frutos Secos: inscrições abertas para expositores »  2023-08-08 

A 36.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos vai decorrer de 4 a 8 de Outubro na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras. Os expositores interessados em participar nos 5 dias de certame deste ano, poderão efectuar a sua candidatura até 27 de agosto.
(ler mais...)


Torres Novas: suspensão do abastecimento de água a 1 de Agosto »  2023-07-28 

A ÁGUAS DO RIBATEJO informa em comunicado que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Água de Torres Novas, será necessário suspender o abastecimento no dia 1 de agosto, terça-feira, entre as 09h00 e as 13h00 nos seguintes locais:

Quinta do Mato, Rua Cabeço do Azinho, Rua do Cerejal (zona mais alta), Casal Picoto, Rua da Quinta de Cima, Rua da Cerrada Grande (desde o cruzamento com a Rua do Cerejal até ao Casal Picoto)

A ÁGUAS DO RIBATEJO alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento e que só se deve consumir quando a água se apresentar transparente.
(ler mais...)


Morreu Carlos Ribeiro (Vetê) »  2023-07-07 

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do seculo XX.

Carlos Ribeiro nasceu em Torres Novas a 5 de Janeiro de 1937, numa casa da rua Miguel de Arnide, filho de Maria de Jesus Ribeiro e de António Manuel, Vêtê de alcunha, pedreiro, pioneiro do futebol na vila de Torres Novas que jogou em vários clubes da década de 20 do século XX, nomeadamente no Torres Novas Foot-Ball Club.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-08-25  Continuam as descargas poluentes no rio Almonda
»  2023-08-23  Morreu Hélder Duque
»  2023-09-04  Rio Almonda a morrer pelo caminho
»  2023-09-14  Nascidos em 1994 para entrevista
»  2023-09-08  Passatempo: bilhete duplo para hoje, no Virgínia