• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 21 Junho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 19°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

AHBVT: Arnaldo Santos homenageou corpo de bombeiros, Nuno Cruz tomou posse

Sociedade  »  2023-05-03 

Dia 1 de Maio, no quartel dos BVT, o presidente da direcção, Arnaldo Santos, após um breve discurso, ofereceu e descerrou uma placa de homenagem a todos os Bombeiros Voluntários e gratidão aos colaboradores, sócios e beneméritos. Arnaldo Santos, que foi comandante dos BVT de 14 de janeiro de 2003 a 15 de junho de 2008, assinalou, assim, o fim de um dos seus ciclos como presidente da direção da Associação Humanitária dos BVT (desde 13 de janeiro de 2001 a 2 de maio de 2023).

O ex-dirigente disse: “Entendi prestar esta homenagem e agradecimento ao Corpo de Bombeiros, que são a razão da Associação, aos funcionários administrativas essenciais à gestão, aos sócios que são o sustentáculo da Associação e aos beneméritos cujos contributos têm sido indispensáveis para a sustentabilidade. E a estes entreguei o meu testemunho e o meu sentir”.

Na sua tomada de posse no dia seguinte, o novo presidente da direcção da AHBVT, Nuno Cruz (segunda foto), começou por agradecer o trabalho aos associados que terminaram os seus mandatos, com “duas referências de profunda gratidão para com dois elementos da anterior direcção, naturalmente sem qualquer demérito para os demais, pelo papel que ambos desenharam no passado”: major-general Abel Lemos Caldas (anterior presidente da mesa da assembleia-geral da AHBVT) e Arnaldo Santos (anterior presidente de direção). Arnaldo Santos, referiu Nuno Cruz, que “ao longo de mais de 22 anos deu tudo o que tinha ao serviço da causa, atravessando tormentas e calmarias, sempre colocando os Bombeiros e a sua missão em primeiro lugar. Foram anos difíceis, atravessados por períodos de grandes dificuldades, mas que, com a sua experiência, bom senso e abnegação à causa, sempre soube ultrapassar, salvaguardando sempre a capacidade operacional da Associação, para que esta cumprisse a sua missão, assegurando em permanência a capacidade de socorro à população." Foi, ainda, proposto pelo novo presidente um voto de louvor a Arnaldo Santos.

No seu discurso, Nuno Cruz apelou também ao apoio da autarquia, responsável pela Proteção Civil ao nível municipal, referindo que é esperado que o executivo municipal demonstre a mesma disponibilidade que os bombeiros demonstram diariamente na prontidão do socorro à população e que as 3 prioridades só serão conseguidas se for encontrado um caminho em conjunto.

Durante a cerimónia, o presidente da mesa da assembleia-geral, agora Arnaldo Santos, proferiu algumas palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos, destacando a dedicação e qualidades pessoais do major-general Abel Lemos Caldas, o qual, no seu discurso de encerramento, também dirigiu o seu agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a sua formação enquanto cidadão e pessoa e a todos aqueles com quem trabalhou nos últimos 22 anos, em prol da AHBVT.

Perante associados, representantes de associações locais, entidades civis, forças de segurança, membros do comando e corpo de bombeiros, funcionários, representantes de Juntas de Freguesia do Concelho de Torres Novas e do Serviço de Proteção Civil Municipal de Torres Novas, tomaram posse os novos membros dos corpos sociais de associação: mesa da assembleia-Geral: presidente, Arnaldo Santos, vice-presidente, Ana Marta Mendes, 1.º secretário, Helena Pinto, 2º secretário, Ana Rita Jorge. Conselho Fiscal: presidente, Carlos Pereira de Sousa, secretário, Carlos Joaquim Martinho, relator, Catarina Fontinha, suplente, Luís Carlos Dias. Direção: presidente, Nuno Cruz, vice-presidente, Gabriel Neves, Tesoureiro, Ana Cristina Pinho, 1º secretário, Nuno Lopes, 2º secretário, João Filipe Santos, vogal, Paulo Ferreira, vogal, Rui Alexandre. Suplentes: Antero Guerra Inácio, Leonel Santos, Sílvia Santos Pombo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


Serviços online do urbanismo da Câmara »  2024-06-11 

O Município de Torres Novas já tem disponíve alguns serviços online. Esta nova ferramenta vai permitir, mediante definição de utilizador e login, efectuar o registo e acompanhamento de processos, nomeadamente urbanísticos.
(ler mais...)


Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia »  2024-06-11 

A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.
(ler mais...)


Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos »  2024-05-22 

 Fundado em 1957 e na actualidade um pretexto para o reencontro de velhos amigos, o Tufeiras Futebol Clube comemora este ano mais uma aniversário, o 67.º, com um programa semelhante aos dos anos anteriores.

A data está estabelecida: 8 de Junho, com concentração junto à Adega Real, pelas 11 horas, seguindo-se a romagem ao cemitério para colocação do ramo de flores e fita alusiva ao acto.
(ler mais...)


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-13  Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso!
»  2024-06-11  Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses
»  2024-05-22  Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos
»  2024-06-14  TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS”
»  2024-06-11  Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia