• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 09 Outubro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 24° / 16°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 22° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 22° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 14°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Núcleo museológico da Central do Caldeirão: uma obra magnífica que prestigia a cidade e a região

Sociedade  »  2023-05-01 

 

Trata-se de um exemplo feliz de reabilitação patrimonial de uma área tão intimamente ligada à história pré-industrial da vila e à implantação da luz eléctrica: o dia 1 de Maio, dia dos Trabalhadores, viu nascer, reabilitado, o património da Central do Caldeirão e ainda de um moinho e de um lagar situados no antigo complexo medieval de moinhos e lagares mais tarde conhecidos por “moinhos do Duque”.

O antigo edifício da Central do Caldeirão, ele próprio um ícone da indústria torrejana, comporta o núcelo museológico da casa das máquinas, onde se poderão ver os maquinismos que compunham a Central, com acesso às turbinas, onde num pequeno nicho se pode assistir em permanência a um vídeo com testemunhos de trabalhadores da antiga empresa. Aliás, um dos aspectos mais felizes e talvez mais marcante da musealização da Central diz respeito à presença das fotografias dos trabalhadores que passaram pela EIEAL, a cobrirem toda uma parede, tornando-os personagens principais da história que se conta através das máquinas, de outros objectos e também de pontos de visualização de vídeos explicativos da história da empresa e do funcionamento da Central, tudo num cenário maravilhoso em que das janelas do edifício se vislumbram o rio Almonda e a renovada tarambola, na margem oposta.

O edifício da Central do Caldeirão, para além do núcleo museológico, integra uma espaço para serviços educativos, um restaurante a abrir brevemente, camaratas destinadas a residências artísticas e ainda um auditório (traduzido de saloio para estrangeiro por “caixa preta” na papelada distribuída) destinado a espectáculos de pequena dimensão, mas com todas as condições técnicas necessárias, e cuja programação vai estar a cargo da equipa do teatro Virgínia. No exterior, renovou-se o magnífico jardim das laranjeiras, espaço de rara beleza que os torrejanos devem provar merecer.

A juzante da Central, foram inauguradas as obras de reabilitação patrimonial de um antigo moinho e de um antigo lagar de varas, com a fantástica recuperação das pequenas condutas e comportas que, num intrincado jogo de águas, accionavam todos estes mecanismos, sendo de realçar que foi também colocada uma roda no exacto lugar onde estava a antiga roda que accionava as mós do lagar agora reabilitado patrimonialmente. Um espectáculo de rara beleza apreciar, sobretudo à noite, todas estas “linhas” de água a concorreram para os diversos fins a que se destinavam, depois de percorrerem várias centenas de metros desde o Açude Real, de onde, desde a Idade Média, a água do rio Almonda começou a ser desviada pela levada que a traz desde a Fontinha )como se chama todo espaço que vai da actual biblioteca ao açude) até ao sítio do Caldeirão.

A inauguração destes novos espaços municipais de excelência foi presidida pelo presidente das Câmara, Pedro Ferreira, e contou com representantes da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e da Fundação EDP. Acorreram muitos antigos trabalhadores da empresa e famílias, tendo-se vivido momentos de alguma emoção perante rostos e testemunhos gravados dos operários e trabalhadores da antiga Central.

(reportagem na edição de papel, sexta-feira)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: um belo museu, uma conquista que demorou décadas »  2024-10-05 

Alcanena viu ontem, dia 4 de Outubro, concretizar-se um sonho de duas gerações: a inauguração do seu Museu Municipal, em instalações adquiridas em tempos pelo município a uma família da terra.
(ler mais...)


Vinte dos trinta são meus - inês vidal »  2024-09-27 

Esta é a minha relação – excluindo obviamente todas aquelas inerentes ao simples facto de eu existir – mais longa de todas. Se o jornal completa 30 anos e eu 43, é fácil de ver há quanto tempo nos vamos cruzando por essas ruas e vielas da vila.
(ler mais...)


NERSANT e CRIT assinam protocolo para inclusão de pessoas com deficiência nas empresas »  2024-09-23 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o CRIT - Centro de Reabilitação e Integração Torrejano celebraram um protocolo de cooperação que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho.
(ler mais...)


Pequenos lugares - adelino pires »  2024-09-23  »  Adelino Pires

Segui-lhes o rasto. Falaram-me que vinham de longe, algures de uma aldeia não sei se perdida, se antes achada. Para além das montanhas, no alto bem alto já perto do céu, alguém se lembrara de erguer um mosteiro, talvez para que a partida se tornasse mais curta, ou antes que em vida as distâncias da fé se medissem aos palmos.
(ler mais...)


Morreram José Emílio e José-Alberto Marques »  2024-09-19 

O coronel engenheiro José Emílio da Silva, militar de Abril, morreu no dia 17 em Lisboa, onde residia. Natural de Torres Novas, José Emílio da Silva destacou-se ainda no exercício de diversos cargos ao longo do processo revolucionário, nomeadamente, enquanto ministro da Educação nos IV e V governos provisórios de Vasco Gonçalves, e membro da Junta Governativa de Angola, então liderada pelo vice-almirante Rosa Coutinho.
(ler mais...)


Manif. domingo na praça: ambientalistas torrejanos aderem à jornada nacional pela floresta do futuro »  2024-09-19 

O grupo ambientalista torrejano “Um Colectivo” integra a rede nacional de grupos ambientalistas (e pessoas individuais) e esta rede, tal como fez no ano passado, vai promover várias concentrações em diferentes pontos do país este domingo, dia 22.
(ler mais...)


Pela Palestina livre, vigília na praça, dia 21 »  2024-09-13 

Um grupo de cidadãos torrejanos de diversas profissões e sensibilidades políticas apela à participação na vigília “Pela Palestina Livre”, que se realiza no dia 21 de Setembro, a partir das 20h30, na praça 5 de Outubro em Torres Novas.
(ler mais...)


“Guardiões” prosseguem limpeza do rio »  2024-09-07 

Os “Guardiões do Rio Almonda”, conjunto de voluntários que têm realizado várias acções de limpeza do leito e margens do rio Almonda, prosseguiram a sua actividade este sábado, 7 de Setembro.
(ler mais...)


Isto sim, é promoção turística! (actualizada) »  2024-09-05 

Dando continuidade aos placards colocados na A1 a promover a cidade de Torres Novas, quiçá as suas belezas paisagísticas, eis que essas campanhas são reforçadas por medidas mais internas, afinal tão simples, destinadas a impressionar o turista ou simples visitante que arribam à cidade do Almonda, e isto porque os moradores já não se impressionam com nada.
(ler mais...)


Riachos: Trincão Marques fala em censura por ter sido posto à margem na sessão do Centenário »  2024-08-29 

O PSD já se tinha queixado pelo facto de a oposição na freguesia de Riachos ter sido banida da sessão comemorativa do 101.º  aniversário da freguesia, em sessão realizada ontem, dia 28, em Riachos, mas durante o evento assistir-se-ia a mais um episódio como o seu quê de curioso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-09-13  Pela Palestina livre, vigília na praça, dia 21
»  2024-09-19  Manif. domingo na praça: ambientalistas torrejanos aderem à jornada nacional pela floresta do futuro
»  2024-09-19  Morreram José Emílio e José-Alberto Marques
»  2024-10-05  Alcanena: um belo museu, uma conquista que demorou décadas
»  2024-09-27  Vinte dos trinta são meus - inês vidal