Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-67c811fa): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 15 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 29° / 16°
Céu nublado
Qua.
 35° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Lamego: 700 mil euros para atirar os esgotos ao rio, mais uma trapalhada

Sociedade  »  2022-07-15 

As obras do Largo do Lamego, cuja telenovela já aqui mereceu destaque, continuam a ser um poço sem fundo de surpresas, perplexidades e agora, de escândalo, dito com as letras todas.

Note-se bem: as referidas obras são apenas parte de uma intervenção, mais ampla, do sistema de saneamento de toda a zona que vai da Bácora ao Largo do Lamego, passando pelo “largo da Caixa” e que tinha por objectivo acabar com os últimos esgotos da cidade que ainda estavam a verter para o rio, como que era o caso. Da Bácora, não havia “ponto” para o esgoto se encaminhar para o colector da rua da Levada, de cota superior, tal como no largo do Lamego não havia cota para encaminhar os esgotos dos prédios para o colector central que passa na rua Miguel Bombarda. A intervenção, de 600 mil euros mais+IVA, incluiu a instalação de pequenas centrais elevatórias subterrâneas para bombearem, no caso do Lamego, os esgotos para o colector da Miguel Bombarda.

Acontece que finda a obra, fosse porque a estação elevatória não estivesse ainda a trabalhar por falta de ligação à caixa da EDP, fosse por outra razão qualquer, os esgotos começaram a verter da rede de esgotos para um colector pluvial que desaguava nas escadarias do porto do Lamego.

Há cerca de dois meses, foram dias horríveis de cheiro nauseabundo, com os esgotos a céu aberto a escorrer pelas lages, através do colector das águas pluviais. Não houve uma explicação, nem resolvia a situação a vinda do limpa-fossas para atenuar o acidente, já que essa operação teria que ser quase diária.

O pior estava para vir: numa manhã, operários por conta de alguma entidade (não tinham letreiros nas costas) derreteram à marreta e a berbequim parte das lages quase centenárias do porto do Lamego, para encaixarem um tubo a ligar o colector de pluviais, que agora já não se vê, directamente ao rio, submergindo-o para esconder o verdadeiro móbil: atirar com os esgotos de vários prédios e dezenas de casas para o rio, depois de se ter gasto mais de 700 mil euros para acabar com essa situação.

A seguir, desenrolou-se o teatro do costume. Um morador dirgente de uma organização ambientalista foi fazer queixa ao SOS AMBIENTE, que a encaminhou para a PSP. A PSP foi ao local, acompanhada pela Protecção Civil, que não sabia de nada, segundo aquele morador que, ao que também ele apurou, era um assunto desconhecido da Câmara, o dono da obra, por conta dos 700 mil euros de todos que a pagaram para acabar com os esgotos a dar para o rio. A PSP não sabe dizer mais nada, segundo o ambientalista, do que o facto de ter encaminhado o assunto para a Câmara. Não sabendo a Câmara de nada, e de quem foi a iniciativa de desviar os esgotos para o rio (as descargas começaram logo a ser visíveis), espera-se que autarquia proceda criminalmente contra os desconhecidos autores da decisão que levou a este escandaloso procedimento.

O morador referido afirmou ao JT que vai avançar com todos os meios ao seu alcance para encontrar os autores da decisão, com queixas às diferentes entidades nacionais (APA, ARH) relacionadas com o ambiente.

Entretanto, o limpa-fossas continua a vir ao Lamego a intervalos de dois ou três dias, depois de quase um milhão de euros e um ano de uma obra que ainda não acabou e que prometia estar pronta em meses. É lícito perguntar:

- Por que razão a obra, prevista para demorar dois meses, ainda não está pronta ao fim de uma ano?

- Quem, durante a obra, fez ou viabilizou uma ligação entre a fossa da estação elevatória e o colector de pluviais que ia dar ao rio? Quem decidiu ou autorizou tal situação?

- Por que razão, depois do tapa e destapa da calçada, foram precisos dois meses para a EDP vir alimentar a estação elevatória a partir das caixas próximas?

- Por que razão, feita a ligação eléctrica da estação elevatória, a mesma não funciona e continua a ter de vir o limpa-fossas resolver a situação?

- Quem autorizou que se espatifasse parte das lages do porto do Lamego e ligasse o colector pluvial, a receber esgotos, ao rio?

- Porque razão a Câmara, há cerca de um ano, enviou uma carta aos moradores a pedir desculpa pelos incómodos de uma obra que ia demorar dois meses e agora não escreve ou informa os moradores do que se passa ao fim de uma ano?

- Porque, entre outras razões,  há um ano aproximavam-se as eleições autárquicas, e agora, amealhados os votos, voltou o sentimento de impunidade e o desprezo pelos munícipes.

 


 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas