Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-69727d93): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: despiste do vereador do ambiente atira carro da Câmara para a sucata

Sociedade  »  2023-02-07 

Há semanas que  se arrastava o falatório, com as especulações do costume em casos deste teor, sobre o incidente acontecido no início de Dezembro com o vereador do pelouro do ambiente da Câmara de Torres Novas, João Trindade, que no dia 8 de Dezembro, feriado, em hora que na verdade deixa dúvidas, se despistou com o veículo camarário que conduzia, tendo a viatura sido enviada directamente para a sucata com perda total.

Os rumores e enredos criados à volta do acidente foram ampliados em consequência da alegada ocultação do sucedido pelo presidente da Câmara e pelo próprio vereador: nem um nem outro deram conhecimento do acidente à vereação, mesmo estando em causa um acidente com um vereador e que implicou um veículo de propriedade municipal conduzido num dia feriado.

Na reunião do executivo municipal do dia 1 de Fevereiro o assunto foi levantado por António Rodrigues, mas Pedro Ferreira, ausente da reunião, não pôde explicar-se. O vereador João Trindade assumiu o sucedido, perante a incredulidade da vereadora Elvira Sequeira, que mostrou não saber do assunto, enquanto os outros vereadores da maioria não exteriorizaram qual reacção.

Rodrigues disse não perceber a utilização de um veículo da Câmara no feriado, dia 8 de Dezembro, “e ainda por cima fora de horas” e que “não era normal ter feito um requerimento ao presidente da Câmara para saber se eram verdadeiros os boatos que corriam na cidade e não só, sobre esse acidente, e nada lhe ter sido respondido”. Como não foi normal, disse ainda Rodrigues, “alguns dos vereadores da maioria não o saberem, como de resto foi assumido pela vereadora Elvira Sequeira. Aliás, fica no ar a ideia de que o assunto foi proibido de ser divulgado”. “Não percebo porque se tentam esconder situações normais e, precisamente porque se escondem, correm o risco de se tornarem anormais e misteriosas, como esta se está a tornar”, rematou o antigo presidente.

O JT confrontou o vereador João Trindade com os factos e as alegações que sobre os mesmos foram construídas, a fim de poder ter um enquadramento mais circunstanciado da notícia. Em resposta às questões colocadas pelo jornal, Trindade diz que nunca houve intenção, da sua parte, de ocultar o acidente, e que não viu relevância nem sentiu necessidade de transmitir o facto a mais ninguém que não “o presidente do executivo municipal e os serviços associados”. O vereador do ambiente diz que “um acidente de carro é sempre um momento inesperado, triste e delicado” e que ele próprio prefere centrar-se “no trabalho diário que desenvolve e que ocorre todos os dias e a qualquer hora”, recordando que naquele dia, de elevada pluviosidade, “conduzia sozinho e a caminho de casa”. Trindade não esclareceu, contudo, a hora a que chegava a casa naquele dia 8 de Dezembro, feriado, nem os trabalhos que àquela hora o chamaram à acção.

Acontece que, segundo a declaração amigável entregue ao seguro, fica a saber-se que o acidente ocorreu de facto no dia 8 de Dezembro, mas às oito horas da manhã, hora a que, nas respostas ao JT, Trindade diz que regressava a casa, tendo o despiste acontecido na estrada nacional 3, no sentido Liteiros/Parceiros, tendo o carro saído da via e embatido numa árvore.

No dia 22 de Dezembro, a companhia seguradora comunicava à Câmara, em “comunicação de perda total”, que após peritagem concluíram os seus serviços técnicos pela impossibilidade da reparação da viatura, já que a estimativa da reparação superava em cerca de 3 mil euros o valor seguro imediatamente anterior ao acidente, propondo o valor do salvado em 3.380 euros. Explicava a companhia que dos factos resultava que o valor da estimativa da reparação adicionado ao valor do salvado era superior a 100% do valor seguro imediatamente antes do acidente, pelo que era a mesma considerada perda total. Em 28 de Dezembro, a seguradora informava a Câmara que o sucedido era imputável ao seu segurado por não ter adequado a velocidade de forma a ser possível evitar acidentes, “tendo assim incumprido o disposto no artigo 24º, n.º1, do código da estrada”.

Em resumo, e segundo as declarações de João Trindade, somado ao que se retira da declaração amigável do acidente (que por acaso não tem a data do preenchimento) e das comunicações da seguradora, o vereador do ambiente vinha de regresso a casa às oito horas da manhã, no dia 8 de Dezembro, feriado nacional, e devido ao facto de não ter cumprido o artigo 24, n.º 1 do código da estrada, despistou-se com uma viatura propriedade do município de Torres Novas.

Na foto, do jantar de Natal do Partido Socialista, realizado na noite de 7 de Dezembro, o vereador João Trindade é o último da direita.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”