• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: despiste do vereador do ambiente atira carro da Câmara para a sucata

Sociedade  »  2023-02-07 

Há semanas que  se arrastava o falatório, com as especulações do costume em casos deste teor, sobre o incidente acontecido no início de Dezembro com o vereador do pelouro do ambiente da Câmara de Torres Novas, João Trindade, que no dia 8 de Dezembro, feriado, em hora que na verdade deixa dúvidas, se despistou com o veículo camarário que conduzia, tendo a viatura sido enviada directamente para a sucata com perda total.

Os rumores e enredos criados à volta do acidente foram ampliados em consequência da alegada ocultação do sucedido pelo presidente da Câmara e pelo próprio vereador: nem um nem outro deram conhecimento do acidente à vereação, mesmo estando em causa um acidente com um vereador e que implicou um veículo de propriedade municipal conduzido num dia feriado.

Na reunião do executivo municipal do dia 1 de Fevereiro o assunto foi levantado por António Rodrigues, mas Pedro Ferreira, ausente da reunião, não pôde explicar-se. O vereador João Trindade assumiu o sucedido, perante a incredulidade da vereadora Elvira Sequeira, que mostrou não saber do assunto, enquanto os outros vereadores da maioria não exteriorizaram qual reacção.

Rodrigues disse não perceber a utilização de um veículo da Câmara no feriado, dia 8 de Dezembro, “e ainda por cima fora de horas” e que “não era normal ter feito um requerimento ao presidente da Câmara para saber se eram verdadeiros os boatos que corriam na cidade e não só, sobre esse acidente, e nada lhe ter sido respondido”. Como não foi normal, disse ainda Rodrigues, “alguns dos vereadores da maioria não o saberem, como de resto foi assumido pela vereadora Elvira Sequeira. Aliás, fica no ar a ideia de que o assunto foi proibido de ser divulgado”. “Não percebo porque se tentam esconder situações normais e, precisamente porque se escondem, correm o risco de se tornarem anormais e misteriosas, como esta se está a tornar”, rematou o antigo presidente.

O JT confrontou o vereador João Trindade com os factos e as alegações que sobre os mesmos foram construídas, a fim de poder ter um enquadramento mais circunstanciado da notícia. Em resposta às questões colocadas pelo jornal, Trindade diz que nunca houve intenção, da sua parte, de ocultar o acidente, e que não viu relevância nem sentiu necessidade de transmitir o facto a mais ninguém que não “o presidente do executivo municipal e os serviços associados”. O vereador do ambiente diz que “um acidente de carro é sempre um momento inesperado, triste e delicado” e que ele próprio prefere centrar-se “no trabalho diário que desenvolve e que ocorre todos os dias e a qualquer hora”, recordando que naquele dia, de elevada pluviosidade, “conduzia sozinho e a caminho de casa”. Trindade não esclareceu, contudo, a hora a que chegava a casa naquele dia 8 de Dezembro, feriado, nem os trabalhos que àquela hora o chamaram à acção.

Acontece que, segundo a declaração amigável entregue ao seguro, fica a saber-se que o acidente ocorreu de facto no dia 8 de Dezembro, mas às oito horas da manhã, hora a que, nas respostas ao JT, Trindade diz que regressava a casa, tendo o despiste acontecido na estrada nacional 3, no sentido Liteiros/Parceiros, tendo o carro saído da via e embatido numa árvore.

No dia 22 de Dezembro, a companhia seguradora comunicava à Câmara, em “comunicação de perda total”, que após peritagem concluíram os seus serviços técnicos pela impossibilidade da reparação da viatura, já que a estimativa da reparação superava em cerca de 3 mil euros o valor seguro imediatamente anterior ao acidente, propondo o valor do salvado em 3.380 euros. Explicava a companhia que dos factos resultava que o valor da estimativa da reparação adicionado ao valor do salvado era superior a 100% do valor seguro imediatamente antes do acidente, pelo que era a mesma considerada perda total. Em 28 de Dezembro, a seguradora informava a Câmara que o sucedido era imputável ao seu segurado por não ter adequado a velocidade de forma a ser possível evitar acidentes, “tendo assim incumprido o disposto no artigo 24º, n.º1, do código da estrada”.

Em resumo, e segundo as declarações de João Trindade, somado ao que se retira da declaração amigável do acidente (que por acaso não tem a data do preenchimento) e das comunicações da seguradora, o vereador do ambiente vinha de regresso a casa às oito horas da manhã, no dia 8 de Dezembro, feriado nacional, e devido ao facto de não ter cumprido o artigo 24, n.º 1 do código da estrada, despistou-se com uma viatura propriedade do município de Torres Novas.

Na foto, do jantar de Natal do Partido Socialista, realizado na noite de 7 de Dezembro, o vereador João Trindade é o último da direita.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena