• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 09 Dezembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 14° / 2°
Períodos nublados
Qua.
 13° / 3°
Céu limpo
Ter.
 14° / 3°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  14° / 5°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: despiste do vereador do ambiente atira carro da Câmara para a sucata

Sociedade  »  2023-02-07 

Há semanas que  se arrastava o falatório, com as especulações do costume em casos deste teor, sobre o incidente acontecido no início de Dezembro com o vereador do pelouro do ambiente da Câmara de Torres Novas, João Trindade, que no dia 8 de Dezembro, feriado, em hora que na verdade deixa dúvidas, se despistou com o veículo camarário que conduzia, tendo a viatura sido enviada directamente para a sucata com perda total.

Os rumores e enredos criados à volta do acidente foram ampliados em consequência da alegada ocultação do sucedido pelo presidente da Câmara e pelo próprio vereador: nem um nem outro deram conhecimento do acidente à vereação, mesmo estando em causa um acidente com um vereador e que implicou um veículo de propriedade municipal conduzido num dia feriado.

Na reunião do executivo municipal do dia 1 de Fevereiro o assunto foi levantado por António Rodrigues, mas Pedro Ferreira, ausente da reunião, não pôde explicar-se. O vereador João Trindade assumiu o sucedido, perante a incredulidade da vereadora Elvira Sequeira, que mostrou não saber do assunto, enquanto os outros vereadores da maioria não exteriorizaram qual reacção.

Rodrigues disse não perceber a utilização de um veículo da Câmara no feriado, dia 8 de Dezembro, “e ainda por cima fora de horas” e que “não era normal ter feito um requerimento ao presidente da Câmara para saber se eram verdadeiros os boatos que corriam na cidade e não só, sobre esse acidente, e nada lhe ter sido respondido”. Como não foi normal, disse ainda Rodrigues, “alguns dos vereadores da maioria não o saberem, como de resto foi assumido pela vereadora Elvira Sequeira. Aliás, fica no ar a ideia de que o assunto foi proibido de ser divulgado”. “Não percebo porque se tentam esconder situações normais e, precisamente porque se escondem, correm o risco de se tornarem anormais e misteriosas, como esta se está a tornar”, rematou o antigo presidente.

O JT confrontou o vereador João Trindade com os factos e as alegações que sobre os mesmos foram construídas, a fim de poder ter um enquadramento mais circunstanciado da notícia. Em resposta às questões colocadas pelo jornal, Trindade diz que nunca houve intenção, da sua parte, de ocultar o acidente, e que não viu relevância nem sentiu necessidade de transmitir o facto a mais ninguém que não “o presidente do executivo municipal e os serviços associados”. O vereador do ambiente diz que “um acidente de carro é sempre um momento inesperado, triste e delicado” e que ele próprio prefere centrar-se “no trabalho diário que desenvolve e que ocorre todos os dias e a qualquer hora”, recordando que naquele dia, de elevada pluviosidade, “conduzia sozinho e a caminho de casa”. Trindade não esclareceu, contudo, a hora a que chegava a casa naquele dia 8 de Dezembro, feriado, nem os trabalhos que àquela hora o chamaram à acção.

Acontece que, segundo a declaração amigável entregue ao seguro, fica a saber-se que o acidente ocorreu de facto no dia 8 de Dezembro, mas às oito horas da manhã, hora a que, nas respostas ao JT, Trindade diz que regressava a casa, tendo o despiste acontecido na estrada nacional 3, no sentido Liteiros/Parceiros, tendo o carro saído da via e embatido numa árvore.

No dia 22 de Dezembro, a companhia seguradora comunicava à Câmara, em “comunicação de perda total”, que após peritagem concluíram os seus serviços técnicos pela impossibilidade da reparação da viatura, já que a estimativa da reparação superava em cerca de 3 mil euros o valor seguro imediatamente anterior ao acidente, propondo o valor do salvado em 3.380 euros. Explicava a companhia que dos factos resultava que o valor da estimativa da reparação adicionado ao valor do salvado era superior a 100% do valor seguro imediatamente antes do acidente, pelo que era a mesma considerada perda total. Em 28 de Dezembro, a seguradora informava a Câmara que o sucedido era imputável ao seu segurado por não ter adequado a velocidade de forma a ser possível evitar acidentes, “tendo assim incumprido o disposto no artigo 24º, n.º1, do código da estrada”.

Em resumo, e segundo as declarações de João Trindade, somado ao que se retira da declaração amigável do acidente (que por acaso não tem a data do preenchimento) e das comunicações da seguradora, o vereador do ambiente vinha de regresso a casa às oito horas da manhã, no dia 8 de Dezembro, feriado nacional, e devido ao facto de não ter cumprido o artigo 24, n.º 1 do código da estrada, despistou-se com uma viatura propriedade do município de Torres Novas.

Na foto, do jantar de Natal do Partido Socialista, realizado na noite de 7 de Dezembro, o vereador João Trindade é o último da direita.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Rodrigues encomendou sondagem à Intercampus: PS ganha, ex-presidente dá garantias de bom desempenho para 31% dos inquiridos »  2024-12-09 

António Rodrigues, ainda não colocou de parte a sua intenção de se candidatar à liderança da autarquia, debatendo-se, no entanto, com o facto de o PS estar centrado em candidaturas oriundas da estrutura dirigente socialista, nomeadamente Luís Silva e José Trincão Marques.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos »  2024-12-06 

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

 Nos termos do disposto na alínea a) do Artigo 23º e Artigo 26º dos Estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, convoco os digníssimos sócios para reunião ordinária da Assembleia-Geral, no dia 21 de Dezembro de 2024, às 20H000, na sede da Associação sita em Torres Novas,

com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 Ponto 1 - Leitura e aprovação da ata da reunião de 27-09-2024.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS »  2024-12-05 

ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS

CONVOCATÓRIA

 Convoco, ao abrigo da alínea d) do artigo 45.º e da alínea b) do artigo 36.
(ler mais...)


PSD: Tiago Ferreira reuniu-se ontem com empresários »  2024-11-28 

As autárquicas começam decididamente a aquecer em Torres Novas e o PSD parece disposto a forçar um mudar de página nos destinos de uma Câmara gerida pelos socialistas há mais de 30 anos.

O candidato assumido pelos social-democratas, em coligação com o CDS, quis tomar o pulso aos empresários e reuniu ontem cerca de 70 pessoas num restaurante em Torres Novas, tendo o repasto contado com a presença de João Moura, secretário de Estado da Agricultura e João McMilan Vale e Azevedo, deputado do PSD, entre outros dirigentes.
(ler mais...)


Torres Novas: Câmara aprovou orçamento de perto de 60 milhões para 2025 »  2024-11-28 

O executivo municipal aprovou por maioria, com a abstenção da coligação PPD/PSD-CDS/PP, em reunião extraordinária de 27 de Novembro, a proposta de Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2025.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO »  2024-11-26 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO

CONVOCATÓRIA ELEITORAL

Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, nos termos da alínea a), do número 2, do artigo 22º e do número 2, do artigo 33º, do Compromisso, informa que a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, para o período compreendido de 2025 a 2029, realizar-se-á no dia 20 de dezembro de 2024, com abertura das urnas às 17H30m e fecho às 21h30, na UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS – MANUEL FANHA VIEIRA.
(ler mais...)


Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões »  2024-11-22 

A Digidelta, com cerca de 660 mil euros, e a Gráfica Almondina, com cerca 910 mil euros, foram as duas únicas empresas do concelho de Torres Novas a receberem subsídios do programa CENTRO 2030 destinados ao apoio ao investimento.
(ler mais...)


Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26 »  2024-11-21 

A Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas realiza a partir das 14 horas do dia 26 de Novembro, terça-feira, o Seminário “Faça a diferença, seja voluntário!”, no auditório municipal, sito na na Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30 »  2024-11-21 

É a primeira experiência editorial da jovem Rita Marcelino, um livro infantil ilustrado, que vai ser apresentado no próximo dia 30 de Novembro, sábado, pelas 15 horas, na biblioteca municipal de Torres Novas.

“Em pleno oceano vivia um cardume de sardinhas, mas havia uma que se sentia igual a todas as outras.
(ler mais...)


Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente” »  2024-11-18 

Ao contrário do que foi lavrado num comunicado apócrifo, publicado no site do Município de Torres Novas no passado dia 13, as análises da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) relativas à recolha de água no rio Almonda efectuada no dia 6 de Agosto, data da grande mortandade de peixes no rio ocorrida entre as piscinas e o Açude Real, não sugerem que o sucedido tenha tido inequívoca origem numa “descarga poluente” perpetrada naquele local.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-11-18  Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente”
»  2024-11-21  Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30
»  2024-11-21  Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26
»  2024-11-16  Encontro nacional do LIVRE decorre no Entroncamento
»  2024-11-22  Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões