• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 21 Maio 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 21° / 13°
Céu nublado
Seg.
 24° / 14°
Céu nublado
Dom.
 27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Gisela João traz «AuRora» ao Teatro Virgínia este sábado

Sociedade  »  2021-12-10 

Amanhã, sábado, Gisela João sobe ao palco do Teatro Virgínia com o seu mais recente álbum - «AuRora». O concerto tem início às 21h30 e ainda há bilhetes disponíveis (15€, sendo aplicáveis descontos). Gisela João editou na primavera de 2021 «AuRora», o seu terceiro álbum, gravado entre Lisboa e Barcelona, com produção de Michael League e coprodução de Nic Hard e da própria artista. Este é o seu registo mais pessoal e intimista, onde pela primeira vez revela os seus dotes de letrista e compositora, e partilha a autoria das letras com Alberto Janes, Capicua, Hernâni Correia, João Monge, Jorge Cruz, José Fialho Gouveia, Marco Pombinho e Maro, bem como a composição com António Zambujo, Arlindo de Carvalho, Carlos Paredes, Justin Stanton, Magda Giannikou e Michael League.

Sobre «AuRora», Gonçalo M. Tavares referiu: «Gisela João coloca na tristeza uma pressão que vem do tom com que recebe cada letra. O fado aqui acelera, ganha velocidade como se a tristeza tivesse pressa. Não é um sítio para ficar – a tristeza é, umas vezes, o corredor de uma casa por onde se passa rapidamente para outro lado; não é para sentar, mas para circular. Um ponto de passagem. Outras vezes não. Em certas músicas, é mesmo para escavar esse instável sítio até ao fundo. Há abandono, melancolia e perda amorosa, desistências e mudanças decisivas. As “tábuas do palco”, de Gisela João – tema que percorre todo o disco - por vezes salvam um corpo inteiro, outras vezes sacrificam-no: "arranho o joelho e sangro", "eu calço o soalho e canto". Mas as tábuas do palco são sempre essenciais. Do chão, quem canta espera sempre muito – espera tudo ou quase tudo.»

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Obra do Lamego candidata ao prémio IgNobel do urbanismo »  2022-05-20 

Os prémios IgNobel, atribuídos todos os anos em Setembro em paralelo com os prémios Nobel, destinam-se a premiar experiências, inovações, invenções ou factos aparentemente bizarros, insólitos, improváveis e verdadeiramente assombrosos, capazes de desafiar a ciência, o bom senso ou mesmo as probabilidades no sentido cósmico do termo.
(ler mais...)


Água: constrangimentos e redução de pressão em Casais Castelos e Botequim, sexta-feira »  2022-05-18 

Em comunicado de imprensa, a AR-ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a trabalhos na estação na hidropressora do Sistema de Abastecimento de Água dos Casais Castelos, prevê constrangimentos e eventuais reduções de pressão no abastecimento de água na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, das 08h00 às 14h00 nos seguintes locais: Casais Castelos, Botequim, Rua Padre Cruz, Rua da Costa Brava e Rua São Silvestre

A empresa sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de falhas no abastecimento e alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento, só devendo consumir-se depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente.
(ler mais...)


CHMT garante todos os exames de imagiologia cardíaca »  2022-05-09 

O CHMT (Centro Hospitalar do Médio Tejo) passou a realizar internamente, nas suas instalações, todo o tipo de exames imagiológicos para o diagnóstico, avaliação e tratamento dos doentes com patologia cardíaca e cardiovascular.
(ler mais...)


Feira alternativa decorre hoje e amanhã: petição de plataforma ambientalista exige acesso público à nascente do rio Almonda »  2022-05-07 

 

Decorre hoje, sábado, e amanhã, na praça dos Claras, em Torres Novas, uma “feira alternativa” onde em duas dezenas de bancas se podem encontrar produtos ausentes dos grandes circuitos comerciais, como doçaria regional, bem como artesanato e divulgação de práticas de vida alternativas.
(ler mais...)


ÁGUAS DO RIBATEJO tem novo diretor-geral »  2022-04-13 

O actual diretor-geral da Águas do Ribatejo (AR), Moura de Campos, conclui no dia 31 de Março de o seu percurso na empresa após mais de 40 anos de serviço. O conselho de administração da Águas do Ribatejo, juntamente com os presidentes dos sete Municípios que integram a empresa, destacam “o seu importante papel na construção da AR que conhecemos hoje.
(ler mais...)


Alcorriol: povo quer acabar com o marasmo e construir uma comunidade viva »  2022-04-08 

 

O povo do Alcorriol, Torres Novas, volta a reunir-se no próximo domingo, 10 de Abril, às 17h, na sede da Associação Cultural e Recreativa do Alcorriol (ACRA), “para discutir e definir prioridades para o desenvolvimento social, económico e ambiental da aldeia”, anuncia a nota chegada às redacções.
(ler mais...)


Renova lança colecção de Primavera »  2022-03-21 

A Renova acaba de lançar a sua colecção de Primavera 2022, “inspirada pelo despertar de cor, vida e alegria que marcam a sempre aguardada estação das flores”, diz a nota promocional da empresa. O lançamento da nova colecção Primavera traduz-se em novos produtos das principais categorias da marca, nomeadamente papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha, lenços de bolso e lenços faciais.
(ler mais...)


SAÚDE: Centro Hospitalar e Cruz Vermelha assumem parceria formativa para profissionais de saúde »  2022-03-16 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram no dia 9, em Torres Novas, um protocolo de cooperação para “captar e capacitar jovens da região para as profissões técnicas e operacionais” da Saúde.
(ler mais...)


Morreu Joaquim da Piedade Venâncio, o "professor Venâncio" »  2022-03-06 

Professor, antigo autarca, cidadão torrejano, Joaquim da Piedade Venâncio morreu hoje, 6 de Março, aos 90 anos de idade. Residia actualmente na Brogueira, sua terra natal.

O antigo professor nasceu em 1931, diplomou-se pela Escola do Magistério Primário de Lisboa e ensinou em Algés, Ulme, Alpiarça e Torres Novas, tendo leccionado também na antiga escola do magistério primário de Torres Novas.
(ler mais...)


Morreu Aurora da Liberdade »  2022-03-06 

Foi a sepultar hoje, dia 6, em Torres Novas, Aurora da Liberdade Bretes, de 95 anos, moradora que foi em Valverde, Torres Novas.

Aurora da Liberdade, costureira de profissão, era uma das quatro filhas de Faustino Bretes, militante anarquista e sindicalista nos anos 20 do século passado, escritor e cooperativista, que deixou vasta obra literária entre poesia e ensaios.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-05-07  Feira alternativa decorre hoje e amanhã: petição de plataforma ambientalista exige acesso público à nascente do rio Almonda
»  2022-05-20  Obra do Lamego candidata ao prémio IgNobel do urbanismo
»  2022-05-09  CHMT garante todos os exames de imagiologia cardíaca
»  2022-05-18  Água: constrangimentos e redução de pressão em Casais Castelos e Botequim, sexta-feira